Laçador
x = independently organized TED event

Theme: À Flor da Pele

This event occurred on
May 18, 2019
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Cesmar
Estrada Antonio Severino, 1493 – Rubem Berta
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91.250-330
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Laçador events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

AD Junior

Formado no Instituto SAE (School of Audio Engineering) em Cross Media Production and Publishing e Literatura Inglesa Conversação e Cultura pela Universidade da Califórnia - UC Irvine, Ad Junior é gerente de marketing online, influenciador digital e ativista. Casado há dez anos, mora em Hamburgo, na Alemanha e dá palestras, além de prestar consultoria para empresas no Brasil e na Europa sobre questões relacionadas ao racismo estrutural. Ad criou uma plataforma de educação voltada ao público afro-brasileiro e tem o sonho de fazê-la chegar a todos os lugares, desde alunos até professores e pessoas que queiram aprender sobre a luta antirracista. Ama estudar e pesquisar questões ligadas à Sociologia, à Antropologia e à Ciência no Combate ao Racismo Estrutural, assim como dividir e adquirir conhecimentos com as pessoas.

Adriana Garcia

Jornalista, mãe de duas meninas, correspondente internacional e professora por mais de 20 anos, Adriana Garcia já trabalhou na Reuters Brasil e EUA, estudou inovação e liderança em jornalismo na Universidade de Stanford e hoje é Diretora de Operações sob Projor, Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo. Adriana é cofundadora do projeto LabCOLab que tem como foco a educação cocriada para crianças e jovens. Liderou o projeto Comprova, em 2018, iniciativa que contou com mais de 24 veículos de comunicação, tendo como objetivo combater a desinformação na campanha presidencial. A jornalista acredita na criatividade, afeto e relações humanas genuínas como habilidades-chave para lidar com complexidades do presente e do futuro.

Anaadi

Em 2013, a gaúcha Anaadi se destacou no programa The Voice Brasil e, desde então, não parou de conquistar cada vez mais espaço. Vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2018, é uma cantora, compositora e locutora apaixonada pela música e pelo seu poder de levar uma mensagem de amor, consciência e evolução para quem a escuta. Em sua turnê ANAADI NOTURNO, a cantora já passou e ainda irá passar por diversos estados do Brasil, assim como dos Estados Unidos, onde já cantou em Nova Iorque e Nova Orleans.

Carol Santos

Advocate of women rights and women with disabilities rights

Coral da PUCRS

Sua primeira apresentação oficial foi em 30 de outubro de 1956. A partir de então, o Coral da PUCRS desenvolveu uma trajetória de muitas conquistas, realizando inúmeras apresentações, com shows ao lado de artistas como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Renato Borghetti, entre outros. Dentre as apresentações mais recentes do Coral da PUCRS, destacam-se o show com a banda The Rolling Stones, o Concerto Internacional com Harvard-Radcliffe Collegium Musicum, além de eventos e concertos do repertório anual. Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades. Em 2019, foi sancionada pelo governador a Lei 169/2016 que estabelece que o Coral da PUCRS é de “Relevante interesse para a arte e cultura do Estado”. Atualmente o grupo faz parte do Instituto de Cultura da Universidade e conta com a regência do maestro Marcio Buzatto.

Cristal

Cristal nasceu poesia em junho de 2002. Começou suas intervenções poéticas escrevendo versos no Orkut, sempre manifestando de diversas maneiras seu amor pela escrita. Em 2017, foi finalista do Slam Peleia na Primeira Final Gaúcha de Slam, e representou o Rio Grande do Sul no Slam BR - Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. Participou da abertura da FestiPoa Literária 2018, onde homenageou a escritora Conceição Evaristo e a filósofa Djamila Ribeiro. Foi artista convidada no sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia, importante referência negra do estado do Rio Grande do Sul e recitou poesia autoral em um projeto realizado pela Casa de Cinema de Porto Alegre para a campanha internacional “Cut it out - Filmes contra a censura”, do Goethe-Institut. Atuou no videoclipe da banda Tagua Tagua e lançou um livro independente, "Quando o Caso Escurece", com poesias autorais e inéditas.

Fernanda Vial Costa

Psicóloga e psicanalista, Fernanda Vial Costa diz que escutar pessoas é o que a deixa feliz. É uma das analistas responsáveis por iniciar o coletivo Psicanálise na Praça, de Porto Alegre, trabalho iniciado no ano de 2018, e que marcou a Praça da Alfândega como um novo espaço de escuta analítica na cidade. Através do coletivo, Fernanda tem como intuito democratizar a Psicanálise, levando essa escuta para mais pessoas que tenham o desejo de se encontrar com ela. Fernanda acredita que esse encontro é potente, pois é o encontro com a subjetividade de cada um, algo tão ameaçado nos nossos dias. Com este trabalho, aposta na possibilidade do resgate de sujeitos autônomos, críticos e desejantes. Ela quer seguir estudando e trabalhando para aprender cada vez mais (afinar a escuta) e criar lugares a serem ocupados pelo pensamento e as subjetividades. Fernanda considera a Psicanálise um importante dispositivo de transformação pessoal e, portanto, social.

Gabriela Loran

Gabriela Loran foi a primeira atriz trans de Malhação, além de modelo, youtuber, DJ, transfeminista e bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade Casa de Artes de Laranjeiras. Tornando-se um símbolo de representatividade, Gabriela pretende continuar atuando e tocando as pessoas com a sua arte. Ela vê na sua carreira uma maneira de mostrar sua identidade e conquistar cada vez mais espaço e respeito para muitas outras mulheres trans que, assim como ela, precisam ser ouvidas.

Jeni Shih

Executiva de Soluções Cognitivas na IBM para a América Latina, graduada em Ciências da Computação pela PUC-SP, Jeni Shih é geek assumida e superfã de Star Wars. Jeni adora tudo o que é associado a tecnologia e inovação, principalmente quando aplicado à evolução do ser humano e comunidades sociais. Engajada em iniciativas sociais focadas em desenvolvimento humano através da tecnologia, participa de projetos voltados para a educação infantil e de idosos assim como de iniciativas e discussões sobre diversidade e inclusão. Trabalhando na IBM desde 1998, liderou durante 6 anos a comunidade LGBT e mais recentemente está liderando a evolução da Inteligência Artificial com o IBM Watson. Além de executiva da IBM, também é mãe da Aurora, uma shitzu e de seus irmãos, os peixes Kinguios, um casal de calopsitas e outro de canários.

Jorge Audy

Professor na politécnica da PUCRS, Jorge Audy tenta disseminar boas práticas para que as pessoas sempre possam ter planos e sonhar com uma vida melhor. Está sempre focado no seu entorno e priorizando sua rede e cidade. Agregador, busca estar, sempre que possível, à disposição para conversar, debater e ajudar. Jorge é graduado em análise de sistemas e tem mestrado em gestão da informação (ambos pela PUCRS). Entusiasta dos métodos ágeis, é também blogueiro desde 2012, com mais de 1400 posts, três livros editados, um jogo, variadas técnicas e alguns workshops autorais, ele se considera viciado em comunidade, sugerir e oportunizar networking, contribuir em sociedade e compartilhar coisas boas para as pessoas.

Larisse Moraes

Um mundo com mais justiça e empatia: esse é o sonho de Larisse Moraes, que busca uma forma de transformá-lo em realidade utilizando a educação como principal ferramenta. Estudante de Pedagogia, mãe solo do Thiago, professora da rede pública de ensino na periferia de Porto Alegre, ela dedica seus dias à educação de crianças e jovens. Larisse é coordenadora do projeto "Afroativos - solte o cabelo, prenda o preconceito", que busca conscientizar, empoderar e transformar a vida de crianças e jovens. O projeto já tem mais de 100 alunos envolvidos. Desde 2017, ela vem impactando positivamente a vida desses jovens, contando com a ajuda de parceiros e voluntários e expandindo o projeto para além da sala de aula.

Lucia Pellanda

Desde os 4 anos de idade Lucia já sabia o que queria ser: doutora de congresso. Inventou uma profissão que traduzia a busca e o compartilhamento de conhecimento, dois fatores que ainda a impulsionam. Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, médica cardiologista pediátrica e professora. Na faculdade de Medicina, encontrou uma paixão logo no primeiro ano, a disciplina de Metodologia Científica da qual hoje é professora. Uma das suas preocupações sempre foi a questão da equidade de oportunidades para as mulheres. Ela defende a gestão colaborativa e participativa, o que vem provocando mudanças importantes na universidade. Com base em inúmeros estudos da área da gestão, da antropologia e até mesmo da biologia, é possível, segundo ela, observar que a cooperação leva muito mais longe do que a competição.

Mari Cogswell

Mari Cogswell é gestadora de diálogos, mentora de líderes, com uma abordagem especial para liderança feminina e se dedica a conversas que incluam o que verdadeiramente importa. Para que as redes de construção de sentido sejam de todos para todos. Olha para o “gap” feminino na civilização e, portanto, na humanidade. Está para incluir afetos com inteligência e assim, diminuir distâncias entre diferenças, com a condição de que a diferença seja honrada no lugar da singularidade que distingue, amplia e muitas vezes traz e sustenta a mudança. Foi organizadora e curadora do TEDxDaLuz, é criadora dos processos de aprendizagem: Jornada Heroína, Mulheres na Polis, Caminhos com Sentido e Diálogos no Centro dos Negócios.

Maria Vitória Valoto

A primeira mulher a participar três vezes consecutivas da maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF, e a única pessoa da América Latina a participar da Google Science Fair na sede da Google Corporation. Estagiária de pesquisa em universidades de Londrina desde os 14 anos, Maria Vitória Valoto acumula uma longa lista de experiências científicas, tudo isso com apenas 18 anos. Já ganhou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, trabalha com o desenvolvimento de um tratamento alternativo para candidíase a partir de uma bactéria que encontrou em uma laranja. Maria Vitória sonha em receber um Prêmio Nobel e, para além disso, ser reconhecida e citada em livros como uma mulher que, a partir do seu trabalho, descobriu novos feitos científicos e entrou para a história.

Morena Mariah

Morena Mariah escolheu as favelas do Rio para deixar seu legado e vê a favela não como um problema, mas sim como a solução. Apaixonada pela troca de conhecimentos e saberes, trabalha como estrategista de comunicação com ênfase em vídeos. É graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, UFF, e coordenadora pedagógica do GATOMídia, um espaço de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negros e de espaços populares no Complexo do Alemão, e criadora do projeto Afrofuturo. Morena tem como principal foco ser um exemplo para as meninas e mulheres da favela onde vive. Ela sonha com um mundo onde as crianças possam ter outras perspectivas de futuro para além das que são apresentadas para o povo preto.

Orquestra Pequena Casa da Criança

A Pequena Casa da Criança, instituição sem fins lucrativos fundada em 1956 em Porto Alegre/RS, disponibiliza gratuitamente diversos serviços e projetos na área da educação e assistência social, atendendo em média 600 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos. Em 2016 teve início o projeto Grupo de Flautistas e, em 2018, a Pequena Casa da Criança iniciou o projeto “Semeando Música, construindo paz e cidadania” apoiado pelo Criança Esperança. O projeto de música beneficia 133 crianças no total, adolescentes e jovens, com aulas gratuitas de flautas, violino, viola, violoncelo, violão, percussão e canto. Conforme o desenvolvimento e desempenho de cada aluno, eles migram para compor o grupo musical principal, a Orquestra Pequena Casa da Criança, composta por 30 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos de idade da Vila Maria da Conceição em Porto Alegre.

Rafa Rafuagi

Rafa Rafuagi é músico e já fez parcerias musicais com artistas como Daniel Drexler, Frank Jorge e Emicida. Faz parte do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas (He For She) da ONU Mulheres. É Consultor de Mobilização e Articulação Social do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e articulador da cultura do hip-hop no estado, no Brasil e na América Latina. Sua meta de vida para os próximos 10 anos é dialogar, através de um trabalho de rede, com metade do continente da América do Sul, em torno de 300 milhões de pessoas, sensibilizando e gerando consciência para um mundo de solidariedade e de crescimento coletivo. Rafa é técnico em propaganda e cursa Comunicação Social, ambos na ULBRA, mas suas maiores vivências aconteceram nas mais de 300 cidades periféricas que visitou durante seus 17 anos de atuação na Cultura Hip-Hop, 15 deles em sua carreira com o grupo Rafuagi.

Reinaldo Bulgarelli

Com 40 anos de história, Reinaldo Bulgarelli é consultor de diversidade com foco em grandes organizações. Como secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, ele contribui para que o ambiente empresarial seja mais inclusivo, respeitoso, aberto, seguro para todas as pessoas; todas mesmo. Reinaldo compartilhou conosco uma frase de Eleonor Roosevelt, que vale a reflexão: "Onde, afinal de contas, começam os direitos humanos? Em pequenos lugares, próximos de casa - tão próximos e tão pequenos que não podem ser vistos em quaisquer mapas do mundo. [...] A não ser que estes direitos possuam sentido lá, eles possuem pouco sentido em qualquer lugar. Sem a ação preocupada de cidadãos a fim de mantê-los próximos de casa, não haverá progresso no mundo maior."

Winnie Bueno

Neta da Dona Tuli e filha da Sandrali, Winnie Bueno dedica seus estudos à temática de raça, gênero, sexualidade e teoria crítica do Direito, além de se aprofundar no pensamento feminista negro, focando na obra de Patricia Hill Collins. Winnie tem textos publicados em sua página do Medium e também participou da organização do livro "Tem Saída? Ensaios Críticos Sobre o Brasil", em conjunto com outras 25 mulheres. Tem como uma de suas principais aspirações impulsionar projetos políticos de emancipação e autonomia para mulheres e jovens negras. Winnie é formada em Direito pela UFPel onde atualmente é estudante de pós-graduação.

Organizing team

Ana
Goelzer

Porto Alegre, Rs, Brazil
Organizer

Claudia
Sander

Porto Alegre, RS, Brazil
Co-organizer