SaoPauloSalon
x = independently organized TED event

Theme: Futuro da Saúde

This event occurred on
May 12, 2018
São Paulo, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda
São Paulo, São Paulo, 01156-001
Brazil
Event type:
Salon (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo­Salon events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Emanazul

Projeto musical de Ana Clara Cenamo e Renato Dias, o casal começou a compor a partir de um caminho de autodesenvolvimento e consciência. Com composições próprias e músicas andinas em seu repertório, a dupla propõe uma delicada pausa para falar da natureza, dos desafios da vida e para celebrar as relações. Segundo eles, buscam fazer música para, através de belas harmonias e poesias, emanar boas ondas sonoras.

Jota.pê

Cantautor, começou a tocar aos 10 anos de idade e a compor aos 15, sua personalidade musical transita entre a MPB, o samba e o pop. Parte de uma nova safra de cantores e compositores da cena musical de São Paulo, depois de lançar seu primeiro álbum “Crônicas de um Sonhador” em 2015 e apresentá-lo em diversos eventos pelo país, participou do The Voice Brasil 2017 (considerado uma das melhores vozes do programa). Agora prepara as músicas de seu novo álbum. Formação: Marcelo Mariano, baixo. Kabé Pinheiro, percussão.

Abilio Diniz

Longevity expert
Aos 81 anos, ele é um entusiasta da longevidade com qualidade. Atividade física, alimentação saudável, controle do estresse, autoconhecimento, espiritualidade e fé e amor são os pilares que o guiam na estrada da sua vida. Apoiado neles, idealizou o Plenæ, uma plataforma digital repleta de conteúdos, propostas e experiências para ajudar as pessoas a mudar hábitos e a conquistar uma vida mais longa e plena. Abilio é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimentos de sua família e membro dos conselhos do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Alvaro Avezum

Researcher & Cardiologist
Diretor da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, Brasil; Professor Doutor do Programa de Doutorado da Universidade de São Paulo / Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Pesquisador Associado Internacional, Instituto de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade McMaster, Hamilton, Canadá.

Andressa Gulin

Medical Doctor and entrepreneur
Médica com residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas UFPR. Com experiência clínica no serviço público e privado. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, FAE-PR e formada pelo Global Solution Program 2014 da Singularity University, trabalha em projetos de saúde para diminuir o sofrimento desnecessário do paciente através de inovação, criatividade e tecnologia. Professora de Saúde Coletiva da Universidade Positivo e Fundadora da LifeDoc - Medicina Personalizada.

Andressa Gulin

Médica com residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas UFPR. Com experiência clínica no serviço público e privado. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde, FAE-PR e formada pelo Global Solution Program 2014 da Singularity University, trabalha em projetos de saúde para diminuir o sofrimento desnecessário do paciente através de inovação, criatividade e tecnologia. Professora de Saúde Coletiva da Universidade Positivo e Fundadora da LifeDoc - Medicina Personalizada.

Claudio Terra

Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Hospital Israelita Albert Einstein. Professor de pós-graduação da FIA - Fundação Instituto de Administração. Foi diretor executivo da Globant no Brasil e presidente da TerraForum Consultores (comprada pela Globant) e executivo de empresas no Brasil, EUA e Canadá, como Rogers, Globo, Editora Abril e McKinsey. Tem graduação em Economia e em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

Cristiana Velloso

Formada em nutrição, com especialização em nutrição materno- infantil, pós-graduação em Empreendedorismo Social e Terceiro Setor e em Gestão de Projetos, ela está há mais de 18 anos na Associação Saúde Criança, onde começou como voluntária no atendimento às famílias, foi coordenadora de projetos, gerente operacional e, desde 2014, é Diretora.

Frederico Garcia

Researcher
Frederico Garcia é professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, onde lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR) da UFMG. Durante a sua formação, ele cursou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular na Universidade de Rouen, na França e fez seu pós-doutorado na mesma instituição. Durante sua estada na França foi Chefe de Clinica na Université de Rouen e no Centre Hospitalier Universitaire de Rouen. Especializou-se em psiquiatria no Hospital das Clínicas da UFMG e obteve o Attestation de Formation Spécialisée da Universidade de Strasburgo. No ano de 2013, foi laureado com o prêmio de pesquisa da World Federation of Societies of Biological Psychiatry e em 2018 pelo UFMG Challenge.

Geraldo Lorenzi Filho

Medical Doctor
Graduação, Doutorado e Livre Docência na Faculdade de Medicina da USP e pós doutorado na Universidade de Toronto. É médico pneumologista e especialista em Medicina do Sono. Diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração, Disciplina de Pneumologia InCor, Faculdade de Medicina da USP.

Guido May

Psiquiatra e psicoterapeuta, professor convidado da Faculdade de Medicina da Unisul, membro do Corpo Clínico do Hospital Albert Einstein e Fundador e CEO da GnTech. Após tomar contato com os Testes Farmacogenéticos em 2011, no Congresso Norte Americano de psiquiatria, tem se dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dessa ferramenta e a divulgar a Medicina Personalizada, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e aumentar a eficácia dos tratamentos médicos.

Gustavo Landsberg

Gustavo Landsberg é Médico de Família e Comunidade formado pela UFMG com mestrado em Atenção Primária à Saúde pela Universidad Autònoma de Barcelona. Tem interesse especial por arte e tecnologia da informação aplicadas à saúde. Pai de Sofia, David e Flora, é o idealizador da Canguru - startup que desenvolve soluções para cuidados com a gestação visando melhorar indicadores de saúde materna e infantil. O app Canguru Gravidez já teve 350.000 downloads em mais de mil cidades brasileiras.

Jacson Fressatto

Entrepreneur
Arquiteto de sistemas focado em data analytics e machine learning. Fundador e CEO da LAURA, plataforma de Inteligência Artificial.

Joana Felix PhD

Scientist
Profa. Dra. Joana Félix, PostDoc ● PRÊMIO FAZ DIFERENÇA DO JORNAL O GLOBO: PERSONALIDADE 2017. ● MEDALHA THEODOSINA RIBEIRO 2018: HOMENAGEM E RECONHECIMENTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO. ● VENCEDORA DOS PRÊMIOS CRQ-IV: 2017, 2015 e 2014. ● VENCEDORA DO PRÊMIO KURT POLITZER DE TECNOLOGIA 2014: PESQUISADORA DO ANO. ● PROFESSORA DESTAQUE DA MOSTRA PAULISTA (MOP) 2013. INMETRO: Especialista em Sustentabilidade do Processo Produtivo de Couro. ETEC PROF. CARMELINO CORRÊA JÚNIOR (CENTRO PAULA SOUZA): Coordenadora do Curso Técnico em Curtimento. Professora dos Cursos Técnicos em Curtimento e Meio Ambiente.

João Gabriel Alkmim

Empreendedor em saúde desde 2014. Cursou administração no Insper, foi o mais jovem finalista do Prêmio Jovens Inspiradores e único brasileiro a participar do programa 20under20, criado pelo 1º investidor do Facebook, Peter Thiel. A Vitta, empresa a qual é sócio, foi eleita uma das empresas promessas do Brasil pela Endeavor e posicionou-se no mercado como uma das melhores e maiores empresas de tecnologia em saúde doBrasil.

Júlia Rocha

Mineira, médica de Família e Comunidade, concilia a agenda de atendimentos em um centro de saúde da região metropolitana com os shows que já visitaram algumas capitais do país. Cantora e compositora, lançou seu primeiro disco em 2017, mesmo ano que se tornou mãe de Gabi. Divide a vida e os palcos com seu companheiro Átila, músico, produtor e pai em tempo integral.

Lenna Bahule

Ingressou na Escola Nacional de Música aos 5 anos em Maputo, Moçambique, onde nasceu. Começou sua carreira solo como vocalista em 2006, escrevendo canções, participando em festivais culturais e de intercâmbio e fazendo colaborações artísticas com artistas moçambicanos e estrangeiros. Desde 2012 em São Paulo, compõe o trio vocal ZULEPE, o BAHULE QUARTET e integra o grupo de dança sul-africana GUMBOOT dance Brasil. Lidera uma pesquisa na área de arte-educação sobre jogos, brincadeiras, cantos e danças infantis e populares de sua terra natal e ministra essa oficina em diversos locais no Brasil.

Luisa Portugal

Medical Doctor
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Medicina de Família e Comunidade, servidora pública na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal. Atualmente trabalha em uma equipe de Estratégia Saúde da Família em uma zona rural de Brasília, preceptora da residência médica de Medicina de Família e Comunidade em rede do DF. Idealizadora do canal do YouTube “Diário de um Posto de Saúde”. Mestranda em Medicina de Família pela Escola Superior de Ciências da Saúde.

Mariana Ferrão

Journalist and TV presenter
Jornalista formada pela PUC-SP, apaixonada por gente, trabalhou na Rádio Bandeirantes e no Canal 21, destacando-se como editora do Tempo, revolucionando a forma de falar de Meteorologia no Brasil, foi âncora do Jornal da Band com Ricardo Boechat e Joelmir Beting. Na Globo, trabalhou como repórter do Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil e Fantástico. Há 7 anos comanda o Bem Estar, com Fernando Rocha, discutindo saúde e qualidade de vida. Criou o Saúde de Corpo e Alma, na Rádio Globo, para refletir como a gratidão, compaixão, altruísmo e meditação podem fazer diferença na saúde.

Mariana Perroni

AI Expert + ICU Doctor
Médica intensivista e grande entusiasta de uma maior integração entre tecnologia e saúde. Mariana é a coordenadora Médica da área de Healthcare Transformation na IBM, onde é responsável por explorar e suportar o desenvolvimento de estratégias envolvendo a tecnologia como vetor de transformação da Saúde e da Medicina, auxiliando na resolução de desafios crônicos do setor. Foi a coordenadora médica da unidade de Watson Health na América Latina, onde era responsável pelos projetos de aplicação da inteligência artificial na Oncologia e Genômica, no intuito de empoderar decisões clínicas, otimizar processos e promover o ensino e pesquisa científica. É mentora de startups, blogueira, médica voluntária em desastres naturais e presta consultoria em inovação em Saúde e elaboração de conteúdo de saúde online desde 2011 para associações médicas, hospitais, multinacionais e empresas de pesquisa e tendências. É frequentemente convidada para ser palestrante em eventos de inovação e futurismo.

Merula Steagall

Social Entrepreneur
Administradora pela PUC, especialista em Administração do Terceiro Setor pela FGV, preside a ABRASTA e a ABRALE. Dedica-se a desenvolver programas que fortalecem o controle social e a defesa dos direitos dos pacientes e aprimoram o sistema de saúde. Eleita Empreendedora Social pela ASHOKA em 2008, nomeada Empreendedora Social do Ano pelo grupo Folha e pela Fundação Schwab em 2014, representa o Brasil e a agenda social no Fórum Económico Mundial desde 2014. Idealizou e coordena o Movimento TJCC - Todos Juntos Contra o Câncer, para promover a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Pedro Pereira

Formado em Administração na UFSC, especialização em Marketing na ESPM, Pós-graduando em Data Science e Informática na saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. É CEO da ePHealth, que desenvolve soluções em saúde preventiva para o setor público e privado.

Ralf Toenjes

Eleito um dos jovens mais promissores do Brasil antes dos 30 anos pela Forbes UNDER30 e Empreendedor Social de Futuro, em 2017, pelo grupo Folha e Fundação Schwab, formado em Administração e Economia pelo Insper e Direito pela USP, é cofundador e presidente da ONG Renovatio, que, com o uso da tecnologia alemã OneDollarGlasses, já levou visão a 22 mil pessoas em 19 estados brasileiros. Com o sonho grande de impactar 1 milhão de pessoas no país até 2021, fundou a VerBem, um negócio social que visa democratizar o acesso a visão no Brasil. É bolsista e facilitador da Fundação Estudar.

Simone Lehwess Mozzilli

Designer and Social Entrepreneur
Formada em Comunicação (FAAP), Design (Escola Panamericana), pós graduada em Tecnologia da Informação (USP) e Medicina Integrativa (Albert Einstein), trabalhou durante 10 anos com tecnologia e entretenimento atendendo clientes como Apple, Disney e Sony. Fazia trabalhos voluntários com crianças com câncer desde 2008 até descobrir um câncer em estágio avançado em 2011. Durante seu tratamento, percebeu a dificuldade em achar materiais adequados que engajassem o paciente, resolveu fechar sua produtora e abrir uma ONG para Tecnologia de Informação voltada à Oncologia.

Vinícius Gusmão

Vinícius Gusmão é CEO na MedRoom, startup que desenvolve treinamento em saúde com realidade virtual. Vencedor do BIG Starter como melhor jogo de educação e do Global Impact Challenge, da Singularity University. Graduando em ciências biológicas pela USP, com passagem pela Escola Politécnica, em disciplinas voltadas a empreendedorismo e design thinking, e pela Bowling Green State University, nos EUA, onde estudou temas relacionados a empreendedorismo.

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer