USPSaoCarlos
x = independently organized TED event

Theme: Agents of Change

This event occurred on
December 7, 2018
São Carlos, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event.
TEDxUSPSãoCarlos wants to inspire your audience and bring new ideas in a relaxed, motivating and passionate event, whose content deserves a special space in our memory. The focus of this TEDx is "Agents of Change", people and actions that help us to see the world in a different way, provoking changes in society, economy, education and even our habits and ideas.
We also aim to connect people who are embedded in the university environment and are from out of town with local community culture and impact stories.
In addition to innovative lectures, our TEDx will bring dynamic and artistic activities to stir not only the senses of sight and hearing. And we will further promote contact between speakers and viewers during breaks and activities.

Auditório da Aeronáutica
Avenida João Dagnone, 1100
São Carlos, São Paulo, 13563-120
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­S­P­Sao­Carlos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Banda Carvel

Músicos
A Carvel começou em 2013 quando os três amigos Gui Avelino, Lucas "Limão" e Lucas Canellas se juntaram para tocar composições próprias e covers, e o gênero podia ser descrito como punk rock, com inspirações como blink-182, Green Day, CPM22 e Boxcar Racer. Com o tempo, outras influências foram sendo adicionadas, como as bandas Scalene, Fresno e Artic Monkeys, e as composições passaram a tomar um rumo maior em direção do rock, alternative rock e pop/rock. Em 2015, o baterista João Gabriel Diamantino se juntou ao grupo e completa a formação atual da banda, que possui músicas autorais com impacto e que geram reflexões.

Bruna Lopes

Poetisa
Bruna é poetisa, atriz e graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Debruça seu olhar sobre as cenas cotidianas fazendo surgir questões para compartilhar com quem tenha tempo de escutar. É co-fundadora e membra do coletivo Nó de Verso desde 2016 e ajudou a compor o interprograma Poesia de Minuto na Rádio UFSCar. Foi na infância que conheceu os palcos e teceu versos ingênuos incessantemente até que estes se tornassem suavemente rígidos, mas delicadamente crus e reais. A mistura de poesia e teatralidade convida a uma experiência sensível que inclui fatos e devaneios, corporeidade e subjetividade sem uma linha que os possa separar. Sua vontade é transmitir e receber, tudo num simples passo, olhar ou gesto; convocar o público a escutar histórias e relacioná-las com suas próprias vivências. Para esta apresentação, recita duas poesias de sua autoria e uma do escritor Pedro Alberto Ribeiro (Poeta em Queda).

Caio Ferreira

Ilusionista
Bicampeão Latino Americano de Ilusionismo. Caio Ferreira é um ilusionista brasileiro especialista em "manipulação" (categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do artista). Sua principal marca é a interpretação de clássicos da mágica ao acompanhamento de música erudita e instrumetnal. Graduado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Discurso e Leitura de Imagem pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Autor do trabalho "David Copperfield: relações discursivas entre o ilusionista e o poder" (FERREIRA, 2013). Primeiro trabalho acadêmico sobre artes mágicas publicado em um livro no Brasil.

Camila Haase

Autora
Após viver com a irmã num monastério e desenvolver uma nova compreensão de mundo, Camila foi dona de livraria de rua e de duas editoras, escreveu um livro para discutir assuntos relacionados ao autoconhecimento, acesso à informação e, claro mudanças. Atualmente é editora de livros com foco em self-publishing, e criadora de conteúdo, além de desenvolver outros projetos como mediadora do conhecimento, dentre eles, o projeto para estimular o pensamento crítico e ajudar no desenvolvimento de novas percepções e concepções sobre a grande diversidade cultural que nos cerca.

Companhia de Dança do CAASO

Dançarinxs
Fundada em 2015 por alunas da USP de São Carlos, a Companhia de Dança do CAASO (Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira) traça seu crescimento com aulas de dança semanais nos estilos funk, stiletto, dança contemporânea e hip hop, como também em apresentações em eventos e festas universitárias, levando arte e movimento para os mais diferentes públicos e espaços.

Companhia de Teatro Espelunca

Atores
Nasceu da fragmentação do 'Cia Sanca de Teatro' depois que suas atividades foram encerradas. Parte do elenco viu a necessidade de renascer com uma nova perspectiva, criando assim a Cia Espelunca de Teatro. A empresa também deu continuidade ao projeto sociocultural "Vivência Teatral" que tem como objetivo servir ao público a partir de 14 anos interessado em fazer teatro. Em 2017, o grupo foi novamente selecionado para o Programa de Qualificação de Artes, dessa vez com uma releitura da comédia grega "Lisístrata" de Aristófanes, discutindo a força das mulheres na sociedade. Atualmente a empresa possui uma estrutura que inclui dois núcleos: circense e teatral.

Denise Fraga

Atriz
Atriz, mãe e uma leitora entusiasmada, Denise está sempre à procura de novas formas de trazer alegria e risadas para seu público. Possui formação teatral na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e por mais de trinta anos, atuou em peças de teatro, filmes, novelas e programas de TV. Denise é uma constante aventureira no mundo artístico e, hoje, por meio de metáforas e cenas, suas peças procuram sempre levar a uma reflexão humana enquanto seu roteiro empenha-se em ter uma história que possa ser partilhada entre o elenco e a plateia tornando-se um momento precioso para ambos.

Djalma Nery

Cientista Social e Educador Ambiental
Idealizador de uma comunidade mais sustentável e acessível ao equilíbrio ambiental, Djalma Nery se tornou um grande agente de mudanças ao trazer educação e conscientização do meio ambiente em seus projetos de vida. Cientista social, ele não se limitou a sua formação acadêmica e hoje é uma das pessoas mais importantes da cidade de São Carlos. Educador ambiental, líder da ONG “Veracidade” e autor de um livro sobre Permaculture, Djalma conhece o potencial que o Brasil tem a oferecer nas mais diferentes áreas sociais e ambientais. Por isso, sua grande motivação é ajudar a comunidade a encontrar alternativas para viver mais em equilíbrio com o meio ambiente.

Felipe Fontes

Empreendedor
Felipe Fontes é hoje CEO da startup NEARBEE que desenvolve soluções de segurança pública, privada e colaborativa, eleita este ano como melhor Insuretech do país e 26º mais inovadora startup da América Latina. Formado em administração pela UFMG e Sociologia, pela Unicamp, depois de quase 6 anos imersos no mundo do empreendedorismo, startups e impacto social, ele afirma que "ficar rico" e "buscar uma sociedade mais justa e sustentável" são objetivos profundamente conectados para se ter uma vida com propósitos.

Gaston Kremer

Empreendedor Social
Gaston Kremer é Gerente de Campo e Impacto em World-Transforming Technologies (WTT), fundação que promove inovação tecnologica para impacto social. Antes de WTT empreendeu um negócio social de acesso a energia e desenvolvimento rural em países como Nigéria, Etiópia, Moçambique e Uruguai. Realizou estudos em ética e governança da tecnologia, finanças do clima e das energias sustentáveis e cooperação internacional.

Giovanna Mel

Jornalista
Giovanna Mel, inquieta por opção, jornalista por profissão, empreendora social por vocação e usa a comunicação para impactos sociais. É realizadora da iniciativa social "Minha Limonada" e curadora do evento para jovens Conferência Ser+ . Jornalista, trabalhou por sete anos na imprensa brasileira em veículos como TV Globo e Portal UOL.

Leandro Lima

Empreendedor
Recém formado, Leandro Lima é o fundador da Start Leaders, empresa focada em criar líderes do futuro. Durante sua jornada, teve um grande contato com empreendedorismo e cargos de coordenadoria, desenvolvendo estratégias para atingir metas e gerenciar suas responsabilidades dentro e fora do ambiente estudantil. Leandro aceitou os desafios de seu aprendizado e hoje contribui para que muitas outras pessoas possam encontrar sua própria liderança autêntica seja para sua vida pessoal ou profissional.

Pedro Paro

Engenheiro de Produção
É apaixonado pelo tema Gestão de Mudanças. É co-fundador e sócio da Trustin, consultoria especializada em Estratégia e Cultura, spin off do Grupo de Gestão de Mudanças da EESC/USP, fundada em 2016. Engenheiro de Produção, Mestre e Doutorando em Transformação Organizacional pela USP. Tem experiência como agente de mudanças nos mais variados segmentos - indústrias nacionais e multinacionais, escritório de advocacia, hospitais, setor de serviços em geral, universidade e ecossistema de inovação. Tem inúmeras especializações com abrangência multidisciplinar - Teoria U, PNL, Cultura, Estratégia, Finanças, Operações e Change. Responsável pela Pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil, parceria entre USP, Trustin e Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB). Conselheiro de projetos de impacto social pelo Enactus USP São Carlos.

Sara Bononi

Advogada
Sara Bononi desistiu da quimica e cursou direito na UNESP, atuou em alguns escritórios em SP até constituir a Bononi Advogados Associados. Em seguida tornou-se empresária no ramo de microscopia. Hoje advoga e preside a Comissão de Direitos Humanos de São Carlos. Na mesma seccional presidiu a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB de São Carlos. Atriz amadora participou de alguns coletivos na cidade - Tusp, GrupoTeatro Poético e Poesia Parida; atuou em alguns curtas premiados, fez propagandas. Deste conjugar artístico, transformador, à convite de uma poeta querida, nasceu seu primeiro livro de poesia, Pororoca-Cobogó. Neste mover poético de soma, em que o humano assume a centralidade busca agenciar transformações sociais através do direito.

Organizing team

Bruna
Freire

São Carlos, Brazil
Organizer
  • Amanda Torres
    Team member
  • Beatriz Muniz
    Team member
  • Fernanda Marana
    Team member
  • Francesco Leitão
    Curation
  • Heloise Mantovani
    Production
  • Ian Villefort
    Partnerships/Sponsorship
  • João Vítor Ponte
    Marketing/Communications
  • Juan José Chambers
    Operations
  • Natália Nazario
    Team member
  • Tiago Toledo Jr.
    Marketing/Communications
  • Vicente Mattos
    Team member