Funchal
x = independently organized TED event

Theme: Sentir

This event occurred on
October 10, 2020
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

Já dizia Fernando pessoa que «Para o Homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais do que o alimento de pensar».

É com este pensamento que, este ano, para melhor saber, pensar e viver, o TEDxFunchal nos faz SENTIR!

Desde o ventre da nossa mãe que sentimos algo. É lá dentro que começamos a ouvir os primeiros sons, as primeiras vozes e o bater do seu coração, que nos acalma e nos dá a sensação de segurança de que tantas vezes necessitamos.

Todos nós sentimos algo, quer seja olhando, ouvindo, cheirando, tocando, provando ou até pressentindo. São estas sensações extraordinárias que nos fazem estar ligados ao mundo e às pessoas. A visão, a audição, o olfacto, o paladar e o tacto são estímulos do exterior que nos permitem sentir o que acontece ao nosso redor. Eles ajudam-nos a proteger o corpo porque nos despertam sobre o que vai acontecendo à nossa volta e nos permitem dar uma resposta adequada a cada situação.

E temos ainda o CORAÇÃO. Com ele, sentimos e encontramos novas formas de nos unir, pressentimos algo que não entendemos, confiamos nas nossas emoções e intuição… É um sexto sentido que nos liga a algo que nos transcende e que não conseguimos facilmente compreender…

Este ano fomos arrebatados por tantas sensações e muitas delas novas. Fomos obrigados a nos confrontar com mudanças na forma de sentir e comunicar com o nosso exterior. Por nós, passou (e continua a passar) o medo, a saudade, o sentido de responsabilidade comum, a esperança e a vontade de construir alegria em comunidade, com as devidas distâncias de segurança que nos foram pedidas.

É neste contexto que o TEDxFunchal 2020 se apresenta como um ponto de encontro digital, a partir de onde viajaremos pelos cinco continentes que são os nossos cinco sentidos físicos, sempre ligados entre si pelo coração. Pretendemos despertar emoções, recordações, calafrios e arrepios. Será um dia repleto de experiências, de conhecimentos, de encontros e reencontros… e de descoberta de novos sentidos.

No fim… só queremos que SINTAM… que SINTAM saudade do TEDxFunchal!

Bem-vindos a esta viagem pelo SENTIR!

Porto Santa Maria
Online Event
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9050
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexis Fernandes

Cantor
Alexis Fernandes, com nome artístico Alex Amarelo, tem 34 anos e é apaixonado pelo mundo da música. Aos 14 anos começou a cantar na Escola Gonçalves Zarco. Aos 17 anos estreia-se no Festival do Faial e participou no concurso Vozes de Santa Cruz, de onde saiu vencedor. Entre 2007 e 2010 passou pelo Conservatório, seguindo-se outras experiências em escolas de música da Região. Em 2008 participou no musical “Les Misérables”. Em 2009 esteve no Campeonato do Mundo de Karaoke na Finlândia, em Lähti, onde representou Portugal. Em 2012 estreia-se em palco no mundo da dança com o Grupo Dançando com a Diferença. No ano passado, momento em que teve o seu próprio estúdio, a carreira como produtor começou a dar os primeiros passos. Orgulha-se de ter um documentário baseado na sua história de vida, ““The Healing Power of Music in Autism”. Alex Amarelo é um homem de esperança e de garra. Sente que o seu caminho é guiado pelos sonhos e vontade de viver. Para ele não há impossíveis.

Carina Freitas

Médica
Carina Freitas nasceu a 18 de Agosto de 1976, na cidade do Funchal. É médica pedopsiquiatra, mestre em Neurociências e Doutorada em Ciências Médicas e Neurociências pela Universidade de Toronto. Em Toronto colaborou regularmente com a comunicação social promovendo a literacia em saúde. Finalizou o ciclo de estudos na América do Norte sendo selecionada para a edição inaugural da pós-graduação Média e Medicina na Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos. Dessa formação nasceu o documentário “O poder terapêutico da música no autismo”. O seu propósito de vida é estabelecer elos entre as várias paixões para promover a inovação: neurociências da música, música-medicina, musicoterapia neurológica, artes na saúde e saúde dos artistas.

Elisa Silva

Cantora
Elisa Silva, nasceu em 1999 na ilha da Madeira e começou a cantar aos 7 anos. Da sua infância lembra-se do pai lhe mostrar músicas dos grandes clássicos como The Beatles, Ray Charles, Queen, ABBA, The Eagles… E a partir daí começou a ter um interesse especial pela música dos anos 60, 70, 80. Cantou em vários festivais regionais e mais tarde, aos 13 anos, começou a cantar em projetos e a fazer concertos pela ilha. O seu amor pelo jazz aparece aos 17, levando-a a fazer um curso de jazz no conservatório da Madeira. Em 2018 foi para Lisboa e começa a compor originais. Em 2020 assina um contrato discográfico com a Warner Music e vence o Festival da Canção, com o tema “Medo de Sentir”. De momento estuda na Escola Superior de Música de Lisboa.

Francisco Ferreira

Professor Universitário
Francisco Ferreira é o presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional. Este orador, de 53 anos, natural de Setúbal e residente em Palmela, promete por-nos a pensar sobre o desenvolvimento sustentável, uma tema na ordem no dia e que diz respeito a todos nós.

Frederico Fernandes

Empreendedor, Mentor, Investidor
Frederico Fernandes é co-fundador da TT HUB The Leading Online Global Transportation & Travel Start-up Communities e PLM Global Middle East Project Manager. É mentor da Intelak Hub, o único centro de startup da MENA com programas Incubator, Accelerator e Idea Lab com foco em aviação global, viagens e turismo - liderado pelo Emirates Group, Departamento de Turismo e Marketing de Comércio de Dubai (Turismo de Dubai), Accenture e a Microsoft. Membro do conselho do Arab Aviation Summit, é um dos fundadores da NewsAvia, líder mundial em notícias de aviação nos países de língua portuguesa.

Hélder Spínola

Biólogo
Hélder Spínola tem dedicado a sua vida à Biologia, às questões ambientais e à docência. Como resultado dos seus trabalhos de investigação publicou mais de trinta artigos científicos em revistas internacionais, destacando-se os seus trabalhos na área da Literacia Ambiental e da Genética humana.

Katerina Leacock

Psicologa
Katerina Leacock é natural do Funchal e mãe de três filhos. É licenciada em Psicologia Clínica, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. É certificada em Life Coaching e um Master em Psicologia Positiva Aplicada. Atualmente exerce funções como psicóloga na Direção Regional de Educação da Madeira, onde entre outras funções, tem vindo a desenvolver o Projeto “Á Descoberta da Empatia” em várias escolas do Funchal.

Lígia Noía

Formadora e Consultora em Organização
Ligia Noia natural de Machico, jogou voleibol durante 7 anos e licenciou-se em Ciências do Desporto, menção Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Durante 3 anos trabalhou em organização de eventos em Lisboa, e de seguida na área dos ginásios & Health Clubs em Braga, Porto e Londres. Em 2013 vivia no Porto, apaixonou-se pela área de organização da casa e criou o projeto “Organizar com Ligia Noia”. Tornou-se formadora e consultora em organização, apresentou workshops sobre “destralhar”, organizar a casa, organizar a vida e organizar o espaço de trabalho. Participou na rubrica “Destralhar” no programa Grandes Manhãs do Porto Canal e colaborou com a Revista Pais & Filhos em temas sobre a arrumação e organização. Há 4 anos mudou-se com a família para Kalmar, uma pequena cidade a sul da Suécia. Em Kalmar decidiu continuar o projeto de organizar a casa e tornou-se conhecida por ser a portuguesa que ensina os suecos a serem mais organizados.

Luísa Abreu Santos

Médica
Luísa Abreu Santos é médica e dedica a sua vida à sua paixão por esta nobre profissão. É uma força da natureza pois vive com uma doença rara – neurofibromatose 2, mas nada a impede de ser uma exímia profissional. Natural do Funchal, foi a primeira médica surda em Portugal e vai fazer-nos refletir sobre garra e sonhos, apesar dos desafios da vida.

Pedro Cunha

Psicólogo
Pedro Cunha é licenciado e mestre em Psicologia Educacional, estando o doutoramento em curso. Foi perito na União Europeia, UNICEF e OCDE. Actualmente, desempenha funções como Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, onde lidera as Academias Gulbenkian Conhecimento, uma rede de 100 projetos de promoção de competências sociais e emocionais em crianças e jovens.

Rui Dantas Rodrigues

Realizador
Rui Dantas Rodrigues tem 33 e é madeirense de gema! Em 2008 co-realizou a curta metragem Full House que acabaria por ser seleccionada para o Short Film Corner no Festival de Cannes. Em 2009 começa a trabalhar como editor na Die4Films e em 2012 abre a sua própria empresa de vídeo, a Terminal 7, que tem como lema procurar incessantemente segundas hipóteses, ideias parvas e ângulos improváveis. Trabalhou para a Medialuso – Produções para Televisão e esteve envolvido nas transmissões de grandes eventos desportivos em vários países. Em 2015 aceita o desafio de um amigo blogger para filmar hostels de luxo pela Europa e percebe que para si as viagens só fazem sentido para comer e conhecer pessoas. Em 2017 começa a trabalhar para os Travel Dudes onde cria um programa de viagens online. Já esteve em 24 países e comeu em 1275 restaurantes. Em 2020, combinando os seus gostos e aptidões, e juntamente com a Sandra Cardoso criam o projecto A Biqueira, receitas com sotaque e sabor madeirenses.

Sandra Cardoso

Actriz
Sandra Gouveia Cardoso tem 42 anos e é natural da Camacha. No ano 2000 licenciou-se em Educação de Infância na Universidade da Madeira e desde então tem exercido a sua profissão em vários estabelecimentos públicos da região. Possui um percurso artístico ligado ao teatro, e desde os seus 18 anos tem internado e participado em diversos espetáculos realizados em vários palcos da ilha e até Portugal Continental. Afirma que esta arte deu-lhe a possibilidade de desafiar-se, desenvolver a sua autoconfiança e a capacidade de estar perante um público.Trazendo-lhe benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Além do gosto pela arte, sente uma grande ligação às tradições e aos saberes guardados e passados pelas gentes da sua terra. Nesse campo destaca a gastronomia. E é da vontade de preservar o que é cultural e faz parte da história do povo madeirense que surge como “A Biqueira”.

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Luís
Gomes

Funchal, Portugal
Co-organizer
  • Ana Catarina Oliveira
    Marketing/Communications
  • Catarina Fernandes
    Curation
  • Cláudia Sousa
    Marketing/Communications
  • Cristina Oliveira
    Curation
  • Luisa Sousa
    Curation