BeloHorizonte
x = independently organized TED event

Theme: Contrapondo Paradigmas

This event occurred on
October 7, 2021
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

O que é um paradigma? Um paradigma é um modelo ou conjunto de pensamentos, expressões e ações que são compartilhadas por uma sociedade ou comunidade. Não necessariamente de forma intencional ou explícita, um paradigma orienta a cultura e crenças de uma sociedade situada no tempo. As concepções de verdadeiro ou falso, certou ou errado, dependem da existência de um paradigma que determina o que é aceito como ideal e o que não é. Basicamente, um paradigma pode ser definido como uma perspectiva coletiva de conceber a realidade. Ao criarmos o TEDxBeloHorizonte o nosso principal objetivo era organizar um evento cujo impacto contribuirá para a criação de um ambiente melhor em nossa cidade. Em outras palavras, significa dizer que nós desejamos o aumento da tolerância e respeito, bem como apoiar a diversidade de opiniões, pessoas e maneiras de viver. Ao propor discussões atuais sobre temas como ciência, artes, direito, e expressões humanas, nós pretendemos transmitir a mensagem de que nem todos os paradigmas são verdadeiros, em maioria são apenas as perspectivas mais aceitas de conceber a realidade. Para tal, respeitar e endossar a diversidade não só é importante, como é extremamente necessário.

Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30130-004
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Belo­Horizonte events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Torres

Mulher autista e mãe de criança autista
Adriana irá compartilhar conosco um alerta sobre o sub-diagnóstico de autismo entre mulheres de todas as faixas etárias, contrapondo o paradigma de uma deficiência que é vista pela sociedade como inerentemente masculina. Também visa explicar ao público um pouco mais sobre como as pessoas autistas enxergam o mundo e transmitir a mensagem de que o diagnóstico liberta e muda a vida das pessoas para melhor.

Adriano Plotzki

Aventureiro, apresentador e velejador.
Adriano Plotzki largou a sua vida como diretor de filmes publicitários para viver em um veleiro na costa brasileira. É criador e apresentador do #SAL, hoje o maior canal do Youtube sobre naútica em língua portuguesa no mundo. A palestra será sobre a importância de perseguir seus sonhos e a importância da adaptabilidade na vida para conquistá-los, com as explicações por trás da decisão que mudou o rumo da sua vida.

Danni Suzuki

Atriz, diretora e roteirista brasileira
Danni Suzuki irá compartilhar histórias e conceitos que contrapõem o maior de todos os paradigmas, o paradigma da realidade. Em seu talk instigante ela irá mostrar de uma perspectiva positiva, como os novos mundos possíveis, sustentados por tecnologias, ampliam nossas experiências ao oferecer novas realidades.

Estevão Plentz

Pai, cirurgião plástico e médico residente em trauma.
Com uma longa trajetória como médico no projeto “Médico Sem Fronteiras”, Estevão atuou no Nepal e em Gaza. Entre feridas de guerra, destroços de um terremoto e almas feridas, presenciou a vida acontecendo. Em seu talk, ele irá compartilhar como descobriu que a vida insiste além das fronteiras, abordando a importância de enxergar o outro como ele é, se conectar e aprender com o outro

Igor Cosso

Ator e escritor
Igor Cosso é ator e escritor belo-horizontino conhecido por seus trabalhos na TV e no teatro. Atualmente interpreta o Júnior na novela “Salve-se Quem Puder” e produz a sequência de short-films “The Article”. Recentemente, Igor se tornou uma referência por sua coragem ao romper os padrões dentro do seu mercado de trabalho e anunciar que é parte da comunidade LGBTQIA+.

Jana Rabelo

Professora e ativista social
Jana é uma referência em sua área de atuação e alcança milhares de pessoas em suas redes sociais. Unindo experiências da sua trajetória profissional e acadêmica com o paradigma atual que encontramos no mercado de trabalho, Jana irá abordar as multipotencialidades dos indivíduos, demonstrando que somos muito mais do que o nosso trabalho ou profissão.

Lela Brandão

Criadora de conteúdo, artista e empreendedora.
Lela Brandão carrega em si muita criatividade e uma vontade imensa de revolucionar o mundo para as mulheres. Feminismo, autoconhecimento e desconstrução são pautas marcantes em suas redes sociais e se evidenciam por meio da arte e de sua marca de roupas. Lela Brandão promete tirar os espectadores do TEDxBeloHorizonte 2021 do piloto automático e contrapor paradigmas sobre ser mulher na atualidade.

Liubiana Arantes Araújo

Médica PhD pela Harvard Medical School e professora da UFMG
A neuropediatra irá compartilhar conosco a forma como o nosso cérebro aprende novas informações e cria conexões neurais que geram o conhecimento. Dessa forma, irá apresentar o conceito científico de “janelas de oportunidade” vivenciadas pelas crianças em seus ciclos de crescimento. Liubiana irá explicar a importância de conhecê-las para aproveitá-las da melhor forma, bem como alertar sobre a importância de proporcionar conscientização e alternativas para que crianças de comunidades pobres encontrem possibilidades de uma criação com os estímulos neurais adequados para um melhor crescimento.

Lucas Guerra

Fotógrafo, documentarista e filmmaker
Com foco em outdoor, documental e paisagem, o que Lucas gosta de trazer com suas obras são histórias e experiências, que mesmo desconhecidas ou incomuns, podem estar muito próximas das nossas. No TEDxBeloHorizonte, ele irá falar sobre a fotografia como uma ferramenta para alimentar a própria curiosidade, aprofundando a nossa capacidade de se fazer presente.

Luciana Pianaro

CEO da Vida Simples, uma plataforma de conteúdos e soluções para simplificar a vida, Luciana também é empreendedora e palestrante, e atua como mentora e conselheira em start-ups.

Lumena Aleluia

Psicóloga e influencer digital.
Lumena ganhou destaque nacional ao participar da 21a edição do programa Big Brother Brasil. A sua participação gerou uma mistura de sentimentos, que fez com que ela fosse “cancelada” pelos erros que cometeu ao longo do programa. Em seu talk Lumena irá abordar as suas vivências e a relação com a cultura do cancelamento em suas duas dicotomias: o cancelador e o cancelado, para promover reflexões sobre as razões pelas quais o fenômeno tem se tornado tão comum na internet e os seus impactos em nossa sociedade.

Marcelo Madureira

Humorista, Criador de Conteúdo e Co-Fundador da Flocks TV.
Comediante brasileiro, Marcelo Madureira produziu e apresentou de 1992 a 2010 o programa humorístico "Casseta & Planeta Urgente", na Rede Globo. Atualmente, é apresentador da rádio BandNews FM RJ e criador de conteúdo ávido por leitura. Em seu talk para o TEDxBeloHorizonte, irá falar sobre os limites do humor, assim como a temporalidade e a necessidade do humor ser apartidário.

Natália Cysne

Analista de investimentos, engenheira, mulher transexual
Com anos em uma trajetória de grandes angústias e desafios em busca da autenticidade, Natália Cysne contrapôs paradigmas. É uma mulher transexual, que atualmente trabalha no mercado financeiro e encontrou harmonia pessoal e profissional ao encontrar e assumir a sua verdadeira identidade. Com o objetivo de inspirar pessoas a buscarem a autenticidade, Natália irá compartilhar conosco os seus aprendizados perante as experiências vivenciadas em suas transições de gênero e carreira.

Patrícia Kauark

filósofa e professora da UFMG
Patrícia Kauark irá abordar a quebra de paradigma na ciência com a descoberta da abordagem quântica. Tratando de questões como a humildade epistemológica da ciência, que não pode ser o único veículo de interpretação de nossas vidas, dependendo também de outros atores, como as artes e linguagens.

Paulina Chamorro

Comunicadora e apaixonada pela natureza
As águas agitadas do Pacífico não impediram Paulina Chamorro de lutar pelo oceano. Cofundadora do Liga das Mulheres pelo Oceano e anfitriã do podcast Vozes do Planeta, a chilena contrapõe paradigmas diariamente em projetos pessoais que envolvem os tópicos sustentabilidade e mudanças climáticas. Em sua palestra no TEDxBeloHorizonte 2021, Paulina irá discorrer sobre comunicação amorosa para mudanças climáticas, compartilhando conosco seu valioso conhecimento.

Rafa Xavier

Historiadora, ativista social e trancista.
Rafa Xavier contrapõe todos os dias o paradigma de uma profissão que muitas vezes não é enxergada por algumas camadas da sociedade. Ao demonstrar como, historicamente em nosso país, essa cultura teve a sua própria identidade negada e esquecida, em sua fala, Rafa não só demonstra a importância do crescimento do movimento de trançar cabelos, como também apresenta uma nova possibilidade de geração de renda e sustento nas periferias.

Rosana Bastos

Educadora, ativista e empreendedora digital.
Ativista belo-horizontina, dedica há mais de 40 anos à luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Ex-atleta de basquete em Cadeira de Rodas, integrou a Seleção Brasileira nas Paraolimpíadas de Atlanta em 1996. Trabalhou no Governo de Minas por vários anos desenvolvendo as políticas públicas de direito das pessoas com deficiência na área de inclusão no esporte e no trabalho. Em seu talk irá tratar sobre o preconceito em relação às pessoas com deficiência e do peso que esse sentido imputa à essas pessoas, conhecido como capacitismo. Irá abordar também a importância das pessoas com deficiência serem agentes protagonistas em nossa sociedade

Sérgio Augusto Lana Oliveira

Pai, professor e gestor belo-horizontino
O discurso de Sérgio visa demonstrar a importância da vivência de aventuras entre pais e filhos para a criação de jovens com mais autonomia e resiliência. Trata-se de um discurso que visa contrapor o excesso de zelo e proteção com os quais alguns pais criam os seus filhos na atualidade. Sérgio irá compartilhar a história de como ele e seus filhos enfrentaram um incêndio florestal durante um acampamento e os impactos positivos em seus filhos após passar por essa experiência.

Tatiane Vita

CMO e Ativista feminista
Atua há mais de 12 anos na gestão de Desenvolvimento de Negócios Internacionais e Marketing em empresas multinacionais em 8 países. Além disso, é mentora de negócios para startups selecionadas pela Startupbootcamp Fashiontech Milão - Itália; jornalista e escritora convidada da Arianna Huffington, uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela Forbes. Em sua palestra Tatiane Vita irá abordar a forma como os direitos das mulheres ainda estão sendo ameaçados na atualidade, contando o seu relato pessoal de aproximação com o feminismo, a Speaker aponta para a urgência das mulheres se identificarem com as pautas feministas e buscarem por mudanças.

Vitor Santos

Perito criminal e produtor de conteúdo do canal "Metaforando" do Youtube
Vitor Santos irá nos ensinar técnicas de percepção e absorção de comunicação não-verbal, assim como linguagem corporal, para construir uma percepção mais ativa e ampla da realidade, assim como identificar e se precaver de comportamentos humanos como as mentiras em nosso dia a dia. Mais do que uma forma de entretenimento, aprender a interpretar as diferentes formas com que a realidade e as pessoas se comunicam conosco é extremamente importante para que deixemos de ser observadores passivos da realidade.

Organizing team

João Vitor
Innecco Areas

Belo horizonte, Brazil
Organizer

Gustavo
Costa

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer
  • Ana Clara Souza
    Partnerships/Sponsorship
  • Anna Carolina Navarro
    Production
  • Antonio Santos
    Post production
  • Augusto Melgaço
    Partnerships/Sponsorship
  • Barbara Abreu
    Partnerships/Sponsorship
  • Beatriz Roquette
    Partnerships/Sponsorship
  • Brian Bruno Silva
    Operations
  • Bruno Carvalho
    Post production
  • Camila Rezende
    Curation
  • Chiara Menezes Greco
    Operations
  • Clarice Lee
    Team member
  • Cristiano Rodrigues da Cunha
    Marketing/Communications
  • Eduardo Augusto
    Partnerships/Sponsorship
  • Elias Soares
    Production
  • Emilly Souza
    Partnerships/Sponsorship
  • Felipe Melo Ferreira
    Operations
  • Fernanda Souza
    Marketing/Communications
  • Fernanda Sousa
    Production
  • Fernanda Faria Chaves
    Marketing/Communications
  • Fernanda Guedes
    Partnerships/Sponsorship
  • Gabriel Marques
    Marketing/Communications
  • Gabriela Picchioni
    Marketing/Communications
  • Gabriela Teixeira
    Curation
  • Gabriela Teles
    Partnerships/Sponsorship
  • Gregory Lauar e Souza
    Operations
  • Hertiquiano Santos
    Team member
  • Igor Menezes
    Curation
  • Igor Ritter
    Post production
  • Isabel Vasquez
    Team member
  • Isabela de Oliveira Milagres
    Marketing/Communications
  • Isabela Arêas
    Operations
  • Isabella Ambrósio
    Marketing/Communications
  • Isabella Campos
    Marketing/Communications
  • Joao Bosco Mesquita de Matos
    Marketing/Communications
  • João Víctor Diamantino
    Operations
  • Jôzieli Goulart
    Partnerships/Sponsorship
  • Juliana Pinheiro Chagas Fernandes
    Production
  • Kayque Avelar
    Production
  • Lais Fernandes
    Marketing/Communications
  • Laura Januzzi
    Partnerships/Sponsorship
  • Leonardo Teodoro
    Operations
  • Lílyam Guimarães
    Marketing/Communications
  • Lucas Alves Soares Quintão
    Operations
  • Lucca Innecco
    Operations
  • Luis Diniz
    Operations
  • Luiza Cosso
    Curation
  • Marcos Mesquita
    Operations
  • Maria Luiza Santos
    Marketing/Communications
  • Mariana Porto
    Marketing/Communications
  • Mariana Pena
    Production
  • Mariana Carvalho
    Curation
  • Marina Carvalho
    Curation
  • Marina Kan Mei
    Marketing/Communications
  • Miguel Clivatti Rodrigues Lacerda
    Production
  • Milena Geovana
    Marketing/Communications
  • Nadia Paiva
    Curation
  • Natalia Velez Hernandez
    Partnerships/Sponsorship
  • Pâmella Witt
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Maeno
    Partnerships/Sponsorship
  • Pedro Innecco
    Team member
  • Rafael Carvalho
    Marketing/Communications
  • Rafael Borges de Sousa
    Partnerships/Sponsorship
  • Rafael Toledo
    Curation
  • Rafaella Fernandes
    Marketing/Communications
  • Raquel Gomes
    Curation
  • Renata Megda Garcia
    Operations
  • Sophia Galbas Rezende
    Operations
  • Stéphannie Galdino Drumond Guimarães
    Curation
  • Tatiana Almeida
    Partnerships/Sponsorship
  • Thatiana Abdo
    Production
  • Tiago Batista da Silveira
    Operations
  • Varda Kendler
    Partnerships/Sponsorship
  • Wilson Moura
    Partnerships/Sponsorship
  • Yasmin Lopes Cruz
    Operations