Recife
x = independently organized TED event

Theme: O Futuro não é mais como antigamente.

This event occurred on
August 25, 2018
Recife, Pernambuco
Brazil

E a busca continua. A fábrica de desorientados, geradora daqueles que não sabem o que querem e fazem o que não querem, remanescentes de um processo fabril que outrora fez certo sentido numa geração, ajudando-a na construção de um futuro, se esgota.

Assim, seu futuro, agora presente, urge por um futuro que não é mais como antigamente… Os padrões se cristalizam e abrem espaço para uma nova exploração, algo direcionado a um caminho de regresso a nossa essência após um distanciamento desenfreado conduzido pelos magníficos artifícios tecnológicos mais velozes que o próprio criador. É o exponencial. O ato humano vezes 10, vezes 1.000…!

E a busca continua. Pela desautomatização das coisas em plena era da internet das coisas… pela digestão dos saberes adquiridos…pelas ideias que fazem a diferença…rumo a exponencialização dos outputs…frente a uma colheita veloz e abundante de inputs que chegam de todas as direções…mas que denunciam uma nova economia…novos modus… rompendo ideias com ideais, muito além das ideologias, talvez das multilogias.

Olhamos para trás e não há pegadas que referenciem o regresso. Os saltos foram quânticos. Se na ponta do iceberg o consumismo e o ritmo frenético das grandes cidades davam o tom de nossas vidas, abaixo da superfície inteligências paralelas, pautadas pela busca dos porquês, borbulhavam discretamente, causando revoluções silenciosas. Agora, todos já escutam…

Procuram-se novas referências para a educação, para a família, para o bem-estar, para a política, para a sociedade, para os negócios, para a vida…quais valores, comportamentos, habilidades são requeridas…onde estão as referências?

Quando forças totalmente novas dão forma às mudanças, não mais o passado será o guia para a renovação profunda, tampouco para a criação de novas referências…

Eis que surgem os Agentes de mudança. Realizadores de visões. Definidores de contextos. Construtores de futuros. Caminhantes do imprevisível. Decodificadores da ambiguidade. Desconfiguradores de padrões. Inovadores. Improvisadores. Criativos. Experimentadores seriais. Colaborativos. Autênticos. Cuidadores. Conversores dos porquês. Criadores de novas referências.

Empreendedores.

Entregam no presente, o futuro, que não será mais como antigamente.

IASA - Grupo Cornélio Brennand
Travessa Barão de Muribeca
Recife, Pernambuco, 50741-080
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Recife events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Dias

Ana Cláudia Dias, administradora que há mais de 20 anos trabalha com os bravos, confiantes e criativos empreendedores pernambucanos.

Denílson Shikako

Empresário, Músico, Tecnólogo Graduado em computação pela Universidade Mackenzie e música pela Yamaha. Ex professor de inovação da FIA-USP Especialista em criatividade. Socio de empresas de tecnologia e roteirista de curtas e teatro Fundador da ONG Projeto Vida Nova. CEO da Fábrica de Criatividade Consultor de inovação em empresas brasileiras e estrangeiras de grande porte.

Edgar Diniz

Edgar atua na área da educação com aulas de literatura de cordel em escolas, transmitindo a arte da poesia de forma pedagógica. Através de recitais, palestras e oficinas, participa de inúmeros eventos pelo país afora, com o objetivo de divulgar a literatura de cordel para as novas gerações.

Hugo Madureira

Um “peixe-voador que viaja em bando”. Talvez seja o que mais se aproxima de Hugo Madureira. Sua forma de simplificar, sofisticadamente, denuncia seus múltiplos ângulos de observação. Conduz a Plano4 Inteligência Mútua como um alquimista do conhecimento, decifrando desejos e os esculpindo em projetos virtuais. Paralelamente, devido ao seu descondicionado olhar, revelado pela paternidade, modela o Approche: um movimento que busca ajudar os adultos a criarem contextos afetivos e culturalmente estimulantes para as crianças.

Júlio Ledo

Um Pernambucano que anos atrás, inconformado com a exatidão da profissão que desenvolvia, resolveu levar algumas das competências da engenharia civil para as variáveis que compõem as questões socio-ambientais e se tornar o Facilitador de Trocas, através do resgate e da valorização dos saberes locais para promoção do desenvolvimento territorial. O constante exercício do ouvir, de sair para ver e facilitar trocas de visões de mundo, de histórias de vidas, de sonhos e necessidades, são componentes essenciais de seu trabalho e acima de tudo, de sua vida.

Karina Zapata

Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona. É consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano – IADH, sócia da empresa de educação empreendedora Ponto OM – ideias que se movem, e fundadora da Rede Nacional de Turismo Criativo - RECRIA. Sonhadora e idealista, NUNCA ACEITOU A POBREZA. Passeou por vários mundos na busca de processos e soluções que entregassem dignidade humana, coerência social e econômica e transformação territorial. Depois de muitas voltas e tropeços por aí e por ali, encontrou o que procurava bem pertinho de si: nas pessoas e nos seus fluxos e delírios.

Laine Torres

Mãe biológica de dois filhos, Laine viu sua família se multiplicar com o surgimento do Maracatu Ògún Onilê. E, através da dança, música e muito afeto está conseguindo realizar um sonho de criança: resgatar a autoestima e mudar a vida de dezenas de crianças da periferia.

Murilo Gun

Murilo Gun foi um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal, publicou dois livros sobre internet e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, largou a vida de empresário pra ser comediante, morou 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando inovações disruptivas na Singularity University, dá palestras sobre criatividade e criou o curso online Reaprendizagem Criativa.

Onício Neto

Biomédico, epidemiologista, especialista em saúde coletiva, mestre em saúde pública, empreendedor social, embaixador do capítulo Recife da SingularityU, dedica sua vida a projetos tecnológicos de combate e prevenção de doenças mundo afora.

Pedro Vilanova

Pedro Vilanova é formado em comunicação e cientista de dados há alguns anos. Tem como foco unir recursos das ciências exatas e humanas de forma criativa, trazendo inovação na solução de problemas, em benefício da sociedade.

Renan Hannouche

Renan tem como principal habilidade traduzir o mundo digital em soluções práticas para o mundo real. Jovem nerd executivo, empreendedor, apaixonado por resolver problemas, tornou-se referência em tecnologia participando do processo de transformação digital de grandes grupos empresariais. Formado em Engenharia da Computação pela UFPE, atualmente é Chief Digital Officer pela HostDime, uma das maiores empresas de Data Center e computação em nuvem do mundo.

Saulo Suassuna

Engenheiro Civil e Arquiteto, Saulo é responsável pela área de produto e negócios da incorporadora Suassuna Fernandes, empresa de sua familia. A partir de uma experiência no MIT, desenvolveu a disruptiva tecnologia Molegolar, que revoluciona a relação das pessoas com suas residências e seus impactos no planeta.

Organizing team

Alfredo
Júnior

Recife, Brazil
Organizer

Dante
Freitas

Recife, Brazil
Co-organizer
  • Gleyce Ramos
    Curation
  • Hugo Madureira
    Marketing/Communications
  • Mariana barreto
    Production