Matosinhos
x = independently organized TED event

Theme: Next Step

This event occurred on
December 2, 2017
Matosinhos, Porto
Portugal

Take the Next Step, think about the future.

Porto Business School - PBS
Avenida Fabril do Norte 425
Matosinhos, Porto, 4460-314 Matosinhos
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Matosinhos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Álvaro Domingues

Geologist

André Moreira

News reporter
28 anos, é jornalista multimédia. Nasceu em Lousada, uma vila no Douro Litoral, de onde saiu em 2015 para integrar a revista Visão. Licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior, tem uma pós-graduação em Consultoria, Assessoria de Comunicação e Marketing, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, e frequentou o mestrado em Ciências da Comunicação com especialização em Audiovisual e Multimédia, na Universidade do Minho. O percurso que trilhou em diversos órgãos de comunicação social regionais, na Web TV, motivou-o a procurar a melhor forma para fazer imergir a linguagem documental no espaço digital, através da imagem. É com ela (e o som) que gosta de contar histórias. Prefere sempre que respire de forma natural, sem efeitos ou artifícios, e que assim a narrativa flua. Tal como ela é.

Antonio Salgueiro

Florestal Engineer
Engenheiro florestal. Entre 1993 e 2001 na África de Oeste. Entre 2004 e 2010, desenvolvimento do Grupo de Especialistas em Fogo Controlado (GEFoCo), criação e coordenação do Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF), projeto europeu Fire Paradox. Desde 2009 na GiFF, Gestão Integrada e Fomento Florestal. Desenvolvimento de estratégicas de prevenção de incêndios, uso do fogo controlado e resinagem. Investigação. Fogo controlado em Itália. Organização e formação para a defesa de investimentos florestais contra incêndios em Moçambique. Docente da cadeira de Planeamento e Proteção Florestal, da licenciatura de Proteção Civil, na Universidade Lusófona do Porto. Membro da Comissão Técnica Independente que procedeu à análise dos incêndios florestais de Pedrógão e de Góis, em Junho de 2017.

César Silva

Mine Egineer
É licenciado em Engenharia de Minas pela FEUP mas desde sempre esteve profissionalmente ligado à informática, sendo co-fundador em 2001 da WireMaze, empresa líder em soluções para o mercado autárquico nacional. O trabalho em democracia participativa desde 2010 tem sido uma paixão, que alia aos seus 2 filhos e karate. Co-fundou a ChangeTomorrow em 2014 para se dedicar a esta área. “Impacto positivo na vida dos cidadãos” e “cidadania ativa” são conceitos chave em todo o trabalho. 35 milhões de euros em dinheiro público distribuído e centenas de milhar de cidadãos envolvidos em processos co-decisionais são o seu maior orgulho profissional. O seu sonho é ajudar a tornar os cidadãos cada vez mais parte da solução.

Diana Amaral

Performer
Enquanto antropóloga, trabalhou com diversos museus, tendo feito parte integrante da comissão instaladora do Museu da Indústria de Chapelaria, onde foi responsável pelo Serviço Educativo. Fez a sua formação em Ballet Clássico pela ISTD na escola de Ballet Clássico Pirmin Treku. Adquiriu formação em Dança Contemporânea com muitos professores e coreógrafos, nomeadamente Cláudia Pereira, Lyndsey McConville, Fred Gehrig, Jasmine Wilson, Benvindo da Fonseca, Carole Moseley, Michael Dietz, Pedro Berdayes, Bruno Heynderickx, Nicolas Cantillon, Linsey Hibbs, Sally O’Donnel. Em 2008 fundou a Academia de Dança de Matosinhos, assumindo funções como Diretora Pedagógica e Artística. Desde então, tem vindo a ensinar, treinar e coreografar inúmeros alunos para espetáculos, competições e audições. Em 2016, cria a Companhia de Dança de Matosinhos, em parceria com Sara Silva.

Eduardo Sá

Psychologist
Psicólogo Clínico e Psicanalista. Professor da Universidade de Coimbra e do ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Director Clínico da Clínica Bebés & Crescidos (bebesecrescidos.com), da Consulta Universitária da Criança e do Adolescente – CUCA e do Babylab – Laboratório de Psicologia do Bebé da Universidade de Coimbra. Autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. Autor de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Colabora, actualmente, na Antena 1 e na revista Pais & Filhos.

Fernando Zamith

Journalist
Nasceu em Luanda, em 1964. Iniciou a formação académica na Escola Superior de Jornalismo, Porto, é licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, e doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto. Ente 1988 e 2011, foi jornalista da agência Lusa, no Porto e em Maputo. É professor auxiliar e diretor do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autor dos livros Vilar de Mouros: 35 anos de festivais (2003), Ciberjornalismo: As Potencialidades da Internet nos Sites Noticiosos Portugueses (2008) e A Contextualização no Ciberjornalismo (2013). Em 2017, lançou o jogo de cartas Vilar de Mouros.

Guilherme Machado Vaz

Architect
Nasceu em 1974, no Porto. Arquitecto, licenciado pela Faculdade de Arquitectura da UP. Trabalhou como colaborador para Eduardo Souto Moura em 1996 e 1997. Professor de projecto na Universidade Lusófona do Porto desde 2012 e professor convidado no Politécnico di Milano em 2017/2018. Como arquitecto na Câmara Municipal de Matosinhos projectou diversas obras como o Estádio e o Centro Cívico de Custóias e, mais recentemente, a Casa da Arquitectura em Matosinhos. No seu próprio atelier também conta com diversos projectos de habitação. Os seus projectos encontram-se publicados em várias revistas de arquitectura portuguesas e internacionais e já orientou workshops e conferências em Portugal e Itália.

Helena Kendall

Artist
Nasceu em 1995 no Porto. Aos 18 anos iniciou a vida artística como cantautora e pouco depois fundou a banda pop folk Os Kendall. Em fevereiro de 2017 participou no Festival da Canção como intérprete do tema de João Só “Andamos no Céu”. Atualmente apresenta-se a solo tendo o seu primeiro disco de originais em espera para gravação. Frequenta a Licenciatura em Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e participa em diversos projetos sociais e musicais. Neles encontra a inspiração para criar as suas canções, que são tantas vezes histórias sobre as pessoas e os lugares que a marcaram. Autodidata e adepta da língua portuguesa, pretende levar a sua música a mais pessoas e transformar o que começou por ser um passatempo na sua profissão.

Hugo Van Der Ding

Youtuber
Nasceu em Amesterdão nos finais dos anos 70, mas vive em Lisboa. Ou então, ao contrário. É o autor, entre outras, das tiras de A Criada Malcriada e da página de Facebook Cavaca Para Presidenta. Nos últimos tempos, tornou-se também cartoonista, cronista, escritor, autor de teatro, actor, realizador de animação, youtuber, e mais umas coisas dentro do género. Apesar disto tudo, não é, nem de perto nem de longe, uma celebridade. Mas uma vez, na Tanzânia, disseram-lhe: «Tenho um vizinho português em Dar es Salaam que conhece o teu trabalho». O que não deixa de ser notável, para alguém que mal acabou o liceu.

Joana Barroso

Neurocientist
29 anos, neurocientista. Nascida no Porto, foi em Coimbra que estudou Medicina. Regressa ao Porto para trabalhar como médica quando desenvolve um crescente interesse por uma área especifica: a Dor Crónica. A curiosidade pela temática foi aumentando e acabou por interromper a exercício de medicina para se dedicar completamente à investigação. Atualmente estuda o comportamento do cérebro na dor através de ressonância magnética, integrando os conceitos de emoção e perceção como pilares essenciais do seu trabalho. Os estudos desenvolvidos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em colaboração com a Feinberg School of Medicine em Chicago já foram distinguidos em várias ocasiões. Joana recebeu uma bolsa da Associação Portuguesa para o estudo da dor e mais recentemente conquistou a bolsa da Fundação Grünenthal para jovem investigador em dor 2017.

João Freitas

Designer
Nasceu em 1972, no Porto. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da UP, 1995. Profissionalmente move-se entre o design gráfico, desenvolvendo projetos na área dos vinhos/packaging e a docência na Escola Superior de Media Artes e Design - ESMAD/PPorto bem como no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo - ISCET. A água sempre foi o elemento decisivo na escolha para a prática desportiva… Se não fosse designer gostaria de ser músico… De resto, não mudaria nada… …

João Gaspar

Head of the Department on Micro and Nanofabrication of INL
João Gaspar é o responsável pelo Departamento de Micro e Nanofabricação do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. As suas atividades de investigação incluem o desenvolvimento de processos de micro e nanofabricação, processamento avançado de silício, integração e encapsulamento, testes de alta cadência feitos ao nível do substrato, fiabilidade de materiais e dispositivos MEMS/NEMS (Micro / NanoElectromechanical Systems), estruturas ressonantes 2D baseadas em electretos e piezoeléctricos para micro-captação de energia, transdutores e sensors menores que 100 nm, micro e nanofluidica, microagulhas e matrizes de capilaridades para medição de potenciais intracelulares, assim como todo o processamento post-CMOS associado. Autor de aproximadamente 90 trabalhos científicos e mais de 150 proceedings, o seu trabalho foi apresentado em cerca de 130 conferências. Além de suas atividades com a industria, e parcerias em projetos europeus e nacionais.

João Rui Ferreira

President of APCOR
Presidente da APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça desde 2012 é Engenheiro Químico formado pela Universidade de Aveiro e com uma especialização na DTU-Universidade Técnica da Dinamarca. Foi na Escola de Gestão do Porto (atual Porto Business School) que se pós-graduou em Métodos Quantitativos de Gestão e iniciou um rumo diferente na sua carreira, a qual esteve desde sempre ligada à empresa Waldemar Fernandes da Silva, SA onde é atualmente CEO. Olha para a missão que tem na APCOR como um enorme desafio e neste período o sector alcançou uma notoriedade mundial jamais vista, estando muito próximo de alcançar os mil milhões de euros de exportações. Tão motivado como no dia em que foi pela primeira vez eleito, sente-se um privilegiado por poder contribuir para reforçar a imagem de Portugal no mundo através da Cortiça que protege um ecossistema único a nível global e é um exemplo do modelo de economia circular.

JOSÉ PIZARRO DE SANDE E LEMOS

Physics PHD
Nasceu em 1957. Investigador na área da Física, fez o mestrado na Pontifícia Universi-dade Católica do Rio de Janeiro em 1982 e o PhD em Física na Universidade de Cambridge em 1987. Foi Investigador Titular do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Em 1996, fez a agregação pelo Instituto Superior Técnico, onde é professor catedrático no Departamento de Física e presidente do Centro de Astrofísica e Gravitação. Tem 150 artigos publicados em revista internacionais de Física, com um total de 5000 citações. Orientou 8 teses de doutoramento, 13 teses de mestrado e 10 investigadores de pós-doutoramento. Obteve o primeiro lugar do Prémio Científico da Universidade Técnica de Lisboa/Santander 2009, e o Prémio de Outstanding Referee da Americana Physical Society.

KKBB Band

Band
urgiram em 2015. O encanto pela música e a amizade foi o impulso que uniu João, Filipe, Santini, Pedro e Diogo e é com grande seriedade que chegam aos palcos portugueses. Com um estilo plural, os KKBB distinguiram-se, numa primeira fase, com um estilo mais dedicado ao rock, devido a diversas influências, mas revelam algo mais desmistificado no seu primeiro álbum “Tudo Ainda É Pouco”. O single “Cara ou Coroa” surpreendeu os telespetadores com a sua harmonia numa telenovela da TVI, e o respectivo videoclip conta já com mais de meio milhão de visualizações no YouTube. Neste momento a banda trabalha já na produção de 2 novos temas, videoclips e um “refresh” de imagem e dinâmica com lançamento previsto para inicio de 2018.

Miguel Freitas

Nasceu em 1972, no Porto. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da UP, 1995. Profissionalmente move-se entre o design gráfico, desenvolvendo projetos na área dos vinhos/packaging e a docência na Escola Superior de Media Artes e Design - ESMAD/PPorto bem como no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo - ISCET. A água sempre foi o elemento decisivo na escolha para a prática desportiva… Se não fosse designer gostaria de ser músico… De resto, não mudaria nada…

Nádia Piazza

Jurist
Nádia Piazza é uma cidadã luso-ítalo-brasileira, bisneta de uma longa linhagem de colonos italianos emigrados no Brasil e Uruguai. De uma colónia italiana, junto da fronteira com a Argentina, foi viver para a floresta Amazónica meio a caboclos, regressando nos anos 80 para o Sul do Brasil. Soube muito cedo o que era ser uma criança resiliente num país de dimensão continental, marcado pela multiculturalidade e pelas desigualdades socioeconómicas. Na floresta Amazónica soube o que era ser-se uma criança branca, no Sul do Brasil o que era não ter o apelido alemão. Em Portugal soube o que era ser brasileira e mulher e no Pinhal Interior, o que era não ser nascida e criada numa qualquer Vila portuguesa. Licenciada pela Católica do Brasil e Mestre em Direito pela UC, há 17 anos decidiu-se por Portugal e por cá ficou. É jurista e vive no Pinhal Interior, onde veio a fundar a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, incêndio que vitimou mortalmente o seu único filho e mais 64 pess

Paulo Faustino

Digital Marketeer
Foi o fundador da Escola Dinheiro e da rede blogs educacionais Escolas+, blogs que em conjunto foram lidos por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. É co-fundador da agência Get Digital, co-fundador do evento Afiliados Brasil, co-fundador do evento Think Conference, co-fundador do Centro Terapêutico Habitus Zen, co-fundador do restaurante BOLD, co-fundador da marca de relógios Timeless Watches, escritor, investidor e palestrante internacional. Paulo Faustino é também professor na Pós-Graduação em Negócios Digitais do Instituto Politécnico de Leiria, professor e coordenador científico do curso de SEO e SEM da D. Dinis Business School. É reconhecido como um dos profissionais mais influentes na área do Marketing Digital em língua portuguesa.

Paulo Rangel

Lawyer
Dizem-me que nasci em 1968, antes de Maio. Cresci por entre Gaia, Porto e Gondomar. Estudei no Colégio dos Carvalhos e na Católica do Porto, instituições carismáticas. Fiz Direito, dou aulas, advogo no Porto, engendrei mais livros do que filhos. Defino-me, de há muito, como cristão de cultura católica e como federalista. Viajei muito, com os pais, a sós e com amigos. Viajo hoje ainda mais, com a âncora e as velas no Porto-Norte. Não prescindo da história nem da mesa, gosto de escrever, mas a vida pôs-me a falar. Tudo devo à família e a tantos outros, dos quais lembro Lucas Pires e Gomes Canotilho. A Europa foi um amor sereno que degenerou em paixão. Se morresse amanhã, se morrer amanhã, ainda serei feliz. Depois, não sei.

Raquel Rocha

Artist
Natural do Porto, é formada e apaixonada desde sempre pelo Desenho e tem como desafio de vida utilizar este gesto aparentemente tão primitivo, simples e frágil em toda a sua plenitude de expressão artística, elevando ao mais alto nível, quando acrescentada a componente complexa do Amor. Como refere: "desenho com a linha da continuidade que, obviamente, não tem como destino a superficialidade do olhar, mas sim a infinidade do coração adormecido."

Teresa Campos

Journalist
46 anos, jornalista desde 1994, faz parte da redação da VISÃO desde2001, integrando a equipa fundadora do site. A partir de 2007, ficou com a pasta da Educação, alem de outros temas na área social: desde acompanhar resgates demigrantes ao largo da Líbia, a contar histórias de mulheres vítimas de mutilação genitalaté retratar a violência doméstica no país, reportagem que culminou na exposição Aqui Morreu Uma Mulher, integrada numa iniciativa da Secretaria de Estado da Igualdade, em 2015. Mais recentemente, assinou “Precisamos que não desistam de nos”, um vídeo-testemunho sobre o cancro metastático. Vem contar o que está detrás de Nós,Muçulmanos, reportagem multimédia feita para a VISÃO no início deste ano.

Tim Coles

Investigator
Em 1995 o Dr. Coles fundou a Operation Wallacea, que se dedica à investigação em biodiversidade, com projetos científicos em 15 países ao redor do mundo. Estes projetos são financiados por estudantes, que aqui tem uma oportunidade única de trabalhar junto de equipas multidisciplinares de cientistas internacionais. A Opwall financia anualmente mais de 200 académicos e 75 PhDs e conta com mais de 300 publicações peer reviewed em dezenas de revistas científicas. Em 1990 o Dr. Coles fundou a IEMA (Inst. of Environmental Management and Assessment) que atualmente emprega mais de 12500 membros em mais de 87 países e em 2012 foi condecorado com uma OBE (Oficial da Excelentíssima Ordem do Império Britânico) pelos serviços prestados à conservação.

Vitor Pregueiro

Journalist
Nasceu em 1992 em Viana do Castelo. Fez a sua adolescência no Alto Minho, e aos 17 anos sai para estudar Jornalismo na Faculdade de Letras de Coimbra. O sonho de noticiar casos, de viajar muito e de aparecer na televisão esteve sempre presente. No entanto, teve um professor que lhe dizia “Os jornalistas trabalham muito, ganham pouco e morrem cedo”. A ambição de ser jornalista manteve-se, mas as propostas nunca chegaram. Sem oportunidades, a primeira experiência profissional que tem após a conclusão da licenciatura é de vendedor ambulante de gelados da Olá durante o verão. Vende gelados pelas ruas durante 3 anos e agora surge a oportunidade de fazer a gestão do projeto “Sou Olá” onde ajuda a planificar o futuro do programa de verão que integrou nos últimos anos.

WeDance Performance

Performer
É um projeto de dança pensado em exclusivo para crianças e jovens e tem como base o “FreeDance” e o “AcroDance”. O FreeDance tem como base de Dança o Ballet Clássico e o Jazz, e como base gímnica a Ginástica Acrobática e a Ginástica Rítmica. O We Dance tem características, movimentos e técnicas próprias que, para além da flexibilidade e ginástica, acrescenta, também, as componentes social e educativa próprias, pretendendo estimular a auto-estima, o espírito de grupo assim como as competências físicas e cognitivas essenciais no desenvolvimento futuro da criança. A mentora do projeto We Dance é a Professora Raquel Prazeres, licenciada em Educação de Infância e Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Foi, também, atleta de competição de Ginástica Rítmica tendo-se dedicado, desde 2008, ao projeto We Dance a tempo inteiro.

Organizing team

Filipe
Müaze Guimarães

Porto, Portugal
Organizer

Manuela
Ramos

Porto, Portugal
Co-organizer