UNESPBauru
x = independently organized TED event

This event occurred on
August 24, 2019
12:00am - 10:00pm -03
(UTC -3hrs)
Bauru, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDxUNESPBauru
Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 - Nucleo Res. Pres. Geisel, Bauru
Bauru, São Paulo, 17033-360
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­N­E­S­P­Bauru events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Amanda de Oliveira

Amanda Oliveira, 29 anos, nasceu na favela de São Paulo, cresceu vendo sua mãe fazer uma refeição para que ela e suas irmãs pudessem fazer duas. Era comum ver a enchente levar tudo de dentro do barraco feito de papelão e madeira onde ela passou sua infância, sem dinheiro para sustentar a família e cuidar da saúde de suas filhas sua mãe vivia de improvisos, aos três meses de vida em uma noite fria Amanda, estava com gripe e foi alvo de um acidente doméstico, sem recursos para fazer inalação sua mãe improvisava fervendo água e debruçando suas filhas para inalar o vapor, mas em uma noite isso deu errado, o pai de Amanda cochilou com ela no colo e ela caiu com o rosto dentro da água fervendo e sofreu queimaduras de terceiro grau. “As cicatrizes que carrego pela vida foram razão para Bullying nas escolas nas quais estudei, pois sempre fui alvo da curiosidade dos demais alunos. Recebi uma diversidade de apelidos que por muito tempo manteve minha alma em cárcere privado – digo isso porque fiquei calada por muitos anos e só eu sei quantos gritos cabiam dentro do meu silêncio”. Acrescenta Amanda.

Ana Carolina Da Hora

Ana Carolina da Hora, carioca, tem 24 anos, cursa ciências da computacao na PUC-Rio.Criadora do Computação sem Cao um projeto que tem o objetivo de descomplicar os conceitos de computação, virou um canal no youtube e um projeto itinerario.Foi professora por 5 anos de lógica de programação para crianças. Atualmente participa da Apple developer Academy PUCRio e Com Desenvolvimento na Havas Plus “Sou muito ligada a educação e espero um dia trabalhar integralmente com isso.”

Enilson Komono

Enilson Komono atua há 20 anos no Ministério Público, por mais de 12 anos na área da Infância e Juventude e atualmente é 2º Promotor de Justiça Auxiliar na Comarca de Bauru, com atribuições na área Cível e na Tutela de Saúde Pública. Além disso, Enilson é referência nacional em serviços sociais: é Coordenador Geral da Rede SOS Global, fundador da Associação Wise Madness (a qual também coordena) e da Associação Creche Sementinhas. Possui um Casa Abrigo, a Wise Hope, e é responsável pela idealização do PROJETO ABRACE e do Projeto Cegonha, voltados ao voluntariado na esfera da saúde pública. É casado com Noemi, com quem adotou Pedro e Ian, que haviam sido recusados anteriormente por casais pretendentes, e nos traz uma proposta incrível e disruptiva sobre adoção e as barreiras criadas pela sociedade de uma perfeição inexistente! Escreveu em 2019, com 27 voluntários o livro “Histórias para aquecer o coração”, o qual discorre sobre seus projetos sociais, toda renda obtida será revertida para projetos sociais.

Gabriela Augusto

Gabriela Augusto tem 26 anos, é mulher trans, bacharel em Direito pela PUC-SP e criadora e sócia-fundadora da Transcendemos, empresa de consultoria em Diversidade. Ao se deparar com barreiras criadas pelo preconceito, discriminação e intolerância decidiu desenvolver um trabalho de conscientização e informação de pessoas, organizações e empresas. Gabriela acredita que a melhor arma contra as barreiras criadas pela falta de conhecimento que geram o preconceito e a intolerância é a informação. A Transcendemos é uma empresa de consultoria que nasceu para ajudar as empresas a serem mais inclusivas, conscientizando-as sobre o respeito às diferenças. Atualmente, os três principais pilares de atuação da consultoria são LGBTs, mulheres e pessoas negras, mas as ações não são voltadas apenas a esses grupos, o objetivo é sempre expandir a discussão. A Transcendemos é uma empresa que ajuda a desenvolver e espalhar o conhecimento sobre a diversidade para que pessoas e empresas “transcendam” barreiras que nunca deveriam ter existido. “Quero que mais lugares e pessoas estejam conscientes de que é importante você se preocupar com a diversidade, ter uma postura ativa no combate ao assédio, no combate a qualquer tipo de intolerância e preconceito. Quero que o maior número de pessoas esteja consciente da importância de enfrentar esses problemas”.

Gustavo Assi

Gustavo Assi é Engenheiro Naval e Oceânico e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Tornou-se PhD em Aeronáutica pelo Imperial College London. Atualmente leciona na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de coordenador do curso de graduação em Engenharia Naval, ser membro da Comissão de Relações Internacionais e Coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Experimental. Foi Professor Visitante na University of Oxford e no California Institute of Technology.

Júlia Wildner Cunha

Administradora Pública formada pela UDESC, começou sua carreira como assessora de um vereador de Florianópolis, ainda durante a graduação. Trabalhou na primeira campanha com a proposta de mandato compartilhado em Santa Catarina, projeto chamado CoDeputado. Atualmente é Analista de Gente da Liderança do partido NOVO, na Câmara dos Deputados, com a grande missão de abrir portas e atrair cada vez mais gente jovem, boa e capacitada para política brasileira.

Luciana Holtz

Psicóloga com especialização em Psicologia Hospitalar, Psico-Oncologia e Bioética. Atuou como psico-oncologista, atendendo e orientando pacientes com cancer e seus familiares até 2010 em instituições públicas e privadas. Em 2003, Luciana lançou o Oncoguia, portal informativo e interativo criado para ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de informação de qualidade. Em 2009 fundou o Instituto Oncoguia, ong nacional de educação, apoio e defesa de direitos na qual atua como presidente. Coordenou durante cinco anos (2007-2012) a Iniciativa Global para a Conscientização do câncer de mama no Brasil da Ong Susan G. Komen for the cure. Luciana foi membro da diretoria (2010-2013) da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia e conselheira suplente do Conselho Nacional de Saúde (2013 – 2014). Desde 2015 é fellow empreendedora social da Ashoka e em 2019 o ONCOGUIA recebeu o prêmio Ricardo Boechat, como ONG de destaque no apoio ao paciente com câncer.

Marcelo Falcão

Empreendedor, com loja Física há mais de 12 anos no ramo de impressão (Cartuchos , Toners e Assistência), entendeu que o mercado tradicional estava passando por uma grande transformação e fundou a startup MenosTinta, software que economiza até 75% nos gastos com impressão e vem mudando o mercado e a forma como as pessoas imprimem.

Stella Hiroki

Stella Hiroki é consultora e doutora sobre Cidades Inteligentes (PUC-SP). Em 2019 foi a única representante brasileira a realizar uma palestra no Festival SXSW, Estados Unidos. Stella conta com uma grande experiência em projetos de Cidades Inteligentes. Em 2015, ela pesquisou em Singapura na SMU University e em 2017, em Dublin - Irlanda, no The Programmable City Lab, Maynooth University. Stella também é fundadora do Smart City Talks, uma plataforma de conteúdo com o objetivo de incentivar as mulheres a empreenderem com tecnologia e inspirar mais pessoas para tornarem as cidades mais inteligentes.

Organizing team

Daniel
Valente

Organizer

Jenyffer
Braz de Carvalho

Bauru, Brazil
Co-organizer