Lamego
x = independently organized TED event

Theme: Lamego: "pequenas ações, grandes mudanças"

This event occurred on
October 6, 2018
Lamego, Viseu
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Teatro Ribeiro Conceição
Largo Camões
Lamego, Viseu, 5100-211
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Lamego events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Catarina Canelas

Journalist
Catarina Canelas nasceu em Lamego, estudou Comunicação Social na Universidade do Minho e iniciou-se no jornalismo em 2003, na TVI. Em 2005, a curiosidade pelo Oriente levou-a até Macau, onde foi jornalista na TDM - Rádio Macau durante quase três anos. Durante esta estada pela Ásia fez também reportagem na Malásia e viajou pela China, Birmânia, Tailândia, Singapura, Índia e Japão. De regresso a Portugal, voltou a trabalhar para a TVI, sobretudo em temas de relevância social e tem-se dedicado também à grande reportagem. É autora de «Um Lar Debaixo da Ponte», premiado com menção honrosa pela AMI, «A Senhora Dança?» e, recentemente, «O Lugar Onde Eu Fiquei», «O Renascer das cinzas», «É Como Se a Mãe Descesse à Terra» e «O Renascer das Cinzas – Um Ano Depois». Publicou ainda em 2017 o livro “A hora da partida” e é professora convidada no ISTE-IUL.

Daniel Freitas

Politic
Daniel Freitas é adjunto do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente da CMP. Estudou no Colégio da Imaculada Conceição e no Colégio de Lamego. Iniciou a sua formação superior em 2009, referenciado como o melhor aluno do país. Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Informática na FEUP. Durante o seu percurso académico desempenhou diversas funções de representação no ensino superior nomeadamente como Presidente da FAP, Presidente da AE FEUP, membro do Conselho Geral da UP, membro do Conselho Coordenador do Ensino Superior, membro do Conselho Municipal de Juventude e do Conselho Municipal de Educação do Porto. Foi distinguido em 2017 com o Prémio de Cidadania Ativa da UP na Vertente Pedagógica e em 2009 arrecadou o Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto. Em 2016 ganhou a 1ª edição do Prémio ‘Mais Ideias Sustentáveis’ da FEUP, tendo nesse mesmo ano sido bolseiro na XIV Edição do Programa Jovens Líderes Ibero-americanos da Fundación Carolina de Espanha.

Francisco Taveira Pinto

Researcher
Francisco Taveira Pinto é professor catedrático da FEUP. Atualmente é Diretor da Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, Diretor do Laboratório de Hidráulica e Presidente da Direção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil. É ainda investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto. Foi Chair da Comissão de Engenharia Marítima da International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR), Presidente da Comissão Diretiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e Coordenador da Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da Ordem dos Engenheiros. Tem experiência de quase 30 anos de trabalho na área da Hidráulica, através de orientações de mestrados e doutoramentos e participação em vários projetos nacionais e internacionais, conferindo-lhe uma visão global dos principais problemas da água e da sua relação com as alterações climáticas.

João Gama

Researcher
João Gama é professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É investigador, vice-diretor do LIAAD, INESC TEC e membro sénior do IEEE. Trabalhou em vários projectos nacionais e europeus sobre sistemas de aprendizagem incremental e adaptativa, descoberta de conhecimento em tempo real, e aprendizagem de dados massivos e estruturados. Foi presidente de diversas conferências na sua área de investigação, publicou mais de 250 "papers" e pertence ao conselho editorial de diversas revistas de alto impacto. É autor ainda de vários livros em "data mining" bem como da monografia sobre descoberta de conhecimento a partir de fluxos de dados. Ao longo do seu percurso supervisionou mais de 15 estudantes de doutoramento e 50 alunos de mestrado.

João Pedro Fonseca

Artist
João Pedro Fonseca licenciou-se em pintura na FBAUL. Conta com um percurso multidisciplinar, tendo já exposto em diversas cidades, destacando: Montpellier, Lisboa, São Paulo, Cidade do México e Maiorca. Trabalhou a cenografia, o vídeo e a instalação da ópera "L'Isola Disabitata", das peças: "A Grande Vaga de Frio e a "A Morte de um Caixeiro Viajante" com encenação de Carlos Pimenta, "Sócrates Tem De Morrer" de Mickael de Oliveira e a peça de dança "Fraternidade" de Miguel Moreira. Com uma forte ligação à música contemporânea já colaborou, a nível live visual, artes gráficas e vídeo, com: Mr. Herbert Quain, nial, I, Alexander, Francis Dale, 2jack4u, Burgueses Famintos, BALTRA, RA, Mike el Nite, e Marvel Lima. É criador e director da ZONA - Lamego e artista visual do festival de musica moderna ZigurFest. Actualmente está a trabalhar nas óperas "A Voz Humana" e "O Castelo do Barba Azul" e foi um dos artistas emergentes selecionados na revista Portuguese Emerging Art 2018.

José Coelho Rebelo

Military
O Brigadeiro-General José Coelho Rebelo, ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, destacando-se o Centro de Instrução de Operações Especiais, o Regimento de Infantaria Nº 13, o Comando do Pessoal e a Zona Militar da Madeira. Promovido a Brigadeiro-General em 24 de Novembro de 2017, foi nomeado para o cargo de Comandante da Brigada de Reação Rápida. No âmbito internacional, entre outros, exerceu o cargo de Chefe da Secção de Procedimentos Operacionais da Repartição de Operações no Estado-Maior da Euro Força Operacional Rápida (EUROFOR) em Florença / Itália, tendo participado em 2003 na operação CONCÓRDIA, na Antiga República Jugoslava da Macedónia. No Teatro de Operações do Afeganistão, exerceu o Cargo de Comandante da OMLT para a KCD. Da sua folha de serviço constam diversos louvores e condecorações nacionais e estrangeiras.

Nuno Cardoso

Research
Nuno C. Santos é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor Auxiliar no Departamento de Física e Astronomia da FCUP. Em 2004, foi o autor principal do artigo onde se publicou a descoberta do primeiro planeta potencialmente rochoso a orbitar outra estrela. Em 2009, foi-lhe atribuído uma starting grant pelo European Research Council, o que lhe permitiu criar uma equipa que conta atualmente com mais de 20 investigadores e estudantes de doutoramento a trabalhar na pesquisa de planetas extrassolares. Autor de mais de 300 artigos científicos em revistas internacionais de grande impacto, foi, em 2010, um dos galardoados com o prémio internacional Viktor Ambartsumian, pelos estudos que relacionam as propriedades das estrelas e os seus planetas. É o investigador responsável em Portugal pelos projetos ESPRESSO, NIRPS e HIRES@ELT, e pelas missões espaciais CHEOPS e PLATO.

Tiago Adrega

Doctor
Tiago Adrega, lamecense orgulhoso, torna-se médico e mestre em pensamento crítico nos sábios corredores do Porto. Prossegue o seu percurso laboral, abraçando a medicina desportiva, a emergência pré-hospitalar e a cardiologia em Aveiro, culminando num projecto de voluntariado médico no Nepal. Apaixonado convicto pelo empreendedorismo, explora os seus trilhos com a Sumthink e tendo complementado com formação em gestão na Porto Business School através do programa COHiTEC e a da pós graduação em Direção de Empresas.

Organizing team

Carlos
Ferreira

Organizer