Porto
x = independently organized TED event

Theme: É Natural? / Is it Natural?

This event occurred on
April 14, 2018
9:00am - 7:00pm WEST
(UTC +1hr)
Porto, Porto
Portugal

Com esta pergunta desafiadora pretendemos gerar uma reflexão sobre o mundo atual.
Como resultado do desenvolvimento contínuo e exponencial de milhares de anos de evolução, do conhecimento e da tecnologia, vivemos um mundo cada vez mais complexo e artificial – criado por nós, seres humanos. Ainda assim, existe entre nós a dúvida se estaremos a ir longe demais e, por isso, procuramos objetos, conceitos e experiências mais simples e naturais pelos quais temos maior apreço e aos quais reconhecemos maior genuinidade.
Mas será que o que é natural é melhor do que o artificial?
Em todas as condições e situações?
Será que algo artificial é necessariamente mau?

Na próxima edição do TEDxPorto pretendemos fazer compreender que o que é natural é complexo, e que algo artificial não é necessariamente mau.
Convidamos-te a tirar três minutos para ler este texto de apresentação do tema: https://medium.com/@TEDxOporto/tedxporto-2017-%C3%A9-natural-ca697973b520

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610
Porto, Porto, 4149-071
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Porto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Academia de Dança de Matosinhos

Dance Academy
A Academia de Dança de Matosinhos é um espaço de formação pluridisciplinar no domínio das artes performativas organizando-se num programa que inclui diversas idades e modalidades que privilegiam a experimentação e prática artística.

Alexandra Oliveira

University Professor
Alexandra Oliveira é professora da Universidade do Porto, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os seus interesses de investigação relacionam-se com o género, a sexualidade e o controlo social, tendo vindo a dedicar as suas pesquisas ao trabalho sexual, em particular à prostituição. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto com uma investigação etnográfica sobre prostituição de rua que deu origem à publicação “Andar na vida: prostituição de rua e reacção social” (2011, Almedina - Menção Honrosa do Prémio Maria Lamas 2011). Foi membro do comité de gestão da Ação COST IS1209 – “Comparing European Prostitution Policiese” (2013-2017), por nomeação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É membro fundadora do GIITS – Grupo Interdisciplinar de Investigadores sobre Trabalho Sexual.

Alexandre Quintanilha

Physicist
Doutorou-se em física teórica e, ao longo da sua carreira como professor e investigador, estudou os mecanismos biofísicos e bioquímicos associados ao stress fisiológico. Fundou vários institutos de investigação multidisciplinares, e foi professor nas universidades da Califórnia e do Porto. Publicou aproximadamente 100 artigos em várias revistas científicas de nível mundial e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, do Ambiente e da Física Aplicada. Preside atualmente, entre outras, à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e à Comissão de Ética para a Investigação Clínica.

Ana Isabel Lage Ferreira

Psychologist
A Ana é psicóloga e interessa-se pela forma como as pessoas se desenvolvem e como a comunicação pode facilitar - ou não - esse processo. Todo o seu trabalho, investigação, e hobbies estão relacionados com a comunicação e o desenvolvimento. Há sete anos desenvolveu um programa de formação de professores com o propósito de desenvolver técnicas de comunicação que favoreçam um clima positivo onde crianças e adultos possam expressar as suas emoções de forma positiva. Deste programa resultou um livro e uma plataforma online com a participação de outros colegas. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com Mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho, completou a parte curricular do Doutoramento pelo ISCTE.IUL na área da Inteligência Emocional.

Ana Teresa Maia

Scientist
Doutorada em Genética Humana pelo Institute of Cancer Research de Londres em 2003, trabalhou na Universidade de Cambridge antes de integrar a Universidade do Algarve em 2012 como Professora Auxiliar. É apaixonada pela ciência e desenvolve investigação na área do cancro desde 1996, sendo quase sempre o seu interesse focado no aparecimento do cancro e na predisposição genética. Coordena agora um grupo de investigadores na área da biologia computacional aplicada ao cancro da mama.

David Marçal

Biochemist
Doutorou-se em 2008 em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa. É redator científico na Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) e coordenador da rede GPS.PT (Global Portuguese Scientists). Publicou, em coautoria com Carlos Fiolhais, os livros ""Darwin aos tiros e outras histórias de ciência”, “Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência” e “A ciência e os seus inimigos”. É também coordenador e autor do livro “Toda a Ciência (menos as partes chatas)” e assinou o ensaio “Pseudociência”. É autor de centenas de artigos na comunicação social, espetáculos e em programas de televisão sobre ciência. Já foi distinguido com os prémios Químicos Jovens (da Sociedade Portuguesa de Química), Ideias Verdes (da Fundação Luso e pelo Jornal Expresso) e COMCEPT (da Comunidade Céptica Portuguesa).

Debra Kamin

Journalist
Debra Kamin is an award-winning American journalist and travel writer. She is a regular contributor to The New York Times, and her work has also appeared in Newsweek, TIME, Foreign Policy, The Guardian, Variety, The Los Angeles Times, the Chicago Tribune and beyond. Kamin has written extensively about tourism in modern Rwanda, and in 2017 she was sent on assignment to Kigali by The New York Times to write ""36 Hours in Kigali,"" part of the newspaper's long-running and prestigious series of guides to destinations around the world. Kamin holds a master's degree from the University of Chicago, where she wrote her thesis on societies recovering from mass trauma and conflict. She lives in Tel Aviv with her husband and twin daughters, and is currently working on a memoir.

Diogo Silva

Human Rights Activist
Natural do Porto, Diogo licenciou-se em Comércio Internacional, mas encontra-se actualmente a trabalhar na área de turismo gay em Lisboa estando a tirar uma Pós-Graduação em Gestão Hoteleira Tudo começou quando adolescente decidiu enfrentar o medo e se tornou ""Activista LGBTI"", apesar de considerar que já saiu do ""activismo"" a verdade é que o ""activismo"" nunca saiu dele, tendo sido o seu caminho Pessoal e Profissional marcado marcado por ele. É um jovem plurifacetado que actualmente assume vários cargos, funções e projectos, Consultor de Exportações na Domus Capital, Responsável de Marketing no Hotel The Late Birds Lisbon, Director Executivo da Associação Empresarial Variações e Coordenador Europeu do It Gets Better Project.

Fado Violado

Grupo musical
Nascido em 2008, pelas mãos de Ana Pinhal e Francisco Almeida, Fado Violado é um projeto que cruza o fado com o flamenco. Em 2017, a formação passa a incluir uma segunda guitarra, com a entrada de Daniel da Silva, produtor do disco “A Jangada de Pedra”, cuja guitarra se junta à de Francisco Almeida, sendo agora o Fado ainda mais Violado. Às duas violas que acompanham o fado de Ana Pinhal, juntam-se-lhes a percussão de Juan de la Fuente, o baixo que pode ser de Agustin Espin, de Sérgio Difinizzio ou de João Paulo Rosado e os coros e as palmas de Esther González, de Elena Morales ou Cristina Lopez. Os Fado Violado têm atuado também em palcos internacionais em Espanha, Roménia e Bulgária.

Gustavo Carona

Volunteer Doctor
Gustavo Carona tem percorrido o mundo para levar cuidados médicos a quem mais precisa. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2004, desde cedo abraçou o voluntariado por sentir a necessidade de ajudar os mais desfavorecidos. Através da ONG Médicos Sem Fronteiras, já participou em missões humanitárias em alguns dos cenários mais complexos da atualidade tal como Moçambique, Paquistão, Síria, República Centro-Africana e Iraque. É o autor do livro "1001 Cartas para Mosul," que compila mensagens de esperança para um país em guerra.

Inez Aires

Yoga Teacher
A Inez nasceu no Porto, formou-se em Engenharia Ambiental (MSC) e é PADI Rescue Diver. O seu percurso nas artes físicas começou aos 4 anos, no ballet clássico, equitação e ginástica desportiva. Encontrou o Yoga em 1999, como resposta aos inúmeros desportos que praticava e à intensidade intelectual exigida pelo curso superior. Estudou Ashtanga, Hatha Yoga tradicional e transformacional. Sempre curiosa, envolveu-se em cursos de Tai Chi, Qi Gong e Dança Contemporânea. Aprendeu, praticou e ensinou em Portugal e diversos outros países.

Joah Santos

Growth Expert
Joah Santos é um executivo empresarial internacional, orador e professor. É o atual consultor executivo para o crescimento no grupo Nylon. Ficou conhecido por criar o processo Point of View/ P.O.V.: Purpose | Ownership | Value/Vision. Esta estratégia de marketing foi inicialmente usada para criar aquilo que a AdAge intitulou a Campanha do Século. Joah pertence à nova geração de criativos que acreditam que o marketing é o negócio de fazer as pessoas felizes e não o de contar histórias ou piadas apenas para conseguir captar atenção.

João Júlio Cerqueira

Doctor
É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com especialidade em Medicina Geral e Familiar e possui um mestrado Integrado em Cronoterapêutica. É um defensor do método científico e da medicina baseada na evidência e, desde 2003, dedica-se ao estudo e refutação científica das medicinas alternativas. É o autor do projeto Scimed, que tem como objetivo lutar contra a pseudociência e promover a literacia em saúde da sociedade portuguesa.

Joaquim Poças Martins

Engineer
Mais de 40 anos de experiência no domínio da água Engenheiro, PhD, professor da FEUP, consultor internacional, presidente da Ordem dos Engenheiros-Norte Foi Secretário de Estado do Ambiente e presidente/gestor das maiores empresas de água de Portugal: Águas de Portugal, Águas do Douro e Paiva, EPAL, Águas de Gaia, Águas do Porto.

Luísa Andrade

Researcher
Doutorada em Engenharia Química e Biológica é presentemente investigadora no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem-se dedicado ao estudo da produção de energia solar através de tecnologias fotovoltaicas emergentes tais como as células solares de Grätzel ou as mais recentes células solares de perovskita. Além da investigação, interessa-se por áreas ligadas ao empreendedorismo, tendo já participado em dois programas de aceleração de tecnologias com vista ao estudo da sua viabilidade comercial, e venceu a segunda edição do Business Ignition Programme promovido pela Universidade do Porto, INESC-TEC e CIIMAR.

Maneesh Juneja

Digital Health Futurist
Maneesh Juneja explora a convergência de tecnologias emergentes para ver como estas podem tornar o mundo num lugar mais saudável e feliz. Analisa essas tecnologias no contexto de tendências socioculturais, políticas e económicas, ajudando as organizações a pensar de uma forma diferente sobre o futuro. Em 2016, foi classificado como a sétima pessoa mais influente em Digital Health, e no início de 2015, ficou em 10º lugar na lista dos mais influentes em Wearable Technology. Em 2012, Maneesh fundou o Health 2.0 London Chapter que se tornou na maior comunidade de tecnologia de saúde do Reino Unido. Numa carreira já com 20 anos, trabalhou com dados para melhorar a tomada de decisões em várias indústrias, apoiando o estudo Whitehall no University College London, gerindo a base de dados da Tesco no DunnHumby e, mais recentemente, trabalhando com os maiores bancos de dados de pacientes americanos e europeus na GlaxoSmithKline R & D.D.

Meta .

Cantautora
Meta é uma cantautora que traz consigo na voz sonhos e memórias que se unem numa viagem de regresso a ela própria. Nas suas apresentações a vivo, explora as melodias criadas no momento com a Loopstation — sons criados no agora, espontâneos e livres, numa procura contínua de partilha e empatia. Canta para sentir, para se conhecer, para se confrontar e confrontar os outros com emoções cruas. Para que nos lembremos de existir no agora.

Moon Ribas

Artist
Moon Ribas is a Catalan avant-garde artist and cyborg activist best known for developing the Seismic Sense, an online seismic sensor implanted in her feet that allows her to perceive earthquakes taking place anywhere in the planet through vibrations in real time. In order to share her experience, she then translates her seismic sense on stage. Ribas transposes the earthquakes into either sound, in her piece Seismic Percussion; or dance, in Waiting For Earthquakes. In these performances the Earth is the composer and the choreographer; and Ribas, the interpreter. Ribas’ seismic sense also allows her to feel moonquakes, the seismic activity on the Moon. Ribas believes that by extending our senses to perceive outside the planet, we can all become senstronauts. Adding this new sense allows her to be physically on Earth while her feet feel the Moon, so in a way, she is on Earth and space at the same time.

Ricardo Salazar

Dancer
"O designer gráfico, natural do Porto, vai apresentar uma performance que se resume ao seguinte: como é que os artistas, bailarinos, atores e designers podem recorrer a tecnologia interativa, utilizando unicamente o movimento do seu corpo, para ajudar nas suas criações artísticas, bem como o uso de som e voz. Ricardo Salazar, ele próprio bailarino há 28 anos, 15 como profissional, procura assim novos meios de criação artística. Inclui excertos de: (c) Yann Tiersen - Comptine d'un autre eté - l'apres-midi (c) Hans Zimmer - Time (Inception Motion Soundtrack) (c) Charlie Chaplin : The Final Speech from The Great Dictator"

Sérgio Lee

Technology optimist
O Sérgio do Monte Lee é sócio da Deloitte, especialista no setor Tecnologia, Media e Telecomunicações e professor universitário. Na Deloitte, lidera o setor de Technology, Media e Telecommunications em Portugal e a prática de Strategy & Operations para a business unit de Products, Services, Utilities & Resources. O Sérgio tem-se focado na área de estratégia e operações aplicada aos setores de Tecnologia, Telecomunicações, Energia e Media, onde tem assumido cargos de liderança em diversas geografias nomeadamente na Europa e América Latina. Durante a sua carreira tem coordenado grandes projetos a nível global e assessorado diretamente o board e alta direção de várias empresas. É docente de MBA e de Pós-Graduações e tem, desde 2004, colaborado com várias instituições de ensino, em diferentes países.

Simone Costa

Psychologist
Psicóloga, educadora e autora portuguesa, embarcou numa viagem através de 17 países visitando 37 projetos educativos diferenciados, com abordagens holísticas ao ensinar e aprender, como cerne do Projeto Globetrotter - Escolas e Comunidades Alternativas no Mundo, desenvolvido após a experiência como Voluntária numa Escola Waldorf em Karlsruhe, Alemanha, dos quais se destaca a Green School em Bali, Indonésia, já considerada a Escola Mais Verde do Planeta. Parte do seu trabalho, retratado no seu primeiro livro (2015) sob o mesmo título do projeto de viagem e exploração a solo, assim como na Exposição Fotográfica "Imagine a School" , tem vindo a ser partilhado em Portugal e noutros países em diversos eventos. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho (2003) e pós-graduado em Pedagogia Waldorf pela La Salle International School - Madrid (2009) iniciou em 2017 a formação em Escola da Floresta em Londres.

Organizing team

Norberto
Amaral

Porto, Portugal
Organizer

Pedro
Geraldes Santos

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Fernandes Martins
    Partnerships/Sponsorship
  • Bruno Pereira
    Marketing/Communications
  • Carolina Ferreira da Silva
    Operations
  • Ivo Alexandre Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Joana Moreira
    Operations
  • João Barros
    Operations
  • João Rocha
    Operations
  • Jorge Martinho
    Marketing/Communications
  • Kerley .
    Operations
  • Maria João Ferreira
    Operations
  • Mariana Santos
    Marketing/Communications
  • mariana mattos
    Curation
  • Miguel Ferreira
    Partnerships/Sponsorship
  • Pedro Sousa
    Operations
  • Sílvia Vilas
    Curation
  • Sónia Costa
    Marketing/Communications