UniversidadedeCoimbra
x = independently organized TED event

Theme: Inconformismo | Construir Novas Tradições

This event occurred on
April 13, 2019
9:00am - 6:00pm WEST
(UTC +1hr)
Coimbra, Coimbra
Portugal

Coimbra, cidade dos estudantes, do Mondego e da cultura. Estudantes que fazem história. Mondego que se renova. Cultura que não dorme.
Coimbra respira, sente e luta. Tem dentro de si a mudança e os estudantes que a alimentam. Só estuda em Coimbra quem tem vontade de fazer mais, quem não se conforma com o estabelecido, quem luta e reivindica os seus direitos, quem nasce com o inconformismo a correr nas veias.
É este o antídoto para a mudança, o motor para a denúncia das injustiças, o oxigénio para a vida dos estudantes. Não é por pouco que nos diferenciamos há mais de 100 anos. Que somos conhecidos pela nossa luta e forma de questionar o inquestionável. Que esperam de nós o melhor da diferença. E é isso que entregamos. Aliamos os valores da clássica Universidade de Coimbra com as engrenagens das mudanças do século XXI, espelhadas num evento cheio de ideias que merecem ser partilhadas! Inconformismo é palavra de ordem e o tema do primeiro TEDxUniversidadedeCoimbra, de estudantes para ti.

Conservatório de Musica de Coimbra
Rua Pedro Nunes
Coimbra, Coimbra, 3030-199
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

André Baptista

Em 2018, com apenas 24 anos, André Baptista ganhou o título de "hacker mais valioso do mundo", durante a maior competição de hackers do mundo, H1-202, em Washignton, EUA. Natural de Coimbra, é hoje investigador no centro de competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto e no INESC TEC, mestre em Segurança Informática na Faculdade de Ciências U.Porto e ainda Capitão da equipa Extreme Security Task Force. É uma espécie de "polícia online", já que ajuda, por exemplo, a fazer peritagem de computadores ou telemóveis enviados pela PJ e colabora regularmente com o Gabinete Nacional de Segurança ou com a Comissão Nacional de Proteção de Dados. A sua inspiração é o seu pai, um exemplo de garra e trabalho, determinando assim o seu grande objetivo: contribuir para o desenvolvimento da Segurança Informática em Portugal até sermos, quem sabe, uma potência mundial nesta área.

André Rabanea

André Rabanea começou a sua carreira de forma nada convencional aos 17 anos e, com apenas 21, lançou-se no mercado em Lisboa. É fundador da Torke, que foi considerada a mais premiada agência de marketing de guerrilha do Mundo, com clientes como a FOX ou a McDonald’s. É visto como um empreendedor em série e já teve mais de 10 empresas nas áreas da inovação e criatividade, espalhadas pelos quatro cantos do Mundo.

DNA Dance N' Arts School

A DNA é um projeto que nasce do envolvimento de um grupo de pessoas, com objetivos comuns, que partilham o gosto pelas artes. Conta com um corpo docente com mais de 20 anos de experiência, com provas dadas a nível nacional e internacional. Pretende ser um espaço de referência, que forma alunos desde os que desejam apenas a prática de uma atividade, até aos que desejam seguir uma carreira profissional. O foco principal incide sobre a dança, seja ela Ballet, Jazz ou Contemporânea, no entanto não deixa de fora o ensino da música, e áreas como o Yoga, Hip Hop e Ginástica de Manutenção. Nos últimos anos foram vários os prémios ganhos, quer pelo corpo docente quer por alunas, incluindo títulos em provas internacionais de grande prestígio.

Francisca Laia

Médica que vale ouro, tomou contacto com o mundo da canoagem através do seu pai e iniciou o seu percurso em 2003 no Clube Desportivo Os Patos em Abrantes. Desde então, Francisca Laia tem vindo a colecionar medalhas e troféus, tanto nacionais como mundiais. “Atleta Feminina do Ano” é já quase o seu nome do meio, e não é por menos, uma vez que marcou presença nos últimos Jogos Olímpicos em Agosto de 2016 no Rio de Janeiro. No entanto, e porque nem só o desporto alimenta esta mulher, em 2012 ingressou em Medicina na nossa aclamada Universidade de Coimbra, terminou o curso e é hoje prova viva de que “If you can dream it, you can do it”.

Graça Capinha

A Professora Graça Capinha nasceu em 1959 em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. Doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra, é hoje professora auxiliar no Departamento de Línguas, Literatura e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e investigadora no Centro de Estudos Sociais. Ao longo dos últimos anos, foi diretora do Instituto de Estudos Norte-americanos, membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUC e do Conselho Científico da DLLC-FLUC e da Direção do CES. Co-organizou e co-dirigiu vários projetos. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, como por exemplo, as relacionadas com as identidades e a emigração.

Grupo de Fados Ad Aeternum

Na cidade dos estudantes, falar de tradição é falar do Fado de Coimbra. Ao longo de gerações, ouvir cantar o amor, a liberdade, a mudança e a saudade fez parte do percurso de quem por cá passa, o que inspirou a criação do Grupo de Fado Ad æternum. Formado em outubro de 2015 por 6 estudantes da Universidade de Coimbra, com diferentes percursos musicais, este projeto inspira-se em grandes nomes da canção coimbrã, como Edmundo Bettencourt, Luiz Goes e a família Paredes, e pretende perpetuar o Fado, como estilo musical tão singular da cidade que nos acolheu.

Gustavo Carona

Gustavo Carona nasceu em Toronto em 1980, mas vive na cidade do Porto desde 1982, onde tem todas as suas raízes. Licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2004. Em 2011, concluiu a especialidade de Anestesiologia, e em 2014 a Sub-Especialidade de Cuidados Intensivos, ambas no Hospital de São João. Em 2009, fez a sua 1ª Missão Humanitária em Moçambique, pela associação Médicos pelo Mundo. No entanto, queria mais. Assim, ainda em 2009 tornou-se parte dos Médicos sem Fronteiras. Desde então nunca mais parou, tendo trabalhado em Missões Humanitárias em países como o Congo, Afeganistão, Paquistão, Síria e República Central Africana. Em 2017, escreveu o seu primeiro livro, 1001 Cartas para Mosul, inspirado na missão que completou neste local. Cerca de um ano depois, lançou o seu segundo livro, O Mundo Precisa de Saber, um relato na primeira pessoa das suas várias Missões.

Jorge Rosado

Jorge Rosado é um palhaço apaixonado pela arte e trabalho deste em contexto hospitalar. É diretor artístico da associação Palhaços d'Opital, onde conta com nove anos de experiência como palhaço voluntário em ambiente hospitalar, seis deles no Hospital Pediátrico de Coimbra e na Acreditar Coimbra. É Co-Fundador e foi formador no projeto ClownLab no Porto e em 2016 vestiu a bata branca e colocou o nariz vermelho para fazer sorrir refugiados em dois campos em Lesbos, Grécia: Kara Tepe e Silver Bay. Há mais de uma década que tenta minimizar a tristeza de quem passa muito tempo em quartos de hospitais, nomeadamente crianças da Oncologia, e os seus pais, que todos os dias perdem um pouco da meninice com duros tratamentos. Em 2012 abraçou, na Palhaços d'Opital, um novo público cuja memória tende a fugir um pouco todos os dias, ou cuja existência se enevoa e confunde. Com os mais velhos aprende que o olho humano precisa de dar mais atenção aos pormenores.

José Pinto Gouveia

José Augusto da Veiga Pinto de Gouveia é Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, para além de médico psiquiatra e psicoterapeuta. Conta com um longo currículo, no qual constam já 46 anos de prática clínica. Publicou 130 artigos em revistas especializadas e 67 trabalhos em atas de eventos, 102 itens de produção técnica, e possui ainda 12 capítulos de livros e 2 livros publicados. Foi fundador e coordenador do CINECC até 2017. Já recebeu 2 prémios e homenagens, tendo estado sempre ligado à vertente mental e comportamental. Hoje, para além das funções como Médico e Professor, é ainda Fundador e Presidente da Associação Portuguesa para o Mindfulness.

Khuloud Kalthoum

Khuloud Kalthoum é um exemplo de coragem e adaptação. Em 2015, com apenas 26 anos, deixou Damasco, a cidade onde nasceu e cresceu, para fugir à guerra e a um cenário de destruição. Através da Plataforma Global para Estudantes Sírios, fundada por Jorge Sampaio, veio para Portugal continuar os seus estudos, tendo completado o Mestrado em Energias Sustentáveis, no ISEP, no Porto. Chegada à cidade, teve de superar os desafios de quem se depara com um local novo, com uma cultura e uma língua completamente diferentes. Por ter experienciado essas dificuldades, a jovem reconheceu-se no projeto da SPEAK, uma plataforma que permite criar uma rede de contactos intercultural e facilitar a tarefa de aprender uma nova língua. É, atualmente, a responsável pelo desenvolvimento e expansão da mesma. Apesar das saudades da terra natal e da família, adaptou-se bem à vida em Portugal. Vive em Braga e trabalha na EDP. É a prova viva de que a diferença não é um impedimento para conquistar o Mundo.

Miguel Neiva

Utilidade e paixão são os seus alicerces. Miguel Neiva é mestre em Design e Marketing, pela Universidade do Minho, foi Presidente da Associação Portuguesa de Design durante vários anos e é o primeiro português a pertencer à americana Ashoka, organização global que identifica e investe em empreendedores sociais que fazem a diferença. Hoje, é designer e mentor da iniciativa ColorADD, um código universal de identificação de cores para daltónicos, considerado, pela revista Galileu, “uma das 40 inovações que vão mudar o mundo” e galardoada com a medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. São mais de 300 as empresas envolvidas neste projeto, em mais de 135 países, contando ainda com uma Organização Não Governamental, ColorADD Social. Hoje dedica-se exclusivamente a “dar cor à vida” pelo mundo inteiro!

Simão Nogueira

Simão Nogueira: “45% família, amigos e copos, 45% pessoas, tecnologia e trabalho, 10% futuro e inovação. Ah sim… Algures no meio, estudar design, business e dormir (este último, só quando calha)”. É assim que se apresenta este jovem de 20 anos, nascido e criado em Coimbra. Estudante de Design e Multimédia na Universidade de Coimbra, é atualmente CEO da jeKnowledge, a Júnior Empresa da FCTUC que conta já com 10 anos de existência. Trabalha também como Creative Technologist na BiLD, em Coimbra, para além dos muitos projetos que preenchem e diferenciam o seu portefólio. É um estudante que adora trabalhar, aprender e trabalhar para aprender! Inovador e empreendedor, é com olhos no futuro que já deu palestras pelos EUA e Tunísia.

Tomás Côrte-Real

Ao longo da minha vida foi-me sempre perguntado com que peça de Xadrez é que eu me identificava e se pudesse escolher entre nascer [Normal] ou [Diferente], o que escolheria. Algo que eu sempre respondi foi, «Eu vou querer ser sempre um outsider, portanto não quero ser nenhuma peça, quero ser o jogador e sim, quero nascer diferente, porque quero ser o meu próprio ídolo e criar o meu próprio caminho»”. É assim que Tomás Côrte-Real se apresenta. Natural de Coimbra, frequenta o terceiro ano de Economia na FEUC, e planeia, posteriormente, completar uma segunda licenciatura em Gestão. Apesar disso, está neste momento a fazer um gap year, o que lhe permite fazer parte da direção da Confederação de Júnior Empresas Portuguesas (JADE Portugal) e concentrar-se na sua futura carreira profissional, dando palestras nacionais e internacionais e aprendendo mais sobre matérias variadas. Para além disso, pretende focar-se mais na sua vida social, que considera indispensável.

Organizing team

Joana
Silva

Co-organizer
  • Tiago Costa
    Production