UFTM
x = independently organized TED event

This event occurred on
September 21, 2019
Uberaba, Minas Gerais
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Praça Shopping Uberaba
Avenida Leopoldino de Oliveira 5100
Uberaba, Minas Gerais, 38066-015
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­T­M events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Danilo Bolato

Estudante de geografia tetraplégico em constante evolução.

David Morais

David Morais, 13 anos, portador da síndrome de Savant (síndrome da genialidade) e autista, começou aos 9 anos com as aulas de violino e canto coral em um projeto da cidade. Gravou um DVD "Gato na tuba" com o coral Maracanã, sob a direção de Emilio Rogê. Desde muito cedo, sempre amou arte; começou a desenhar e logo descobriu-se um desenhista louco por mangás, tanto que hoje um de seus desenhos concorre em uma revista no Japão. Apaixonado por música desde muito novo, optou apenas por continuar a tocar violino, deixando para trás o canto e o piano. No cenário musical, foi convidado por Jorge (Jorge e Mateus) para dividir o palco na ExpoAgro em Governador Valadares MG, em 2015. Pouco depois, foi a vez de Wesley Safadão convidá-lo para uma apresentação. Atualmente, cursa o 9º ano da escola Municipal Uberaba e tem planos para, no futuro, ser um cirurgião plástico e ainda continuar tocando suas músicas e fazendo seus desenhos durante sua vida.

Evacira Coraspe

Brasileira, casada e mãe de quatro filhos, Evacira é formada em Administração e Jornalismo. Em seu tempo livre, costuma bordar como hobby. É assessora de comunicação no Poder Legislativo de Uberaba, produtora e apresentadora do Programa Movimento na TV Câmara. Preside a Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da Casa. Integra a comissão organizadora do bicentenário do município e coordena equipe de sistematização do prédio histórico para se tornar museu. Na Instituição, foi a única mulher a ocupar o cargo de Diretor Geral e também foi diretora Parlamentar, da Comunicação, da TV e Cerimonial. Umas das autoras da obra “O Poder Legislativo através do tempo”, em sua quarta edição e autora do livro “Flor de Chita”, além de organizadora do livro “Crônicas de Natal” do filósofo monsenhor Juvenal Arduini. Criou e executa o projeto voluntário Arte na Chita, terapia do bordado.

Jac Ssone Alerte

Nasceu na comunidade Don De L’Amitié, da pequena cidade de Duchity - Haiti. É um grande apaixonado por temas relacionados a sustentabilidade e utilização da técnica solo-cimento. Jac-Ssone tem ministrado palestras em universidades, ONGs, prefeituras, associações de moradores e para o público interessado em geral. Graduado em Engenharia Civil e Pós-Graduando em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Haitiano, Empreendedor social, e Fundador CEO da organização Village Marie que visa construir moradias populares de baixo custo, baixo impacto ambiental para ajudar populações carentes em situações de moradias precárias. Autor do livro “(Re)Construindo Um Sonho”.

José Eduardo Fontoura

José Eduardo é natural de Uberaba – MG. De 12 para 13 anos necessitou parar de estudar pois sua visão foi sumindo totalmente ao passar do tempo. Assim, aos 13 anos, começou a estudar braile para terminar o ensino fundamental e médio. Como José ficou um tempo sem estudar, então sua irmã o alcançou na escola e os dois começaram a estudar na mesma turma. Mas como José Eduardo estudava? Ele sentava na frente da sala e escutava com muita atenção o que os professores falavam, tentando assimilar ao máximo os conteúdos. Chegando em casa, os dois discutiam tudo o que foi passado pelos professores, fazendo com que ele entendesse totalmente a matéria. É formado em Administração de Empresa na faculdade de Ciências Econômicas de Uberaba e fez uma formação em um centro de reabilitação para cegos chamado Dorina de Gouvêa Nowill. Quando formou, percebeu que com a tecnologia da fita cassete era possível fazer algo diferente. Deste modo, ele pegava as músicas frequentes de baladas, montava essas fitas, fazia um mix de músicas populares para tocar nos carros e casas noturnas. Posteriormente, comprou um equipamento de som, e começou a fazer festinhas na sua casa. Em 1978, José abriu sua própria loja, J Edu Som, e assim começou a realmente prestar serviços de forma totalmente profissional nessa área.

Lelin Alves

Brasileiro, nascido de pais nordestinos, na pequena cidade de Santa Vitória-MG, Lelin cresceu na cidade de Ribeirão Preto, situada no estado de São Paulo. Começou a desenhar quando era criança, observando seu irmão mais velho. Com seu próprio pensamento e ideias, Lelin nunca parou de desenhar. Ao final dos anos 90, encontrou o skate e o graffiti e logo começou a incorporar seus desenhos nas ruas da cidade. Naquele tempo, Lelin passou a dedicar seus finais de semana para a arte de rua. Nos anos 2000, participou da CH2RP, casa de hip hop de Ribeirão Preto, vivendo e estudando com outros grafiteiros da cidade. Lá ele se encorajou a viver da arte. Desde então, é como ele conduz sua vida, através de telas de pintura, cidades diferentes e latas de spray. Lelin experimentou muitos estilos diferentes, e hoje, seu carro-chefe, são personagens coloridos e letras com efeitos transparentes. Em 2012 começou a ter seu trabalho reconhecido fora do país, marcando presença em algumas das principais mídias do graffiti mundial, com destaque para uma entrevista na edição numero 18 da revista francesa Graffiti Star.

Marcelo Müller

Marcelo é formado em Letras e Pedagogia pela USP, ex-operador da Bolsa de Valores de São Paulo e ex-presidente da Unidos de Vila Maria (Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo). Atualmente, é professor na área pré-vestibular, consultor educacional, palestrante, professor voluntário em dois projetos educacionais voltados para jovens em situação de vulnerabilidade e diretor da Escola de Samba Unidos de Vila Maria.

Studio Giovana Franchi

Cia De Dança do Ventre Giovana Franchi, em Uberaba - MG. Há 20 anos trabalhando a dança como ferramenta de cura e transformação; coreografias inspiradas para tocar almas.

Thalita Ulloa

Inquieta desde os sete anos de idade, Thalita começou a empreender cedo vendendo bijuterias feitas por ela. A semente do empreendedorismo e a alegria da conquista por esforço próprio já estavam plantadas. Aos 23, formou-se em Arquitetura e Urbanismo e, após a formatura, montou sua própria marca de loja física de acessórios. Seis anos depois, já com a marca bem posicionada no mercado, sentiu que não estava trabalhando todo o seu potencial e propósito. Queria cuidar do planeta, da natureza, resgatar saberes ancestrais que tinham sido esquecidos e levar um pouco dessa energia para as pessoas de forma acolhedora e amorosa. Então, começou a pensar em projetos que tivessem sinergia com uma economia circular e mais justa. Criou a Naiá Biocosméticos, uma marca de cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis. Ainda acreditando que poderia fazer mais, um ano depois abriu as portas da Casa Pistilo, um espaço colaborativo que incentiva outros pequenos empreendedores e conecta pessoas ao consumo consciente, ao autoconhecimento e à espiritualidade, estruturado em um casarão abandonado de quase um século de idade.

Organizing team

Larissa
Vermeulen

Uberaba, Brazil
Organizer