Mariana
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 1, 2018
Mariana, Minas Gerais
Brazil

Pela primeira vez no berço de Minas Gerais, chega o TEDxMariana, a edição regional de um dos maiores eventos de palestras do mundo. E ele não vem de leve não.

Com vários nomes de peso, o TEDxMariana fará história trazendo diversas discussões e ideias inovadoras para a cidade.

Hotel Providência
R. Dom Silvério, 233 - Centro
Mariana, Minas Gerais, 35420-000
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Mariana events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Andreia Salvan

Doutoranda em Design pela UEMG - Escola de Design
Andreia Salvan é doutoranda em Design pela UEMG Escola de Design com pesquisa em materiais têxteis ecoeficientes; mestre em Design com pesquisa em sustentabilidade no Design de joias pela UEMG; pósgraduada em Design de joias também pela UEMG e graduada em Design de Moda. Leciona em cursos de Design nas áreas de Planejamento de coleção, Sustentabilidade no design de moda e Materiais e processos aplicados ao design. Em Mariana, criou o Das Marias, um grupo que conta a historia e os saberes da cultura da cidade de Mariana por entre linhas e bordados traçadas nos encontros semanais na Casa da cultura da cidade.

Gustavo Ziller

Educador, atleta amador, escritor e palestrante
Referência em inovação no Brasil, empreendedor Endeavor Brasil, professor das melhores escolas de educação executiva do país, criador e protagonista do programa "7CUMES" (Canal OFF), colaborador da Revista Trip, autor do Livro “Escalando Sonhos” e, claro, pai da Joana, da Iara e do Mateus.

Helena Mollo

Professora de Teoria e História da Historiografia na UFOP
Helena possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela atua hoje na Universidade Federal de Ouro Preto na área de Teoria e História da Historiografia. A professora também é uma das organizadoras do livro "Tempo presente & usos do passado". que apresenta reflexões teóricas de importantes historiadores e intelectuais brasileiros sobre as especificidades relativas ao que se tem chamado “tempo presente”.

Lucas Ed

Investigador de polícia, professor e psicólogo (mestre em psicologia social pela Universidade Federal de Minas Gerais)
Lucas é Investigador de polícia e psicólogo (mestre em psicologia social pela Universidade Federal de Minas Gerais). Também é professor de diversas disciplinas na Academia de Polícia Civil e em universidades,destacando-se Psicologia Social, Metodologia de Pesquisa, Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial e Análise de Indícios Comportamentais. Além disso, também participa dos podcasts Melhores do Mundo, Revolushow, e dos coletivos 1204 e Lado Negro da Força.

Pedro Gravena

Diretor Criativo da MOSH
Gravena é um dos criativos mais inovadores do Brasil, com 2 Grand Prix e mais de mais de 40 leões no de Cannes além de mais de 200 prêmios internacionais. Apaixonado pela cultura Maker e mobilizador criativo, sua obsessão é ver a criatividade aliada à tecnologia fazerem a diferença no dia a dia das pessoas. Por isso passa seu tempo livre implementando maratonas criativas para encontrar soluções transformadoras e viáveis para as demandas desafiadoras em grandes causas do setor público e privado. Logo após o acidente da barragem do fundão, Gravena liderou uma equipe de mais de 50 profissionais multidisciplinares que prototiparam soluções inovadoras e rápidas para amenizar os impactos sociais e econômicos subsequentes. O projeto, chamado de Brado Mariana, foi considerado um dos mais simbólicos Hacking Cívicos brasileiros, e fez parte do plano de força de reconstrução do Estado de Minas Gerais.

Rafa Barros (Tcha Tcha)

Antropólogo
Ativista social, produtor cultural e antropólogo com mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural. Além disso, o mineiro também é congadeiro/reinadeiro, folião, banhista da Praia da Estação e integrante das Muitas.

Sabrina Fernandes

Doutora em Sociologia pela Carleton University e produtora do canal Tese Onze
Sabrina é doutora em Sociologia pela Carleton University, feminista, professora substituta e pesquisadora da Universidade de Brasília. Mas o currículo dela não acaba por aí: Fernandes também é a produtora por trás do Tese Onze, um canal do Youtube focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política, e acumular bagagem pra transformar o mundo.

Organizing team

Kelson
Douglas

Mariana, Brazil
Organizer

Andrea
Senna

Co-organizer
  • Habib Curi
    Operations
  • Sarah Bernardo S. Almeida
    Production