Pajuçara
x = independently organized TED event

Theme: Realidade

This event occurred on
July 13, 2019
12:00am - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Maceió, Alagoas
Brazil

O TEDxPajuçara retorna à capital alagoana, em sua segunda edição, trazendo como tema “Realidade”. Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Quantas realidades podem caber em uma só palavra?

A proposta de tema dessa edição surgiu a partir da discussão sobre diferentes perspectivas do que é entendido como “real”. Realidade essa, aqui, entendida como uma jornada vivenciada por indivíduos e coletivos a partir de suas experiências. Visões distintas de mundo, que refletem na diversidade com a qual o mesmo aparenta ser, tornando o real um conceito amplo, questionável e mutável.

Confiando no impacto das ideias locais e com a intenção de romper essa bolha que nos limita ao nosso conceito individual de realidade, hoje, dia 13 de julho, subirão no palco do Hotel Best Western, dez novas ideias, de pessoas que se desafiaram a compartilharem suas perspectivas, explorando algumas nuances como: Relatividade: Construção - e desconstrução - coletiva de realidades; Mentalidade; Realidades marginais; Sucessos reais; Transtornos; Vidas virtuais; Herança: realidade percebida como fruto de tradições; e Evolução.

Nós da comunidade do TEDxPajuçara, estamos tornando real o sonho coletivo de continuidade do evento na cidade de Maceió e você é uma peça muito importante dessa realização. Ao conhecer essas dez novas ideias, assumimos juntos o papel de multiplicadores. Este evento é só o pontapé da jornada de compartilhamento dessas ideias e do descobrimento de muitas outras que estão por vir.

Agora conta pra gente, qual a sua realidade?!

Hotel Best Western Premier Maceió
Av. Dr. Antônio Gouveia, 925 - Pajuçara
Maceió, Alagoas, 57030-170
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Pajuçara events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Fontes

Entrepreneur + Gender researcher
Considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes, Ana é empreendedora, pesquisadora de gênero e especialista em empoderamento e empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, com mais de 500 mil participantes, do Instituto Rede Mulher Empreendedora e da Aceleradora Herd. Atua como mentora e jurada em várias competições de empreendedorismo. É professora do Programa Empreendedorismo em Ação do Insper, representou o Brasil no W20/G20, em 2017 em Berlim e em 2018 na Argentina.

Gabriela Billoria

Coach
Gabriela é coach integral, especialista em resultados pessoais e profissionais, palestrante e treinadora de PNL! Apaixonada por desenvolvimento humano, por processos que nos libertam de limitações e que provam que podemos conquistar o que queremos e como podemos criar as nossas vidas nos nossos termos.

Gérson Alves da Silva Jr.

Psychology teacher + Indigenous
É professor de Bases Biológicas do Comportamento Humano e Processos Psicológicos Básicos da Universidade Federal de Alagoas no Curso de Psicologia. Indígena Caambembe, @tamuiacaambembe é analista do comportamento e fundador do Ouricuri Caiçara, movimento que realiza práticas de matriz indígena com o objetivo de ajudar pessoas a construírem resiliência, autonomia e perseverança.

Ingrid Pereira de Souza

Student + Youth entrepreneur
Aos 15, Ingrid já começou sua jornada empreendedora impressionando: Foi co-idealizadora do Efficient Water, projeto que traz novas perspectivas para a produtividade agrícola em regiões de clima semiárido, vencedora do Avant IF agro 2018 e da competição “Boas ideias não têm idade” no Trakto Marketing Show. Hoje, estudante de ensino médio do Instituto Federal de Alagoas, aos 17 anos, Ingrid estuda de forma independente a neurociência e a psicologia e palestra sobre empreendedorismo e protagonismo juvenil.

João Paulo Falcão

Maths teacher
Idealizador e coordenador do projeto @robotica_sucational, João é professor de matemática do ensino fundamental em Viçosa/AL Com seu projeto ele desperta a vontade de aprender em seus alunos, introduzindo a robótica em suas aulas a custo zero e com perfeita adaptação ao currículo escolar.

Luiz Fernando Peron Chiucchi

Food and beverage entrepreneur + Presenter
Humorista fundador do primeiro grupo de stand up comedy de Alagoas, o “Sururu Comédia”, dividiu palco com humoristas do Brasil inteiro. Criou o projeto na Web chamado "Contando Alagoas" onde conta a história do estado de forma bem humorada. Formado em Marketing, radialismo, pós graduado em Marketing Digital, certificado em Neuromarketing, gestão de inovação e gestão de projetos.

Maria Clara Sousa Magalhães

Entrepreneur
Formanda em Engenharia Elétrica, Clara começou a trabalhar com mulheres desde a fundação do IEEE WIE UFCG - e hoje é integrante do comitê do IEEE WIE Internacional Leadership Conference. Durante uma temporada nas Filipinas, Clara se tornou sócia-fundadora da @be.labs , a primeira empresa aceleradora de mulheres no Brasil, onde desenvolve atividades em Liderança Feminina, Inovação, Design Thinking, Design de Futuros e Diversidade. Acreditando que a diversidade nos une e transforma a sociedade, se tornou embaixadora do IRIS @irisliberdadedofeminino , um projeto de inovação social que fomenta a construção do futuro desejável no Brasil a partir da igualdade de gênero.

Natasha Wonderfull

Nurse + Trans activist
Presidente da ACTTRANS (Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas) e tutelar do Conselho Estadual LGBT, Natasha em sua rica experiência atua também como técnica de enfermagem no Consultório da Rua. Fundadora do grupo de cultura Transhow, Natasha ganhou o prêmio tia Marcelina (2016) e a Mostra Sururu (2019) como melhor filme de curta metragem com sua produção "Wonderfull - meu eu em mim".

Renata Mendonça

Trend researcher
Pesquisadora de tendências, futurista e curadora, Renata é sócia-fundadora da @mescla.co, nos convidando a olhar para o futuro como solução para problemas atuais!

Vicente Carvalho

Communicator + Social entrepreneur
Formado em Comunicação e Propaganda pela Universidade de Rondônia, Vicente participou da Especialização de Gestores em Design Estratégico do CRIED Itália e cursou o Master em Design Industrial pelo IED de SP, do qual também foi docente. Em 2012 fundou o site Razões para Acreditar @razoesparaacreditar , pois sempre acreditou que coisas boas acontecem o tempo todo e precisavam ser vistas. O site virou empresa, que faz projetos com marcas para levar inspiração e contar histórias transformadoras, além de expertise em conteúdo de alto impacto.

Organizing team

Lailah
Falcão

Maceió, Brazil
Organizer

Henrique
Tenório

Co-organizer
  • Isabela Teixeira
    Curation
  • Isis Rocha
    Curation
  • Leandro Gomes
    Production
  • Manuela Miranda
    Partnerships/Sponsorship
  • Sarah D'Almeida
    Production