UNIRIO
x = independently organized TED event

Theme: Escassez e Abundância

This event occurred on
August 21, 2018
2:00pm - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

Nossa premissa é a de que os extremos se tocam, existe uma linha tênue que pode ser ultrapassada facilmente. A abundância, significando excesso, pode gerar falta, escassez.
Por exemplo, uma avalanche de informações sobre determinado tema sem uma sistematização por parte dos emissores e/ou uma capacidade cognitiva apropriada dos receptores pode gerar total desinformação exatamente pelo esgotamento.
O contrário também é verdadeiro. Situações de escassez podem gerar soluções mais criativas do que situações de abundância, onde a facilidade de acesso a recursos pode gerar uma certa apatia criativa. Nisso identificamos um potencial inovador em situações de escassez, desde que sejam dadas a condições para que ideias inovadoras prosperem.

Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão)
Av. Pasteur, 436, fundos, Urca
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22290-240
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­N­I­R­I­O events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Anne Marie Bouyer

Meu nome é Anne Marie Bouyer, me considero uma pessoa responsável, comprometida com o que faço e criativa. Meu trabalho é estar em conexão com pessoas, numa escuta ativa, provocando reflexões na intenção de acompanhar suas descobertas e potências, em direção a uma saúde integral da pessoa. (mente e corpo conectados). Palestrante na área de Estresse, facilitadora em dinâmicas de grupo. Atua na área de treinamento e desenvolvimento humano, bem como atendimento clínico como psicóloga, psicopedagoga e em Orientação Profissional. Graduada em Psicologia Clínica, especialização em Psicopedagogia e Psicanálise. Possui formação em Análise Psico-orgânica e Massagem Biodinâmica.

Cristiana Seixas

Cristiana Seixas é psicóloga, biblioterapeuta, arteterapeuta, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica. É mestre em Educação pela UFF, pesquisadora do FIAR (Formação de Professores, Infância e Arte) e autora do livro Vivências em biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Atua com a biblioterapia de forma individual em seu consultório clínico e coletivamente através de círculos de leitura semanais, desde 2011. Ministra cursos de formação na área. Organizou e publicou 3 antologias como fruto do fomento gerado a partir da nutrição literária e afetiva no percurso de pacientes, alunos e participantes das rodas: Gavetas Acesas, Relíquias e Brumas e Brisas. Possui um site www.cristianaseixas.com.

Daniel Fonseca de Andrade

Eu sou ribeirão-pretano de nascimento, mas desde 2015 moro no Rio de Janeiro, onde sou professor na UNIRIO, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em termos de formação acadêmica, sou licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ciência Ambiental, e trabalho com educação ambiental, políticas públicas ambientais e formação profissional de professores. Todas essas práticas são permeadas pelo conceito de diálogo, sobre o qual me debrucei durante o meu doutorado. Por conta disso, já há alguns anos venho tentado tornar minhas disciplinas acadêmicas mais dialógicas, e considero que a partir de 2017 essa experiência tenha chegado a um ponto bastante interessante. Por fim, desde 2004 tenho uma companheira, a Andressa, com quem me casei em 2012. E desde janeiro de 2018 sou pai do Cauê.

Gabi Oliveira

Formada em Comunicação Social e com 26 anos, Gabi Oliveira, em pouco mais de 2 anos de trabalho na internet, conquistou notório reconhecimento , tendo chegado a marca de mais de 550 milseguidores em suas redes, tendo o posto de segundo maior canal do YouTube, no segmento , e sendo um dos canais participantes do programa Creators For Change, da Google. Gabriela está na lista de mulheres inspiradoras, da Think Olga, e já palestrou no Latin America Education Forum (LAEF), na Universidade de Harvard, e no evento Rio2C.

Isabel Zborowski

Economista pelo IE/UFRJ (2002-2006), cursou mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2007-2009) com área de pesquisa em Finanças e Governança Corporativa. Hoje é doutoranda em Filosofia pelo PPGLM/UFRJ com área de pesquisa em Ética e Filosofia Política. Possui experiência profissional na área de Economia e Finanças (2004-2014) com ênfase em projeções financeiras, avaliação de empresas, análise de cenários econômicos, precificação de instrumentos financeiros, gestão de recursos e financiamento de projetos socioambientais. Exerceu cargos gerenciais e atuou em interface com diversos agentes do governo e do mercado de capitais, tendo dedicado a maior parte de sua carreira profissional ao BNDES (2008-2014). Nos últimos anos vem se dedicando ao curso de Filosofia na UFRJ e prestando consultorias a pequenos empreendedores. Fundou o site Crie sua Meditação, plataforma multimídia que busca trazer práticas adaptativas de autoconhecimento para o dia a dia da vida urbana. Integra também o HUB Novas Economias, um coletivo formado com o propósito de experimentar e disseminar alternativas para uma economia sustentável e regenerativa. Em paralelo, vem atuando em pesquisas práticas de construção de comunidades intencionais, design em sustentabilidade, comportamento com dinheiro, práticas de comunicação e facilitação de grupos (2015-2018).

Juan Medeiros

Consultor e mentor, com sólida experiência em canais de vendas, gestão comercial e startups. Em 20 anos de experiência profissional, atuou em empresas de vários sergmentos como executivo em cargos gerenciais e diretivos. Um dos 6 ganhadores do programa Encontre um anjo 2015 pela PEGN e empreendedor selado pelo programa Shell Iniciativa Jovem. TEDx speaker e fundador serial de startups e sócio em diversos empreendimentos.

Mónica Guerra da Rocha

Multilocal, ultimamente mais carioca, nascida no Porto, em Portugal. Carrega o sotaque da terrinha, com o jeitinho de falar que aprendeu pelo Brasil. Apaixonada por conversas profundas, músicas lentas, por do sol de Outono e fases lunares. Adora escutar estórias e anda tentando contar algumas, sobre ela e o mundo que vê. Fez faculdade de arquitetura, fez mestrado de urbanismo, trabalhou em várias ongs, numa teimosia cada vez maior de deixar o mundo um pouco melhor quando do que encontrou quando aqui chegou. Obcecada por coerência, Leonina com ascendente em Áries, dá pitaco sobre tudo e adora ver as coisas sob vários pontos de vista, e tem total segurança e certeza de que o que mais muda o mundo é a nossa relação com a Comida, o momento que engolimos quem queremos ser. Eco-Feminista, percebeu da sorte e a potência que é ser mulher quando entendeu que carregava dentro dela mesma um micro universo cíclico e regenerativo. Desde então, os processos se tornaram abundantes, se fez mais natural e conectada, e vive transformando discursos lineares em possibilidades circulares, diálogos em mandalas. Sente-se poderosa quando cozinha, quando come, quando compartilha, quando escuta e quando menstrua. Fundou o Comida do Amanhã, para espalhar essa visão sistêmica e desafiar formas de trazer perguntas e respostas que nos ajudem a regenerar o planeta, reconectar os seres e valorizar nossa potência e abundância, através da Comida.

Paolo Martins

Sou Bacharel (2013) e Licenciado (2016) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Desde 2010 desenvolvo pesquisas sobre restauração florestal, tendo atuado como pesquisador bolsista do laboratório de Ecologia Vegetal da UFF e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em 2012, pensando sobre a possibilidade de associar restauração florestal com a produção de alimentos através do uso de sistemas agroflorestais, iniciei um aprofundamento de estudos teóricos e práticos unindo esses dois campos, com o teste de metodologias em diferentes ecossistemas de Mata Atlântica e em áreas urbanas. Em 2016 coordenei o projeto “Sistemas agroflorestais como estratégia para recuperação de matas ciliares e nascentes”, durante o Laboratório Interactivos’16, na cidade de Itatiaia – RJ. Neste mesmo ano ajudei a fundar o Instituto Permacultura Lab, onde em paralelo com a Ecologia Vegetal, desenvolvo pesquisas no campo da Educação Ambiental Crítica e da Permacultura. Atualmente faço parte da direção do Instituto e tenho me dedicado mais ativamente ao projeto Escola Permacultural, que consiste no desenvolvimento de uma proposta pedagógica para se trabalhar a permacultura no contexto escolar, de maneira contínua, através da sua inserção na grade curricular. No ano de 2018 o projeto está sendo realizado em uma escola pública da periferia da cidade do Rio de Janeiro. Ainda pelo Instituto, integro o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura do Rio de Janeiro.

Rogério Lima Ananto

Monge Zen e médico Rogerio Lima Ananto atua em neurologia do idoso e discute meditação como modo de transformar a personalidade sabotadora, na personalidade aberta, no Ego melhor amigo

Taiana Trajano

Especializada em Design de Sustentabilidade e Branding. É consultora de organizações que desejam desenvolver projetos, de forma colaborativa utilizando ferramentas como Dragon Dreaming e Design Thinking. Participou de projetos para diversas empresas como Cicero (papelaria), JLT Brasil (seguradora), BAZIS (moda feminina), Social Bank (aplicativo de banco), Reserva (moda masculina) entre outras. Foca a sua pesquisa nas Novas Economias, Empreendedorismo com Propósito e ferramentas de Diálogo. Facilita workshops de temas relacionados, é articuladora de redes (realiza consultorias em parceria com a empresas como a AVO, Social Contemporâneo e atuou como Coordenadora e Curadora de Ação e Conhecimento da Virada Sustentável Rio 2018) e idealizadora do Hub Novas Economias, um coletivo de facilitadores que investiga e dissemina alternativas para uma economia sustentável e regenerativa. Pela academia, é Pós Graduada em Comunicação Organizacional Estratégica, pela ESPM-RJ, Graduada em Produção Cultural na UFF, e participou do Congresso Internacional de Marcas na UNIVATES, onde apresentou o artigo “Branding para micro e pequenas empresas”, além de participar de congressos representando o Hub Novas Economias. Mais Informações: Instagram e Fanpage - @hubnovaseconomias

Organizing team

Simone
Alencar

Rio de Janeiro, Brazil
Organizer

Mariza
Almeida

rio de janeiro, Brazil
Co-organizer