UFMT
x = independently organized TED event

Theme: Catálises

This event occurred on
April 21, 2018
Cuiabá, Mato Grosso
Brazil

Estamos diante de milhões de informações a todo momento e a palma da mão, porém nosso cérebro processa, interpreta e mantém a atenção no que considera importante, sendo facilmente desviado quando algo não o instiga mais.

Diante disto, o que você ainda não viu que te traria brilho no olhar? Que música você ainda não ouviu que te faria sentir o coração vibrar? O que você ainda não provou que te daria forças para encarar? Que histórias ainda não conheceu que te relembraria o passado, te fixaria no presente e daria esperanças no futuro? Estamos sempre em busca de uma boa conversa e novas descobertas, capaz de manter a nossa concentração e nos levar a inúmeras sensações, desde aumentar nosso senso crítico a nos inspirar.

O TEDxUFMT quer mostrar toda a diversidade e potencial do nosso estado, sendo instrumento de catálises, fundamentais para acelerar transformações e construir o futuro que queremos. Cidades inteligentes, um país com oportunidade para todos, valorização cultural, inovação e o papel da universidade na formação de profissionais para as novas perspectivas de mercado, serão algumas das áreas discutidas.

Venha preparado, pois vamos ressignificar sua percepção de mundo e de você no mundo.

Teatro da UFMT
Cidade Universitária, bairro Boa Esperança
Cuiabá, Mato Grosso, 78068-600
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­M­T events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Pirovani

Entrepreneur
Fundador e CEO do Estuda.com, uma plataforma educacional de avaliação e gestão do conhecimento. Formado em Ciência da Computação e com pós-graduação em Redes e Computação Distribuída. Possui mais de 10 anos de experiência em tecnologia, já tendo atuado em diversas áreas e atualmente está focado em novos negócios e vendas. Ex-funcionário público que largou um bom salário e a estabilidade de um concurso público para tocar sua própria empresa. Membro do Startup MT e apaixonado por empreendedorismo e educação.

Carolina Joana Nogueira

Ecologist
Educadora, bióloga, ecóloga, nasceu ribeirinha e pantaneira, sendo ensinada desde cedo a viver no ritmo das águas do Pantanal. É a 1ª doutora em ecologia de Mato Grosso, participou da preparação da Eco-92, posteriormente na organização da Coalizão Rios Vivos e no Tribunal do genocídio dos povos da Amazônia, em Paris. É uma das maiores referências científicas sobre o Pantanal no mundo. Para ela, toda sua trajetória e trabalhos foram em prol da sensibilização e a transformação de pessoas, ideias e mentes para a sustentabilidade do e no Pantanal.

Ciranda De Morais

Entrepreneur
Fundadora do She'sTech, movimento que visa fortalecer a presença das mulheres na tecnologia, co-organizadora do Google Business Group BH, Community Builder, atua como agente de inovação do programa Minas Digital, como membro do Observatório de Gênero e Raça de Minas Gerais e do Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas. Ciranda é mestre em Políticas Sociais e Direção estratégica para Desenvolvimento Sustentável do Território pela Universidade de Bolonha, Itália. Graduada em Publicidade/Propaganda e Relações Públicas pela PUC/MG. Tem mais de 6 anos de experiência empreendedora no setor de varejo e serviços, 5 anos de vivência em países europeus e estágios em ONGs como Ucodep/Oxfam e Auser.

Clara Vaz

Social Mobilizing
Clara Vaz tem apenas 17 anos e fundou o projeto Restaurando Vidas, cujo objetivo é aumentar a auto estima de alunos do ensino fundamental e também aplicar o conhecimento em direitos e deveres na sociedade que tem como base os direitos humanos. Com este projeto ela foi convidada para participar da 14ª Conferência da Juventude na luta pelos Direitos Humanos da ONU, em Nova York, em 2017. Hoje ela continua desenvolvendo o projeto e ampliando o número de escolas participantes. Sonha em fazer o curso de Direito na UFMT e aplicar para algum projeto fora do país, além de continuar lutando por causas sociais justas e em prol de melhorias no país. Para Clara a mudança começa dentro de cada um de nós e acredita na frase: "Não espere no próximo uma atitude que pode partir de você mesmo".

Erinete Leite

Psychologist and neuroscientist
Psicóloga, neurocientista por vocação e professora. Vinda de família muito pobre e sem suporte familiar, formou-se convivendo com Transtorno de Personalidade Borderline, que agrava muito a convivência com outras pessoas e pressões sociais. Contra todas as expectativas, ganhou a participação em curso de Neurociências na UFRGS, apresentou trabalho sobre ansiedade em congresso internacional, fundou o primeiro curso de extensão em Neurociências do MT e graduou-se na UFMT antes do tempo, simultaneamente nos papéis de paciente e terapeuta.

Fernanda Frandsen

Dancer
Formada em ballet Clássico pela Escola de Bailados do Teatro Municipal de São Paulo, sendo seus professores Josey Leão e Maria D’Antonio. Estudou com os mais importantes nomes da dança nacional e internacional, como Hector Zaraspe , Ricardo Ordonez e Ismael Guizer (Agentina), Marika Gidalli, Décio Otéro, Luiz Arrieta, Carlos Louzada, Breno Mascarenhas, Marisa Guimarães, Liliane Benevetto, Halina Biernacka, Ilara Lopes e Lennie Dale (Brasil), em New York foi aluna de renomadas escolas como Joffrey Ballet School, Alvin Ailey, Jo Jo Smith, Betsy Haygh, Linn Simon, Luigi Faciotto, e Ruth Silk (Londres). Atualmente é maitre de ballet clássico na Academia Dançart.

Flávio Tampelini

Social Mobilizing
Flávio é paranaense do interior, 36 anos, é Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui mestrado e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo. Engajado em trabalhos voluntários e projetos sociais desde 2014, trouxe para a cidade o Entrega por Cuiabá, um projeto social sem fins lucrativos, idealismo político ou religioso, com o propósito de levar amor, carinho, atenção e dignidade às pessoas socialmente fragilizadas. Atua com pessoas em situação de rua - através de ações emergenciais do “Banho Solidário” e doações de itens de subsistência - e com idosos que vivem em abrigos. Para ele, a empatia é o caminho para tornarmos o mundo mais humano e evoluirmos como sociedade.

João Lucas Neves

Architect
Arquiteto e Urbanista por formação, mas escolheu uma forma diferente de trabalhar o espaço, a Permacultura, uma metodologia que busca viver em harmonia com o planeta e as pessoas, hoje faz dela sua visão de mundo e leva suas experiências para o Brasil e para o mundo.

José Humberto de Souza

Athlete
Formado em Engenharia Civil, professor de Karatê-Do Tradicional e Olímpico, graduado faixa preta 7º Dan, árbitro internacional classe A. Como técnico é Tri campeão mundial, 12 vezes campeão Pan-americano e 25 vezes campeão brasileiro. Há mais de 40 anos vem ensinando e divulgando para o mundo as bases filosóficas do Karatê-Dô Tradicional. Visionário, nos últimos 18 anos tem dedicado grande parte de seu tempo e conhecimentos em projetos sociais, transformando vidas de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, utilizando o Karatê como importante ferramenta educacional. Acredita que o ser humano quando valorizado, passa a confiar em si mesmo e na sua capacidade de superação.

Oliver Yatsugafu

Musician
Professor de violino da UFMT, desenvolve um intenso trabalho de formação de instrumentistas. Já atuou como solista frente a importantes orquestras brasileiras, apresentou-se em algumas das mais prestigiadas salas de concerto do planeta, como o Carnegie Hall de Nova Iorque, e teve o privilégio de representar a América Latina em importantes concursos internacionais, como o II Concurso Internacional de Violino da China. Atualmente forma estudantes de violino e viola, construindo, a partir das ressonâncias de suas experiências profissionais e superações pessoais, práticas significativas que, articulando performance e docência, têm dado novos contornos não apenas à formação dos jovens, mas também a cerca de 350 estudantes de música de todas as idades em Mato Grosso, pelo programa de extensão da UFMT com a Corda Toda.

Organizing team

Lucas
Bernardino

Cuiabá, Brazil
Organizer
  • Alvaro Viebrantz
    Operations
  • Carolis Vaez
    Operations
  • Marina Damasceno Pereira
    Operations
  • Patrícia Anny
    Operations
  • Sânia Camargos
    Marketing/Communications
  • Yuri Chaya
    Operations