UNILA
x = independently organized TED event

Theme: Emergindo das Fronteiras

This event occurred on
April 13, 2019
Foz do Iguaçu, Paraná
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Cineteatro Barrageiros
Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Região Norte, Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu, Paraná, 85867-970
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­N­I­L­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cristovão Henrique

Geólogo Internacional, especialista m geografia industrial e Doutores em geografia econômica e estratégias que contribui para um Mundo bom mais Integrativo.

Fernando Hallberg

Fernando HallBerg, com uma carreira política, tem um papel importante no processo de mentoria social, atuando com gestor público destaca a importância da transparência administrativa e as suas vantagens.

Flávio Faria

Flávio é administrador, trabalha na área de educação e recursos humanos no setor de energia. Teve sua história pessoal e profissional pautada por decisões e mudanças (muitas delas difíceis) que o fizeram entender que nem tudo é como achava que deveria ser, mas se acreditarmos em nosso caminho e estivermos dispostos a nos adaptar às mudanças que os desafios trarão, teremos ótimos resultados que serão apenas detalhes de uma emocionante jornada que fará tudo valer a pena.

Francisney Nascimento

Professor
Francisney Nascimento, Doutor em Farmacologia, fez Pós doutorado em Neurofarmacologia, no Canadá. Nosso Palestrante coordena o curso de Mestrado em Biociências e também é Professor de Medicina na Unila.

Gilmar Piolla

Jornalista, atual Secretário de Turismo, Indústria, Comércio de Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. Foi chefe da Assessoria de Comunicação Social e Gestor do Turismo da Itaipu Binacional por mais de 10 anos. Foi um dos idealizadores e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu - Fundo Iguaçu por seis anos. Também foi um dos idealizadores da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e região. Coordenou a campanha que elegeu as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas mundiais da natureza. Atualmente, além de secretário municipal, é secretário-geral do Conselho de Desenvolvimento, Economico e Social de Foz do Iguaçu - Codefoz.

Gustavo Vieira

Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA. Possui graduação (2002) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012), com período sanduíche na University of Manitoba, Canadá (bolsista ELAP). Já atuou como docente, com vínculo. na UNISC, UNIFRA, UNISINOS e UFPel, principalmente para as disciplinas de Direito Internacional, da Integração, Direitos Humanos e Constitucional. Autor de três livros e de diversos artigos e capítulos de livros relativos a Direitos Humanos, Constitucionalismo e Desarmamento Humanitário. Ativista internacional pelo desarmamento humanitário da "International Campaign to Ban Landmines/Cluster Munition Coalition", pela qual atuou como pesquisador e observador em conferências da ONU, OEA e demais eventos diplomáticos e de pesquisa internacionais em 4 continentes, em mais de 20 países.

Ivan Baptiston

Ivan Baptiston é Engenheiro Florestal responsável pela Administração da área de Proteção do Parque Nacional de Itaipu, considerada uma referência Mundial pela sua conservação utilizando materiais sustentável dos recursos naturais. Mais sobre o Ivan Baptiston: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), atualmente é Diretor Geral do Parque Nacional de Itaipu. Foi Coordenador de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Cultura e Turismo do Mato Grosso do Sul. Foi Secretário Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Bonito no ano de 2000 e o cargo de Secretário Municipal Interino de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito no ano de 2002. Foi Coordenador Geral de Unidades de Conservação da Diretoria de Ecossistemas na sede do IBAMA em Brasília-DF. Atuou como Consultor Ad Hoc da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio, onde estava como responsável pelo setor de Proteção Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu.

Jorge Habib

É Engenheiro Eletricista, Professor da Unioeste, foi chefe do Departamento de computação, Diretor da Companhia Paranaenses de energia, atuou na Divisão de homologação Militar na área de garantia da qualidade em software e no Desenvolvimento de sistemas de apoio à operação da maior Usina Hidroelétrica do Mundo, Itaipu Binacional. Habib como é chamado por todos que o admira, atua em serviços de logística corporativa, setores de gestão dos campos experimentais - Pesquisa e Desenvolvimento.

Jorgelina Tallei

Jorgelina é docente de espanhol como língua estrangeira na UNILA, trabalha na área de educação de línguas desde uma perspectiva transcultural. Sua história pessoal e profissional é atravesada por decisões e mudanças (muitas delas difíceis) desde o lugar de estrangeira morando no Brasil há quase 20 anos. As decisões tomadas a fizeram entender que o importante é as pessoas que cruzam nosso caminho com empatia, sendo fundamental para construir a visão que temos de nós e dos outros.

Joyce Mendez

TedxUNILA com Joyce Mendez, uma jovem mulher, mentora sobre Climate Reality, Co-fundadora do Observatório de energia da América Latina, geopolítica dos recursos energéticos.

Luciana Ribeiro

Bióloga, educadora ambiental, especialista em Saúde Ambiental, mestre e doutora em Educação. Atualmente é professora da UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu/PR. Coordenadora Adjunta do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer e integrante do Coleetivo Educador Municipal. Pesquisa no momento temas relacionados a percepção ambiental; políticas públicas ambientais; comunicação interparadigmática.

Maisa Silvestre

Maisa Silvestre é Engenheira Têxtil e seu desafio profissional é trabalhar com processos de sustentabilidade e proporcionar um mundo cada vez mais bonito com roupas acessíveis a preços compatíveis.

Maisa Silvestri

É Engenheira Têxtil, seu desafio profissional é trabalhar com processos de sustentabilidade e proporcionar um mundo cada vez mais bonito, roupas acessíveis com preços compatíveis com a moda. Sua expertise como empreendedora fez com que criasse a sua própria marca de roupas reversíveis.

Mauri König

Mauri Konig, brasileiro, formado em letras e em jornalismo, com especialização em jornalismo literário. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo atuou como repórter especial da gazeta do Povo, Folha de Londrina, Estado do Paraná, Gazeta Mercantil e o Estado de S.Paulo. Autor de quatro livros e professor de ética jornalística na Uninter, trabalha como repórter investigativo, tem experiência na cobertura de narcotráficos, corrupção policial e direitos humano. Mauri Konig, em seus 29 ano de jornalismo coleciona mais de 38 prêmios Internacionais, como o PremioCabot Prize da Columbia University, o International Press Freedom Awar do Committee to Protect Journalists, oGlobal da shining Light Award, da Global investigative Jornalism Network, e o Lorenzo Natali Prize da União Europeia. Seu reconhecimento já chegou nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, México, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica e Paraguai.

Mirian Raquel

Mirian é fundadora da câmara de empresários em CDE ( Ciudad del Este - Paraguay). Atualmente é Presidente da Associação de Jovens empresárias do Paraguai com apoios nos projetos sociais.

Nelton Friedrich

Nelton Friedrich, personalidade ímpar para estar com nossos convidados do TedxUnila, com seus grandes apoios e contribuições sociais e políticas de nossa sociedade, foi criador do programa "Cultivando Água Boa", emergindo das Fronteiras, ele é bem aceito e querido no cenário Nacional e Internacional.

Olivia Gamarra

Dra. Olivia Gamarra, Ph.D. Es doctora en Psicología por la Universidad de Palermo, Argentina. Posgraduada en Psicopatología por la Universidad de Barcelona, España. Trabaja en psicoterapia para adultos en Sensorium, Centro Especializado en Psicología. Docente en la Universidad Católica, Alto Paraná Editora adjunta de la revista RBTCC, Revista Brasileña de Terapias Comportamentales y Cognitivas. Participa en líneas de investigación principalmente en la aplicación de protocolos de tratamiento bien establecido en contextos locales. (Paraguay). Es responsable por el entrenamiento de los colegas en los tratamientos psicológicos basados en la evidencia científica.

Ryon Braga

Ryon Braga é Fundador da UniAmerica

Sebastian Nunes

Desde olimpiadas internacionales hasta su participación en un campamento espacial en la NASA, Sebastián, un joven de 18 años nos cuenta su testimonio para seguir siempre los sueños a pesar de todas las dificultades personales y económicas que surgen en el camino.

Organizing team

John
Silva

Organizer