PedraDoSal
x = independently organized TED event

Theme: Evolução e (a)diversidade

This event occurred on
November 29, 2018
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

A Pedra do Sal é um dos principais patrimônios históricos culturais do Rio de Janeiro. Localizado na zona portuária foi uma das portas de entrada da população negra na cidade, seja na condição de escravos, trazidos pelos navios negreiros em meados do século 18, ou alforriados, oriundos de outros locais do Brasil em busca de oportunidades de trabalho, no final do século 19. Nessa época, ficou conhecida como local de chegada, recepção e ajuda, proporcionada pela comunidade negra já estabelecida, que oferecia abrigo, alimentação e roupas até conseguirem trabalho.
A Pedra do Sal nos conta uma história de luta contra as dificuldades trazidas pela segregação, pelo preconceito e pela pobreza, que foram enfrentadas com união, com solidariedade e com o compartilhamento de experiências e ideias.
Nesse sentido, o TEDxPedraDoSal também quer compartilhar experiências ligadas a economia solidária, cooperativismo popular, negócios sociais, movimentos culturais e tecnológicos, que possibilitam o enfrentamento das dificuldades atuais – marcas desse passado presente – por pessoas do Rio de Janeiro.

Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 20081-240
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Pedra­Do­Sal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Claudia Neves

Artesã

Belísia Nunes

Artesã

Cyntia Matos

Educadora

Daniel Morais

Gestor de ONG
É formado em administração de empresas pela USP. Após 3 anos de experiência no mercado financeiro, tornou-se empreendedor. É fundador do Atados, plataforma que conecta pessoas interessadas em ser voluntárias com demandas de instituições e já conectou mais de 100 mil voluntários. Cofundador do Abraço Cultural, escola de idiomas e cultura em que refugiados são professores, gerando renda para refugiados. Criou o movimento do Dia das Boas Ações, que engajou mais de 30 mil voluntários no Brasil e é o criador da metodologia Make Thinking, que tem como proposta tirar projetos do papel. Foi premiado com o Prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, Visão de Sucesso da Endeavor e Romney Awards, da Points of Light.

Marcele Porto

Empresária
Apaixonada pelo RJ, cervejas e gente, Marcele Porto tem 36 anos, iniciou a carreira na área de vendas, migrou para o setor financeiro e atuou como Consultora de Projetos antes de virar empreendedora. Fundou em 2013 o Beers Five, primeiro Hostel temático de cerveja do RJ. Atualmente é professora, palestrante e uma entusiasta do empreendedorismo feminino. Formada em ADM com MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças na FGV e MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo na UFF. Autodidata em Comunicação e Marketing. 1º lugar do Prêmio Citi Jovens Microempreendedores 2016/2017. Idealizadora do Juntas Somos+, para fortalecimento do empreendedorismo feminino. Mentora Negócios Sociais da ONG Asplande e grupo Mulheres do Brasil. Voluntária do Cluster de Turismo do projeto JuntospeloRio. Voluntária do Programa Shell Iniciativa Jovem. Representante do Brasil no V Encontro Latino Americano de Microempresas Citi-México 2017. Finalista Prêmio Grandes Mulheres 2017 realizado pela PEGN e Facebook.

Maria Candida Torres

Professora e empresária
Mestre em Pesquisa Operacional pelo IME e Engenheira Industrial pelo CEFET. Autora de dez livros no Brasil e um no exterior. Fez revisão técnica do livro de processos da série Harvard Business Essentials. Autora do curso a distância de BSC pela FGVOnline. Coach nível Senior pelo ICI – em certificação pelo ICF. Consultora com experiência em grandes empresas, como: Fedex, Bunge, DHL, Marinha do Brasil, Casa de Saúde São José, Sistema Jangadeiro, Casa da Moeda, CSN, Sistema Firjan, Sesi, Senai, Via Urbana, Via Máxima, UNIMED Rio, UNIMED Fortaleza, dentre outras. Empreendedora da Educação. Sócia do mariatorres.com e bookstrar.com.br. Montou e coordenou a Incubadora de Negócios do IBMEC. Professora convidada do Programa do FGV Management das disciplinas Gestão Estratégica, Empreendedorismo e Plano de Negócios. É coordenadora do curso de Analista de processos da FGV. Ganhou 9 prêmios consecutivos pela FGV como melhor professora de Estratégia e faz parte do Quadro de Honra da FGV.

Maria Regina Fontes

Artesã

Patricia Pereira

Empreendedora

Tássia di Carvalho

Jornalista
Tássia di Carvalho é graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de possuir MBA em Mídias Sociais e especialização em marketing digital e Cultura Contemporânea. Criou a Agência Is em junho de 2016, assim que saiu do Jornal O Dia, aonde era colunista e repórter. No periódico, ela cobria o lado positivo de favelas e periferias e percebeu um nicho em que poderia atuar, ajudando os pequenos projetos que inseria nas páginas da publicação. Em pouco tempo, viu que a demanda na área de comunicação era necessidade em diversas organizações do terceiro setor e de ações de impacto social. Prestes a completar dois anos, a Is já contabiliza mais de 30 clientes, desde os pequenos projetos que ela queria ajudar até grandes organizações de renome internacional como British Council, BrazilFoundation, Favela Mundo e FLUP.

Tati Brandão

Consultora

Vânia Neves

Diretora TI

Organizing team

Dayse
Valença

Rio de Janeiro, Brazil
Organizer

Luciana
Duarte

Co-organizer
  • CAROLINA WIST
    Curation