UniversidadedeCoimbra
x = independently organized TED event

Theme: Metamorphosis

This event occurred on
May 22, 2020
Coimbra, Coimbra
Portugal

Um mundo acelerado, cheio de vida, de nova informação, de novos horizontes. Um mundo rico em transformação.

Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra propõe-se a levar a cabo uma missão: A de despertar a população jovem para as grandes mudanças a acontecer na nossa realidade. De onde viemos e para onde caminhamos são as questões que queremos explorar, inflamando na comunidade jovem um sentido de responsabilidade, de compromisso e de ambição para com o mundo que nos rodeia.

Acreditamos ser a máxima responsabilidade de qualquer indivíduo desenvolver a sua própria visão sobre o mundo e, perante a mesma, procurar denunciar as injustiças, fomentar a aceitação e a igualdade, respeitar todos os seres, questionar a informação não questionada e activamente contribuir para uma sociedade desenvolvida, justa e unida.

Este evento é criado no seio de uma cidade conhecida pela sua forte história, pelas suas gentes corajosas, inconformadas, que lutaram pelos ideiais que aqui destacamos. Coimbra respira conhecimento e aprendizagem, uma comunidade jovem, moderna e visionária, na vanguarda de grandes desenvolvimentos sociais e científicos. Embalados nesta história, carregamos o sonho de tornar a massa passiva em agentes de mudança, informados, alertados, educados e moduladores.

Trazemos uma visão de um mundo com uma brilhante passado e um promissor futuro. Um mundo em Metamorfose.

TEDxUniversidadedeCoimbra - Facebook and Website
Azinhaga de Santa Comba
Coimbra, Coimbra, 3000
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Arlindo Oliveira

Professor, investigador e escritor
Reconhecido professor, investigador e escritor, iniciou o seu percurso licenciando-se no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa em Engenharia Eletrotécnica e dos Computadores. Rumou a Berkeley, onde se Doutorou dentro das áreas das ciências computação, na Universidade da Califória. Iniciou o período laboral no CERN, em 1986, tendo sido também investigador convidado na Cadence Laboratories e exercendo cargos de chefia no INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa), bem como na Presidência do IST. É membro sénior da IEEE. Conjuga a docência com publicações de obras de autoria própria relacionadas com estas temáticas – “The Digital Mind”, editado pelo MIT Press e IST Press, “Computer Architecture”, publicado pela World Scientific e pelo IST Press e a mais recente, “Inteligência Artificial”, publicada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. É, em simultâneo, autor de mais de 150 artigos científicos.

Beatriz Costa

Designer e ilustradora
Beatriz Costa, conhecida como biakosta, é designer, ilustradora e autora do livro de banda desenhada Nova Geração de Designers, um projeto inovador com base antropológica, em que a nossa oradora procurou compreender o papel da educação em design em Portugal, nas diversas faculdades. Quem melhor do que biakosta para nos elucidar sobre as formas mais criativas de transmitir informação? Sob o mote Metamorfose da Comunicação: Live Illustration, é isso mesmo que vamos mostrar-te. Formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, com uma passagem na Faculdade de Belas Artes de Cracóvia, Beatriz dedica-se hoje à ilustração em simbiose com a educação. Leva o seu extraordinário percurso àquelas que procuram algo semelhante e partilham da paixão pelo design gráfico e comunicação, através dos seus vários workshops e palestras. Defende que com empenho tudo é alcançável, desde que encontremos aquilo que realmente nos move. Não percas a oportunidade de ouvir a sua Talk!

Carolina Salgueiro Pereira

Ativista em Direitos Humanos e Storyteller da ONU
Carolina Salgueiro Pereira, de vinte e sete anos é ativista em Direitos Humanos e Storyteller da ONU. Preconiza, nas suas palavras, que “a vida é demasiado curta para ser pequena”. Apresenta um vasto leque profissional, sendo que, com dezanove anos, fundou a My Destiny, um projeto educacional internacional inerente ao voluntariado a partir do surf. Nesse prisma, é voluntária na organização SOS Salvem o Surf. Anos mais tarde, abraçou causas sociais e humanitárias, fazendo parte intrínseca da HeForShe, que defende ser da máxima relevância capacitar as mulheres no sentido de pelejar por uma sociedade mais justa nos valores de promoção da igualdade de género. Ainda importante, é ativista na UN SDG Action Campaign e Codiretora da Sathyam Project, cuja missão passa por promover a metamorfose da vida de meninas e mulheres da Índia, investindo na educação e acesso a oportunidades a fim de quebrar ciclos de pobreza nas suas comunidades.

CITAC Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra

O Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, CITAC, é um organismo Autónomo da AAC (Associação Académica de Coimbra), orientado no sentido da criação prática e formação no domínio do teatro. Nascido em 1954, adopta o desafio do experimentalismo. Além de um grupo de teatro, podemos destacar o seu caráter de resistência ao fascismo anterior à revolução de Abril, razão pela qual foi perseguido e, posteriormente, fechado pela PIDE (1970). Desde então tem traçado um caminho, resistindo a moldes pré-concebidos, através de uma seleção eclética de textos e da sua adaptação para o palco pela interação de elementos técnicos e humanos, possível pelo entendimento mútuo de todos os intervenientes que contribuem como um todo para a concepção do espetáculo.

Clara Não

Ilustradora, Designer e Autora
Clara Não, nome artístico de Clara Silva, nasceu em Cedofeita, Porto e foi criada em Grijó, Aveiro. Licenciou-se em Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, tornou-se mestre em Desenho e Técnicas da Impressão na mesma instituição, após ter feito Erasmus em Roterdão. A autora do livro "Miga, esquece lá isso!", lançado em Junho 2019, defende que o nosso superpoder é dizer “Não” e o seu trabalho capta a atenção por falar sem tabu de aflições do quotidiano de cada um. Começou por publicar apenas conteúdo na rede social Instagram, mas atualmente o seu trabalho é exposto frequentemente em jornais de referência e em várias galerias. Fazer tapeçaria manual, ser ambidestra e DJ fazem são apenas algumas das suas inúmeras aptidões.

Daniel Araújo

Para Daniel Araújo, designer de 21 anos, viver na pele de uma drag queen começou como apenas uma curiosidade. Porém, rapidamente se apercebeu do poder e ausência de limitações que esta personificação acarreta. Ser Goulds permite-lhe explorar o mundo da fantasia e tecer críticas aos mais variados temas geradores de controvérsia na nossa sociedade. Num registo inesperado de individualidade e liberdade de expressão, Goulds é o convidado certo para nos falar da importância da Metamorfose Pessoal rumo à aceitação daquilo que somos, sentimos e pensamos.

Eduardo Jorge

Ativista pela Igualdade de Direitos
Eduardo Jorge foi obrigado a adaptar-se a uma nova realidade quando, em 1991, ficou tetraplégico após um acidente de viação. Testemunho real de uma Metamorfose na Sociedade, é pela independência e igualdade que ainda hoje luta. Em 2006 criou o blog “Tetraplégicos” com o intuito de partilhar as suas experiências e, em 2018, protestou em frente da Assembleia da República: fez greve de fome e dormiu numa cama com grades, imitando uma jaula. O seu objetivo foi demonstrar a falta de liberdade e o quão negligenciada é a comunidade tetraplégica em Portugal. O projeto de lei “Modelo de Apoio à Vida Independente” estava há mais de um ano para ser aplicado. Apenas o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa compareceu no protesto e, juntos discutiram o projeto que tem como objetivo permitir que tetraplégicos possam ter maior autonomia ao viver em suas casas, com o apoio de um cuidador, em vez de em lares ou outras instituições.

Fátima Velez de Castro

Professora e Investigadora
Fátima Velez de Castro será a oradora do TEDx que desvendará os segredos da Metamorfose da Educação. É uma investigadora e professora da Universidade de Coimbra, natural de Arronches, Portalegre. Formada em Geografia e amante da escrita desde jovem, em 2012 lançou o livro O eterno e o efémero. Conta com a publicação de vários contos, tendo o Frôntera sido motivo da sua nomeação e atribuição de vários prémios literários. Juntamente com o seu irmão, atualmente publica crónicas no jornal regional de Arronches. Realizou mestrado em estudos europeus e está atualmente a terminar o pré-doutoramento em Literatura. É ainda coordenadora do Conselho de Formação de Professores da FLUC e do Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo e Ensino Secundário, na mesma instituição.

Filipa Bessa

Bióloga e Investigadora
Bióloga e investigadora mas também empenhada na comunicação em ciência, Filipa Bessa tem a sua pegada em vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da Biodiversidade, Risco Ambiental, Governança e Literacia. É autora de vários artigos científicos, relatórios e comunicações em eventos no âmbito da Biociência. Atualmente, desenvolve a sua atividade profissional no MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente na Universidade de Coimbra, focada principalmente no impacto que a poluição por plástico (e outras atividades do Homem) têm na dinâmica de ecossistemas marinhos e costeiros. Coordena vários projetos como "Lixo Marinho", uma aplicação que apela à recolha de lixo marinho das praias mais próximas de nós. Faz parte do grupo internacional "Micro and Nano Plastics", apoiado pela Comissão Europeia de Mecanismo de Aconselhamento Científico.

Gustavo Freitas

Jornalista
Gustavo Freitas, de vinte e seis anos, vencedor do concurso de oradores, é jornalista, especialista em filosofia e direitos humanos, tendo concluído, recentemente, o mestrado em Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. No que lhe respeita, aprofunda a sua intervenção em temas inerentes à comunicação e, mais concretamente, à existência de parcialidade, de disseminação de notícias falsas e falaciosas e que promovam, pela desinformação, situações hostis de violência e de desrespeito. Acresce salientar que, pelo facto de ter trabalhado como assessor de comunicação em Fortaleza, pôde dar azo à recolha de reportagens que encerrou numa obra intitulada Fortaleza de Todas, a qual debate e desnuda as desigualdades de género e a discriminação para com a comunidade LGBTI. Para além disso, é coautor do livro Abrigo dos Idosos, o qual surgiu também no âmbito de um projeto encetado aquando da sua licenciatura.

Lokas Cruz

Médica e Ativista pelos Direitos Humanos
Ana Paula Cruz, alma minhota, conhecida por Lokas tanto em contexto pessoal como profissional, é Médica. Tornou-se Mestre em Medicina pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, tempo durante o qual contactou pela primeira vez com as realidades de desigualdade em oportunidades e direitos do mundo, ao abraçar uma missão de voluntariado em África. É, atualmente, Interna de Medicina Geral e Familiar. Em 26 anos de vida, percorreu um número substancial de países e realidades, explanadas em muitas reportagens jornalísticas e que dão escrita aos mais conceitos jornais e revistas mundiais. Não constam, porém, no destino de sonho da maioria dos viajantes. Já como médica participou em missões de resgate e salvamento a refugiados da guerra, que desde 2015 tentam chegar por mar e terra à Europa, numa procura sonhada por uma vida melhor. Na Metamorfose da Atualidade tal como a conheceremos impera a preocupação, desassossego e intervenção de todos.

Maria do Céu Patrão Neves

Professora Catedrática de Filosofia
Para nos elucidar sobre a tão necessária Metamorfose Pós-Pandemia, contaremos com a notória presença de Maria do Céu Patrão Neves, cujo percurso Filosófico e pelo mundo da Ética é irrepreensível. Professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, na Universidade dos Açores desde 2000, guarda no seu currículo académico e profissional imensas referências a nível nacional e também internacional, de entre as quais o cargo de perita em ética da Comissão Europeia e da UNESCO. Faz, ainda, parte da “European Ethics Network” e integra numerosas Comissões Editoriais de publicações nacionais e internacionais. Tem, em seu nome, numerosas publicações de livros e artigos de revista, bem como crónicas jornalísticas. Sendo uma voz preponderante na assistência ética à decisão médica em tempos de pandemia, tendo-se mostrado uma presença astuta na visão do problema de “racionalização” e "racionamento", não quererás perder esta Talk se também tu entendes a importância de todos estes conceitos!

Zé Mágico

Ilusionista
Quem melhor de falar sobre Metamorfose do que um mágico? Zé Mágico é o ilusionista orador da TEDx UniversidadedeCoimbra. Nascido na Covilhã, formou-se em Design do Mobiliário. No entanto, a sua vocação, já sabia, era outra. Descobriu o talento para a magia aos 15 anos e desde aí nunca mais parou. Autodidata, é o próprio que se dedica a criar os truques que apresenta nos espetáculos. Zé Mágico tem 4 espetáculos já criados. “O quê”, “Hiii”, “Farinha Mágica” e “1001 Truques” foram as criações artísticas do ilusionista. No entanto, também personaliza as atuações para que se adequem a casamentos, festas e eventos empresariais. Ficou conhecido no país inteiro pela sua participação n´”O programa da Cristina” na SIC em março do ano passado. Conta já com várias participações em programas de televisão e de rádio. Zé Mágico vai partilhar com o nosso público a sua experiência como mágico e deixar um rasto de magia na TEDx UniversidadedeCoimbra.

Organizing team

Nuno
Sampaio

Coimbra, Portugal
Organizer

Tiago
Costa

Braga, Portugal
Co-organizer