ÁrvoreGrande
x = independently organized TED event

Theme: Ramificações de Ideias

This event occurred on
August 29, 2019
7:00pm - 10:00pm -03
(UTC -3hrs)
Sorocaba, São Paulo
Brazil

TEDxÁrvoreGrande abre as portas para a diversidade de idéias nas mais variadas formas de manifestação. Sempre tendo como foco a inovação e seu potencial disruptivo!

O nome do evento remete as lembranças da paineira que deu nome ao tradicional bairro da Árvore Grande, na zona leste de Sorocaba, que se constituiu em meados do século XIX devido a industrialização do município. Muitas histórias se passaram embaixo da sua frondosa copa que interagia harmonicamente com a comunidade. A árvore original não existe mais, mas sua história permanece viva por meio do clone plantado na Universidade de Sorocaba.

Contato: tedx.arvoregrande@gmail.com

UNISO - Universidade de Sorocaba
Rododovia Raposo Tavares, km 92,5
Sorocaba, São Paulo, 18023-000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­DxÁrvore­Grande events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alessandra França

É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO CONCEDENDO CRÉDITO DE MANEIRA JUSTA NO BRASIL?
Unir em um mesmo modelo de negócios o impacto social e resultado financeiro no Brasil é possível. É o que mostra a trajetória de quase 10 anos de uma instituição de crédito criada para apoiar o micro e pequeno empreendedor na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Os desafios em relação ao produto e ao setor no país determinam como essa relação é delicada, mas também tem potencial transformador em uma sociedade desigual. Alessandra França é uma das mais jovens ativistas pela democratização do acesso ao crédito no Brasil. Filha de microempreendedores, Alessandra fundou em 2009, com 24 anos, uma instituição de empréstimos diferente. A ideia era apoiar pessoas que, como seus pais, se depararam com as inúmeras dificuldades de manter o próprio negócio em um ambiente político e econômico tão inóspito. Alessandra é graduada em Marketing, tem um MBA em Gestão de Pessoas e outro em Finanças com ênfase em Banking.

Carolina Nalon

COMO PRATICAR A EMPATIA EM UMA SOCIEDADE DESIGUAL?
Em uma sociedade na qual a desigualdade gera violência será dá para se comunicar de maneira empática? Ou será que a empatia seria somente mais uma forma de perpetuar opressões? Nesse TED Talk, Carolina Nalon fala sobre o uso da empatia de maneira ampla e sobre como podemos utilizá-la para fomentar transformações sociais positivas. Carolina Nalon é fundadora do Instituto Tiê, é mediadora de conflitos especialista em Comunicação Não Violenta. Tem como foco de seu trabalho a discussão de temas como compaixão, empatia, diversidade e privilégios.

Luiz Antonio Martinelli

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME? - O QUE A CIÊNCIA MOSTRA SOBRE O QUE ESTAMOS CONSUMINDO
A história do homem tem sido marcada por uma enorme capacidade de adaptação nutricional. No entanto, o crescimento da globalização da produção de alimentos tem provocado uma homogeneização dos padrões de consumo. O resultado mais claro deste processo é que estamos vivendo a “era dos supermercados”. Será que populações isoladas na Amazônia consomem a mesma coisa que pessoas em grandes metrópoles? Nós podemos confiar nos rótulos dos alimentos que estamos consumindo? Neste TED Talk, Luiz Martinelli irá te auxiliar na compreensão destas questões. Luiz Martinelli é Professor Titular da Universidade de São Paulo, Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciência. Especialista em Ecologia que vem desenvolvendo estudos sobre funcionamento de ecossistemas tropicais, dieta humana e adulteração de alimentos.

Miriam Cristina Carlos Silva

CRIATIVIDADE: COISA DESTE MUNDO?
Desmitificar a ideia de criatividade como privilégio. Partimos das conexões que se fazem no chão do cotidiano. De que forma a cultura pode alterar nossa percepção? É, sobretudo, no desenvolvimento de nossa capacidade perceptiva que encontramos a trilha para a criatividade. Neste TED Talk Miriam C.C. Silva abordará como se dá o processo criativo por meio da construção de repertório, amparada pela ampliação e pela transformação do olhar a partir do contato com os diferentes produtos e textos culturais. Lançará, também, um olhar para a criatividade como capacidade de solucionar problemas. Na escassez de recursos e oportunidades, o poder criativo pode florescer, gerando novas saídas e artifícios para superar obstáculos. Pode-se dizer, assim, que a criatividade não é coisa do outro mundo: é deste aqui. Miriam Silva é professora titular do Mestrado em Comunicação e Cultura da UNISO. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e possui pós-doutorado em Comunicação Social pela PUC-RS.

Renata Lima

NANOINOVAÇÕES: VALE A PENA ACREDITAR NO QUE NÃO VEMOS?
Quando se é criança a imaginação caminha por vários mundos. Acreditamos em muitas coisas difíceis de se acreditar. A nanotecnologia tem algo em comum com isto. Como uma ciência onde as coisas são tão pequenas, a ponto de os olhos não verem, pode ter tanto efeito? Neste Ted Talk a professora Renata de Lima fala um pouco sobre sua experiência com o mundo nanométrico, o potencial desta ciência e suas possibilidades. Renata de Lima é doutora em Ciências Médicas, com ênfase em Genética, pela Unicamp. Iniciou seus trabalhos com nanotecnologia em 2012 realizando análises de cito/genotoxicidade de nanomateriais. Atualmente desenvolve nanopartículas biogênicas para aplicação na área agrícola, participando de diferentes grupos nacionais e internacionais. É professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Sorocaba.

Yuri "Fly" Uchiyama

ALÉM DOS GAMES: ESPORTS, PROFISSÕES E EMPREENDEDORISMO
Neste Ted Talk o Yuri "Fly" Uchiyama fornecerá informações sobre o mercado de games e as novas oportunidades que estão sendo criadas no setor. Yuri "Fly" Uchiyama é cofundador e CEO da Gamers Club, maior plataforma de CS:GO brasileira. A Gamers Club é responsável por conectar e fomentar o cenário nacional da modalidade, com conteúdos, treinos, campeonatos, premiações, transmissões e anúncios.

Organizing team

Thiago Simon
Marques

Sorocaba, Brazil
Organizer
  • Bruno Martins
    Marketing/Communications
  • Christian Rafael
    Marketing/Communications
  • Fernando Negrão Duarte
    Marketing/Communications
  • Larissa Barbosa
    Team member
  • Mônica Ribeiro Gomes
    Marketing/Communications
  • Murilo Magagna
    Team member
  • nobel freitas
    Production
  • Rebecca Hungaro Moretti
    Team member
  • Renato Nakazone
    Team member