Unisinos
x = independently organized TED event

Theme: Fronteiras | Boundaries

This event occurred on
August 17, 2018
8:30am - 4:20pm -03
(UTC -3hrs)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

Inscições abrem em julho de 2018

Teatro Unisinos
Nilo Peçanha, 1640
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90470-260
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unisinos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Pereira

Professor e cofundador do H2HubVirtual
Poliglota, o professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos atua nas disciplinas de Empreendedorismo, Inovação e Negociação. Formou-se em 2008, no curso de Comércio Exterior da mesma universidade. Em 2017, tornou-se cofundador da H2Hub Virtual, empresa que trabalha com educação empreendedora, modelagens de metodologias ativas para fomentar empreendedorismo.

Ana Crisitina Ostermann

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS
PhD em Linguística pela University of Michigan (EUA), Mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Seus projetos de pesquisa atuais investigam interações face-a-face em consultas de aconselhamento genético fetal, exames de ultrassom obstétrico, consultas ginecológicas e obstétricas do SUS e os atendimentos do Disque Saúde (da Mulher), do Ministério da Saúde. Pesquisas anteriores envolvem análise da conversa e etnografia em delegacias da mulher e centros de intervenção na violência contra a mulher, investigação de interrogatórios policiais com suspeitos de homicídios, análise das práticas discursivas de transgêneros, entre outros.

Bia Kern

Fundadora e Presidente da ONG Mulher em Construção
Bia é fundadora e presidente da ONG Mulher em Construção e uma das empreendedoras sociais brasileiras a se tornar bolsista da organização WomenChangeMakers. Em 2014, foi convidada ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton a fazer parte da Clinton Global Initiative. Formada em Gestão Pública pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), ela foi diretora executiva da Fundação da Mulher Gaúcha entre 1996 e 2003.Indicada ao Prêmio CLAUDIA 2012 e ganhadora do Troféu Márcia Santana 2014 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, já transformou a vida de muitas famílias com seus projetos sociais.

Carlos Augusto Pessoa de Brum

Escritor e Ilustrador
Cadu dos Livros, como é conhecido, tem 31 anos e 49 livros publicados. Ele realiza palestras, contação de histórias e oficinas em Feiras do Livro.

Filipe Roloff

Ativista LGBT
Aos 28 anos, Filipe Roloff, utiliza seu trabalho com diversidade e inclusão LGBT para construir pontes no mundo corporativo. Em 2017, integrou a lista dos 50 futuros líderes LGBT do mundo, publicada no jornal britânico Financial Times. Antes disso, ficou entre os 100 finalistas do concurso RAHM, que reconhece os novos líderes LGBT globais, na Alemanha.

Guilherme Massena

Cofundador da Dobra
É formado em Administração de Empresas com formação específica em Gestão para Inovação e Liderança pela Unisinos. Durante a graduação, fez intercâmbio em Santiago do Chile e Montreal, no Canadá. Natural de Montenegro, é cofundador da Dobra, empresa com ideais inovadores e sustentáveis, que deixa o mundo mais aberto e irreverente fabricando carteiras com material semelhante a papel. Para ele, as empresas são vetores de mudança social e isso faz com que acredite num futuro melhor.

Lau Patrón

Publicitária e ativista para inclusão
A publicitária Lau Patrón é mãe do João Vicente, um menino sorridente e portador de uma síndrome raríssima auto-imune, de causa genética chamada SHUa. Uma das crises da doença provocou um AVC muito grave e João perdeu o controle do próprio corpo, mas não a alegria. Faz alguns anos que Lau pensa sobre inclusão e desenvolve projetos nesse sentido, acolhendo outras famílias e dividindo textos esclarecedores acerca do tema. Ela se autodenomina uma "escritora por necessidade" e vive dizendo "a vida é maravilhosa".

Liliana Sánchez

Gerente na Iluméxico
Liliana é a responsável pelas operações da Iluméxico, organização mexicana que proporciona soluções de eletricidade para comunidade carentes que não possuem acesso as redes elétricas.

Lui Nörberg

esquisador na área de Educação
Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Orientação Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná RO (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação pela UNISINOS. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas; Coordenador do Curso de Pedagogia - Noturno na Faculdade de Educação da UFPEL; Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional. Atua nos seguimentos: Formação de professores e Práticas Pedagógicas; Formação de Gestores Educacionais ministrando conferências, palestras e consultorias nas respectivas áreas.

Maria Ines Secco

Técnica em Enfermagem
Formada em Auxiliar de Enfermagem, e posteriormente Técnico, nunca teve o sonho de ingressar na área da saúde, mas aceitou o desafio, pois as pessoas acreditavam que ela tinha talento. Inês está prestes a completar 28 anos em UTI Neonatal. Na neonatologia, ramo da pediatria que trabalha com recém-nascidos até o 28º dia de vida, ela ajuda a cuidar de casos que apresentam complicações, como bebês prematuros e pré-termo.

Mor Ndiaye

Presidente da Associação dos Senegaleses
Mor Ndiaye é Senegalês e está no Brasil desde 2008. Com base em sua experiência e na de outros imigrantes, há três anos ele fundou a Associação dos Senegaleses na cidade de Porto Alegre. A instituição distribui muita solidariedade, auxiliando em trabalho, moradia e nas dificuldades com o idioma.

Rodrigo Lopes

Jornalista
Rodrigo Lopes é jornalista, mestre em Comunicação e professor de Jornalismo. Trabalha atualmente como colunista de política internacional e repórter especial na Zero Hora e divide a rotina de redação com aulas na Fadergs. Lopes também é autor do livro Guerras e Tormentas: Diário de um correspondente internacional, obra finalista do prêmio Jabuti em 2012. Como repórter da Zero Hora conquistou o prêmio Rei da Espanha em 2003 e, em 2017, conquistou quatro prêmios da Associação Riograndense de Imprensa pela categoria de webjornalismo, crônica e reportagem geral segundo e terceiro lugares.

Organizing team

Gabriela
Gonçalves

Porto Alegre RS, Brazil
Organizer

Aline
jaeger

Novo Hamburgo, Brazil
Co-organizer
  • Laura Dalla Zen
    Curation
  • Lucas Dausacker
    Marketing/Communications
  • MARINA DALCIN
    Marketing/Communications