FCTUNL
x = independently organized TED event

This event occurred on
April 13, 2018
Almada, Setúbal
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Almada, Setúbal, 2829-516 Caparica
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­F­C­T­U­N­L events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Beatriz Martín Oñate

Ginasta
O meu nome é Beatriz Martín Oñate, tenho 43 anos, sou casada e tenho um filho com 12 anos. Sou espanhola e vivo em Portugal há 17 anos. A minha formação académica é em Ensino Primário, na área de Educação Física. A minha dedicação profissional é o ensino de judo a crianças. Fui competidora de alto nível pela seleção espanhola e participei nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Participo em eventos dirigidos à difusão do judo em mulheres, tanto em Espanha como em Portugal. Atualmente, faço competição na categoria de Veteranos, onde consegui duas medalhas mundiais, uma antes e outra depois da minha cirurgia e tratamentos ao cancro de mama.

Carla Caramujo

Cantora Lírica
Sendo hoje um dos mais reconhecidos sopranos portugueses da sua geração, Carla Caramujo venceu os Concursos Nacional Luísa Todi, Musikförderpreis der Hans-Sachs-Loge (Nuremberga), Dewar Awards, Chevron Excellence e Ye Cronies Awards (Reino Unido). É diplomada pelas Guildhall School of Music and Drama (Londres) e Royal Conservatoire of Scotland (Glasgow).

Carolina, Odair Rodrigues, Silva

Dançarinos
Carolina Rodrigues Sou a Ana Carolina Rodrigues e tenho 19 anos. Comecei a dançar Hip-hop e dança moderna com 8 anos. Enverguei pelo contemporâneo aos 14 anos, e pelas danças sociais à 2 anos atrás. Inicialmente, com o NuDança e, posteriormente, com a Jazzy. Semba é um estilo muito divertido. Odair Silva Sou o Odair Silva e tenho 25 anos. Comecei a dançar Hip-hop com 14 anos em cabo verde e danças sociais em Portugal à 3 anos. Inicialmente, na Jazzy e, posteriormente, na Dance In. Senti-me atraído por semba porque é muito mexido e festivo. É um estilo que transmite alegria tanto a dançar como a assistir, daí o meu interesse em aprendê-lo.

Catarina Forra

Estudante
Tenho 26 anos e frequento o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina pela Nova Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Durante todo o meu percurso escolar participei em concursos de leitura, escrita e teatro, e em vez de me tornar actriz decidi seguir Medicina, tendo, antes disso, frequentado um ano de Medicina Dentária enquanto repetia os exames nacionais. Após finalmente entrar neste curso fiz um pequeno voluntariado, trabalhei na loja de fotocópias da minha faculdade, fui recepcionista de um ginásio, trabalhei como babysitter e como promotora em supermercados. Mais importante, durante uma pausa académica vivi seis meses emigrada na Irlanda, tendo trabalhado como empregada de mesa e operária da linha de empacotamento de uma fábrica de carne congelada. No presente sou colaboradora da biblioteca da minha faculdade, algo que faço desde 2013, enquanto termino o curso.

Cristiano Alves

Estudante
Sou uma pessoa ambiciosa com várias metas definidas para atingir ao longo da minha carreira. Estou a finalizar o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial dissertando o tema “Business Models para B2C e B2B”. Sou um multitasker que se adapta rapidamente a novas realidades e derivado da minha participação em múltiplas atividades, aprendi a gerir muito melhor o meu tempo. Ambiciono trabalhar em projetos internacionais, com o objetivo de estar em contacto com novas realidades e melhorar continuamente as minhas capacidades.

Diana Catarino

saxofonista
Diana Catarino, natural de Leiria, nasceu numa família de músicos e iniciou os seus estudos musicais aos 3 anos na Sociedade Artística Musical Pousense com o maestro Alberto Roque, tendo prosseguido posteriormente para a Escola de Música do Orfeão de Leiria. Em 2017 obteve o grau de Mestre em Saxofone (variante de Ensino da Música) pela ESML/ IPL. É licenciada em saxofone pela mesma escola (Prof. José Massarrão) desde 2009. Em França obteve um DEM em saxofone clássico pelo Conservatoire de Région de Musique et Danse de Lyon (Prof. Jean Denis Michat) em 2011, estudou jazz na American School of Modern Music of Paris e iniciação à composição no Conservatoire de Boulogne-Billancourt-Paris 92 (Prof. Jean-Luc Hervé).

Fábio Stohler

Estudante
Master of Economics student with international background and education. Lived in four different countries and trilingual in English, German and Portuguese. Experienced in quantitative analysis under pressure to meet deadlines. Interested in Data Analysis, Econometrics and Programming. Determined to pursue Ph.D. in Economics within Top-Tier program.

Fernanda Moura e Taciana Mello

Empreendedoras
Depois de carreiras bem sucedidas no mundo Corporativo em empresas como Deloitte e PwC, Fernanda e Taciana sentiram a necessidade de sair em busca de inspiração. Esse desejo, aliado a uma intensa curiosidade pelo mundo empreendedor, levou ambas ao Vale do Silício e durante essa exploração, vivenciaram o enorme gap na participação de mulheres como empreendedoras. Surgia aí o Projeto The Girls on the Road. Durante 15 meses, entre Julho de 2016 e Outubro de 2017, ambas embarcaram em uma missão para conhecer e entrevistar mulheres empreendedoras ao redor do mundo e contar suas histórias. Depois de 24 países nos 5 continentes e mais de 300 entrevistadas, o resultado final será um documentário e um livro que serão lançados durante 2018 compartilhando tais histórias e impactando outras mulheres para alcançarem o seu potencial.

Fernando Pereira

design de moda
Nasci em Lisboa, cresci em Faro. A minha experiência na area dos texteis e confecção de vestuário compreendem experiência industrial e comercial e os ultimos vinte anos completamente dedicados à confecção e personalização por medida m/f, consultoria de imagem profissional e pessoal, suportadas por duas marcas próprias pioneiras em Portugal: SuMisura Mestres de Medida Lisboa e NonPublic made to measure.

Filipe Tiago de Oliveira

Professor
O Valor do Ensino foi um dos temas abordados no âmbito do Projeto Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica, promovido pelo ex-reitor da NOVA, Professor Doutor António Rendas. Filipe Tiago de Oliveira é Professor Auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). Licenciado em Engenharia Física (1994, FCT NOVA), Master of Science in Chemistry (2004, Carnegie Mellon University), Ph.D. in Chemistry (2006, Carnegie Mellon University). Lecciona desde 1995 várias disciplinas, entre as quais Mecânica, Física I, Física III, Electromagnetismo, Introdução à Física Experimental, Mecânica Quântica e Métodos Matemáticos da Física.

José Gonçalves Gomes

Professor
Nasceu em 1972, estudou no Liceu Francês de Lisboa, teve um percurso académico itinerante tendo estudado Arqueologia e História de Arte na Universidade de Lyon. Licenciou-se e doutorou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa em Análise Matemática, ramo de Equações Diferenciais, tendo publicado vários artigos na área de Equações elípticas e Métodos variacionais. Publicou em 2011 o romance «A Casa Ancestral de L.» Actualmente dedica-se ao estudo de Teoria da Medida e História e Filosofia da Ciência, nomeadamente ao tema da influência da Tragédia Grega no desenvolvimento do pensamento simbólico.

Luís Caires

Professor
Professor Catedrático, Presidente do Departamento de Informática, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Diretor fundador do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, centro de investigação que integra cerca de sessenta investigadores em sistemas de software, sistemas computacionais, sistemas multimodais e sistemas baseados em conhecimento. Coordenador da secção de Ciência e Tecnologia da Programação do DI e investigador principal do grupo de sistemas de software do NOVA LINCS – linguagens e modelos de computação – tendo produzido várias contribuições influentes e de elevado impacto.

Pedro Pita Barros

Professor
Licenciatura em Economia (1988). Doutor em Economia (1993). Agregação em Economia (1997). A sua investigação foca em economia da saúde, regulação económica e política de concorrência, tendo sido publicada em numerosas revistas científicas. Pedro Pita Barros também contribuiu para diversos livros, tendo igualmente publicado diversas monografias. É actualmente editor-chede do International Journal of Health Economics and Management. Colabora com o processo editorial das revistas científicas Health Policy, Health Care Management Science, Portuguese Economic Journal, Acta Médica Portuguesa e Revista Portuguesa de Saúde Pública.

Raquel Fidalgo

Bailarina
Aos 5 anos começei a dançar, mas foi aos 10 entrei na Escola de Dança do Conservatório Nacional, levando assim a dança mais a sério. Lá passei 8 anos, onde fiz bastantes espetáculos e participei em vários concursos dos quais saí premiada. Em Setembro do ano passado entrei como bailarina estagiária, na Companhia Nacional de Bailado; na Escola Superior de Dança; e ainda no curso de História da Arte como uma normal estudante, mas infelizmente tive de “congelar” a matrícula, visto não ter tempo suficiente para conciliar tudo. A mais recente participação num concurso em dança, foi a Eurovisão da Dança, que decorrer em dezembro do ano passado em Praga

Rui Diniz

Administrador da José de Mello Saúde
Casado, 5 filhos Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa (1996) Assistente do Curso de Economia da Universidade Católica Portuguesa (1996) Consultor e Senior Partner da McKinsey entre 1996 e 2010 Administrador da José de Mello Saúde desde 2010 onde exerce actualmente as funções de Vice Presidente da Comissão Executiva Administrador do Grupo José de Mello, da Brisa e da Efacec Membro da Direção do Tagus Tank, consórcio entre a Universidade Nova e a José de Mello Saúde, orientado ao desenvolvimento de projectos comuns às duas instituições Em 2017 promoveu e participou no lançamento do Inclusive Community Forum da Nova SBE, uma iniciativa orientada a estruturar e desenvolver iniciativas orientadas a uma melhor inclusão de pessoas com deficiência de pessoas com deficiência

Thanitthi Muangnapha

Estudante
International Student from Bangkok, Thailand; Bachelor’s Degree student in Business Management at Nova School of Business and Economics. Currently the President of the environmental club “Green Nova SBE.” Independently manages a Facebook page called “Late Night Stories”, collecting and sharing unique stories and experiences from the people in his university’s community.

Organizing team

Jose Paulo
Santos

Lisboa, Portugal
Organizer