RuaDaMatriz
x = independently organized TED event

Theme: Reinvente o Futuro

This event occurred on
December 18, 2021
São João de Meriti, Rio de Janeiro
Brazil

O TEDxRuaDaMatriz surgiu do inconformismo de jovens periféricos da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro com o que por muito tempo fizeram com a nossa comunidade.

O morador da nossa região já nasce com um “caminho invisível” traçado para a sua vida, nutrido por anos de segregação. Esse caminho é refletido nos dados de expectativa de vida, educação, segurança pública e empregabilidade da nossa comunidade, que há anos carece de políticas públicas e movimentos de mudança.

Todos os dias temos a oportunidade de fazer diferente, compartilhar ideias e repensar conceitos, assim teremos o necessário para dar o primeiro passo em direção a transformação e escrever o que queremos para nós mesmos.

Estamos na nossa primeira edição com o tema “Reinvente o Futuro” para provocar o jovem a repensar suas relações com a comunidade, com as pessoas e com o seu próprio futuro.

TEDxRuaDaMatriz
Rua da Matriz
204
São João de Meriti, Rio de Janeiro, 25520640
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Rua­Da­Matriz events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Antonio Pita

Fundador da Diaspora.Black
Construir protagonismos e valorizar nossa memória são os propósitos que me inspiram e desafiam na Diaspora.Black, startup de turismo e cultura negra presente em 15 países. Soteropolitano, trabalhei cinco anos como repórter no Rio e em São Paulo, com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, Terra, e como consultor, no Canal Futura.

Belle Condor

Jovem líder negra e autista
Sou Isabelle Condor, uma jovem líder negra e autista. Fui umas das 30 jovens da América Latina selecionada para o programa de líderes da LALA Academy de 3 meses na Colômbia, e com outros 12 jovens negros brasileiros montei o “Afrofound” para ajudarmos com os custos e servir como um fundo de reserva para os próximos líderes negros. Atuo na Girl Up, que é apoiada pela ONU, e com algumas meninas montamos um Projeto de Lei que foi aprovado pela Alerj, incluindo absorventes em cestas básicas.

Eli Ferreira

Atriz e locutora
Nascida e criada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Eli começou a carreira como modelo, por não ter dinheiro para fazer balé, seu sonho de menina. A atriz é filha de doméstica e tem cinco irmãos. "Minha mãe sempre incentivou, mas tinha medo de eu me decepcionar, quebrar a cara. Ela achava que eu poderia estar perdendo tempo, que deveria estar fazendo outra coisa, trabalhando como caixa no mercado do bairro, por exemplo, o que é referência da onde a gente vem."

Franz Huber

Andarilho
Sou andarilho, gosto de me perder nas ruas, descobrir caminhos, sorrir para estranhos, entender como pessoas pensam em lugares diferentes, andar com os locais. Nos últimos 5 anos visitei mais de 100 países, viajando de forma alternativa e com pouco dinheiro, pedi carona, acampei, fui voluntário, coletei comida em containers, trabalhei de garçom, toquei violão, me virei como dava. Quero quebrar paradigmas e mostrar às pessoas de que viajar ao redor do mundo pode ser barato ou quase de graça!

Marcelo Justo

Escritor, Consultor Educacional e Facilitador de Experiências de Autoconhecimento
O principal objetivo do Marcelo é buscar viver por aquilo que é de fato importante, inspirado pela Não-Violência, pelo poder do autoconhecimento e dos encontros e pela construção coletiva de sentido, Marcelo é escritor, consultor educacional, palestrante e facilitador de experiências de autoconhecimento, especialmente sobre Comunicação Não-Violenta. Também oferece mentorias individuais, enquanto estuda para se tornar Psicólogo pela PUC-SP.

Nathália Braga

Jornalista do The Intercept.
Nathália Braga é graduanda em Comunicação Social pela UFRJ e foi repórter com foco em educação no canal MultiRio. É baseada na Baixada Fluminense e também cria conteúdo na internet. Uma de suas webséries é a ‘Duafe’, que reúne vivências de mulheres negras no empreendedorismo, maternidade, literatura e saúde mental. Participou do Programa ProLíder e da Jornada Galápagos de Jornalismo. É jornalista do The Intercept.

Vitor Del Rey

Ativista pela igualdade racial, Presidente GUETTO-Gestão Urbana de Empreendedorismo, Trabalho Tecnologia Organizada, Fundador do Ponte Para Pretxs e do Kilombu.
Vítor Del Rey; é presidente do GUETTO: Gestão Urbana de Empreendedorismo, Trabalho e Tecnologia Organizada, detentor da Escola da Ponte, do Kilombu e do Hub A Ponte Para Pretxs. Cientista Social pela FGV onde ocupa o cargo de Consultor no Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais ao lado do ex-ministro da educação José Henrique Paim. É Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, no MIT, Instituto de tecnologia de Massachusetts é a Alumni, além de ter MBA em Investimento de Impacto pela Universidad Torcuato Di Tella, Argentina. Por dois anos, atuou no International Master Program in Practicing Management (IMPM), na FGV/EBAPE.

Organizing team

Lucas
Cortez

São João de Meriti, Brazil
Organizer

Gabriel
Cortez

São João de Meriti, Brazil
Co-organizer
  • Jennifer Melo
    Partnerships/Sponsorship
  • Pedro Lucas
    Production