SaoPaulo
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 16, 2019
1:00pm - 5:30pm -03
(UTC -3hrs)
São Paulo, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134
Pinheiros
São Paulo, São Paulo, 05404-005
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Estela Renner

Mestre em Fine Arts – Motion Pictures na Universidade de Miami. Estela é uma diretora de cinema e roteirista que dedica seu trabalho a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais. Escreveu e dirigiu os documentários "Muito Além do Peso”, "Criança, a Alma do Negócio”, "Repense o Elogio” e "O Começo da Vida”. Foi showrunner da série de TV "Mano a Mano" com um elenco de 90% negros. Escreveu “Lino", o filme de animação mais assistido no Brasil e incentiva as crianças a olhar para o lado bom da vida. Escreveu "Ela Faz Cinema" filme de TV da Rede Globo. Co-criou e co-dirigiu as 5 temporadas da série "Jovens Inventores" sobre adolescentes que criaram algo para melhorar a vida de suas comunidades. Roteirista da série "Aruanas" que já chegou em mais de 25 milhões de pessoas.

Fernanda Bianchini

Dancer and social entrepreneur
Bailarina formada pela escola municipal de ballet de São Caetano do Sul. Fisioterapeuta formada pela Universidade bandeirante, Mestrado na Mackenzie. Fundadora e presidente da Associação Fernanda Bianchini, responsável pela Cia. Ballet de Cegos.

Ingra Lyberato

Atriz, escritora e roteirista. Ingra Lyberato estreou no cinema aos sete anos, no curta-metragem "Ementário", dirigido por seu pai Chico Liberato. Mergulhou na dança contemporânea e ingressou na UFBA. Nos anos noventa despontou como atriz e referência de sua geração. Além de se destacar em obras marcantes na TV, conquistou prêmios nacionais e internacionais por longas e curtas-metragens. No teatro atuou em várias produções de sucesso de público e crítica. Idealizou e roteirizou a série documental "Peões, Vaqueiros e Outros Cavaleiros". Vendeu os direitos da série “As Amazonas”, em fase de filmagem e ganhou o PRODECINE 05 com o seu projeto de documentário, "A Vida é da Cor que Pintamos”. Escreveu o livro "O Medo do Sucesso” e finalizou seu segundo livro "A Natureza Oculta Iluminada”.

Jandaraci Araújo

MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Especialização em Gestão Estratégica pela Business School e especialização em Inteligência Competitiva pela ESPM - SP. Professora de Finanças Corporativas de Pós Graduação, palestrante, e consultora. Mais de 20 anos de experiência no varejo. Trabalhou em grandes redes de varejo dos segmentos alimentar, farma e eletro. Empresária e empreendedora, fundou a BP9 Business Partners. É conselheira da Women in Leadership in Latin America – WILL. Membro do Comitê Executivo do Grupo Mulheres do Varejo. De vendedora de salgados a executiva, ama falar sobre empreendedorismo e finanças. Está escrevendo o livro Dinheiro sem Neuras, que fala sobre como conseguir a liberdade financeira e investir. Jandaraci hoje é Subsecretária de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas do Estado de São Paulo

Lau Patron

Lau Patron é meio brasileira, meio uruguaia. Trabalhou como produtora audio-visual, é escritora, ativista e profissional da inclusão. Ela é mãe do João Vicente, um menino sorridente e portador de uma síndrome raríssima auto-imune. Madrinha da ONG internacional Best Buddies, autora do livro 71 Leões.

Leo Longo Diana Boccara

Leo Longo e Diana Boccara são criadores do canal Couple of Things e idealizadores do projeto What if Collab.

Marina Bastos

actress and storyteller
Contadora de histórias, atriz e escritora. Trocou a carreira numa grande agência de publicidade para contar histórias que mudassem o mundo e descobriu que as histórias são mais do que entretenimento: são transformadoras! Marina conta histórias há 12 anos e se apresentou para mais de 65.000 pessoas em 4 países e também em diferentes emissoras de televisão. Seu canal de contação de histórias no Youtube (MarinaBastosHistorias) e seu Podcast (História Preferida) se tornaram referência para várias professoras que utilizam seus vídeos em sala de aula em projetos de incentivo à leitura. Ela também desenvolve projetos de storytelling para empresas, ministra cursos ensinando a contar histórias e celebra casamentos contando a história de amor do casal.

Marissol Mwaba

Cantora, compositora e instrumentista brasileira de origem Congolesa. Participou de shows com Alpha Petulay na França e esteve entre os cinco finalistas do concurso "Incroyables Talents" de Université Sorbonne em Paris, onde lançou seu primeiro CD, Luz-A-zuL. Participou do show da Mc Soom T com Alpha Petulay no Festival Woodstower em Lyon. Uma de suas obras em coautoria com François Muleka ficou nacionalmente conhecida na voz de Luedji Luna (Notícias de Salvador). Estreou o show Palavra Mágica, lançou o álbum “Palavra Mágica Acústico Rec’n’Play”, e o single “Toda Quinta”. Participou no The Voice Brasil. Participou de vários discos, como o novo trabalho de Chico César. Marissol já colaborou em palco e estúdio com artistas como Emicida, Fióti, Chico César, Rincon Sapiência, Drik Barbosa, Alegre Corrêa, François Muleka e Rael. Atualmente apresenta o show Lamuka. Abriu o show do Emicida no Circo Voador e o show da Xênia França em Florianópolis. A palavra Lamuka significa despertar/acordar em Swahili, segunda língua da artista de família oriunda da República Democrática do Congo. O show é executado nos cruzamentos entre palavras recitadas, violão e canção.

Néli Pereira

Mestre em Estudos Culturais Latino Americanos pela University of London, Néli desenvolveu uma pesquisa sobre a identidade cultural brasileira, e decidiu se dedicar exclusivamente à pesquisa sobre ingredientes brasileiros. Com passagens pela BBC e a BandNews, Néli Pereira sempre se sentiu atraída pelo mundo da gastronomia e da coquetelaria. Durante muito tempo, conciliou as atividades de jornalista e bartender. Néli e o marido, o artista Renato Larini, abriram em 2012 o Espaço Zebra: híbrido de ateliê e bar experimental. O local funciona também como palco para a apresentação de seus drinks criados com garrafadas, preparos de ervas, cascas, madeiras e raízes infusionadas em bebidas.

Paloma Betina

Pesquisadora de dança, circo e música. Paloma iniciou sua carreira de atriz aos 15 anos de idade com o grupo Produção Urbana, atuando nos espetáculos Contos de Natureza, Conta Comigo e As Perigosas Peripécias de Punduca. Em 2012 descobriu sua paixão por malabarismo de contato e passou a se apresentar pelas ruas do mundo. Atualmente integra os espetáculos musicais "A lenda do bosque de Natal" e "Trupe de Natal", no Natal Luz de Gramado.

Sabrina Abreu

Sabrina Abreu é jornalista pós graduada em semiótica pela UFMG. Sabrina é escritora, com cinco livros publicados, entre os quais o romance "O Último Kibutz" e a reportagem "A Voz do Alemão". Criadora do projeto social “O que você faria Agora?”. Co-criadora do projeto VOA. Diretora de comunicação e cultura da StandWithUs Brasil.

Valentina Pecora

Valentina Pecora é uma flautista, cantora e compositora uruguaia que mora em São Paulo. Na sua trajetória vemos uma constante pesquisa pelas músicas tradicionais e populares de diferentes partes do mundo. Integra o quarteto Sol na Ladeira, dedicado à música popular e regional brasileira, o Duo Indriya junto, que passeia pelo universo de mantras e canções indianas, o Duo Kikyó que explora as pontes sonoras entre Uruguai e Japão e também participa de diversos projetos como artista convidada.

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer