TatuiED
x = independently organized TED event

Theme: Sejamos Água

This event occurred on
February 21, 2019
Tatuí, São Paulo
Brazil

Muitas vezes nos pegamos argumentando e reclamando sobre as falhas em nossos sistema educacional. Um TEDx é a oportunidade de aprender e compartilhar experiências a fim de ver o mundo de novas formas, discutir novas ideias, enquanto criamos e reforçamos nossos laços através da educação como força motriz da transformação.

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

TEDx TatuíED
Rodovia SP 129, Km 43,2
Sítio do Carroção
Tatuí, São Paulo, 18270-001
Brazil
Event type:
Education (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Tatui­E­D events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Alvaro

Cientista da Computação
Graduado em Tecnologia em Informática pela UNICAMP e mestre e doutor Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, com período na Mälardalen Univesity-Suécia. Atuou como Gerente de Projetos de uma Fábrica de Software e foi responsável por prover melhorias nos processos organizacionais, aumento de produtividade e qualidade do software produzido pela empresa. Atualmente vem trabalhando com P&D (fazendo a ponte entre universidade-empresa) visando promover a transferência de conhecimento auto sustentada para a sociedade através de inovação tecnológica. Possui mais de 50 artigos nacionais e internacionais, publicou 4 livros e atuou em mais de 10 projetos de TI.Cofounder da OneSports e SmarToys, e é prof. Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Sorocaba

André Gravatá

Escritor e Educador
André Gravatá é escritor e educador. Coautor do Volta ao Mundo em 13 Escolas, um livro-reportagem sobre propostas de educação inovadoras nos cinco continentes, e Mistérios da Educação, uma coletânea de poemas e contos. É um dos criadores da Virada Educação e membro do Criativos da Escola, projeto do Instituto Alana. É apaixonado por poesia e autor do livro de contos Sublime. Recebeu o prêmio Educador Inventor da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Enzo G De Carli

Estudante
Jovem estudante do Ensino Fundamental, ativista pela educação inclusiva e igualitária.

Fernanda Ifanger

Professora
Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Direito Penal, com atuação na linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas, principalmente em temas envolvendo Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos e Legislação Juvenil e estudos direcionados acerca do Bullying.

Fernando Tsukumo

Biólogo e Educador
Fernando acredita no Poder do Lúdico e no seu poder educativo. Através do Poder do Lúdico, constrói e utiliza jogos que são usados como plataformas de discussão para recortes dos comportamentos que praticamos, conscientemente ou inconscientemente, no nosso dia-a-dia, pois atrás do jogo ninguém se esconde.

Hédio Silva Junior

Jurista
Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade de crença, direito internacional, ações afirmativas, racismo, educação igualitária. Ex-Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de SP, Advogado das Religiões Afro-brasileiras no STF -Supremo Tribunal Federal e na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Jaime Pinheiro

Iniciou seus trabalhos cenográficos em 1979, paralelamente a atividades na área de artes gráficas e como designer. Formou-se em artes plásticas pela Faculdade de Tatuí. Foi professor na Uniso (Universidade de Sorocaba) e atualmente é professor no Conservatório de Tatuí. Entre seus principais trabalhos estão os cenários para os programas “Prelúdio”, “Prêmio Carlos Gomes” e “Sinfonia Fina”, da TV Cultura. Dedica-se também à pesquisa de cultura popular, folclore e teatro de animação, sendo que, nesta área, foi o coordenador do II Torneio Estadual de Cururu – evento para o qual também desenvolveu cenário em suas duas edições.

José Pacheco

Mestre em Educação
Mestre em Ciências da Educação e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da "Escola da Ponte", em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, o que lhe deu o título de Notório Especialista. Coordenador de Projetos como "Educação para Todos” e "Fazer a Ponte", que o levaram a ganhar vários prêmios. No Brasil desde 2007, vem mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam na transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

Marcelo Nalesso Salmaso

Juiz de Direito
Juiz de Direito integrante do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça SP e Coordenador do Núcleo da Justiça Restaurativa da Comarca de Tatuí. Secretário Justiça Restaurativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. Coordenador da Seção de Justiça Restaurativa do Núcleo de Estudos da Associação Paulista dos Magistrados. Integrante do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Membro-Colaborador da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Maria Teresa Égler Mantoan

Especialista em Inclusão Escolar
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Professora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os estudantes à educação escolar de nível básico e superior de ensino. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional - reconhecimento a contribuição à Educação brasileira.

Popó Manoel Leite

CEO do Sítio do Carroção
Curioso e entusiasta do aprendizado sedimentado através da vivência e emoção. Autodidata, iniciou sua carreira profissional atuando em parceria com escolas em suas atividades extracurriculares, abrangendo as mais diferentes linhas pedagógicas. Nos últimos 20 anos, organizou e gerenciou mais de 2.000 eventos de diferentes segmentos: esportivos, sociais e corporativos, além de palestras e workshops.

Rimar Ramalho Segala

Professor de Língua Brasileira de Sinais
Doutorando em Lingüística (UNESP) e Mestre em Estudos da Tradução (UFSC), possui graduação em Letras Libras e, em Matemática. Atualmente é Professor do Departamento de Psicologia no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sueli Ramalho Segala

Atriz Consultora em Libras e Inclusão
Graduada em Letras - Português/Espanhol, graduada e especialista em Libras e Inclusão de pessoas surdas, Atriz. Professora universitária e especialista em Gestão Estratégica de pessoas, presta consultoria em Inclusão e Libras promovendo acessibilidade em Teatros e espaços culturais, formação para Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, docentes, e comunicação para pessoas em geral. Palestrante acerca da LIBRAS, pessoa surda e inclusão. Autora de várias obras em língua de sinais e roteirista pela companhia Cia. Arte Silêncio.

Tiago Abreu

Jornalista
Tiago Abreu é formado em Jornalismo e, nos últimos anos, soma iniciativas em torno da causa do autismo e cultura. Com isso, se tornou fundador e organizador do Introvertendo - o primeiro podcast no Brasil e no mundo gravado e gerenciado por várias pessoas em diferentes lugares do país que compartilham, em comum, o diagnóstico de Síndrome de Asperger (SA). São discutidos, nele, experiências ancoradas ao conceito de neurodiversidade. É também autor do livro Histórias de Paratinga (2018).

Visel MC

Músico
Músico, trabalha com produtores e rappers do Rap e do movimento Hi-Hop. Educador e Ativista Social, atua em projetos de expressão artística com crianças e adolescentes em situação de abandono ou violação de direitos e, que cumprem medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de atuar como colaborador na Justiça Restaurativa (JR).

Organizing team

Fabiana
Grechi

Organizer
  • Angelo Telêmaco
    Marketing/Communications
  • Bruno Venancio Lopes
    Curation
  • Camila Magosso
    Curation
  • Carolina Fetchir
    Operations
  • Débora Cristina Muzel
    Curation
  • Francine Tersi
    Curation
  • Letícia Nunes
    Curation
  • Lusia Souza
    Production
  • Rafael Oliveira
    Marketing/Communications
  • Rebeca Kuntz
    Marketing/Communications
  • Rosana Bertila
    Curation
  • Sarah Maria
    Curation
  • Vania Gori
    Production