AltodoMouraED
x = independently organized TED event

Theme: De tudo que há no mundo

This event occurred on
December 7, 2019
Caruaru, Pernambuco
Brazil

No Alto do Moura, o destino uniu o barro bom do Rio Ipojuca à genialidade de Mestre Vitalino. Um homem do agreste que, iluminado, fez a crônica de seu tempo e de sua gente ganhar o mundo. O cotidiano da vida no interior nordestino fez-se universal pelas mãos do Mestre, cujo legado, em barro e em cor, transformou o Alto do Moura no maior centro de artes figurativas das Américas. Analfabeto, Vitalino foi um grande educador. Compartilhava abertamente seu trabalho e repertório técnico. Via nesse movimento a oportunidade de empoderar seu povo, sua comunidade – e o mundo.

Nesse mesmo espírito, nasce o TEDxAltodoMouraED – o primeiro evento TEDx do interior de Pernambuco –, um movimento que, em homenagem à gente que faz do Alto do Moura um referencial de criatividade e esperança, se propõe a conectar pessoas engajadas com a transformação social através da educação. E que compartilham da crença de que a luta por educação é a nossa chance de futuro. Queremos propor um movimento para inspiração, reflexão e questionamento De tudo o que há no mundo da educação. Desafios, soluções, propostas: queremos globalizar o que há de particular nessa terra. E, ao mesmo tempo, sermos palco e plataforma para o que já se pensa e faz em educação nos diferentes territórios.

Assim como o movimento das ideias que merecem ser espalhadas, a equipe do TEDxAltodoMouraED é diversa em seus perfis, posicionamentos e saberes. O que a une em torno desse movimento é o propósito compartilhado que enxerga a educação como luta prioritária. Mas não só: o denominador comum é o anseio em integrar atores educacionais, em sua diversidade, potencializando-os para que sejam vetores de mudanças significativas em seus respectivos contextos. Nosso compromisso com a valorização da educação e dos profissionais dedicados que fazem com que ela aconteça, de forma crítica e emancipadora, todos os dias, é absoluto e inegociável.

Sesc Caruaru
Rua Rui Limeira Rosal, Petrópolis
Caruaru, Pernambuco, 55030-000
Brazil
Event type:
Education (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Altodo­Moura­E­D events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cleonice Otília

Artesã
A ceramista Cleonice Otília (Nicinha), talentosa artista do Alto do Moura, representa o coletivo Flor do Barro, uma associação de mulheres fortes, de fibra; mulheres de argila, de amor; mulheres de barro, de flor; um exemplo de mulheres singularmente identificadas pelo que são, pelo que fazem e pelo que ainda farão para a Arte, para a Cultura e para a Economia Criativa.

Emília Lins

Professora
Emília Lins, também conhecida por Mila, é graduada em Pedagogia com Mestrado em Psicologia Cognitiva na UFPE, Doutorado em Educação na UFMG com estágio no Centre de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. Começou sua experiência na docência como alfabetizadora e atualmente é professora assistente do Centro de Educação da UFPE. Durante a semana mora em Recife e nos finais de semana no Alto do Moura, onde junto a comunidade criaram a Biblioteca Comunitária e desde 2017 realizam a Festa Literária do Alto do Moura.

Gabi da Pele Preta

Artista
Popularmente conhecida como Gabi da Pele Preta, Gabriella Freitas é caruaruense e segue conquistando o estado de Pernambuco e alçando voos por todo o país. Cantora, atriz, apresentadora, professora de musicalização infantil, estudante de Comunicação Social pela UFPE e mulher, sendo este um dos seus papéis mais ativos junto a militância com a Marcha Mundial das Mulheres. Sente-se privilegiada por, nos últimos 10 anos, ter dividido palco com diversos artistas em grandes festivais do Brasil. Integra a movimentação Reverbo e se prepara para lançar seu primeiro CD em 2020.

Gabriel Sá

Artista
Há 19 anos, Gabriel Sá dedica-se às artes cênicas, música e dança. É consagrado pela crítica como um dos maiores multiartistas do agreste pernambucano por sua intensa carreira artística desde os 14 anos de idade. Sempre atuando de forma direta, Gabriel produz, dirige e atualmente se prepara para seu primeiro CD, que será lançado em 2020.

Jairo Bezerra

Estudante
Jairo Bezerra é aluno do oitavo ano na ETI Álvaro Lins, colégio em que estuda há três anos. É medalhista da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo sua crônica “Escola-fábrica, fábrica-escola” selecionada para a final em São Paulo no mês de dezembro. Vem se dedicando bastante à aprendizagem e leituras enquanto constrói seu projeto de vida, que inclui estudar no exterior.

Janaína Barros

Coordenadora Pedagógica
Coordenadora pedagógica em Seabra na Rede Estadual da Bahia. Atuou como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação pelo Instituto Chapada. É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e especializou-se em didática e currículo. Em 2013, venceu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão. Representou o Brasil em 2014 na ONU no REDUCA e foi Finalista do Prêmio Espírito Público em 2018

Jayse Ferreira

Professor
Pernambucano e filho de pai analfabeto, o professor Jayse Ferreira foi eleito um dos 50 melhores professores do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize. Ao notar que muitos de seus alunos não se reconheciam como negros por medo de sofrerem preconceito, Jayse criou o projeto "Eu sou uma obra de arte – Etnias do mundo". A proposta, que foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil, visava valorizar a diversidade racial da turma ao representar através da fotografia os diversos povos e personagens do mundo que tinham algum traço similar com os estudantes.

Jefferson Moisés

Cordelista
Caruaruense, 33 anos, casado e pai da Lua. Jefferson é ator, poeta declamador e cordelista, amante da cultura nordestina. Mergulhou de vez na literatura de cordel em 2017 e de lá pra cá tem se apresentado em festivais, escolas e eventos literários, sempre levando a poesia de cordel com o gracejo, a interpretação e a vontade de fazer o público entrar no universo poético de forma lúdica.

Mayara Barbosa

Estudante
Ainda em 2018, na rede pública municipal de Caruaru, Mayara Ellen foi participante da primeira experiência dos Clubes TED-Ed em Pernambuco, no Colégio Prof. Luiz Pessoa da Silva. Sempre rodeada de amigos, desenhando, escrevendo e criando as próprias histórias, ela cursa o primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Mário Sette.

Mazurca Pé Quente

Artistas
Expressão máxima da cultura popular do Alto do Moura, a Mazurca Pé Quente é um ritmo regional onde homens e mulheres celebram a vida em comunidade. Também objeto de estudo na etnomusicologia e nos estudos culturais, a Mazurca já realizou diversas apresentações, inclusive em eventos realizados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE.

Patrícia Barreto

Professora
Patrícia Barreto, vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2019, é pernambucana, esposa de Vital, mãe de Vanessa e João, apaixonada por dança popular, livros, gastronomia, bike e plantas. Doutora em Linguística pela UFPB, ativista por uma educação pública de qualidade para TODOS, há 18 anos leciona Língua Portuguesa na rede pública. Atualmente, trabalha no IFRN, onde desenvolveu o projeto vencedor na categoria voto popular.

Pif da Inclusão

Artistas
A Banda Pif da Inclusão foi fundada em 2017 na cidade de Caruaru-PE pela Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (APODEC). Em seus 3 anos de existência, representam a inclusão e a cultura popular em suas apresentações, como o São João de Caruaru, a abertura das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo em 2018 e no Carnaval de Olinda.

Raianny Araújo

Tutora Pedagógica
Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação pela mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica na rede pública de ensino de Caruaru- PE por seis anos; professora substituta na UFPE/CAA, além de ter atuado como professora voluntária no Cursinho Popular e no curso de especialização em Gênero e Políticas Públicas, ambos da UFPE. Atualmente atua como Tutora Pedagógica e Coordenadora de Redes do Ensina Brasil.

Ruan Henrique

Estudante e Músico
Ruan Henrique foi semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2019 com a crônica "Calçada de Feira", uma ode à cultura caruaruense. Participou do painel "Prazer em Aprender: Relatos da Experiência entre Alunos e um Professor" durante o encontro nacional Redes que Transformam 2019, promovido pela Fundação Lemann. Aos 15 anos, é sanfoneiro na banda Forró de Cavaco e é apaixonado pelo Nordeste.

Samuel Vitor

Estudante
Estudante do nono ano da Escola de Tempo Integral Álvaro Lins, o jovem aprecia momentos onde pode ser totalmente criativo e natural. Gosta de pintar, desenhar e escutar música clássica aos domingos. Sonha em ser escritor como forma de apresentar novos mundos às pessoas. Samuel foi membro do Clube TED-Ed em 2019.

Sylvia Siqueira

Gestora e Ativista
Sylvia se reconhece como feminista, negra, socialista. Iniciou sua militância aos 13 anos no Movimento Infantojuvenil de Reivindicação (MIRIM Brasil), ONG que preside hoje. Formada em jornalismo (UFPE), com especialização em direitos humanos (UNICAP) e mestrado em direção de associações, fundações e entidades não lucrativas (Autônoma de Madri). Aos 37 anos, percorre Pernambuco, o Brasil e o mundo pela defesa de direitos humanos. Escolhida por Malala para fazer parte da Rede Gulmakai, em defesa do direito das meninas à educação, também recebeu destaque como personalidade na política.

Valeria Saboia

Produtora Cultural e Advogada
Valeria Saboia é moradora do Alto do Moura e produtora cultural. É também Conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Caruaru, titular do setorial "Agentes Culturais, Trabalhadores de Cultura e Produtos Culturais", representando a sociedade civil. É também idealizadora de alguns projetos voltados para a comunidade do Alto do Moura, entre eles, Festa do Barro - Porque Aqui o Barro é Sagrado, Seresta na Ladeira, Barro Daqui Escola de Lá, Forró/Frevo, além de ser atriz e poetisa.

Organizing team

Lucas
Villanacci Tibiriçá

São Luís, Brazil
Organizer

Rodolfo
Santos

Sobral, Brazil
Co-organizer
  • Charles Morais
    Marketing/Communications
  • Duana Miranda
    Partnerships/Sponsorship
  • Gabriela Vilarinhos
    Production
  • Izabela Silva
    Production
  • Jota Vilanova
    Marketing/Communications
  • Karine Silveira
    Production
  • Marcela Aguiar
    Partnerships/Sponsorship
  • Maria Luisa Buratto Cardoso
    Marketing/Communications
  • Sofia Faria
    Operations