Funchal
x = independently organized TED event

Theme: ENTÃO ERA ISSO!

February 23, 2019
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal
This event is open to the public.
Tickets are available.

ENTÃO ERA ISSO!

Ao longo dos séculos, a Humanidade assistiu a inúmeras descobertas de soluções a vários problemas. Algumas dessas soluções até tiveram intervenientes do dia a dia, como por exemplo, uma maçã ou uma banheira. Foram os chamados momentos “EUREKA!” ou, em bom português, momentos “ENTÃO ERA ISSO!”

“ENTÃO ERA ISSO!”... Expressão tipicamente portuguesa que significa surpresa, estupefação ou até negação.

Quando nos dizem para aceitar algo com o qual não concordamos… dizemos “ENTÃO ERA ISSO!”

Quando identificamos semelhanças entre dois objetos, pessoas ou lugares, que nos pareciam familiares mas não tínhamos ainda compreendido de onde… “ENTÃO ERA ISSO!”

Quando descobrimos que a solução para um problema afinal era algo muito simples… exclamamos “ENTÃO ERA ISSO!”

Quando ouvimos como uma pessoa ultrapassou um problema e percebemos que é dessa forma que também ultrapassaremos o nosso… dizemos com algum alívio “ENTÃO ERA ISSO!”

Não há problemas sem solução para o TEDxFunchal 2019. Aqui há lugar apenas para uma resposta ao nos depararmos com um qualquer obstáculo: “ENTÃO ERA ISSO!”

Contudo, há respostas que levamos tempo a descobrir… Há confrontos que nos custam a vencer… mas há também testemunhos que nos levam a avançar!

Este ano teremos um conjunto de oradores de variadas áreas que, um dia, se depararam com um problema. Sem se resignarem, acabaram por ter o seu momento “ENTÃO ERA ISSO!”, quando descobriram a solução. É esse momento, essa solução que irão partilhar connosco em mais um TEDxFunchal.

Vão faltar ao próximo TEDxFunchal? “ENTÃO ERA ISSO!”

Museu da Electricidade - Casa da Luz
Rua da Casa da Luz, nº 2
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9050-029 Funchal
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Chitra Stern

Enterpreneur
Winner of the prestigious Deloitte Institute for Innovation & Entrepreneurship at the London Business School “Accomplished Entrepreneur Award”, Honored as “Manager of the year” by Amadeus Brighter Awards and “FTA Person of the Year” by Family Travel Association. Education: MBA, London Business School; BEng (Hons), University College London; ACA, Price Waterhouse, London. Owner and founding board member of Martinhal Family Hotels & Resorts (www.martinhal.com), Chitra is a passionate entre­preneur and real-estate & hotel developer, working alongside her business-partner and husband on their projects in Portugal. In March 2017, Chitra was invited to become an Executive Committee Member of Portugal IN, a special task force created by the Portuguese Prime Minister’s office to further enhance Foreign Direct Investment into Portugal in various areas, especially in the wake of Brexit (www.portugalin.gov.pt). LinkedIn profile: https://www.linkedin.com/in/chitrastern/

Gonçalo Félix

Voluntário
Gonçalo Nuno Nóbrega Félix, 37 anos, casado, pai de dois filhos, uma menina de 9 e um menino de 4 anos, apaixonado por emergência médica e ralis, e um empreendedor por natureza. Espírito humanitário e voluntário, trabalhador e amigo, sempre pronto para a luta e para novos desafios. Dedica-se às coisas a 100% quando gosta e acredita nelas, luta até ao fim, nunca desiste. Voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa, Coluna de Socorro Henry Dunnant desde 1999, onde é tripulante de ambulância de socorro e chefe de equipa de emergência no piquete diário. Foi fundador e coordenador do Núcleo BTLS Portugal na Madeira (Basic Trauma Life Support Portugal). É formador de socorrismo da Madeira Emergência, em vários cursos – emergência pediátrica, Suporte Básico de Vida (SBV), SBV / DAE (Disfibrilhação Automática Externa), sendo também formador destas áreas no INEM (Instituto Nacional de Emergência médica) e na AHA (American Heart Association). Operacional e instrutor BTLS Portugal, entre outros.

Inês Rodrigues

Professora e Voluntária
Nasceu, cresceu, casou e vive na Maia. Nunca deixou os bancos da escola. Depois da licenciatura que a fez professora, veio uma pós-graduação, depois um mestrado e agora o doutoramento quase a terminar. Foi autarca, primeiro numa junta de freguesia, depois como vereadora. Mas a Educação é a sua paixão, que a leva a desafiar os alunos a pensar no mundo em que vivemos e nas soluções mais simples para problemas quotidianos. Em 2011, impulsionada pelos alunos, funda a Educafrica, dividindo a paixão pela profissão com o voluntariado nacional e internacional. O objetivo é simples: passo a passo, gota a gota, melhorar a vida de quem consigo se cruza e mostrar aos jovens cidadãos que o futuro está nas suas mãos.

Margarida Meira

Facilitadora de Educação
Facilitadora de Educação 3000/Pedagogia 3000, formação dada pela criadora da Pedagogia, Noemi Paymal, em Itália. Licenciada em Direito desde 1996, abandonou a carreira jurídica em 2004 para se dedicar à sua paixão, as Crianças. Integrou e participou em diversos projectos como voluntária, em organizações ligadas à infância, nomeadamente no Centro Psicopedagógico das Mahotas, Maputo, Moçambique. Instrutora de Yoga pela Associação Internacional de Yoga Integral e Fundadora do Projeto Ilha Verde-Educação em Liberdade na Ilha da Madeira

Mário Fortes

Professor e Investigador
Satisfeito com a vida, mas sempre a testar os meus limites e com necessidade de me superar. Problemas, chumbos por faltas e expulsão de um colégio são o meu CV até ao 9º ano, quando era obrigado a frequentar um ensino expositivo e abstrato. Quando passei para o ensino profissional, experiencial e prático, surpreendi-me a mim mesmo e comecei a ter objetivos concretos e os resultados começaram a aparecer de uma forma perfeitamente natural. Sem nunca ser grande estudante, licenciei-me, comecei a trabalhar e a desenvolver melhor as minhas emoções, o que me fez apostar na área da inteligência emocional, na qual sou doutorado há 6 anos, propósito da minha inquietude, e do superar de um cancro maligno que me apareceu aos 28 anos de idade. Tenho programas de investigação com Recursos Humanos, sou investigador de Pós Doutoramento na ARDITI, e Professor Coordenador convidado na Universidade da Madeira. Sou marido, sou pai, sou filho e sou um Homem que me sinto bem com a vida que escolhi.

Nuno Perry

Perito em Cibersegurança
Nuno Perry é o resultado genético de uma rapariga de 21 anos de São Vicente, agricultora, e de um rapagão de 52 anos do Funchal, funcionário público e último elemento de uma geração de proprietários. Nasceu no ano em que foi lançado o primeiro microprocessador do mundo e, portanto, foi contaminado pela tecnologia. A partir daí, fez um percurso de formação pela informática e pela informação, enquanto vetor estratégico de projeção de poder… porque não gosta de política… daquela que segue a “clubite”… porque gosta de outra política… a maior. É por este caminho que também surgiu o seu gosto pelo voluntariado em múltiplas dimensões: o maior movimento mundial de juventude, o socorro, o apoio humanitário e, mais recentemente, a consciencialização para a cibersegurança, incluindo a formação e treino de profissionais. Tem mais dificuldade em lidar com a gastronomia do que com o pior vírus informático! É que as ameaças surgem de onde menos se espera!

Sergi Bermúdez

Investigador
O Sergi é um catalão, entre idealista e ingénuo, que aos 40 ainda usa o cabelo comprido. Casado com uma transmontana maravilhosa com paciência infinita, vai ser pai de um menino madeirense. O Sergi é docente na Universidade da Madeira e investigador no Madeira Interactive Technologies Institute. Com uma formação em engenharia e neurociências, e intruso qualificado noutras áreas, tem-se dedicado intensamente à investigação multidisciplinar na área das tecnologias aplicadas à saúde. Desde que chegou à Madeira constituiu um grupo de investigação, o NeuroRehabLab (neurorehabilitation.m-iti.org), no qual trabalha com outros investigadores das engenharias, psicologia, ciências do desporto e terapeutas. A missão do grupo é desenvolver e avaliar tecnologias para a reabilitação do AVC, promoção da aptidão física e estimulação cognitiva na demência, com as instituições regionais.

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Luís
Gomes

Funchal, Portugal
Co-organizer
  • Ana Catarina Oliveira
    Marketing/Communications
  • Catarina Fernandes
    Curation
  • Luisa Sousa
    Curation