Campinas
x = independently organized TED event

Theme: Aqui tem gente

This event occurred on
April 6, 2019
Campinas, São Paulo
Brazil

O que há em comum entre todas as histórias do mundo?
A todo momento, em todos os lugares, nascem histórias.
Aventuras, lendas, romances.
Todas começam com um "Era uma vez..."
Mas daí vem um "de repente."
E "até que um dia", se torna urgente.
Cada uma dessas histórias traz sonhos, amores e medos.
Todos diferentes.
No entanto, há algo em comum entre todas elas.
Por trás de cada uma existe sempre alguém.
Eu, você, nós.
Mas sendo forte e verdadeira, toda história dura fica e floresce.
E deixa a certeza de que aqui... tem gente.

Teatro Municipal José Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide
Campinas, São Paulo, 13035350
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Campinas events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cris Bartis

Comunicadora
Casada, mãe da Tatá e do Amós, é facilmente denunciada por seu sotaque mineiro. Abraça pessoas e causas. Atuou como criativa em agências de publicidade por mais de 10 anos e criou em 2012 o Podcast Mamilos - Jornalismo de peito aberto: um programa semanal de “rádio na web”, co-produzido com Juliana Wallauer, que atrai uma audiência de 140 mil ouvintes a cada episódio. O objetivo é levar mais empatia, respeito, bom humor e tolerância ao debate das notícias.

Guilherme Bara

Consultor de Diversidade e Inclusão
Protagonista de uma trajetória tão exitosa quanto improvável, Guilherme Bara foi de atleta paralímpico a executivo de multinacional. Cego desde os 15 anos em virtude de uma retinose pigmentar, graduou-se em Administração, fez MBA e chefiou o Gabinete da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Atualmente, é Consultor de Diversidade e Inclusão, auxiliando empresas e pessoas a construírem ambientes de trabalho mais respeitosos e inclusivos.

João Arruda

Músico
Nascido em Campinas, o músico, cantor, percussionista, violeiro, produtor fonográfico e sonhador é considerado um artista múltiplo e inquieto. João Arruda é comprometido com a valorização e com a recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como a de outros países. Participa da gestão coletiva do Centro Cultural Casarão e também integra os grupos Catavento, Chasky, Flautins Matuá. Sua trajetória musical inclui turnês pelo Brasil e pelo exterior.

José Bueno

Arquiteto social
Pai de Danilo e Daniel, avô de Tereza. Tocador de pandeiro e de violão. Arquiteto e Urbanista formado pela FAU/USP. Mestre na arte marcial japonesa Aikido e fundador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. José Bueno promove intervenções como "Arquiteto Social" por meio de experiências criativas e sensoriais, que visam a transformação pessoal, social e urbana.

Juliano Viana

Cientista da Computação
Desde que aprendeu a programar aos 12 anos de idade em um computador emprestado, Juliano Viana apaixonou-se pelas infinitas possibilidades que essas máquinas criavam. Como torná-las mais simples e, ao mesmo tempo, fazê-las resolver problemas cada vez mais complexos? Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG e CTO da Kunumi, ele tem focado seu trabalho na aplicação de Inteligência Artificial em diversas áreas do conhecimento humano.

Kamel Zinou

Estudante
Nascido e crescido em Alepo, a maior cidade da Síria, Kamel se viu obrigado a deixar seu país por causa da guerra. Desembarcou em Campinas com os pais e as irmãs em 2014. Mesmo sem falar português, passou na prova de transferência na Unicamp para dar continuidade à graduação em Engenharia Elétrica. Aos 24 anos, deseja tempos de paz e se vê, no futuro, trabalhando como engenheiro no Brasil.

Lourdes Alves

Psicóloga
Graduada em Psicologia, atuou como Terapeuta, Diretora de Creche, Orientadora Educacional, na formação de professores e no fomento de projetos sociais. Facilitadora de processos de ensino e aprendizagem e professora e conselheira na Associação Palas Athena, é fundadora da consultoria Bom Diálogo, especializada em criar e realizar atividades e eventos vivos, dialogados, interativos e transformadores.

Luanna Teofillo

Mestre em Linguística
Mestre em Linguística pela Universidade Sorbonne Nouvelle e fundadora da Doorbell Ventures, Luanna Teofillo é criadora do Painel BAP: o primeiro painel afrobrasileiro de consumidores. Polímata, divide seus dias entre o desenvolvimento de produtos digitais e tecnológicos, linguística, macroeconomia, estudos africanos e da diáspora. Há 10 anos é editora do blog Efigenias e criadora das experiências digitais Samba Abstrato e MyONLYBlackFriend.

Luccas Soares

Músico
Foi no Jardim Florence I, um dos bairros mais antigos da região Noroeste de Campinas, onde Luccas nasceu, cresceu e teve o primeiro contato com a música. Autodidata, ele aprendeu sozinho a tocar teclado. Há 18 anos, fundou o Instituto Anelo: ONG que leva música e educação às crianças da região e por onde já passaram mais de 3.800 alunos. Desde 2015, ele lidera a parceria com o Arcevia Jazz Feast, possibilitando, assim, a participação de alunos no festival realizado anualmente na Itália.

Maria Pennachin

Estudante
Estimulada pela família desde pequena a colocar as mãos na terra e a interagir com seu "ecossistema" particular - o quintal de sua casa -, Maria tornou-se curiosa por natureza. Foi no laboratório do Colégio Estadual Culto a Ciência, em Campinas, onde a estudante de 16 anos criou seu primeiro projeto ambiental: o BioCanudo - um canudo biodegradável e comestível, que pode ser descartado sem prejudicar o meio ambiente. Neste ano, o projeto será apresentado em uma feira internacional nos Emirados Árabes.

Não Recomendados

Grupo Musical
Com a vontade de transformar, questionar e provocar os padrões comportamentais da sociedade, Caio Prado, Daniel Chaudon e Diego Moraes uniram-se como músicos, autores e intérpretes no projeto Não Recomendados. Nos palcos, manifestam um grito de liberdade, apresentando a arte como forma combativa às forças machistas, racistas e homofóbicas. Suas inspirações vão de Secos & Molhados a Gilberto Gil, passando por Chico Buarque, Cazuza, Dzi Croquettes e pagode dos anos 90.

Paula Mariane

Fotojornalista
Aos 21 anos de idade, Paula Mariane garante que se encontrou na fotografia ainda na pré-adolescência. Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, ela é idealizadora de "Laços de Honra - O outro lado do Exército" - projeto inédito que documenta a trajetória do oficial combatente do Exército Brasileiro. Em 2016, teve duas fotos selecionadas entre as 50 melhores na categoria 'Retrato' do Sony World Photography Awards; em 2018, como fotojornalista, cobriu por quatro meses a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Pedro Pacífico

Advogado
Como tantos de nós, Pedro teve seus altos e baixos como leitor até decidir enxergar a leitura como um hábito diário que merece ser compartilhado. Hoje, o advogado formado pela USP é responsável pelo Book.ster - um dos maiores perfis brasileiros do Instagram dedicado à literatura. Ali, mais de 87 mil seguidores acompanham diariamente dicas, resenhas e comentários sobre suas experiências como leitor. Além das redes sociais, Pedro tem também um site e um canal no YouTube.

Stephen Little

Físico
Irlandês radicado no Brasil, físico e budista ordenado, Stephen Little é especialista em Atenção Plena (Mindfulness), formado no método “Breathworks”, na Inglaterra. Há mais de 20 anos, dedica-se a trabalhos de pesquisa e consultoria na área. É também professor da The School of Life Brasil desde sua fundação em 2013. Como voluntário, ensina Mindfulness para pacientes com HIV no Hospital Emílio Ribas em São Paulo.

Varlei Xavier

Palhaço
Iniciou sua vida profissional como inspetor de alunos. Formou-se em Letras e em Teatro, atuou na educação pública, particular, no terceiro setor. Ao longo de 20 anos de carreira, Varlei vem buscando gerar impacto positivo no mundo ao acreditar na educação pelo encantamento. Assim, impacta crianças e jovens com projetos nas áreas de Literatura, Teatro Estudantil, Aprendizagem Autodirigida. É criador da Metodologia Palhaço Aprende, que transporta a linguagem do palhaço às salas de aula.

Organizing team

Mario
Gioto

Campinas, Brazil
Organizer

Daniel
Cobianchi

Campinas, Brazil
Co-organizer
  • Ana Marin
    Operations
  • Carolina Kia
    Operations
  • Paloma Domingues
    Operations