JoaoPessoa
x = independently organized TED event

Theme: O Extraordinário em Comum (PT) // "The Extraordinary in Common" (EN)

This event occurred on
August 18, 2018
Joao Pessoa, Paraíba
Brazil

O extraordinário em comum é o conceito que remete a um ato de consciência que faz muito sentido nos dias atuais. Vivemos tempos onde a tolerância está baixa, a adaptação é quase inexistente e deixamos de entender quem somos e quem queremos ser. Esse tema abre os olhos para o que acontece de impactante ao nosso redor e como isso influencia a transformação. Além de mostrar o que há dentro de cada pessoa que não conseguimos enxergar a olhu nú, um raiox da essência de cada pessoa que transforma.

The extraordinary in common is the concept that refers to an act of consciousness that makes a lot of sense these days. We live in times where tolerance is low, adaptation is almost non-existent and we fail to understand who we are and who we want to be. This theme opens the eyes to what is happening around us and how it influences transformation. In addition to showing what is inside each person that we can not see the naked eye, a ray of the essence of each person that transforms.

Centro Cultural Ariano Suassuna
R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe, João Pessoa - PB
Joao Pessoa, Paraíba, 58015-190
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Joao­Pessoa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Camilla Borges

Camilla Borges é consultora, empreendedora social e ativista. Em 2013, fundou o Politiquê?, organização sem fins lucrativos que fala de política, cidadania e empreendedorismo para engajar jovens na mudança social, atuando em rede, através do voluntariado e em parceria com outras organizações, dissociada de partidos. Foi selecionada pelo governo dos Estados Unidos em 2016 para participar durante 5 semanas do programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI) com 240 líderes da América Latina e do Caribe, onde aprendeu sobre liderança, empreendedorismo e gestão de iniciativas sociais.

Emerson Ferreira

Viveu mais de quatro anos na prisão e hoje é Psicólogo. Coordenou conjuntamente a Extensão em Direito Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da USP. É membro da Rede de Ação Política para a Sustentabilidade; Membro do Global Shapers Community, rede global de jovens que procuram impactar positivamente suas cidades. Foi reconhecido como Liderança Jovem do Estado de São Paulo, em 2016, e premiado pela comunidade Papo de Homem como um dos 68 homens que mais inspiraram em 2017. Emerson é Ativista Social nas questões do Sistema Prisional e Empreendedor Social através do projeto Reflexões da Liberdade.

Felipe Barreiros

CEO e Co-Fundador da Mastertech, startup que, em apenas 2 anos, já ensinou mais de 3000 pessoas as Habilidades do Século XXI e que foi eleita a startup de educação mais atraente de 2018 pelo Movimento 100 Open Startups. Criou a Maratona de Aplicativos, desafio que impactou mais de 15000 jovens do ensino médio por todo Brasil. Foi reconhecido, em 2014, pelo Google Brasil e MIT, como melhor metodologia para ensinar jovens a programar. Em 2018, foi reconhecido pela Wework como “Community Giver”, prêmio distribuído para apenas 4 pessoas entre 120.000 membros mundiais do espaço de coworking.

Gabriela Guerra

Diretora-presidente da ThoughtWorks do Brasil, é apaixonada pela forma com que a tecnologia pode gerar mudanças significativas na sociedade. Compartilha seu conhecimento em cursos como o Friends of Tomorrow, da Perestroika, e em diversas edições da Feira Internacional de Software Livre e The Developers Conference. Foi operadora de Bolsa de Valores na XP Investimentos, trabalhou com Recursos Humanos na Dell, Marketing Digital na Winehouse e Gestão de Projetos na Perestroika. Em 2012, co-fundou o Movimento Porto Alegre Como Vamos

Guido Lemos

Professor do Departamento de Sistemas de Computação e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital na UFPB. Destacam-se como resultados de suas pesquisa: o Ginga, middleware para TV Digital com mais de 60 milhões de cópias instaladas e adotado como padrão em vários países da América Latina; o Vlibras, solução de acessibilidade na Web adotado pelo Governo Brasileiro, Senado da República e Câmara Federal; o LibrasTV, padrão ABNT para transmissão de Libras no Sistema Brasileiro de TV Digital; entre outros. Sua pesquisa sobre tecnologias associadas à geração e bloqueio de fakenews foram ao ar em matéria do programa Fantástico da Rede Globo.

Ique Carvalho

A paixão por escrever levou o mineiro Ique Carvalho, formado em Publicidade e Propaganda, a criar um blog em 2010. Começou a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram. Um de seus três livros, “Faça amor, não faça jogo”, lançado em 2014, foi um Best Seller nacional.

Jacqueline Muniz

Cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Antropóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução. Destaca-se pela contundência de suas investigações em um Brasil cada vez mais controverso. Figura sociopolítica notável do Rio de Janeiro, que lida, desde o final do anos 90, com os contratempos da segurança pública no país.

John Fontenele

Médico pós-graduado em Neurociência e Comportamento pela USP. Pesquisa os Ritmos Biológicos, em especial a importância do Ciclo Sono e Vigília para a saúde humana. Foi premiado pela International Chronobiology Society e tem mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais. Estuda o impacto dos horários escolares na vida dos estudantes adolescentes e, por isso, tem sido uma grande liderança na campanha nacional para que o início das aulas passe a ser, no mínimo, após as oito e meia da manhã. Ele sonha que um dia todos iremos acordar sem despertadores e felizes.

Josy Silva

Mulher trans redesignada, ativista e feminista. Além de fazer parte da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba(Astrapa) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais(Antra), participa ativamente na construção da inclusão de direitos da população LGBTI, em políticas públicas, inclusão dos Espaços LGBTI’s e também da criação do Ambulatório para Pessoas Travestis e Transexuais. Josy é Jurista Popular, Advocacy e desde 2014 faz parte do CCLGBTMJPA, onde é a voz das pessoas Travestis e Transexuais na busca pela inclusão social, respeito e saúde

Luciana Balbino

Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de jovens e adultos do campo. Foi uma das principais líderes de uma série de transformações na comunidade Chã de Jardim, localizada no município de Areia e venceu o Prêmio Margarida Alves na Modalidade Memória e Acervo em 2009. Fundou o Restaurante Vó Maria, envolvendo cerca de 200 famílias de forma direta e indireta no negócio, colocando na prática um empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades. Foi eleita pelo SENAR no ano de 2017 como um dos cases de sucesso de empreendedorismo no Brasil.

Lucy Alves

Atriz, cantora, compositora e multi-instrumentalista. Desde a infância, já tocava violino e se apresentava ao lado das irmãs em João Pessoa. Seguiu estudando piano, sanfona e aperfeiçoando o canto. Integrou orquestras importantes do Nordeste e, no início dos anos 2000, montou com a família o grupo Clã Brasil, que foi indicado ao Grammy Latino como melhor disco de raízes brasileiras em 2016. Esteve entre os finalistas do The Voice Brasil 2013, estreou e brilhou como atriz na novela “Velho Chico” e repetiu a boa atuação em “Tempo de amar” na Rede Globo.

Luiz Carlos

Foi professor de Engenharia e Filosofia pela UFPB. Morou na Índia por 19 anos, onde estudou Psicologia do Autoconhecimento, Filosofia e Saúde e Filosofia da Física Quântica. Pós-graduado em Engenharia Biomédica, desenvolveu terapias como a Terapia da Harmonia Vibracional e a Terapia da Biodecodificação das Doenças Psicossomáticas. É membro honorário da Sociedade Indiana de Radiestésia e recebeu o Prêmio Bhaskar Award pelas atividades realizadas. Hoje, é professor e coordenador do curso de Pós-Graduação em Terapias Naturais e Holísticas, promovido pela Estratego.

Maitê Lourenço

Psicóloga e fundadora do BlackRocks Startups, uma iniciativa que tem o objetivo de incentivar a população negra a acessar o ecossistema de startups, inovação e tecnologia, que foi finalista do Startup Awards, na categoria Impacto Social. Maitê é uma das mulheres inspiradoras da Think Olga 2017 e foi premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, na categoria diversidade. Em 2018, foi premiada pelo Departamento de Responsabilidade Social e pelo Caldeirão do Huck da TV Globo no Especial Inspiração.

Renan Quevedo

Publicitário, decidiu largar o emprego para dar vida ao Novos Para Nós, uma busca por artistas brasileiros por país. Em seis meses de projeto, percorreu 16 estados e o Distrito Federal, rodou cerca de 27 mil quilômetros e narrou mais de 300 histórias de forma aberta nas redes sociais, na tentativa de valorizar e divulgar a arte nacional, lançando um diferente olhar sobre como consumimos a cultura popular. Acredita que a arte, seja em qualquer vertente, nunca é opcional – é questão de profunda necessidade para o ser existir.

Organizing team

Geórgia
Lima

João Pessoa, Brazil
Organizer

Inara
Melo

João Pessoa, Brazil
Co-organizer
  • Diogo Pinheiro
    Marketing/Communications