MaputoWomen
x = independently organized TED event

Theme: Showing Up

This event occurred on
December 8, 2018
8:00am - 2:00pm CAT
(UTC +2hrs)
Maputo, Maputo
Mozambique

The TEDxMaputo organization will hold the first edition of TEDxMaputoWomen 2018, a conference where diverse experiences are embraced through the sharing of innovative ideas, provoking an open and constructive dialogue around the ambition of the women and girls of Mozambique in 2018.
Under the theme of the TEDWomen 2018 international conference: Showing Up, TEDxWomen events around the world will focus on the journey of women who affirm their presence through a wide variety of initiatives, projects and lifestyles, in its generation and in the generations to come.

Embassy of the Netherlands in Mozambique
Av. Kwame Nkrumah, 324
Maputo, Maputo, 1101
Mozambique
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Maputo­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Anicha Abdul

Directora Executiva da EP Recruitment & Services
Anicha Abdul é co-fundadora e Directora Geral da EP Management and Consultancy services uma empresa com soluções em Recursos Humanos em Mocambique. Ela também é a fundadora do grupo de empresas NEESH. Também presta serviços de Contabilidade, auditoria e consultoria fiscal para PMEs. Anicha é apaixonada e ativamente envolvida no empoderamento das mulheres nos negócios em Moçambique . Iniciou recentemente o desenvolvimento de um projeto de empoderamento social das mulheres com o objetivo de envolver mais mulheres nos mega projetos e actualmente está no processo de lançamento da primeira revista de mulheres empreendedoras em Moçambique.

Benilde Mourana

Directora Executiva da Cooperativa Luana Semeia Sorrisos
Benilde Mourana é licenciada em Ciências Jurídicas pela Universidade Técnica de Moçambique, com uma pós-graduação em Desenvolvimento e Ordenamento Territorial pela Universidade Politécnica. Trabalhou com algumas organizações da Sociedade Civil e associativismo. Teve uma filha com deficiência, o que levou a que hoje seja activista social para os direitos das crianças com deficiência. É membro fundador e Directora Geral da Cooperativa Luana Semeia Sorrisos, instituição de apoio a crianças com deficiência.

Carmen Miral

Activista Social & Fundadora da Black Khakhela
Carmen Miral é licenciada em Sociologia pelo ISCTEM. Natural de Nampula, desde cedo teve a oportunidade de viajar e estar em contacto com a riqueza cultural de Moçambique. Em 2012, a sua paixão pelo cabelo e a busca por soluções naturais e acessíveis focadas no cabelo crespo motivaram o início da sua jornada, no entanto deparou-se com a falta de produtos no mercado e o preconceito generalizado. Através das redes sociais e dos produtos da sua empresa Black Khakhela, Carmen uniu o seu espírito empreendedor à força da sua voz como activista social, lutando pela representatividade cultural.

Elena Gaffurini

Directora Executiva da DEV Moçambique & Moz Innovation Lab
Elena Gaffurini é sócio-gerente da DEV Mozambique, uma empresa moçambicana de consultoria e serviços que providencia soluções empresariais ao longo da cadeia de valor alimentar, como um meio para o desenvolvimento sustentável inclusivo. É co-fundadora e diretora executiva do Moz Innovation Lab, o primeiro acelerador privado a construir um portfólio de empresas com potencial para investimento em segurança alimentar de Moçambique, tendo investimentos em soluções de economia circular, agro-processamento, hidroponia e na plataforma Agritech. Ela auto intitula-se de MOMpreneur, vivendo a diversidade e defendendo-a através da religião, continentes, cultura e cor da pele.

Mody Maleiane

PCA do Grupo ICEF
Mody Maleiane nasceu em Maputo, é mãe e avó. Actualmente frequenta o curso de Gestão de Empresas na Universidade Politécnica. É empresária e palestrante motivacional e trabalhou em várias áreas no campo empresarial tais como Moda, Cabeleireira, Banca e Acções de Responsabilidade Social. Também esteve ligada à comunicação, fazendo programas televisivos e de rádio e como promotora de eventos. Actualmente é Directora da Malecaixa e PCA do ICEF microcrédito e do GRUPO ICEF e Business Developer da Mochi investimentos. “Acredito no potencial de cada ser humano e unidos vencemos todas as conquistas”.

Sázia Sousa

Fundadora da TechnoPlus
Sázia Sousa é da cidade da Beira. Estudou Engenharia Informática e tornou-se Empreendedora em 2010 quando fundou a Technoplus, Lda, uma empresa que fornece soluções de TIC. Sazia trabalha ativamente no desenvolvimento de TIC's a nível nacional promovendo a vantagem destas ferramentas orientadas para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Tem como paixão a forma como a tecnologia está a mudar o sentido da comunicação e acredita que a Educação e a Tecnologia podem empoderar as pessoas e ser a fórmula para o desenvolvimento de África.

Selma Inocência

Coordenadora de Programas de Juventude e Liderança da ADS
Selma Inocência é consultora de comunicação e jornalista com mais de dez anos de experiência. É Coordenadora de Programas de Juventude e Liderança no think thank ADS. Foi apresentadora, repórter investigativa e editora na SOICO e especialista de media no Programa de Fortalecimento de Mídia IREX - USAID, onde treinou mais de 60 estudantes universitários. Foi Diretora de Informação na TV Miramar e como jornalista/repórter ganhou, por duas vezes, o Prémio CNN de Jornalismo Africano. Em 2017 recebeu o prémio Graça Machel Trust. É membro da rede Women in Media Network (WIMN), do Graça Machel Trust, focada nos direitos da mulher e da criança, liderança e governação.

Sheila Miquidade

Directora de Comunicação da Vale Moçambique
Sheila Miquidade é pós-graduada em Gestão de Empresas pelo ISCTEM e licenciada em Ciências da Comunicação com especialidade em Marketing e Publicidade pelo ISPU. Trabalha há mais de 20 anos em comunicação, é Gerente de Comunicação para África (Moçambique e Malawi) da Vale e empresas do corredor. Foi locutora de TV na RTK e docente universitária no ISPU. Pratica a aprendizagem contínua em desenvolvimento humano. Pratica meditação há mais de 10 anos e Raja Yoga há mais de 10 anos pela universidade espiritual Brahama Kumaris. Gosta de viajar através da leitura e para novos países.

Tina Mucavele

Guia Espiritual & Escritora
Tina Mucavele é Spiritual Life Coach, estudante e professora de transformação pessoal. Expressa a sua paixão pelo desenvolvimento pessoal através da escrita, tendo sido colunista do Jornal A Verdade, revista Essencial, revista online Alma Indika e apresentadora na rádio Pan-Africana online Badilisha Poetry. De Maputo, viveu na África do Sul, é licenciada em Serviço Social e Mestre em Estudos de Desenvolvimento. É acreditada em Desenvolvimento Pessoal e Espiritual e Spiritual Life Coaching pelo InnerVisions Institute for Spiritual Development nos Estados Unidos. Ser mãe de dois filhos foi o acto mais corajoso e criativo da sua vida.

Yuck Miranda

Actor, Performer & Terapeuta Holístico
Yuck Miranda é actor e performer de teatro. O seu contacto com as artes começou no ensino primário e desde então participou em vários cursos artísticos e venceu o prémio de literatura de Vida e Obra de Josina Machel. Colabora com a Mutumbela Gogo, participou no Festival de Bibu na Suécia e num Workshop de Dramaturgia em 2014. Em 2018 apresentou a sua obra “O Buraco” em Joanesburgo. Yuck é terapeuta holístico desde 2014, desenvolvendo o seu trabalho em Maputo, orientado para Mulheres através da meditação guiada personalizada.

Organizing team

Tagy
Bacar

Maputo, Mozambique
Organizer

Natasha
Soeiro

Maputo, Mozambique
Co-organizer
  • Celma Costa
    Operations