Aveiro
x = independently organized TED event

This event occurred on
May 26, 2018
Aveiro, Aveiro
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Rua Cais da Fonte Nova
Aveiro, Aveiro, 3811-904
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

António Vieira

entrepreneur
Ouvimos dos empreendedores de sucesso que "se o caminho ficou difícil, então é por esse que devemos seguir". Que o diga António Vieira, que se tornou proprietário da padaria em que antes tinha sido empregado, à custa de muitas horas de trabalho e persistência, numa altura em que não havia programas de apoio a empreendedorismo nem atalhos. Foi na agricultura, na terra dura e quase impossível de tratar, que começou a trabalhar, junto dos sogros e da mulher. À procura de melhores oportunidades, parte sozinho para a Venezuela onde começou por trabalhar numa pequena refrescaria. Regressa a Oliveirinha, a sua terra que continuava dura e quase impossível de tratar, fazendo-o partir de novo para a Venezuela, desta vez com a mulher e os 3 filhos. Na Venezuela ficou um rádio ligado por 4 anos que acredita que ainda está a tocar, ficaram horas de trabalho, dificuldades, dívidas, mas também o sucesso que o próprio ousou construir. Hoje, diz que tem tudo o que necessita para ser feliz.

Carlos Fiolhais

university professor
Se Carlos Fiolhais fosse um livro, descreveria as crónicas de um explorador aventurando-se por multiversos que a cada página incorpora uma nova personagem - um pintor, um cientista, um escritor. Desde sempre, um viajante do tempo que ainda se lembra das suas primeiras viagens com "O Clube do Espaço" "ou "The Atom and The Foreseeable Future", um dos primeiros livros que comprou com o seu dinheiro. No passado, foi um "frequentador de bibliotecas de forma omnívora", segundo o próprio, que investia o que recebia de prémios de concursos de pintura, mesmo sendo daltónico, em livros. Dirigiu a sua própria máquina do tempo, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Catarina Carvalho

Jounalist
Folhear épocas, absorver conhecimento, estilos de vida e cultura de outro tempo e, até mesmo, relacionar-se com os problemas das sociedades do passado é possível devido a reais viajantes no tempo, como Catarina Carvalho. Viajantes no tempo ou jornalistas, a linha é ténue. Congelam momentos históricos, definem a atualidade e arriscam a previsão do futuro, essencialmente através da poderosa máquina do tempo, a escrita. Desde os 19 anos que tem “a melhor profissão do mundo” definindo-a como uma forma de estar na vida, de “ser curioso” e tornar o mundo compreensível. No seu percurso profissional criou cápsulas do tempo em diversos jornais e revistas nacionais como a Visão, o Expresso, Sábado e Diário de Notícias. Atualmente, assume a direção executiva do Diário de Notícias, sendo também responsável pela direção da Notícias Magazine, Volta ao Mundo, Evasões, Men’s Health e Women’s Health e Delas.pt.

Elvira Fortunato

Scientist
Não é "eureka" que se ouve no laboratório que coordena, mas sim "funciona". Elvira Fortunato não tinha planeado ser investigadora, mas foi o desejo de criar algo com aplicação e impacto na sociedade e indústria que a levou a optar por estudar engenharia. Viajando até ao passado através dos seus olhos, quando pela primeira vez desvendaram ao microscópio as células da cebola, chega ao presente como a cientista que, ao usar o papel para tudo menos escrever, foi pioneira na criação de um transístor a partir deste material. É desconfiando do tomado como certo e desafiando o convencional que, por meio de técnicas acessíveis e de baixo custo, cria materiais de alto valor acrescentado.

Francisco Gaspar

Cyber Security Expert

Henrique Jorge

Entrepreneur
Quando Henrique Jorge se apercebeu que um computador não era assim tão poderoso como julgava e que a intervenção humana era a chave, o seu interesse por estudar esses "deuses todo-poderosos que se expressavam a preto e branco" aumentou. Presente no início da revolução da Internet, quando não existiam ainda cursos de informática e apenas algumas empresas se iniciavam nesta área, o autodidata trabalhou na primeira empresa de computadores da região. Desde sempre que a tecnologia e tudo o que era futurista o atraía e assim, dos salões de jogos da altura, passando por vários episódios de desconstrução e exploração das vísceras de computadores, o empreendedor de 50 anos chega à criação da rede social ETER9. O projeto, que tem conhecido projeção internacional, ambiciona ser mais que uma rede social. Através de Inteligência Artificial pretende construir a ponte entre o digital e o orgânico, permitindo a todos deixar um legado digital ativo no ciberespaço, inclusive pela eternidade.

João Lousada

Analog Astronaut
João Lousada, um explorador por natureza, desde cedo que desenvolveu uma curiosidade natural e um interesse particular pelo universo e exploração espacial. Graduado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, trabalha hoje no centro de controlo Columbus em Munique, onde opera todos os subsistemas do módulo Europeu da Estação Espacial Internacional, ajudando os astronautas que vivem e trabalham em órbita terrestre no seu dia-a-dia. Além do seu trabalho controlando e comandando o módulo Columbus, participa frequentemente em estudos e missões com o objetivo de enviar os primeiros astronautas a Marte. Um astronauta análogo e comandante em missões análogas, realizadas em diversos locais do nosso planeta, que procura Marte na Terra. Nos tempos livres, é um ávido mergulhador e paraquedista, desfruta de atividades ao ar livre como caminhadas, desportos de inverno e escalada. Neste momento, prepara também a sua licença como piloto de aeronaves.

João Pedro Magalhães

Investigator
Há quem viaje no tempo e há quem vá mais longe, ousando mesmo controlá-lo. É o caso do investigador João Pedro de Magalhães que lidera o grupo de investigação Integrative Genomics of Ageing Group, da Universidade de Liverpool. A sua pesquisa foca-se nos processos de envelhecimento e longevidade, a nível genético, e como estes podem ser manipulados para o combate de doenças associadas à idade. Embora o seu percurso académico se tenha iniciado na Escola Superior de Biotecnologia do Porto, doutorou-se na Universidade de Namur, Bélgica, tendo sido recrutado para a Universidade de Liverpool durante o período de pós-doutoramento em Harvard, em 2008. Publicou em diversas revistas científicas de destaque, como a Nature, foi orador convidado em mais de 100 palestras e o seu trabalho de investigação tem merecido a atenção da imprensa, como a BBC, Time magazine e Washington Post. É ainda consultor em fundações sem fins lucrativos e empresas de biotecnologia.

Lara Seixo

Architect
Assume-se orgulhosamente serrana e revela que o facto de ter crescido entre 2 culturas e costumes, só por si, justifica a constante curiosidade que a conduz. Levou-a até Lisboa para estudar Arquitetura (UTL), mas igualmente despertou o seu interesse por outras áreas artísticas, intensificando uma de sempre, a Arte Urbana. O associar desta paixão ao orgulho em ser serrana, fez surgir o WOOL | Covilhã Arte Urbana (2011) e, desde então, toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos.

Natasha Marjanovic

Actress and storyteller
Florisberta de Marte ou Natasha Marjanovic, na verdade, natural não do planeta vermelho, mas da Bósnia-Herzegovina, entre pronomes trocados, risos, desvios e improvisos trouxe o vento de leste e ao mesmo tempo aprendeu Portugal. O teatro é a vida e a vida dela é o teatro. Formou-se na Escola Superior de Teatro de Belgrado, tendo-se especializado em teatro infantil. Criou uma companhia em Sava Centar, o Teatro Maia onde apresentou inúmeros espetáculos da sua autoria. Quando chegou a Portugal deparou-se com uma realidade completamente diferente, mas nem isso nem a língua foram uma barreira. Desde 2001, transforma escolas de todo o país em palcos. As peças saboreadas pelo público infantil ganham vida pela associação cultural Palco de Chocolate. Desenvolve ainda, junto de empresas, associações sem fins lucrativos e outras entidades como a UNESCO, ACIDI e Gulbenkian, diversos workshops, bem como aulas de teatro para crianças e adultos.

Ruzbeh Bacha

Founder and CEO @ CityFALCON

Sara Moreno Pires

Researcher at the Department of Social, Political and Territorial Sciences at the University of Aveiro
Da economia para as políticas públicas Sara Moreno Pires investiga como é possível atuar sobre a sociedade e o ambiente de forma sustentável. Inquieta e movida pelo que não sabe, mas, sobretudo, pelo que sabe e que lhe revela um mundo resistente à mudança, seres humanos complexos e injustiças difíceis de engolir é nos indicadores de desenvolvimento sustentável que procura estratégias para simplificar e entender a complexidade da realidade. Explora ainda o diálogo como ferramenta que potencia a mudança. Publicou vários artigos sobre desenvolvimento sustentável e tem trabalhado em parceria com diversas câmaras municipais e ONGs. De riso fácil e postura tranquila, é através da investigação e ensino que chega aos outros e torna a sua Viagem no Tempo significativa.

The Troublemaker

Band
A emergente banda aveirense com influências de jazz, bossa-nova, indie-folk e world music é composta por Gerson Batista, na voz e piano, Francisco Barbosa, na guitarra, Bruno Rodrigues, no baixo, Ronaldo Firmino, na bateria, Sean Kong, nas back vocals e melódica, Sónia Sobral, no acordeão e Nuno Silva, no trompete. Apresentaram o seu primeiro álbum "Sarilhos" em 2017, no cineteatro Alba, e tocaram pela primeira vez na cidade de Aveiro no Festival dos Canais 2017, tendo já em fevereiro deste ano lançado o formato físico do "Sarilhos" com um concerto no Teatro Aveirense. Foram os vencedores da edição de 2017 do Festival Just Nice Music, onde o tema "The Troublemaker" foi ainda distinguido com o Prémio de Melhor Tema do Festival. Encontram-se já a gravar e trabalhar num segundo álbum que trará mais cor ao seu reportório e mais "histórias de praia no natal".

Yin Yang

Musicians

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Natasa
Golosin

Aveiro , Portugal
Co-organizer