UNISUAM
x = independently organized TED event

Theme: Reflexos

This event occurred on
October 30, 2018
8:00am - 4:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

Refletir sobre as atitudes humanas e os impactos desse comportamento em um mundo, cada vez mais, polarizado, é a ordem mais imediata para pensarmos as transformações sociais. Criar consciência sobre os reflexos da educação, diálogo e oportunidades de carreiras, apresenta-se como demanda primordial para a evolução do mundo que conhecemos.

O papel da Universidade, nesse contexto de reflexão, só é cumprido na ação pós teoria, com elos reais e exemplos práticos do que pode ser feito para alterar o status quo do planeta.

A educação é o ponto chave para um pensamento global, com atitude local. E a UNISUAM realiza essa máxima por essência e vocação, por meio do propósito de mudança na vida das pessoas e do meio em que vivem com programas de Desenvolvimento Local, Inovação e acesso democrático a um ensino plural e de qualidade.

Nos conectamos com um mundo incrível, com livre discussão de ideias e planos fora do caderno, mas dentro da alma. Acreditar no papel de cada um no processo de melhoria universal, espelha a jornada de um ponto do mundo ao outro. Criar ressonância do Oiapoque ao chuí, é a missão da UNISUAM, do TEDx e de todos os visionários que vislumbram chegar ao topo, mas, tudo isso, com a humanidade toda de mãos dadas, sem deixar ninguém para trás. Vamos juntos?!

Av Paris 72
Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 21041020
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­N­I­S­U­A­M events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Ajuz

Possui 20 anos de experiência na Telecall, desenvolvendo projetos no atacado e varejo nos Estados Unidos, Brasil, Portugal e Japão. Atua como diretor comercial e VP de Marketing no Rio de Janeiro na parte de Voz e Dados, focado no mercado corporativo. Nos últimos anos participou de projetos especiais como Rock in Rio (Internet Oficial), Olimpíada da Matemática, Gracie Pro, Comitê Olímpico da Austrália, Maratona do Rio e Mc Donald’s nas Olimpíadas. Co-fundador do Instituto Reação, ONG com cerca de 1500 crianças e jovens no RJ. Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

Celso Kiperman

Graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e formado no OPM 49 da Harvard Business School. Celso iniciou as suas atividades no Grupo A ( naquela época Editora Artes Médicas Sul Ltda ) em 1984 onde exerceu diversas atividades e foi responsável pela criação do selo Bookman , fundação da Artmed/Panamericana Ltda e construção das parcerias estratégicas com a McGraw-Hill Education e Blackboard. Celso é atualmente CEO do Grupo A Educação SA.

Celson Plácido

Celson é sócio e estrategista-chefe da XP Investimentos. Atuando há mais de 20 anos no mercado financeiro, foi analista de ações no Banco Icatu, Banco BBA, Santander, Petros e GP Investimentos, além de sócio e gestor de fundos de ações na Opus gestora de recursos. Desde 2009 na XP Investimentos, iniciou na área comercial voltada para clientes institucionais e desde 2013 é o responsável pela área de análise. Se formou em Administração de Empresas pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e fez pós-graduação em Direito Societário na FGV-RJ.

Fabricio Costa

Fundou e atuou como CEO da Equals, líder em gestão e conciliação de meios de pagamento no Brasil. Possui mais de 15 de experiência com tecnologias para bancos e pagamentos, tendo liderado projetos para as principais empresas do segmento em diversos países da América Latina. Formado em sistemas da informação, possui especilização em internet e MBA pela FGV. Empreendedor há mais de 10 anos, estudou empreendedorismo no Babson College, University of Virginia/Darden School of Business e também na Havard Business School. Atualmente é sócio da Stone Pagamentos onde atua como diretor de novos negócios.

Felipe Gentil

Felipe Gentil é economista formado pela PUC e tem MBA em gestão empresarial na FGV, mas aprendeu tudo que hoje o diferencia como CEO da Proseek na sua intensa carreira em uma das maiores empresas do mercado financeiro brasileiro, a XP. Com 21 anos já era gestor de mais de 150 filiais da empresa pelo brasil todo e decidiu largar uma carreira de crescimento explosivo para se dedicar ao seu projeto de vida.

Geraldo Rufino

Geraldo Rufino, empreendedor, escritor e palestrante, iniciou a vida como catador de latas na periferia de SP, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos. De office-boy à diretor de operações, ele sempre entendeu que precisava empreender mesmo no CNPJ de outros para garantir sua estabilidade e segurança familiar. Quebrou seis vezes, sendo a última em 2003 depois de um investimento mal sucedido. Nunca levou esses episódios como algo desesperador. Ao contrário, olha para todas essas experiências como algo extremamente positivo e enriquecedor. Em 1985, ao fundar a JR Diesel, quebrou paradigmas e transformou o segmento de desmanche de veículos aplicando organização e inovação. O novo modelo de negócios mudou a nomenclatura e a forma como o setor é visto hoje pela sociedade. O termo desmanche ficou no passado e atualmente passou a ser conhecido como reciclagem automotiva. Hoje a empresa é avaliada em nove dígitos, gerando próximos de 180 empregos diretos e muitos outros indiretos na perspectiva de continuar crescendo acima da média, gerando mais e melhores oportunidades para nós brasileiros.

Gustavo Mota

Gustavo de Mesquita Mota, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou a maior agência de design para PMEs do Brasil, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Manoel Soares

Manoel Soares é nascido na Boca do Rio, periferia de Salvador/Bahia e atua há 20 anos nas áreas de processos comunicacionais e gestão social. Presidente Estadual da CUFA RS – Central Única das Favelas, também atua como repórter e apresentador da TV Globo, é escritor, palestrante e educador mediático. Tem ao longo de sua carreira como comunicador se dedicado a mostrar os aspectos positivos e construtivos das favelas e periferias e acumula prêmios, entre eles o 50º Prêmio Ari de Jornalismo e o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Além da experiência em rádio e jornal, participou ativamente da Campanha Crack Nem Pensar, que abordou o tema da prevenção ao uso de crack e alcançou mais de 12 milhões de pessoas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desenvolveu também o projeto Papo Reto. Iniciativa realizada desde 2008, onde visitou mais de 240 cidades gaúchas e 10 estados brasileiros, alcançando mais de 800 mil pessoas, em sua maioria jovens, gestores públicos e privados e comunidade em geral.

Marcus Moraes

Capricorniano, nascido em 04 de janeiro de 1975, na Ilha do Governador, bairro do Rio de Janeiro, Marcus passou sua infância entre o Colégio de São Bento e as atividades esportivas e sociais do Iate Clube Jardim Guanabara. Filho mais velho de uma família de 3 irmãos, aos quais se juntaram outros 6 ao longo dos anos, Marcus costuma brincar que sua vida profissional foi uma mistura entre o exemplo de uma mãe professora da UFRJ e um pai faixa-preta, apaixonado pela arte suave do jiu-jitsu. Ao terminar o segundo grau, a Escola de Engenharia foi seu caminho natural, bem como a conquista da faixa-preta antes dos 23 anos. Aliás foi num campeonato de jiu-jitsu na Califórnia em 1995 que conheceu a academia Muscle Beach, de Venice Beach, que veio a ser a inspiração para seu trabalho de fim de curso e posteriormente abertura de sua atual empresa. Empreendedor, montou seu primeiro negócio aos 15 anos, uma loja de sucos, e não parou mais, tendo sido dono de academias, de uma casa noturna, de um restaurante natural com pegada indiana e finalmente sócio fundador da Mude Mobiliários Urbanos Desportivos. Uma empresa que tem por propósito transformar as cidades em espaços de bem estar que promovam uma relação próxima com as pessoas e entre elas e que é mais conhecida pelas academias ao ar livre que implanta por todo Brasil e pelas estações de exercícios ao ar livre instaladas em parques e praias de diversas capitais e que são objeto da Carta Patente que transformou Marcus num inventor. Suas maiores habilidades são a negociação, as relações institucionais e política, matemática e a estratégia de negócios. Seus hobbies são a yoga, a arquitetura, a fotografia e viagens. Além da engenharia de produção, cursou o MBA de Marketing Esportivo da FGV (2000), o MBA Executivo da COPPEAD (2013) e uma pós graduação em Sociologia, Cultura e Política na PUC-RJ (2006).

Pedro Salomão

Pedro é carioca, 38 anos, pai do Bento e da Maria. Administrador, pós-graduado em Sociologia Política e Cultural, ambos pela PUC Rio. Se tornou um dos palestrantes mais requisitados do país com mais de 1000 palestras. Empresário, Fundou a inovadora Rádio Ibiza, atuou como consultor de cultura organizacional e é autor do livro Empreendendo Felicidade.

Rafaello Ramundo

Marido da Sabrina, pai da Manu, da Antônia e da Nina. Fundador e CEO da Novo Traço Comunicação, uma empresa com 11 anos de vida, que atua nas áreas de Trade Marketing, Geração de Conteúdo e Entretenimento. A Novo Traço tem um propósito claro: só se envolve com projetos que transformem a vida das pessoas através de experiências únicas. Design, planejamento, produção de eventos, música, esporte e arte são algumas das habilidades dessa empresa que tem a história misturada com a de seu fundador. Rafaello criou há 3 anos o Prudential Concerts, projeto que leva de forma acessível ao público das principais capitais shows que promovem o encontro das melhores orquestras sinfônicas do país com os grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Milton Nascimento, Gilberto Gil e Alceu Valença. Rafaello também é muito feliz por ter idealizado e tirado do papel o Projeto Pedaleiros que já levou mais de 2000 pessoas com deficiência visual em passeios guiados de bicicleta.

Raphael Avellar

Rapha Avellar é empreendedor serial e CEO da Avellar Media, uma agência de publicidade cuja missão é revolucionar a forma como pessoas e empresas contam suas histórias em um mundo cada vez mais conectado. Com 23 anos salvou da falência os negócios da família. Fez isso utilizando estratégias inovadoras de marketing digital e mídias sociais. Cresceu a empresa em cerca de 300% em apenas 36 meses. Alavancou as vendas de 3 para 12 milhões de reais durante a maior crise da história do Brasil. E não parou mais. Aos 25, fundou um segundo empreendimento que, com apenas 24 meses de existência, já ultrapassou a inacreditável marca de 6 milhões em vendas. Teve um crescimento superior a 600% de um ano para o outro. Só conseguiu isso por causa da sua capacidade e talento para contar histórias de impacto no ambiente digital/social. Isso o gabaritou para falar com propriedade sobre gestão, inovação e mídias sociais. A prova disso é que entre um compromisso e outro ele grava programas para os seus mais diversos canais na internet e escancara a própria vida. Diferencia-se porque documenta reuniões estratégicas e responde às perguntas da sua legião de seguidores. Milhares de pessoas são atingidas por sua mensagem e são sinceras quando dizem que ele mudou a forma como enxergavam a vida, o mundo dos negócios e as oportunidades que o digital disponibiliza para cada uma delas. Hoje figura entre os brasileiros mais influentes da sua geração quando o assunto é Empreendedorismo e Marketing. Também é destaque com um dos maiores influenciadores do país nos temas de desenvolvimento pessoal e alta performance, pois é obcecado por treinar corpo e mente a níveis absurdos, encarando a corrida de endurance mais pesada do mundo (Iron Man) e treinando duro para escalar o monte Everest em 2020.

Rene Silva

Filho de gari comunitário, que morreu de alcoolismo crônico aos 29 anos, e da faxineira Cristina Silva, o jovem Rene Silva, de 24 anos, nasceu na comunidade do Morro do Adeus, uma das 13 favelas que formam hoje o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Brasil. Rene ficou conhecido mundialmente em 2010, quando aconteceu o grande "boom" do Voz das Comunidades. Foi durante a ocupação da polícia e exército no Complexo do Alemão, quando ele começou a narrar em tempo real através do Twitter, tudo o que acontecia na comunidade. Na época, muitas pessoas ficaram preocupadas com a sua exposição na mídia, pois passou de 300 seguidores para mais de 10 mil pessoas em menos uma hora. Com tamanha repercussão, sua família nem sabia ainda o que estava acontecendo com o menino de 17 anos que se tornou um 100 jovens negros abaixo de 40 anos mais influentes do mundo, segundo a premiação MIPAD, que recebeu em Setembro de 2018, e que elegeu Lázaro Ramos e Taís Araújo nesta mesma lista no ano passado. Atualmente, Rene Silva dos Santos é presidente da ONG Voz das Comunidades e editor-chefe do Jornal Voz das Comunidades, veículo que circula mensalmente em 15 favelas do Rio de Janeiro, com tiragem de 15 mil exemplares. O jornal conta com uma equipe de 18 jornalistas, 12 colunistas, 15 produtores de eventos, 25 correspondentes de diferentes comunidades do Rio e mais de 100 outros voluntários, que atuam nas ações sociais realizadas pela organização, tais como Páscoa, Colônia de Férias, Dia das Crianças, Festa Junina e Natal.

Ricardo Faria

Ricardo Faria é engenheiro e empreendedor com atuação nos setores de gestão e higienização de têxteis e agronegócios. É fundador das empresas LAVEBRAS e GRANJA FARIA e recentemente a RCF Capital. Nascido na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no dia 07 de abril de 1975, mudou-se com sua família para a cidade de Criciúma, no estado de Santa Catarina, quando ainda tinha dois anos de idade. Aos quinze anos participou de um programa de intercâmbio na Califórnia - EUA, onde viveu por um ano. Enquanto ainda era estudante no curso de Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, iniciou um pequeno negócio de confecção de uniformes profissionais, visualizando o potencial do negócio, expandiu a operação para o fornecimento e higienização dos uniformes de indústrias frigoríficas, surgindo então a LAVEBRAS. Como conseqüência de um extenso relacionamento com a Perdigão, em 2006, Ricardo Faria instalou sua primeira granja para produção de pintinhos na cidade de Nova Mutum, no estado do Mato Grosso, e no ano seguinte à sua instalação tornara-se a maior granja de ovos férteis do Brasil e hoje com 10 granjas espalhadas pelo país a maior do mundo, denominada GRANJA FARIA. Casado com a advogada Ingrid há 4 anos, pai do Ricardo, 8 anos, e do Felipe, 6 anos, Ricardo Faria, como é mais conhecido, costuma jogar Tênis aos finais de semana e desfrutar seu tempo com sua família em São Paulo, cidade onde vivem. Fundada em abril de 2004, a LAVEBRAS é uma empresa especializada na locação e higienização de uniformes e enxovais e na administração de vestiários. Atuante nos segmentos industrial e de hospitalidade, em 2011 se introduziu no segmento hospitalar. Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Tocantins, com 69 unidades produtivas e mais de 4000 funcionários. Com a melhor tecnologia em máquinas e equipamentos, a empresa é líder do segmento de fornecimento de uniformes e a maior empresa do Brasil do setor de higienização têxtil. A empresa vem se destacando com crescimento a uma taxa de 43% ao ano, pela excelência dos serviços prestados e pela contribuição que dá à preservação do meio ambiente e à qualidade de vida da sua gente.

Rodrigo Garçone

Rodrigo Garçone é um empreendedor especialista em networking e startups. Foi eleito o perfil número 1 a ser seguido em 2018 no LinkedIn e eleito um dos profissionais de RH mais influentes da América Latina. É diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio de Janeiro e diretor da Entrepreneur's Organization, a rede de empreendedores mais influente do mundo.

Ronaldo Perri

Ronaldo é graduado em Administração de Empresas pela PUC-MG e tem Especialização em Marketing pela UFMG. Trabalhou por 16 anos de PEPSICO, começando como trainee e chegando até Diretor Geral da Lucky - empresa comprada pelo grupo. Passou pelas áreas de Trade Marketing, Planejamento de Vendas e pela Diretoria Comercial das marcas Elma Chips, Quaker, Toddy, entre outras, nas regiões Norte e Nordeste. Foi também Diretor Nacional de Canais de Vendas. Entre suas principais realizações estão a criação e implementação do modelo de gestão e atendimento unificado de todas as marcas no Nordeste, quintuplicando o Business. Atualmente trabalha na CDB Produções como Diretor Geral. O Comida di Buteco é um concurso que busca transformar a vida das pessoas através da cozinha, gerando inclusão socio-econômica. Atualmente são mais de 600 butecos participantes em todo o Brasil, gerando mais de 6.500 empregos, impactando em mais de 70 mil turistas, mais de R$140 milhões de mídia espontânea e mais de 13 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais, além de mais de 6 milhões de pessoas circulantes nos botecos participantes.

Organizing team

Augusto
Motta

Rio De Janeiro, Brazil
Organizer