PUCMinas
x = independently organized TED event

Theme: Vivendo o Futuro

This event occurred on
April 9, 2019
1:00pm - 8:30pm -03
(UTC -3hrs)
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

Com o tema “Vivendo o futuro”, o TEDxPUCMinas chega como a primeira edição já realizada na PUC Minas, levando o debate de questões sociais, econômicas e culturais, primordiais no século XXI, ao ambiente universitário, com a presença de grandes palestrantes que impactam desde a comunidade local, como também todo o território nacional. Este evento também simboliza o marco dos 60 anos de história da PUC Minas, maior universidade católica do mundo e que abriga atualmente a maior comunidade acadêmica do estado, com a presença de autoridades da instituição.

Teatro João Paulo II
Dom José Gaspar, 500
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30535901
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­P­U­C­Minas events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cris Guerra

Publicitária premiada, escritora e influenciadora
Foi pioneira no empreendedorismo digital transformando em negócio o que o mercado enxergava como hobby: criou o primeiro blog de looks diários no Brasil e trouxe um novo olhar para a moda como ferramenta de autoestima e identidade, tornando-se referência nacional. Cris escreve nas revistas Pais&Filhos e Vida Simples, assina a coluna "Inspiração" na Band News FM (BH) e está lançando seu sexto livro. Múltipla, viaja o Brasil falando sobre comportamento, moda e criatividade em eventos de diferentes perfis.

Daniel Lança

CCO do Instituto Inhotim
É Compliance Officer do Instituto Inhotim e Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Habitação de Minas Gerais. Foi um dos especialistas a escrever as “Novas Medidas contra a Corrupção”, o maior pacote legislativo anticorrupção do mundo, organizado pela Transparência Internacional e pela FGV. É CCEP-I (Certified Compliance & Ethics Professional International) pela Society of Corporate Compliance and Ethics. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa – Portugal.

Davi Lago

Pacificador, ensaísta e orador
Mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito pela PUC MINAS. Hoje é um dos mais renomados palestrantes sobre o Brasil contemporâneo. Seus projetos costuram redes de consenso na interface cultura-ciência-civilidade. Escreve sobre reestruturação nacional no Estado da Arte/O Estado de S.Paulo e sobre marcos civilizatórios no portal G1 com Matheus Leitão. Autor do best-seller Formigas e de Brasil Polifônico. Foi um dos realizadores do TEDxNovaLima (2017).

David Cesar

Admirador da vida nascido com a síndrome de Hanhart
David nasceu com a síndrome de Hanhart, deficiência genética rara que ocorre na fase embrionária e acarreta a falta de membros superiores e inferiores. Mas isso não o impediu de seguir em frente e, mais do que isso, fazer parte da transformação do mundo onde vive. É um contador de histórias e busca sempre promover a troca de ideias e experiências, com muito bom humor e vivacidade.

Felipe Barros

Fundador e CEO do SignumWeb
Felipe Barros é surdo e se comunica por meio de libras. Ao perceber as dificuldades diárias de sua comunidade, desenvolveu a plataforma de videoconferência SignumWeb, na qual é CEO, para acessibilidade comunicativa entre empresas e o público surdo. Também é ganhador do prêmio Empresa Inclusiva - Sedese 2018, promovido pelo Governo Estadual.

Gui Hargreaves

Cantor, compositor, músico e poeta
Mineiro, radicado em São Paulo, Gui Hargreaes é uma forte voz autoral na nova geração da MPB. Com três discos e um livro lançados entre 2014 e 2019, o artista tem explorado várias nuances musicais e poéticas no seu trabalho. Rebento, seu mais recente lançamento, é um disco de vários climas: noite e dia, amor e mágoa, família e o estrangeiro. São 12 canções que funcionam como um manual de suavidade para nossos tempos.

Jô Vasconcellos

Arquiteta mineira
Formada pela Escola de Arquitetura da UFMG, onde se especializou em Restauração e Conservação de Monumentos e Conjuntos Históricos. Participou de bienais internacionais, recebendo premiações nas de Buenos Aires (Argentina), Olinda (Brasil) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Tem vários projetos e obras publicadas em livros e revistas nacionais e internacionais. Foi uma das fundadoras da revista “Pampulha - arquitetura, design e meio ambiente”. Assessora de arquitetura, urbanismo e paisagismo para o Circuito Cultural Praça da Liberdade, projetou a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o Museu da Cachaça em Salinas, que foi considerado entre os dez melhores museus do mundo pela revista ArchDaily.

João Vitor Menin

CEO do Banco Inter
Possui extensa experiência no mercado financeiro e de capitais e está à frente dos principais projetos da instituição nos últimos dez anos. Ingressou no Banco Inter em 2004, foi eleito membro do Conselho de Administração em 2005, Diretor Executivo em 2008 e Diretor Presidente em 2015. É graduado em Engenharia Civil, com MBA em Finanças.

Kdu dos Anjos

Criador do Centro Cultural Lá da Favelinha
Filho de uma geração inquieta, Kdu dos Anjos é um artista plural, que carrega consigo o desejo pelo novo e a coragem para experimentar. Aos 28 anos, tem trabalhos assinados em diversas áreas do universo artístico. MC da cultura Hip Hop e do Funk, poeta, compositor, ator, arte-educador, criador do Centro Cultural Lá da Favelinha e gestor da sua própria carreira, Kdu Dos Anjos se destaca no empreendedorismo de periferia do Brasil.

Maíra Lemos

Jornalista e apresentadora
Maíra Lemos é Jornalista e conta histórias para melhorar o mundo, em seu canal no Youtube. Seus vídeos dão visibilidade a quem precisa, valorizam a diversidade e promovem transformações sociais. Maíra foi apresentadora e repórter de TV (Globo, Record, SBT e Cultura), nas editorias de esporte, comportamento e entretenimento. Até que empreendeu e abriu o seu negócio: uma produtora de vídeos. Maíra é também Palestrante Motivacional e autora do livro infantil “O gol de Budi”, o primeiro do Brasil com uma menina como protagonista na temática do futebol.

Marli Andrade

Psicanalista, psicopedagoga e escritora
Marli Andrade já presenteou milhares de estudantes com livros de sua autoria, através dos projetos de incentivo à leitura Criança que lê e Jovem que lê o Mundo, tendo como foco a busca do equilíbrio emocional como passaporte para realização dos seus sonhos e projetos de vida. Autora do Programa de Educação Psicossocial, Motora, Alfabetizadora, incentiva e assessora Educadores na elaboração dos planejamentos curriculares com inclusão de temas socioemocionais em sala de aula. É Doutoranda em Psicologia Social.

Meira Souza

Médica, escritora e colunista
Pratica medicina há 24 anos, e se formou na UFES com mais de três especializações em diversas instituições de ensino. Sua clínica, elaborada há 10 anos, rege por um método diferencial e inovador de tratamento, e investe na construção da saúde no cuidado de cinco pilares.

Renato Wamberto

YouTuber do canal Nerd Show
Começou sua carreira de “Nerd Show” ainda criança, produzindo armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco com massinha para colocar em bonecos do Jaspion. Em 2010 criou o primeiro vídeo para o YouTube dando origem ao canal “Nerd Show”. Atualmente, seu patrimônio de nas redes ultrapassa 1.4 milhões de inscritos e mais 90 milhões de visualizações. O canal fala sobre nostalgias dos anos 80 e 90.

Teuda Bara

Atriz mineira e fundadora do Grupo Galpão
Aos 38 anos, Teuda foi trabalhar em SP com o diretor de teatro Zé Celso. Um ano depois, retornou a BH se inscrevendo naquilo que seria a origem do Grupo Galpão: a oficina de teatro dirigida por George Froscher e Kurt Bildstein, do Teatro Livre de Munique. Em 2005, foi convidada para participar do Cirque Du Soleil e viveu entre Quebec e Las Vegas. No cinema, atuou em filmes como “O Palhaço”, de Selton Mello, e “As Duas Irenes”, de Fábio Meira (Festival de Berlim - 2017). Na TV destacam-se suas participações na novela “Meu Pedacinho de Chão” e na série “A Vila”, com Paulo Gustavo. Já atuou em mais de 30 peças de teatro e conta com mais de 25 trabalhos em sua filmografia. O Grupo Galpão já percorreu 18 países, 700 cidades, 48 festivais internacionais e coleciona mais de 100 prêmios.

Thalles Diniz

Projeto "Sorriso Invisível"
Colaborador do projeto "Sorriso Invisível", Thalles também é Digital Smile Designer e fotógrafo digital de faces e sorrisos. O propósito de seus projetos é relacionar, criar, humanizar e evoluir. Acadêmico de Odontologia e Monitor de Anatomia Cabeça e Pescoço; Monitor de Radiologia ll; Oclusão; e Periodontia na Faculdade de Odontologia da PUC Minas. Colaborador e fundador da Liga de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia (LACBE); Ligante da Liga de Estomatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens; Estagiário do Hospital da Baleia (Cirurgia Ortognática); Estagiário Centro Cirúrgico Integrado (CCI), entre outros.

Tio Flávio

Fundador do Movimento Tio Flávio Cultural
É professor e coordenador das principais pós-graduações de Minas Gerais, e acredita que a disseminação de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Colunista no jornal diário mineiro Hoje em Dia, apresentador do programa “Juventude Prateada” na rádio CDL FM, além de autor e co-autor de diversos livros. Em 2010 fundou o movimento Tio Flávio Cultural, maior movimento voluntário independente mineiro. Graduado em Comunicação Social (Fafi-BH), mestre em Engenharia de Produção (UFSC), com especializações no Brasil e no exterior, conquistou atuação nacional como palestrante.

Tomás Duarte

Co-fundador e CEO da Tracksale
É um dos maiores especialistas em Net Promoter Score e Customer Experience Metrics no Brasil e na América Latina. Através da sua atuação, a Tracksale impacta mais de 130 milhões de consumidores, trabalhando com mais de 1300 marcas em países como: Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e Estados Unidos. É idealizador do maior evento sobre Experiência do Cliente no Brasil, o Customer Experience Summit.

Wellington Silva

Co-fundador do Empreendescola
O Empreendescola é uma organização que atua na capacitação e empoderamento de jovens em vulnerabilidade social e que já capacitou mais de 750 jovens de 18 cidades do interior do Brasil. Wellington é administrador pela PUC Minas e pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI. Com experiência em mais de 20 países, é fellow da rede Red Bull Amaphiko e foi um dos jovens selecionados para participar do programa para jovens líderes YLAI (Young Leaders of Americas Initiative) em 2018.

Organizing team

Leonardo
Soriano de Souza

Belo Horizonte, Brazil
Organizer
  • Alexandre Damásio
    Curation
  • Ana Paula Lima
    Operations
  • André Ribeiro
    Operations
  • Bárbara Diana
    Partnerships/Sponsorship
  • Bernardo Oliveira
    Partnerships/Sponsorship
  • Brenda Neves
    Curation
  • Bruno Resende
    Curation
  • Cleber Magela
    Partnerships/Sponsorship
  • Debora Drumond
    Marketing/Communications
  • Esdre Oliveira
    Operations
  • Gabriel Rego
    Partnerships/Sponsorship
  • Gabriela Bertoldo
    Marketing/Communications
  • Gustavo Rodrigues
    Operations
  • Helenna Dias
    Marketing/Communications
  • Jefferson Wendel
    Operations
  • João Vitor Vidal Celestino
    Partnerships/Sponsorship
  • Larissa Andrade
    Marketing/Communications
  • Luciano Cardoso
    Team member
  • Natalia Tsuyama Cócolo
    Partnerships/Sponsorship
  • Pablo Bessas
    Operations
  • Pedro Henrique Lee
    Curation
  • Rodrigo Curcio
    Operations
  • Sarah Moraes
    Operations
  • Sofia Marinho
    Operations
  • Sônia Firmato
    Marketing/Communications
  • Thaís Prado
    Marketing/Communications
  • Vinícius Saraiva
    Marketing/Communications
  • Vítor Rodrigues Grossi
    Curation
  • Wesley Moreira
    Partnerships/Sponsorship