MaputoWomen
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 14, 2019
Maputo, Maputo
Mozambique

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDxMaputoWomen
Agostinho Neto
926
Maputo, Maputo, 1100
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Maputo­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Admira António

Admira é sim diferente e não é uma aviadora comum. Chegou ao escalão de primeira Comandante mulher em Moçambique porque não olhou somente para sua aparência, mas focou mais nas suas capacidades e acreditou nelas. Acreditou, aplicou e trabalhou para realizar o seu sonho, mesmo com os paradigmas e dogmas da sociedade. Ela escolheu escutar e seguir a sua própria voz.

Benilde Matsinhe

Benilde Matsinhe trabalha e é apaixonada pela comunicação há mais de 10 anos. Através da comunicação ela acredita que pode contribuir para mudar comportamentos nocivos para a sociedade. Tem experiência em Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Eventos Culturais, Produção de Conteúdos e Mudança Social e Comportamental. Actualmente, actua nas áreas de género e saúde. Para além da comunicação, tem paixão pelas línguas, em especial a francesa e define-se como feminista em construção.

Énia Lipanga

Énia Lipanga trabalha na área de género na ONG h2n. Nasceu a 04 de Abril, é rapper, poetisa e activista social para a defesa dos Direitos da Mulher e da pessoa com deficiência. É mentora do Evento Palavras São Palavras, que une a poesia e outras artes. Integra o grupo de RAP Revolução feminina, que insita as mulheres a se empoderarem, bem como a lutarem pelos seus direitos, através da música e da poesia. Faz parte do Colectivo Uqhagamishelwano, um grupo de artistas e activistas sociais do mundo. Tem os seus poemas publicados em três antologias comemorativas dos encontros dos poetas da CPLP, onde ela representa Moçambique. É embaixadora da Better World, uma agremiação de jovens e adolescentes que luta contra a violência sexual perpetrada às mulheres e busca soluções para uma mudança de comportamento nas comunidades.

Ilka Saíde

Honorina Ilka Saíde é uma jovem de 23 anos, nasceu em Nampula, tem a coragem como um dos seus maiores valores e é movida pela paixão. Formou-se em Psicologia e vê a promoção do desenvolvimento pessoal e bem-estar como seu propósito e para alcançá-lo quer firmar-se como Psicóloga e Empreendedora social. Actualmente é fundadora do grupo de jovens WomenEmpower que visa o empoderamento, valorização da mulher e desenvolvimento de autoconfiança, simultaneamente colabora em organizações com este foco. Apoia-se nas suas formações em liderança cívica, engajamento cívico, liderança e empreendedorismo social.

Lidio Tamele

Loice Timana

Loice Berta Timana, with a 7 years’ experience in Information Technology systems and Development which comprises Software Project Management, Mobile Applications Development, Software Development, Data Management, Statistics, Information System Analysis as well as Business Administration. Worked in Government Sectors (Ministry of Science and Technology, Tax Authority of Mozambique) as well as in the Private Sector as a Report Specialist where she produced reports, did Data warehousing and Analysis of Customer Data and was able to gain an Overview of Government Policies and Data Processing in Administration and Finance sector. Later joined Vodacom where I acquired a strong Business acumen, became more able to solve complex problems related to Financial and Non-Financial Data and became more experienced in handling Big Data as well as being able to merge the Technology with the Business Perspective.

Miwanda Cossa

Samira Weng

Sandra Tamele

Sandra Tamele é Tradutora Literária, Arquitecta e Urbanista e Activista Cultural. Nasceu em Pemba e é filha de professores da geração 8 de Março. É Fundadora da Editora Trinta Zero Nove, da SM Traduções e da Associação de tradutores e intérpretes de Moçambique.

Sofia Cassimo

Sofia Meneses Dias Cassimo é uma sonhadora que não só ousa sonhar, mas fazer! Acredita que as pessoas e a criação de um bem comum através de uma economia circular de impacto é o caminho para um mundo mais próspero e harmonioso. É fundadora da Sublime Special Events e Catering, uma empresa de catering de conceito e corporativo com uma forte componente social de apoio à rapariga, e CEO da Samsara Development & Investment, uma empresa com foco em desenvolvimento social e investimento de impacto. Neste momento ocupa, também, o cargo de Vice-Presidente na FEMME e Presidente do Pelouro da Mulher Empresária e Empreendedorismo na CTA. O empoderamento económico da mulher é uma das suas grandes paixões, junto com a criação de valor agregado em comunidades vulneráveis através de parcerias estratégicas e inclusivas.

Xangamira Sitoe

Xangamira Sitoe é uma empreendedora em emergência, cheia de ambições a realizar. Agora trabalha na implementação de sua empresa, a Green Soil Lda., que tem como objectivo produzir e comercializar adubos orgânicos. Pretende, com ela, promover a agricultura sustentável em Moçambique. Ela, ainda tem o desejo de criar uma escola alegre de artes e cura para deficientes e pessoas com doenças crónicas.

Organizing team

Tagy
Bacar

Maputo, Mozambique
Organizer

Natasha
Soeiro

Maputo, Mozambique
Co-organizer
  • Mario Forjaz Secca
    Curation
  • Mirza Jamal
    Partnerships/Sponsorship