USPSaoCarlos
x = independently organized TED event

Theme: Conexões

This event occurred on
November 28, 2020
São Carlos, São Paulo
Brazil

O mundo está se tornando cada vez mais conectado e nunca foi tão importante entender como nós, seres humanos, nos conectamos nesse contexto. Para isso, temos que nos perguntar: Como eu me conecto com o mundo? Como eu crio conexões com as pessoas ao meu redor? E como eu me conecto comigo mesmo?
O TEDxUSPSãoCarlos, com o tema, "Conexões" quer inspirar você e trazer ideias inéditas em um evento descontraído, motivador e apaixonante, cujo conteúdo merece um espacinho especial em nossa memória. Queremos compartilhar ideias, pessoas e ações que nos ajudam a ver o mundo de outra maneira, provocando mudanças na sociedade, na economia, na educação e até em nossos hábitos de vida.
Além de palestras inovadoras, o nosso TEDx vai trazer atividades dinâmicas e artísticas para agitar os sentidos da visão e audição em um evento online para que você possa continuar se protegendo e ainda aproveitar cada parte desse evento incrível.

Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas
Av. Trab. Sao Carlense, 400 - Parque Arnold Schimidt
São Carlos, São Paulo, 13566-590
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­S­P­Sao­Carlos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alessandra Picharillo

Professora Pesquisadora
Alessandra Picharillo tem 46 anos e é original de São Carlos - SP. É casada e mãe de quatro filhos. Licenciada, mestre e doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tem como foco de pesquisa o ensino de conteúdo básico de exatas para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo.

Ana Carolina Diniz

Professora
Ana Carolina Diniz possui licenciatura e bacharelado em Letras Português-Espanhol, pós-graduada na área da educação e atua como professora na rede estadual de São Paulo. Em 2017 começou uma iniciação científica na área da violência contra a mulher dentro da universidade. Busca compreender e caracterizar a violência contra a mulher no ambiente universitário e propor ações de enfrentamento.

Caroline Bertho

Produtora artística, coreógrafa e empresária
Formada pela Unicamp (2016) e em Ballet clássico pela Royal Academy of Dance (2015). Começou dançar aos três anos de idade, estudando várias modalidades, entre elas as Danças Urbana há 13 anos, também ballet clássico, jazz, sapateado e dança contemporânea. Em 2018 estudou em Nova York no H+: The Hip Hop Dance Conservatory, onde se aprofundou nas bases e história do Hip Hop. Foi intérprete da Caleidos Companhia de Dança, de São Paulo e em eventos como o Show da Virada - Globo 2014, Lançamento da coleção MAKE B Urban Ballet do O Boticário, Entrega de Prêmios Da Federação Paulista de Futebol, filme publicitário Jequiti WS, Video-clipe “Amor Próprio” do grupo Rap Plus Size, em que também foi coreógrafa, entre outros. Hoje é proprietária e administra a Academia Performance, em São Carlos, onde dá aulas de Hip Hop, Jazz Funk e Pilates e realiza, junto de sua mãe, o projeto social com Danças Urbanas, Grupo Performance de rua, em que é professora e coreógrafa.

Eduardo Martins

Contador de histórias
Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, também é webdesigner e Contador de Histórias em Libras. Tem experiência na interface entre a educação em ciências e a divulgação do conhecimento científico. Atua no Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integra o Grupo de Difusão do CEPID FAPESP - Centro de Desenvolvimento de Materiais Multifuncionais (CDMF)

Graziela Vanni

Psicóloga, Palestrante, Teacher MSC - Mindfulness e Autocompaixão
Graziela desde muito nova gostava de ajudar as pessoas de uma forma simples e divertida conduzindo-as a perceber a vida leve e com qualidade de vida. É psicóloga na abordagem cognitiva comportamental e trabalha em sua clínica a mais de 20 anos. Possui formação em terapias baseadas em mindfulness, é Teacher Training do programa Mindful Self Compassion, treinada por Christopher Germer, instrutora de Mindfulness, treinada por Lama Jangchub Reide da Nova Zelândia e instrutora de Mindful Eating ME-CL nível 1 , treinada por Jan Chozen Bays. Graziela é encantada nas filhas, adora fazer passeios de aventura com o marido e é apaixonada pelas descobertas que faz em suas meditações. Há 4 anos ministra cursos de mindfulness e se sente realizada com as conquistas de seus alunos.

Grupo Performance de Rua

Grupo de dança
Com o intuito da inclusão social por meio do amor e dedicação a dança, o Grupo Performance de Rua é um projeto social realizado pela Academia Performance, da cidade de São Carlos, que oferece aulas de Danças Urbanas abertas à todas as idades e totalmente gratuito e que hoje também é uma Companhia de Dança que realiza espetáculos, projetos e festivais independentes e presta serviço para a Prefeitura de São Carlos. Mais do que o reconhecimento, o projeto e Companhia Grupo Performance de Rua pretendem transmitir e ensinar dança com o sentimento de família e união e também contribuir com preservação e conscientização da importância da Cultura Hip Hop e das Danças urbanas. O respeito mútuo independente de gênero, cor, classe social, idade ou sexualidade move os integrantes com amor e dedicação.

José Dirceu Vollet Filho

Professor e Pesquisador
Bacharel em Física pelo IGCE/UNESP, concluiu mestrado e doutorado em Física Aplicada pelo IFSC/USP, sempre com enfoque nas áreas da saúde. Atuou temporariamente como professor ligado a estas instituições. Sua principal área de atuação é a Biofotônica, que faz a interface entre conhecimentos de ciências básicas e aplicadas, como a Física, a Biologia, a Química, a Medicina e as Engenharias. Possui experiência com pesquisas em diagnóstico/monitoramento e tratamento de doenças diversas como câncer e infecções bacterianas e virais, e também no aperfeiçoamento de técnicas para transplantes de órgãos. Também tem interesse em educação, literatura e desenvolvimento de jogos.

Larissa Diniz

Leitora e Doutoranda em bioquímica
Doutoranda em bioquímica, Larissa gasta sua juventude trabalhando no laboratório, lendo todos os livros de fantasia que conseguir colocar as mãos, jogando Final Fantasy, e se afundando cada dia mais no fandom dos animes e mangás. Às vezes acha que tem vícios demais para conciliar com sua carreira acadêmica, mas por enquanto parece estar conseguindo levar tudo junto sem grandes baixas (?).

Marcos Carreri

Músico
Artista, Compositor e Produtor de São Carlos/SP, lançou seu primeiro CD em 2016 (Café na Tulipa), passou 4 meses compondo o segundo álbum em Manchester, Bélgica e Berlim, e terminou compondo e gravando aqui no Brasil, todas as letras em português. Em 2017, foi premiado com o segundo lugar no Festival de Compositores FEMA Araraquara com a música "Pra Outro Lugar". Em 2018 lança seu segundo CD e inicia nova turnê, ambos denominados "Labuta". A ideia do novo projeto é inspirada na vida do trabalhador brasileiro. Com esse disco, pretende homenagear essa classe e cantar, literalmente, a coragem, o amor e a dedicação de cada uma dessas pessoas. Em 2020, está em produção do seu terceiro álbum “Komboza”, literalmente gravado dentro da kombi. Aguardem… produção ousada pra todos que gostam de rock 🤘

Valdenise Brandão

Paisagista
Carioca da gema nasceu e foi criada em Belford Roxo, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. De origem humilde, desde cedo teve sua curiosidade ávida despertada para a história e a arquitetura da Cidade Maravilhosa. A dificuldade financeira nunca foi uma crença limitante para a menina que ainda quer mudar o mundo. Começou a conhecer todo o estado vendendo empadas nos pontos turísticos da cidade. Parou de estudar mas nunca de aprender, fez concurso passou e se tornou Gari da Comlurb, foi trabalhar na imensa Comunidade da Maré, sorriu, varreu, doeu, quase morreu e se superou. Em 2018 quando foi a Gari destaque do ano, começou a sua saga de transformação. Criou projetos transformadores e ganhou manchetes pelo mundo em vários tabloides e sites, foi convidada a apresentar seus projetos em diversas universidades. Ganhou prêmios na TV, e vem fazendo alquimia por onde passa transformando lixo em abundância e levando luz e sustentabilidade para a vida de todos que tem o privilégio de encontrá-la.

Organizing team

Vicente
Mattos

São Carlos , Brazil
Organizer