UFPR
x = independently organized TED event

Theme: Universalize!

This event occurred on
October 25, 2019
Curitiba, Paraná
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

No espírito do compartilhamento de ideias, o TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúne pessoas com o objetivo de compartilhar uma experiência semelhante à do TED. Em um evento do TEDx, os palestrantes ao vivo e palestras do TEDTalks se combinam, promovendo discussões profundas em grupos de pessoas que compartilhem do mesmo espírito do TED. Esses eventos locais e auto-organizados são denominados TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. O TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas salientamos novamente que os eventos individuais do TEDx são organizados independentemente (sujeitos a certas regras e regulamentos).

Auditório do CIFLOMA, Universidade Federal do Paraná
Rod. Régis Bittencourt, 9082-9174 - Jardim Botânico
Curitiba, Paraná, 82590-300
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­P­R events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Angela de Leão Bley

Psychologist
É doutora em Psicologia Clínica, Professora de Pós-Graduação das Faculdades Pequeno Príncipe, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe e Membro do Comitê de Bioética Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe. Vivencia diariamente os diversos universos da Psicologia e da Bioética, lidando com questões tão delicadas, nas quais, em muitos momentos, não há um verdadeiro consenso do que é melhor se fazer. A saída, nesses casos, é pensar de modo universal.

Cara Mais Simples e Mulher Mais Sábia (Meteoro Brasil)

Web Producers
São fundadores a apresentadores do Canal Meteoro Brasil, uma plataforma que fala de tudo um pouco, desde cultura pop, até ciência e filosofia, contando com mais de 500.000 inscritos. Ao longo do desenvolvimento de seus trabalhos, têm percebido cada vez mais a importância de lidar com fontes numerosas e variadas - e a importância de divulgar isso ao maior número possível de pessoas.

Claudia Inês Parellada

Archaeologist
Claudia é geóloga pela UFPR, mestre em Antropologia Social e doutora em Arqueologia. Atua no Museu Paranaense desde 1984, sendo a partir de 1990 a pesquisadora responsável e curadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense. Executou e vem coordenando diferentes projetos de pesquisa arqueológica, etnográfica e em arte, especialmente no Paraná e no Mato Grosso, tendo muitas publicações, tanto a nível nacional como internacional. Seu trabalho é por si só universal, holístico, entrelaçando narrativas, espaços e tempos.

Débora Rocha Faria Jorge

Architect and Urban Planner
Arquiteta, Urbanista e professora da UTFPR, com experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, Débora acredita no potencial das cidades. E que este potencial depende fundamentalmente das ligações construídas entre as pessoas, bem como destas com os espaços públicos.

Flávio Carvalho

Digital Artist
Se tem alguém capaz de falar de Arte e sua importância para nossa comunidade local, este alguém é ele! Flávio já organizou a Bienal Mundial de Arte Digital, tendo levado a exposição para os televisores dos ônibus de Curitiba. Sua Arte mescla o digital e o analógico, trabalhando tanto com erro, quanto com narrativa.

Helga Loos Sant'Ana

Psychologist
Graduada e mestre em Psicologia, doutora em Educação, Helga é professora da UFPR e atua sobretudo na área de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Também tem dedicado seus esforços ao estudo da afetividade, mas indo muito além do que normalmente entendemos por este termo. A afetividade, em sua perspectiva, é um conceito muito mais amplo, universal em meio às interações humanas.

Marina Pujol Buschmann

Pedagogue
"Não importa o problema, a solução sempre é a comunidade". Assim podemos resumir Marina e sua proposta de palestra. Partindo de vivências que teve em grupos de trabalho comunitário, ela nos faz entender a importância deste trabalho para as mudanças sociais que tanto precisamos.

Mauricio Noronha and Rodrigo Brenner (Furfs)

Designers
Criadores da Furf Design Studio, Mauricio e Rodrigo são especialistas em não ser especialistas. Seus feitos recentes os levaram para a lista FORBES UNDER30. Ao colocar a inovação lado a lado com diálogo e significado, acreditam que é possível desenhar um futuro mais humano.

Rodrigo Feitosa

Biologist
Você sabia que formigas praticam Arquitetura? Agricultura? Aplicam sofisticadas estratégias de caça? Muitas das características que julgamos tão especiais à nossa espécie, na verdade já são realizadas há muito mais tempo (e eficientemente) por formigas. O universo destes pequenos, mas magníficos seres, é muito mais especial do que costumamos imaginar. E quem melhor para nos contar isso senão Rodrigo? Biólogo, mestre, doutor e com Pós-Doutorado em Entomologia, é especialista, referência nacional e internacional quando se trata sobre formigas.

Sergio Itamar

Professor
Sérgio é professor universitário (Unicuritiba, ISAE e FGV), mestre em Direito e Administração e nerd de carteirinha. Também mentor de projetos envolvendo empreendedorismo, defendendo que também é papel dos professores atuar na impulsão de inovação e tecnologia, especialmente dentro das universidades.

Organizing team

Matheus
Salles

Curitiba, Brazil
Organizer
  • Camila Sydol
    Marketing/Communications
  • Daniela Eyng
    Production
  • Gabriel Alves Ramos de Oliveira
    Partnerships/Sponsorship
  • Guilherme Gallina
    Partnerships/Sponsorship
  • Heloisa Zampieri
    Partnerships/Sponsorship
  • Laísa Weber Prust
    Production
  • Marina de Arruda Alencar
    Partnerships/Sponsorship
  • Milena Conceição
    Production
  • Tales Costa
    Marketing/Communications
  • Vanessa Basso Fiuza
    Production