Matosinhos
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 7, 2019
Matosinhos, Porto
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Porto Business School - PBS
Avenida Fabril do Norte 425
Matosinhos, Porto, 4460-314 Matosinhos
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Matosinhos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Pires

Investigadora
Cientista-Convidada no ISEP e Investigadora no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC. Está envolvida em vários projetos relacionados com sustentabilidade do mar e mineração subaquática, geotecnologias e georrecursos. Licenciada em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, com um Doutoramento Europeu em Geociências (área de Recursos Geológicos e Geomateriais). Foi também a primeira mulher portuguesa a finalizar com sucesso o Curso de Cientista-Astronauta, no âmbito do Projeto PoSSUM (Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera) apoiado pela NASA. Continua a percorrer esta formação espacial, frequentando diversos cursos especializados e participando em programas de investigação ligados à Indústria Espacial.

Braima Dabó

Atleta
Nasceu a 23 de maio de 1993 em Catió, Guiné Bissau. Estudou em Catió até ao 9º ano e concluído o ano letivo, veio em 2011 para Portugal com a ONG na Rota dos Povos. A 26 de setembro chega ao nosso país para prosseguir os estudos e passa a viver em Mirandela onde inicia o ensino secundário na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela, onde frequenta o Curso de Técnico de Produção Agrária e tem o primeiro contacto com o atletismo participando no corta mato escolar. Concluída esta fase vai para o Instituto Politécnico de Bragança onde frequenta o curso de especialização tecnológica na área de contabilidade de gestão que terminou em 2015. É convidado pelo IPB a continuar os seus estudos no ensino superior na licenciatura de Gestão, curso que se encontra à data a concluir.

Catarina Magalhães

Investigadora
Catarina é natural do Porto onde se doutorou em Ciências do Mar na Universidade do Porto. É atualmente investigadora do CIIMAR, professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora associada da Universidade de Waikato na Nova Zelândia. Desenvolve trabalho de investigação em ecologia microbiana e ciclos biogeoquímicos em diferentes ecossistemas. Desde 2014, é membro do comitê de coordenação do programa Polar Português e tornou-se parte integrante de equipas internacionais e transdisciplinares, reconhecidas mundialmente, envolvidas na investigação Polar. Desde 2013 a sua equipa participa, anualmente, em expedições ao Ártico e Antártida. Catarina Magalhães

Cristina Queirós

Psicóloga
Licenciada e doutorada em Psicologia, é desde 1993 docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Desenvolve investigação sobre a influência das emoções e dos traços de personalidade no comportamento humano, nomeadamente como fatores protetores ou como fatores de vulnerabilidade ao stress e burnout em diferentes grupos profissionais. Nas últimas duas décadas tem estudado o stress no trabalho e o burnout sobretudo em profissionais de saúde, de socorro, bombeiros, elementos de forças policiais, professores e trabalhadores da ferrovia, bem como variáveis associadas a este fenómeno, nomeadamente impacto de situações potencialmente traumáticos, fadiga por compaixão e motivação para o trabalho.

Filipe Luís

Jornalista
em 56 anos, um filho. Editor Executivo e de Política Nacional da revista VISÃO. Comentador da RTP e de outros canais noticiosos portugueses. Autor de uma coluna semanal de opinião em visao.sapo.pt. Experiência de reportagem em zonas de conflitos internacionais (Médio Oriente e África) e em grandes eventos desportivos mundiais. Participação em diversas conferências, quer como orador quer como moderador, e formador do Curso de Pós Graduação de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa. Tem três livros publicados: «Crónica de um resgate anunciado», Clube do Autor, «Presidentes que mudaram Portugal» e «A História de Portugal contada pelos vilões», ambos das Edições Desassossego.

João Pupo Lameiras

Cheff
Nasceu a 26 de Fevereiro de 1986. Frequentou o curso de engenharia civil em 2004 tendo terminado em 2010. Fez alguns pequenos estágios em cozinha durante o curso para confirmar a vocação. Em 2010 abriu como responsável pela cozinha a Casa de Pasto da Palmeira. Entretanto abriu a Casa de Pasto das Carvalheiras em Braga em 2013 e o LSD-Largo de São Domingos em 2014, ano em que se dedicou à consultoria nestes espaços ao invés de chefiar as cozinhas (atualmente só CPP e CPC). Atualmente tem o restaurante Bacalhau e os RO-Ramen e Outros no Porto. Presta consultoria a alguns restaurantes, faz showcookings e workshops, jantares privados e outros pequenos trabalhos irrelevantes para esta biografia. É casado e tem 3 filhos.

Leandro Morgado

Mentalista storyteller
Leandro Morgado é criador de experiências imersivas que fundem mentalismo e storytelling, nas quais os participantes são peças fundamentais. Para além disso, é conferencista e palestrante, trabalhando a temática da mente, do seu funcionamento e de que forma podemos potenciar as suas capacidades e melhorar o seu desempenho. Licenciado em Antropologia, cedo percebeu que a sua verdadeira paixão era a comunicação. Assim, lançou-se na descoberta de uma forma dinâmica e original para comunicar ideias potencialmente transformadoras, congregando diversas fontes de conhecimento. O contacto com a hipnose, com o mentalismo e com o ilusionismo, levaram-no a embarcar numa viagem de descoberta, unificando pontas que, até então, pareciam soltas. Interessou-se, assim, por aquilo que nos torna iguais e, ao mesmo tempo, tão distintos uns dos outros – a mente. Premiado como autor e spoken word artist, Leandro Morgado estabelece-se como mentalista e storyteller.

Marcos Cruz

Escritor
Nasci em 1972 e não me arrependo. Aprendi a ler aos quatro anos e as letras foram sempre uma paixão, um brinquedo que com o evoluir da vida se converteu em ferramenta de trabalho. Estudei jornalismo e fiz parte da redação de vários jornais (Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Norte Desportivo). Ao fim de quase vinte anos de profissão, fui justamente despedido. Entretanto, tinha também fundado fanzines e revistas (Vómito, Camaleão, Op) e colaborado noutros projetos editoriais. Criei os blogues Festas Átimas e Há Panikes na Suécia, hoje desativados. Resolvi o problema do desemprego com uma loja de mobiliário intervencionado (Meioconto) que acabou por não sobreviver à crise. Entrei para a equipa da Casa da Música como copywriter e por lá me mantenho há perto de uma década. Os Pés pelas Mãos é o meu primeiro livro. Não sei se atrás dele virão mais, mas sei que vou continuar a escrever. Marcos Cruz

Paulo Novais

Professor catedrático e investigador
Paulo Novais é Professor do Departamento de Informática e investigador no centro ALGORITMI, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A sua investigação centra-se na área científica da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes. Mais recentemente, tem-se focado em conceitos ligados a Decisão, Inteligência Ambiente, Ambientes de Vida Assistida e Análise Comportamental. Coautor de mais de 380 artigos científicos publicados em revistas internacionais e conferências, e livros. Recebeu diversos prémios internacionais, dos quais se destaca recentemente: Best Application Paper Award no DCAI 2019, ISAmI 2018 e EPIA 2017, Best Paper Award na Agreement Technologies 2016 e, ainda, o IBM Award of Scientific Excellence, no PAAMS 2019. Coordenador da Comissão Científica do Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial da Fundação Calouste Gulbenkian. Presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial), desde 2016.

Paulo Ponte

Artista
Nasceu no Porto, em 1969. Desde muito cedo a expressão artística exerceu um forte fascínio. A música está sempre presente na sua vida e, consequentemente, na sua obra. As artes visuais impõe-se, tendo estudado na Escola de Artes Soares dos Reis e formado em Comunicação Visual, na área do Design Gráfico, pela ESAD. Tem desenvolvido atividades profissionais ligadas à Comunicação, Design Gráfico e Fotografia. O ano de 2016 marcou o regresso a uma das formas de expressão prediletas, a pintura. São refletidos os temas que preenchem e marcam a sua vida. Representam retribuições pelo prazer de viver, pela compreensão e a valorização da Humanidade, mas, muito especialmente, pela criatividade.

Pedro Barbosa

Engenheiro
Licenciado em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, com graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCL), Neuromarketing (MIT), MBA (PBS), Mobile Marketing (Harvard, 2016), Innovation by Design (Insead Singapura, 2017) e Blockchain (Oxford, 2018). Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra, Grupo BNP Paribas, e El Corte Inglês. Escreve actualmente no Público, tem diversos livros publicados e é docente em diversas instituições. Iniciou em 2017 o projecto “Play Growth”, através do qual ajuda empresas a crescer através do digital. É também CEO da “Wise Pirates” (performance mkt) e fundador “Forever is Boring” (moda) e do “I Love Porto”, a maior comunidade do Porto em redes sociais.

Pedro Rocha

Responsável pela rede internacional de agricultores urbanos
Nasceu em 1976, Espinho - Portugal. Cresceu entre as praias da Aguda e os campos de Arcozelo. Formou-se em Ciências do Ambiente e Poluição na Universidade de Glamorgan, mas em 2006 decide dedicar a sua vida à agricultura biológica, circuitos curtos de distribuição e agricultura urbana. É defensor de modelos que permitam a integração de uma agrícola profissional na cidade, permitindo uma maior economia circular e uma relação direta das pessoas com as grandes questões da sustentabilidade alimentar e ambiental. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento da rede internacional de agricultores urbanos na Noocity Urban Ecology.

Ricardo Costa

Engenheiro informático
Conheci este Mundo fantástico no ano de 1978. Sou Eng. Informático pelo Instituto Superior Técnico. Com o evoluir da vida e com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e novas experiências, fiz um MBA em gestão no ISEG. Desta forma, abriram-se novas perspetivas e novos caminhos, com passagens desafiantes e enriquecedoras pela agricultura biológica e pelo Marketing. Atualmente sou Diretor Comercial da GoContact. Tendo uma enorme paixão pelas pessoas e pelo desenvolvimento humano, sou Coach e Master em Programação Neuro Linguística. Gosto muito de praticar desporto e sou adepto convicto do Belenenses. Sou curioso, adoro conversar e aprender. Acredito que tudo na vida tem um lado positivo! "Não levem a vida demasiado a sério, ninguém sai dela vivo"

Organizing team

Filipe
Müaze Guimarães

Porto, Portugal
Organizer