Floripa
x = independently organized TED event

Theme: A Magia do Invisível

This event occurred on
December 8, 2019
Florianópolis, Santa Catarina
Brazil

Já se perguntou o real significado de Invisível? E de magia? E quando esses dois elementos se encontram, nasce um poderoso questionamento: Como algo que não é perceptível ao olhar pode nos impactar tanto?

Aqui, o invisível será tratado como protagonista. E a magia, como ação transformando-se em adjetivo. E é nesses pequenos gestos, movimentos que são invisíveis, que temos o poder de transformar: Somos protagonistas de algo mágico.

O papel de destaque na sociedade é resultado daquilo que são: a voz se faz ser ouvida, o olho faz enxergar além! E assim ocupam o espaço que é intangível, como a energia, a música, a educação, a tecnologia, as pessoas, o criativo, a inclusão! Inclusão daquilo que não se vê, mas com impacto diário e abundante.
Ambos trazem a força de provocar mudanças, rupturas. Ocupam o espaço e assim, é percebido. O essencial é invisível aos olhos? Ou ao SEUS olhos? E é com inúmeras possibilidades de respostas, que trazemos o conceito do TEDx2019: A Magia do invisível!

LIC - Lagoa Iate Clube
R. Hyppólito do Valle Pereira, 620 - Lagoa da Conceição
Florianópolis, Santa Catarina, 88062-210
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Floripa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Andrea Marrero

Cientista de Genética Evolutiva e Genética Forense
Andrea Marrero, é uma argentina que cresceu na Amazônia. É bióloga e trabalha com genética de populações (humanos e outros animais). É professora PHD da UFSC de evolução biológica e evolução humana e as suas pesquisas estão direcionadas para utilização da genética na conservação das espécies e ancestralidade genética, além de cientista divide sua vida profissional com o marido que também é biólogo, duas filhas, 2 cachorros e 500 minhocas e durante o TEDxFloripa irá compartilhar um pouco sobre como podemos utilizar genética para entender ancestralidade.

Cecília Kuhn Vanin

Programadora aprendiz
Cecília Vanin tem 12 anos, mora no Rio Grande do Sul, é apaixonada por jogos, animes e tudo que envolve tecnologia. Já desenvolveu site de gerador de sonetos como trabalho de Português, seus pais também atuam na área tecnológica, de onde recebe todo incentivo. Ela sonha em ser programadora de jogos quando crescer, mas isso não é uma tarefa fácil. A quantidade de mulheres dentro da área é muito menor em relação a quantidade de homens, e para superar esses “obstáculos” da sociedade ela está estudando desde agora para ser uma programadora de sucesso, pois acredita que a tecnologia, assim como as crianças são o caminho para futuro.

Cristiano Zanetta

Super herói de crianças em tratamento oncológico
Cristiano Zanetta (ou Batman do Brasil) é professor de educação física e criador da modalidade de treinamento SuperHero. Além disso é formado pela SLAC como Coach comportamental e de inteligência emocional. É filantropo e através do seu projeto social traz a força de vontade e de viver para as pessoas, na maioria crianças, que estão lutando contra o câncer. No TEDxFloripa irá contar um pouco sobre “Como podemos nos tornar super-humanos” e como podemos fazer a diferença na vida das pessoas usando o maior poder que temos, nós mesmos.

Dítoka wa Kalenga Múleka

Doutor em Ciências pela Escola de Comunicação e Artes da USP
Múleka Dítoka wa Kalenga nasceu na República Democrática do Congo, grande e rico país em recursos naturais, situado no centro do continente Africano. Muleka, hoje com 76 anos de idade, está no Brasil desde 1981. É diplomado em jornalismo (École supérieure de journalisme de Paris), graduado em Relações Internacionais (Université nationale du Zaïre), mestre em Publicidade e Propaganda (Universidade de São Paulo – ECA) e defendeu tese de doutorado em Ciências (ECA/USP). Dentre seus muitos estudos, Muleka é também músico e pai de expoentes musicistas brasileiros. Com viagens frequentes ao seu país de origem, Muleka constrói pontes culturais e científicas entre o Brasil e a República Democrática do Congo.

Fabio Veronesi

Psicólogo, Psicanalista e Somaterapeuta
Fábio Veronesi. Psicólogo, Psicanalista e Somaterapeuta. Como resultado de quinze anos de pesquisa, é autor do livro “Homem Pró-Feminino: como o machismo prejudica os homens”. Nesta edição, traz um olhar nada invisível sobre o tema.

Isis Medeiros

Fotógrafa documental
Isis Medeiros nasceu no interior de Minas Gerais. Graduada em Design pela escola de Design de Minas Gerais, UEMG. Trabalha como fotógrafa documentarista e desenvolve projetos autorais voltados a defesa dos direitos humanos. Integra coletivos de fotografia e comunicação e colabora com mídias impressas e eletrônicas no Brasil e no exterior.

Lia Vainer Schucman

Ativista antirracista
Lia Vainer Schucman, é Psicóloga Social e Ativista Antirracista. Doutora em Psicologia Social pela USP com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia, traz em sua bagagem dois livros: “Entre o encardido o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo” e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor”. Atualmente, é Professora na UFSC e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais, e é referência nos estudos sobre Branquitude. No #TEDxFloripa, trará algumas provocações sobre “Qual o papel e responsabilidade do branco na luta antirracista”

Maite Schneider

Militante de Direitos Humanos
Maite Schneider é militante de Direitos Humanos desde 1990. Embaixadora da RME – maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil – com 550 mil mulheres. Co-fundadora do TransEmpregos – que já empregou milhares de pessoas trans no mercado de trabalho formal. Além disso é consultora e mentora sobre Inclusão, Diversidade e Humanização. Faz parte do Comitê Consultivo do Programa Municipal de DST/Aids e da Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado de São Paulo. Através da sua história, nos provocará sobre despertarmos “o nosso realmente ser”.

Maria Queiroz

Cientista de Dados
Maria Queiroz, é ativista no uso de dados para impacto social, na democratização da informação e no acesso a tecnologia. Formada em Sistemas e em especialização em Big Data, já desenvolveu projetos de dados para educação, empreendedorismo, combate à LGBTQ, fobia e racismo. Apaixonada pelo poder que a tecnologia tem para transformar o mundo e a vida das pessoas, vem conversar com a gente sobre democratização de dados.

Mariana Camardelli

Designer de eventos
Mariana Camardelli é fundadora e CEO da Altos Eventos. Sendo mulher, mãe e madrasta, vem para questionar as narrativas criadas pela sociedade ao redor destes papéis e para inspirar as pessoas sobre um tema que ainda é um tabu, mas que é fundamental ser conversado de forma aberta, pensando nas nossas crianças e famílias.

Mathizy Pinheiro

Psicóloga
Mathizy Pinheiro tornou-se psicóloga por querer compreender melhor as pessoas e as relações, no decorrer do curso foi percebendo o potencial de mudança e transformação a partir da abordagem do psicodrama no trabalho com áreas sociais, educacionais e comunitárias, as áreas que desenvolve seu trabalho hoje. Coordena a iniciativa sociaL Oju Orum de acolhimento e potencialização voltado para mulheres negras e o Projeto Infantil É Da Nossa Cor onde trabalha protagonismo, autoestima e identidade através da cultura afro brasileira. Constrói diálogos entre a abordagem do Psicodrama e a Cosmovisão Africana, entendendo que existem outros padrões de civilizações, resgata valores afro-civilizatórios que possibilitem a equidade racial.

Morena Cardoso

Psicoterapeuta corporal
Morena Cardoso é psicoterapeuta corporal, escritora, pesquisadora, ativista, mãe, mulher, heroína de sua própria jornada. Uma peregrina, que iniciou a busca de si mesma a partir do contato com diferentes culturas, corpo adentro e mundo afora. Do interior de Minas Gerais até o Himalaya, passando por Paris, Londres e várias tribos amazônicas; Morena encontra o seu maior potencial no resgate feminino, se curando através da cura de outras mulheres. Morena constrói enquanto rompe desconstruções, com conhecimento e sutilezas, conteúdo em diversas formas de poesía, transformando vidas. Convida para a apropriação da narrativa sobre o Ser-Mulher, invocando o corpo feminino como ferramenta de enfrentamento, resistência, e potência crítica e reflexiva.

Preto Lauffer

Poeta
Pai, Educador Social e Traficante de Poesias. Traz em suas composições o grito dos excluídos! Desde 2008 atua em projetos socioculturais buscando através de suas ações promover o protagonismo dos jovens periféricos em uma tentativa (quase frustrante) de proporcionar participação igualitária nas oportunidades de consumo e produção de Educação, Arte e Cultura.

Tiago Rodrigues

Músico
Tiago Rodrigues é cantor, guitarrista, violonista, educador musical e professor de inglês. Transita pelos mais variados gêneros musicais desde o soul e o blues, até o xote, reggae, samba e MPB mesclando em suas performances as influências e inspirações nutridas desde a infância onde estudou música clássica somadas às vivências musicais durante o tempo em que passou viajando pela África e América do Norte bem como por todo o Brasil.

Virginia Rodrigues

Mestranda em Antropologia Social
Comunicóloga apaixonada por Antropologia, se interessa por diferentes mundos e formas de vida, acredita na potência do coletivo para construções melhores. Mestranda em Antropologia Social na UFSC, nos últimos meses se viu envolvida de corpo e alma na Greve Estudantil e nesta edição do #TEDxFloripa deseja compartilhar essa experiência. Para defender o fazer científico e a construção de futuros plurais possíveis, luta por uma Educação Brasileira que seja Pública, Diversa e de Qualidade. Nas horas vagas é poeta, pedaleira, dançarina, yogin. .

Organizing team

Bruno
Cheuiche

Florianopolis, Brazil
Organizer

Karoline
Muniz

Florianópolis, Brazil
Co-organizer
  • Andrea Magalhaes
    Production
  • Carolina Vargas Soares
    Partnerships/Sponsorship
  • Dayana Pinto
    Curation
  • Echo Fabre Zimmermann
    Curation
  • Erika Knochenhauer
    Curation
  • Guilherme Arthur Geronimo
    Production
  • Horacio Icochea Villacorta
    Partnerships/Sponsorship
  • João Henrique Benedet
    Curation
  • Luciana Vieira da Cunha
    Production
  • Mariana Bertoncini
    Production
  • Mayte Santos Albardía
    Curation
  • Nelísia Medeiros
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Rist Brandenburg
    Marketing/Communications
  • Sheila Vieira
    Marketing/Communications
  • Taisse Marcos
    Curation
  • Vithor Hugo Vezentainer
    Marketing/Communications