FCMMG
x = independently organized TED event

Theme: SER Humano

This event occurred on
November 3, 2018
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

O termo "ser humano” para muitas áreas da ciência significa o produto final do processo evolutivo dos primatas, a espécie chamada Homo sapiens. Esse triunfo evolutivo seria considerado o ser de mais alta multiplicidade, capaz de planejar o futuro, elaborar pensamentos abstratos e teorias com grande criatividade. Por ter, indiscutivelmente, tamanha complexidade de habilidades, empenha-se muito para conseguir entender a ampla trama que envolve essa espécie, cursos como a medicina, a fisioterapia, a psicologia e a enfermagem, vieram como um apoio para o conhecimento e cuidado desse ser vivo. No entanto, sabemos que nem sempre a ciência nos traz todas as respostas.

Mas não precisamos ir até a ciência para perceber a quantidade de dúvidas que cercam o Ser humano. Uma criança de 8 anos já é capaz de se questionar: “De onde vêm os bebês?” e, por mais que a resposta seja simples, as circunstâncias que a cercam nem sempre são. Esse bebê foi desejado pela mãe? Se não, o que a levou a seguir em frente? Quais são as consequências desse ato para a sua prole? Essas respostas, não podemos afirmar categoricamente e é assim que começamos a entender a necessidade de ir além do simples conhecimento fisiológico do humano e adentrar à complexidade do SER.

Aristóteles entendia que a essência do homem é ser um animal político, zoon politikon, ou seja, a capacidade de se organizar em estruturas sistematizadas físicas e regulamentadas, como as cidades, diferentemente dos outros seres vivos. Já Heidegger filosofava que a própria essência da nossa espécie estava simplesmente relacionada com o fato de existir. Com esses diversos pontos de vista, entendemos que o SER humano pode ser entendido de diversas formas. Você já parou para pensar nas facetas da sua existência e na existência do seu grupo social? Será que elas são diferentes? Ser humano também é conseguir experimentar a possibilidade de reflexão do entendimento do próprio homem. É compreender os diversos pontos de vista, como o científico e o subjetivo, com suas devidas particularidade e importâncias.

Curiosamente, questionamentos relacionados à existência humana nem sempre são valorizados na atualidade. Com a ampla divulgação de informações na mídia digital, temos cada vez mais contato com ideias já processadas e assim nossa habilidade reflexiva fica quiescente, nos deixando confortáveis com uma falsa sensação de sermos críticos. Na verdade, isso nos afasta da essência de SER humano, por isso, nada mais justo do que nos reunirmos para compartilhar reflexões e conhecimentos para despertar essa habilidade tão intrínseca do homem.

Nesse sentido, nós acreditamos que o ser humano deve ser compreendido em todas as suas esferas e em sua complexidade, o que vai além do conceito biológico desse termo.
O que é SER humano? SER humano é conseguir experimentar o entendimento do homem. É compreender suas esferas políticas, sociais, religiosas, científicas, psicológicas e espiritual e como elas interagem e influenciam o comportamento humano.

Pensando nisso, o tema será abordado de forma leve e despojada, trazendo a reflexão crítica e permitindo o imenso ganho de experiência pessoal e profissional. Serão nove palestras expositivas e apresentação de dois vídeos, que perpassarão por diversas áreas do conhecimento humano, reformulando o que, de certa forma, foi perdido nos últimos anos: a verdadeira essência de SER humano.

Para começar com o pé direito, iremos recepcioná-los com um incrível Welcome Coffee durante o processo de credenciamento, que ocorrerá de 13:30h às 14h. Além disso, iremos servir dois Coffee Break durante os intervalos do nosso evento para repor nossa energia. Nesse espaço, teremos palestrantes e ouvintes em um mesmo ambiente, proporcionando uma grande oportunidade de integração e descontração.

Participe conosco dessa experiência única e transformadora, no dia 3 de novembro, de 13:30h às 20:30h, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médicas de Minas Gerais.
TEDxFCMMG: compartilhando saberes e explorando a essência de SER humano.

Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais
Av. João Pinheiro, 161 - Centro, Belo Horizonte
Anfiteatro
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30130-170
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­F­C­M­M­G events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriano Gianturco

Adriano Gianturco é professor de Ciência Politica e coordenador do curso de Relações Internacionais do IBMEC-MG.
Adriano Gianturco é professor de Ciência Política do IBMEC-MG, coordenador do curso de Relações Internacionais, PhD pela Universidade de Genova. Autor de diversas obras como o manual “A Ciência da Política”, o livro “O empreendedorismo de Israel Kirzner” e "Ciência Política sobre Abstencionismo, votos brancos e Democracia e Desenvolvimento". É membro do Laboratório de Análise Política (LAP) da Universidade LUISS de Roma, do Comité Cientifico da Revista Acadêmica Mises, do Conselho do Ranking dos Políticos Fellow do Competere Institute e é Fellow do Centro Tocqueville-Acton. Gianturco acredita na evolução do ser humano, com os grandes feitos já alcançados e expectativas para um futuro melhor não tão distante.

Carolina Bahia

Estudante de Fisioterapia
Como uma boa mineira, é meio desconfiada no início de toda relação, mas possui um coração enorme, acompanhado de um sorriso que exalta leveza e esperança. É jovem em idade, mas experiente na diferença e na doença do “olhar social”, que não mata, mas exclui e depois fortalece. Acadêmica de Fisioterapia na FCMMG, pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para, profissional e pessoalmente, ajudar o máximo de pessoas que conseguir. Acredita que por meio da sua história - que de alguma forma atinge todas as pessoas -pretende demonstrar que "ser diferente é normal, e o normal é ser diferente".

Henrique Pitchon

Estudante de Medicina da FCMMG
Henrique não teve muitas dúvidas na hora de escolher o caminho que trilharia: sempre teve o grande sonho de ser médico. Da infância à adolescência já tinha consciência disso. O que ele descobriu só mais tarde é que para cuidar do outro se faz necessário um profundo conhecimento de si mesmo. E isso mudou tudo. Desde então, embarcou em uma jornada de auto-conhecimento que o permitiu entender quem realmente é. Ele acredita que a medicina de ponta se baseia no vasto conhecimento técnico e na boa relação médico-paciente, mas também depende de algo mais: entender a essência do ser humano.

Luciana Dadalto

Advogada e especialista em Testamento Vital
Meia mineira, meia capixaba, filha de médicos, casada com um beatlemaníaco e mãe do Benja. É doutora pela UFMG, Mestre pela PUCMinas, advogada e administradora do portal "Testamento Vital" Pesquisa sobre assuntos voltados à autonomia de morrer, em especial, sobre o testamento vital. Acredita que a morte é o que nos une.

Luiz Gabriel - Sr Gentileza

Criador da ONG "Pontinho de Luz"
Luiz Gabriel é conhecido como Sr. Gentileza. De vendedor ambulante a indicado ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 2018. É autor de varias livros na área das relações humanas. Inspirado nos ideais de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, fundou a Empresa Social “Pontinho de Luz”, por meio da qual perpetua a gentileza pelas ações sociais, treinamentos e palestras que realiza. Compartilha a ideia de que é possível transformar o redor quando optamos por mudar nós mesmos.

Paula Távora

Médica Patologista Clínica e Professora da FCMMG
Nascida e criada em BH, filha de pais jovens e única mulher dentre seus três irmãos. É casada há 36 anos, deu luz à duas meninas e morou nos Estados Unidos, na África do Sul e na Inglaterra. É graduada em Medicina pela FCMMG, Mestre em Imunologia Celular e especialista em Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clinica. Além disso, é a criadora do projeto social de adoção e inclusão social de atletas: Nucleo Esportivo Ju Germani - ABESC, em memória a sua filha. Fundou, também, duas empresas no setor de saúde que promovem serviços em medicina preventiva. Paula acredita na busca contínua da felicidade em união com o amor da família e dos amigos na perseverança e esperança de “besourar”.

Sara e Nina

Artistas e cantoras
Sara e Nina são duas cantoras e atrizes que fazem arte como veículo de transformação. Sara é bacharel em letras pela UFRJ e formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, Nina é bacharel em artes cênicas pela UNB e formada em balé clássico e canto erudito. Construíram juntas um histórico de atuação artística/musical engajado e em diálogo com questões de gênero e sexualidade. Apresentam-se em shows de música como dupla desde 2014 e preparam agora o primeiro disco a ser lançado no início de 2019. O trabalho da dupla cria reflexão social e conscientização das potências humanas com plena liberdade. Elas primam por empatia para erradicar as intolerâncias.

Sérgio Pena

Médico-geneticista, com Ph.D. em Genética
Sérgio D.J. Pena é médico-geneticista, com Ph.D. em Genética Humana pela Universidade de Manitoba, no Canadá. É Professor Titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da UFMG. É presidente do GENE - Núcleo de Genética Médica e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Suas publicações incluem sete livros e cerca de 300 artigos científicos. Sérgio acredita que o mundo exterior, o meio ambiente e nossa história de vida influenciam epigeneticamente nosso genoma, determinando o porquê de sermos quem somos.

Sofia Bauer

Médica Psiquiatra e especialista em Psicologia Positiva
Médica psiquiatra e autora de 10 livros nas áreas de Psiquiatria, Hipnoterapia e Psicologia Positiva e formada pela UFMG em 1983. Se especializou em psicanálise pelo IEPSI, Hipnoterapia Ericksoniana pelo Milton Erickson Foundation e Psicologia Positiva por Tal Ben-Shahar, Barbara Fredrickson. Além disso, estuda Neurociência e Meditação com Jon kabat-Zinn, Deepak Chopra. Clinica na Clínica Sofia Bauer e ministra cursos de Psicologia Positiva, Neurociência, Meditação e Hipnoterapia em todo o Brasil e Portugal, e a distância. Acredita que existem caminhos para melhorar a qualidade de vida e sua missão é propagar a saúde para as pessoas serem mais felizes.

Organizing team

João Vitor
Innecco Areas

Belo horizonte, Brazil
Organizer

Gabriela
Bragança

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer
  • Aline Arantes
    Curation
  • Beatriz Andrade
    Marketing/Communications
  • Chiara Menezes Greco
    Team member
  • Gabriel Morais
    Partnerships/Sponsorship
  • Gabriela Picchioni
    Marketing/Communications
  • Helena Alvarenga
    Marketing/Communications
  • Henrique Morato
    Team member
  • Isabela Arêas
    Team member
  • Isabelle Silvestre
    Curation
  • Julia de Lima Carvalho
    Production
  • Júlia Barroso Chiari
    Production
  • Karina Boson
    Production
  • Luana Corrêa
    Curation
  • Lucas Pádua
    Team member
  • Luciana Monteiro Gontijo
    Production
  • Luiza Piuzana
    Partnerships/Sponsorship
  • Maria Clara Campos
    Team member
  • Mariana Pena
    Team member
  • Mateus Aleixo
    Curation
  • Matheus Ramos
    Partnerships/Sponsorship
  • Pedro Innecco
    Team member
  • Tamirís Nascimento
    Team member
  • Ursula Costa
    Marketing/Communications