UFABC
x = independently organized TED event

Theme: Colorindo Elefantes Brancos

This event occurred on
June 1, 2019
São Bernardo do Campo, São Paulo
Brazil

Nós acreditamos que as cores dão sentido à vida e que ideias e conhecimentos merecem ser compartilhados, portanto, histórias não contadas são como grandes elefantes brancos no meio da sala, algo de muito valor que é ignorado esperando para ser colorido e notado.
E é por isso que nós queremos oferecer uma nova experiência para a vivência dentro da universidade, já que somos uma comunidade, nós queremos dar voz a todos, queremos que suas histórias sejam contadas e respeitadas.

Universidade Federal do ABC
Rua Arcturus, 03 - Jardim Antares
São Bernardo do Campo, São Paulo, 09606-070
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­A­B­C events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

André Attie

Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e pós graduado em Neurociência e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há aproximadamente 10 anos, passou a se interessar sobre o estudo da mente e do comportamento humano, e de como nossa “programação mental” influencia na percepção de nossa realidade, participando de inúmeros cursos e treinamentos relacionados à hipnose e à PNL. Desde então, realiza palestras por todo Brasil, mostrando como nosso cérebro influencia nossos comportamentos e, que quando mudamos a percepção da nossa realidade, conseguimos transformar nossas vidas, através da mudança de nossos hábitos e do controle de nossas emoções. Desta forma, André Attie acredita que, quando assumimos o controle de nossas vidas, passamos a tomar decisões diárias que irão nos guiar para um futuro de realizações extraordinárias, sendo que o poder da transformação está dentro de cada um de nós!

Carol Brandão

Aos 31 anos, Carol Brandão, vivenciou uma experiência que mudou sua forma de ver o mundo e a conduziu a quase 1 ano de serviços voluntários numa reserva ecológica no sul do Chile. Ao retornar mudou de carreira e dedicou-se a estudar sobre temas relacionados à mente humana. Estruturou um método de passos práticos que possibilita a realizar sua missão de apoiar pessoas a se conectarem com o momento presente. Suas palestras e treinamentos já impactaram mais de 5 mil pessoas em 9 países; entre eles Brasil, França, EUA, Espanha, Chile Colombia, México , Peru e Venezuela. Atribui a sua formação acadêmica em Administração de Empresas pela PUC – MG e a experiência de 12 anos como Gerente de Vendas e Marketing em grandes empresas de Telecomunicação como Telemar, Oi, Vesper e GVT seu maior apoio para desenvolver trabalhos no mercado empresarial. Está sempre atenta à diversificação do aprendizado e novas experiências.

Débora Garofalo

Débora Garofalo, Formada em Letras e Pedagogia com especialização em Língua Portuguesa, também Mestranda em Educação, é professora a 14 anos da rede pública de ensino de São Paulo. Há 4 anos como Professora de Tecnologias, criou o projeto de Robótica com Sucata, promovendo a sustentabilidade. Colunista de Inovação na Educação do Blog Redes Moderna, de Tecnologias para o Site da Revista Nova Escola e de Direitos Humanos na Educação para a Rede Peteca. Vencedora do Prêmio Professores do Brasil na temática Especial Inovação na Educação, Vencedora do Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT Leb e finalista (top 10) no Global Teacher Prize considerado o Nobel da Educação.

Guilherme Valadares

Guilherme é fundador do PapodeHomem, plataforma que defende masculinidades saudáveis há 12 anos. É membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres. Professor de equilíbrio emocional certificado pelo Santa Barbara Institute for Consciousness. Recebeu a bolsa de estudos Jornalista de Visão, pelo Instituto Ling — a qual utilizou para estudar a saúde emocional dos jornalistas e o impacto emocional que as notícias geram em quem lê.

Irineu Toledo

Irineu Toledo gosta de ser tratado como comunicador. Tem uma vida profissional dedicada a comunicação, em especial rádio, locução comercial e eventos. Entre os veículos em que atuou estão Manchete FM, radio e Televisão Cultura, Eldorado FM, Nova Brasil (anos 80/90). Um dos apresentadores e co-editor do programa Positive-se- Desperta na Transamérica FM ( 5 as 8 da manhã- para todo o Brasil). É um dos apresentadores do programa de variedades Nós & Você, do canal RBI, das 12 as 14:00. Uma das mais requisitadas vozes da propaganda brasileira nos últimos 30 anos é sócio fundador do Clube da Voz. Autor do livro “ Feliz Dia Novo” Ed. Sextante. Responsável pelo lançamento e sucesso do best seller Insight - livro/CD, de Daniel Carvalho Luz.

Luanna Parreira

Luanna Parreira é bacharel em ciência e tecnologia, engenheira de materiais e doutora em química pela a UFABC. Foi a primeira aluna a ter um trabalho acadêmico premiado e primeira engenheira a obter o título de doutora na história da Universidade. Trabalha no desenvolvimento de nanoestruturas para aplicações em conversão de energia tendo a oportunidade de colaborar em projetos como pesquisadora visitante em instituto como Max Planck Intitut für Eisenforschung e o Manchester Institute of Biotechnology. Paralela a sua vida de laboratório, Luanna se dedica a incentivar jovens a partir de mesas redondas e palestras – em projetos voluntários - a atuarem nas áreas exatas.

Luis Mendes

Ativista pela educação. Um dos filhos de Edilene e Edivaldo. Luis nasceu e cresceu na Zona Leste de São Paulo, região de Itaquera. Apesar de ter experienciando os desafios de viver em uma região periférica, com o incentivo do seu pai e sua mãe, visualizou a educação como uma ferramenta de transformação. Graduou-se em Engenharia de Gestão na Universidade Federal do ABC. Participou de diversos projetos de extensão, entidades estudantis e ONGs. Foi bolsista na Universidade e quando precisou atuou como garçom, vendedor de materiais reciclados, entregador de panfleto, gandula. Inconformado com as desigualdades sociais e com o fim trágico de alguns dos seus amigos de infância, deixou uma carreira promissora na ABB, maior empresa de engenharia do mundo, para seguir o seu propósito de vida e dedicar-se para que mais jovens de escolas públicas e comunidades tenham acesso a uma educação inclusiva, libertadora e de qualidade. Atualmente, preside a Noc Educação, eleita duas vezes um dos negócios sociais mais promissores do país, que conta com 35 colaboradores incríveis, que já impactou mais de 30 mil jovens em todos os projetos e que oportuniza, todos os anos, o ingresso de centenas de jovens nas Universidades de todo país, preparando-os também para protagonizar e liderar iniciativas que irão transformar o mundo!

Matheus Barbosa

Matheus Barbosa Moraes, conhecido como Teteus Bionic atualmente com 13 anos, da aulas de programação de jogos desde os 7 anos, Capa da Revista Galileu na edição de Novembro de 2017 sendo considerado um dos melhores canais de educação do Youtube, hoje é Embaixador mirim da IBM e Embaixador do Code Club Brasil, sendo pioneiro no Brasil a ensinar Inteligencia Artificial para crianças utilizando o Scratch (Plataforma de programação de jogos para crianças), tem como principal objetivo levar a mensagem: "É importante que os pais acreditem nos filhos para que eles sejam felizes". Ele protagonizou alguns grandes eventos como Science Days (evento da NASA), Campus Party, Mercado Livre Experience, IBM School, TDC - The Developers Conference, Arduino Day, Scratch Day, ADE Sampa, Porto Seguro, Caixa Seguradora e diversos outros. Além de ter realizado oficinas de programação de jogos em diversas universidades, escolas e eventos pelo Brasil

Matheus Pessôa

Matheus Pessôa participou do IYPT (International Young Physicists' Tournament) quando estava na escola e nessa competição descobriu a sua paixão por explorar efeitos físicos ao seu redor, o que o levou a escolher a carreira de físico. Na Universidade Federal do ABC (UFABC), Pessôa fundou a primeira equipe brasileira da história a participar do IPT (International Physicists' Tournament). Em 2017, conquistaram o 11º lugar, em 2018, o 3º lugar do mundo, sendo essa a primeira vez que uma equipe não-europeia chega à final do torneio e a melhor colocação da história , agora em 2019 será a sua terceira participação no torneio. Pessôa criou também o projeto de extensão Como a Física pode Mudar o Mundo, no qual visitas são feitas a algumas escolas para falar sobre as ciências exatas e inspirar novos cientistas do futuro. Sua trajetória agora continua rumo à McGill University no Canadá onde foi aceito com uma bolsa de mestrado para estudar física experimental, mais especificamente cosmologia experimental com radioastronomia. Fora da academia, Pessôa é membro há 4 anos do time Enactus UFABC, no qual participa ativamente do projeto Alfatech, que trabalha com alfabetização infantil de crianças em defasagem escolar, mostrando seu comprometimento em ajudar com a educação do país.

Michael Oliveira

Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Pesquisador de valores. Criador da teoria de Liderança Evolutiva, que propõem uma metodologia de ampliar o estágio de consciência pessoal, para liderar com os melhores valores, promovendo a evolução das pessoas e da sociedade.

Paloma Flores

Filha de pasteleiros, cotista socioeconômica e bolsista do Instituto Semear, Paloma Flores faz Relações Internacionais na UFABC. Participou da Enactus UFABC, organização que promove empreendedorismo social, onde foi líder de três projetos. Também foi presidente da organização, liderando 75 membros que impactaram 11 comunidades e 190 vidas! Em 2016, junto ao seu time, foi campeã no maior campeonato de empreendedorismo da América Latina, representando nosso país na Enactus WorldCup no Canadá e em 2017 recebeu o prêmio de Líder Estudante do Ano, representando novamente o país na WorldCup em Londres. Em 2018 foi selecionada para representar o Brasil na Youth Assembly em Nova Iorque, assembleia que reúne jovens de todo o mundo para discutir sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. É fundadora do InseRI, entidade que visa aproximar os alunos de Relações Internacionais do mercado de trabalho através de visitas e conexões específicas da área!

Peirol Gomes

Apaixonado por educação, Peirol já criou uma iniciativa que focava em transformar o ensino superior brasileiro. Escreveu um livro sobre processos seletivos que foi o mais vendido da Amazon. Ele acredita que a melhor forma de evoluir em qualquer área da vida é melhorando 1% a cada dia. Hoje, é líder de crescimento no Yubb, uma Fintech de investimento que contribui para mais de 100 mil pessoas investirem melhor todos os meses.

Raial Orutu Puri (Andréia Baia Prestes)

Indígena, antropóloga que almeja ser professora e sonha em fundar um curso de instrumental de Direito para indígenas, mãe, feminista, escritora. Autora do livro "Ao Abrigo da Família: emoções, cotidiano e relações em instituições de abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco social e familiar" (2011), publica textos sobre o mundo indígena no Blog "Crônicas Indigenistas" e na Revista Xapuri Sociambiental. Atua atualmente como Antropóloga no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá, no Acre, e é também assessora Jurídica da Federação do Povo Huni Kui do Acre - FEPHAC. Se encontra finalizando o Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná, com uma tese que trata da FEPHAC, uma inédita iniciativa indígena da busca institucional por autonomia perante o Estado Brasileiro. Além disso, tem buscado e lutado junto de seu povo, os Puri, pelo seu reconhecimento identitário, resgate e fortalecimento de sua cultura ancestral.

Ricardo Borges

Ricardo Borges do Santos, 58 anos, é executivo de empresas alemães atuando no mercado Latino Americano desde 1990, tendo participado em centenas de projetos de instalações de plantas industriais. Engenheiro , Master of Science in Robotics ( Penn State University 1989- Fullbright Fellow ) , Advogado ( OAB-SP 2003) é pesquisador ( doutorando UFABC 2019) na área de sistemas digitais e Blockchain no Departamento de Ciência da Computação. Foi engenheiro oficial da Marinha onde participou de projetos de embarcações militares, foi pesquisador no CENPES Petrobras em automação de processos de exploracão de petróleo. Participou de projetos de plantas de engarrafamento de cervejas e bebidas , de alimentos, de petroquímicas , de fabricação de pneus , de plantas de beneficiamento de minérios, alem de fabricação de equipamentos de alta desempenho para monorails e apoio naval a operações de Oil e Gas. Adicionalmente , como advogado se especializou em Direito Civil e Processual Civil com foco na área comercial societária e participou de varias negociações de plantas industriais internacionais e na formação de joint;ventures no Brasil . +E diretor de empresas Alemães desde 1996 e membro do conselho da VDMA Brasil.

Samile Amorim

Graduada em Educação Física (Modalidade Saúde), Mestre em Ciências pelo programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Sua linha de pesquisa abordava o método interdisciplinar direcionada para a produção de conhecimento em neuroimunoendócrino e comportamento considerando aspectos moleculares, fisiológicos e patológicos. Atua como preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e como colaboradora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), ambas pela Organização de Saúde Santa Marcelina. É Membro do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício (UNIFESP). Suas pesquisas atuais se destacam em compreender os efeitos do Exercício Físico sobre a resposta do sistema imunológico e aspectos psicobiológicos, bem como qualidade de vida para a promoção de saúde da população que utiliza o Sistema Único de Saúde.

Sérgio Fumio

Especialista em qualidade e segurança em sistemas críticos. A vivência que tenho na área de transporte ferroviário e mobilidade me mostrou que o trabalho também é motivador e desafiador porque me faz entender que a gentileza também pode ser um requisito de engenharia. Também me fascina estar envolvido com educação por meio do aprendizado corporativo porque dele deriva o dinamismo de narrativas que interligam histórias, valores e conhecimento. Uma sala de treinamento é lugar de transformação mas também de motivação e acolhimento.

Thalisson Nunes

Thalisson Nunes é um grande entusiasta da interdisciplinaridade e da transmissão de conhecimento. Formado Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC, concilia sua rotina atuando como especialista de aplicação e produto na área de instrumentação analítica industrial, professor de matemática e ciência de dados. Sua missão é compartilhar aprendizados e experiências, nas mais diversas áreas do conhecimento, de forma a convencer os brasileiros que as exatas pode ser um caminho prazeroso e gratificante para àqueles que a escolhem.

Organizing team

João Pedro
Setúbal

Brazil
Organizer
  • Adriano Gomes de Freitas
    Curation
  • Felipe Silvestri
    Curation
  • Gustavo Quemel
    Curation
  • Matheus Túlio Pereira da Cruz
    Marketing/Communications
  • Rodrigo Carvalho
    Operations