UFLA
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 1, 2018
10:00am - 6:00pm -02
(UTC -2hrs)
Lavras, Minas Gerais
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (Ramalhão - DBI)
Departamento de Biologia - UFLA
Lavras, Minas Gerais, 37200-000
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­L­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bianca Sollero

Há mais de 18 anos envolve-se em projetos e ações que estimulam crianças a crescerem conectadas com sua essência através da habilidade criativa. Além de psicóloga, arte-educadora e arte-terapeuta, hoje atua como educadora parental e tutora oficial do curso Criando Crianças Criativas (idealizado e apresentado por Murilo Gun), promovido pela KeepLearning School. Alicerçada pelos princípios do Humanismo, ela inspira o educar com leveza e criatividade.

Carlos Cunha

Artesão, Terapeuta Social e Arte Educador. Natural de Santarém do Pará, reside em Botucatu-SP. Ministra, há 14 anos, Cursos e Oficinas de Bambu pela Trabambu, direcionados a profissionais das mais diversas áreas. É Co-fundador do CSA Demétria, primeira iniciativa de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) no Brasil.

Carolina Mendes

Carolina vem se propondo a viver as mudanças que acredita pra o nosso planeta. Bióloga e pesquisadora por formação e convicção, tem aprendido o quão poderosa é a mudança quando cada um de nós, pessoas comuns, decide transformar seu “lixo” em riqueza.

Elvis Vieira

Arquiteto e urbanista pela FAUUBC, Doutor em Planejamento Urbano Regional (FAUUSP). Professor de Projetos Urbanos (FAU – Brazcubas Educacional) e Orientador de TCC (FAUUNIP – São José dos Campos). Ex secretário adjunto de Política Urbana de Suzano, Ex diretor de Projetos e Obras de São José dos Campos. Atualmente Secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano – SP, Coordenador da Câmara Técnica de Planejamento Urbano do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

Kalill Páscoa

Kalill José Viana da Páscoa é Engenheiro Florestal, doutor em Ciências Florestais, membro da ARPA-Rio Grande (Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande). É um dos idealizadores do projeto Lavras Inteligente, que visa realizar o mapeamento da área urbana de Lavras/MG utilizando imagens de drones e a criação de um banco de dados geográfico com informações ambientais do município.

Karin Hanzi

Fez seu primeiro PDC (Permaculture Design Course) aos 9 anos, com sua mãe Marsha Hanzi, na Bahia, e cresceu visitando a fazenda do mestre da agrofloresta Ernst Gotsch. Se formou em Engenharia Mecânica e trabalhou nessa área nos Estados Unidos e Suíça, mas ao voltar para o Brasil retomou o envolvimento com a Agrofloresta e Permacultura. Em 2015 fundou o Epicentro Dalva, que hoje é um centro de produção, formação e pesquisa em Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Luiz Fazio

Engenheiro civil e realiza trabalhos voluntários em comunidades empobrecidas do RJ e SP. Sensibilizado pelo problema da falta de saneamento nessas comunidades, fundou e preside a ONG Biosaneamento, que propõe o uso de pequenos biodigestores pra tratar o esgoto e gerar biogás para cozinhas das famílias das próprias comunidades.

Mônica Passarinho

Amante da vida e inspirada pelas Aprendizagens com a Natureza, é bióloga, permacultora, facilitadora de processos em grupos baseados em uma visão integrada do ser humano e na gestão participativa, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Responsável pelo Toca Experiências, onde compartilha diversos aprendizados no contexto da regeneração na Fazenda da Toca. Além disso, é uma das responsáveis pela criação da Abordagem Educativa da Escola da Toca – Instituto Toca, onde fomentou a Alfabetização Ecológica.

Priscila Fiorelli

Priscila é parte da equipe de organizadores do TEDxSãoPaulo e desde 2018 atua também na implementação e consolidação dos Clubes TED-Ed no Brasil.

Ranieri Oliveira

É educador, especialista no desenho de experiências online de aprendizagem no ensino à distância. Atualmente, atua como palestrante, consultor, coach de inovação e criatividade e coordenador de Learning Experience na Keep Learning School – escola online de cursos livres para adultos.

Sylmara Dias

Professora universitária, envolvida com várias redes de pesquisadores em torno da produção e difusão de conhecimento relacionados à gestão socioambiental. Preocupa-se com os saberes produzidos na academia e sua articulação com realidade social. “Minha investigação atual sobre desperdício de alimentos, incorpora-se ao debate e reflexões sobre outros modos de viver em sociedade. Somos mesmo capazes de acreditar no inacreditável, de tornar possível o impossível e confiar em nossos sonhos, despertando-nos para uma nova realidade? Outras cidades? Outras economias? Outra utopia? Outra forma de viver e conviver em sociedade, são possíveis?”

Taivan Muller

Um ser humano que já foi atleta profissional de futsal, fez mestrado em gestão desportiva em Portugal, mas que nos últimos seis anos busca desenvolver-se empreendendo uma visão integra, onde a energia da vida é unificada na experiência do Ser. É cocriador da Prospera, um ambiente matriz para a cultura da abundância. E hoje tem sua atenção na (re)evolução do dinheiro através da sociedade em rede.

Organizing team

Antônio
Massensini Júnior

Lavras, Brazil
Organizer

Marina
Danes

Lavras, Brazil
Co-organizer
  • Rennan Campos
    Team member
  • Thiago Magalhães Meireles
    Production