Laçador
x = independently organized TED event

Theme: Travessia

This event occurred on
June 22, 2021
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

https://www.facebook.com/tedxlacador
https://www.facebook.com/tedxlacador
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90035400
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Laçador events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ernestina dos Santos Pereira

Ernestina dos Santos Pereira tem 62 anos, é mãe de dois filhos e uma filha e é remanescente do Quilombo do Algodão, interior de Pelotas. Aos 13 anos, foi morar na cidade, deixando o trabalho rural e iniciando no trabalho doméstico. Com mais de trinta e cinco anos de militância nos movimentos sociais, comunitários, político e sindical, faz parte da história de lutas e organização da classe das trabalhadoras domésticas. Integra o Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas do Brasil e participou da criação da Fenatrad, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas do Brasil. Foi a primeira mulher negra a ser candidata a Deputada Federal no Rio Grande do Sul, em 1990. Em 1989, conheceu duas grandes mulheres que a inspiram desde então: Laudelina de Campos Melo e Benedita da Silva.

Izabel Belloc

Izabel Belloc é uma mulher branca cisgênero, 51 anos, cidadã brasileira e uruguaia. É advogada e servidora pública, mestra em Género y Políticas de Igualdad pela FLACSO Uruguay e doutoranda em Ciências Sociais da FLACSO Argentina. Pesquisa participação política com enfoque interseccional de raça e gênero no MERCOSUL.

Lucas Moraes

Lucas Moraes é cantor, ator, educador e graduando em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como habilitação Música Popular. Tem a maior parte da sua caminhada no universo do canto coral, atualmente fazendo parte do Coral Viva La Vida e do Coral da UFRGS. É também pesquisador e integrante do Batukatu - Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal, que trabalha com performance, além da área da pesquisa.

Luciane Slomka

Luciane Slomka é psicóloga, psicanalista e escritora; professora do curso de psicologia da Unisinos, entusiasta das temáticas relacionadas a finitude, perdas, literatura, poesia e psicanálise.

Maytê Andrade

Aluna do 9º ano da Escola SESI de Santa Bárbara do Oeste, Maytê Andrade adora falar sobre inclusão e pautas sociais. Neste ano de 2021, participou da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, e recebeu os prêmios Garotas em STEAM e Prêmio Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social.

Rene Silva

Filho de pai gari comunitário e mãe faxineira, Rene Silva nasceu no Morro do Adeus, uma das comunidades que hoje formam o Complexo do Alemão. Aos 11 anos, criou o jornal Voz das Comunidades para ajudar a resolver problemas sociais enfrentados pela comunidade e mostrar os projetos culturais e esportivos para os quais a grande mídia não dava importância. Aos 17 anos, ficou conhecido internacionalmente ao narrar em tempo real, pelo Twitter, a ocupação do Complexo do Alemão pela polícia e exército. É editor-chefe do Jornal Voz das Comunidades, um veículo de comunicação para as favelas e feito por pessoas de favelas do Rio de Janeiro. Seu sonho é ampliar o Voz das Comunidades para outras favelas do país e, no futuro, até da América Latina. Rene deseja que os projetos sociais das favelas tenham mais reconhecimento e apoio por parte da sociedade e das empresas.

Organizing team

Ana
Goelzer

Porto Alegre, Rs, Brazil
Organizer

Claudia
Sander

Porto Alegre, RS, Brazil
Co-organizer