Laçador
x = independently organized TED event

Theme: Repense

This event occurred on
June 30, 2018
9:00am - 7:00pm -03
(UTC -3hrs)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Teatro da Uniritter
Rua Orfanotrófio, 515
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91849-440
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Laçador events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Aline Pimenta

Aline Pimenta é formada em Comunicação Social pela UFRJ, com pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, MBA Executivo e Pós-MBA em Antropologia do Consumo, ambos pela Coppead/ UFRJ. Tem 20 anos de experiência em Comunicação e Marketing, sendo os 5 últimos dedicados a negócios sociais. Aline está à frente da NBS Rio+Rio, negócio social ligado à agência de propaganda NBS, desde seu lançamento em 2012. É também sócia da consultoria Oito Sustentabilidade e Impacto Positivo. Casada e mãe de duas crianças simpáticas e felizes, Aline é movida pela vontade de contribuir com a redefinição

Biba Meira e As Batucas

Biba Meira é considerada pelo público e pela crítica musical como uma das melhores bateristas brasileiras, conhecida por seu estilo único e inconfundível, uma fusão de batidas com tambores, bumbo e caixa. Em 1987, foi escolhida pela crítica nacional, através da revista musical BIZZ, a segunda melhor instrumentista do ano. Biba tem seu nome ligado a artistas e bandas como DeFalla, Wander Wildner, Edgard Scandurra, Justine, As Gurias, entre outros. Em 2015, fundou As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão. É o primeiro grupo de percussão e bateria formado exclusivamente por mulheres em Porto Alegre.

Carla Link

Mestre em Design Estratégico, Carla Link acredita no potencial colaborativo das pessoas para transformar as cidades em lugares melhores e mais sustentáveis. Em 2012, ela deixou a publicidade, área em que atuou por mais de dez anos, para desenvolver projetos de inovação social a partir do design, trabalhando na construção de estratégias, plataformas e iniciativas para melhorar os sistemas urbanos e a qualidade de vida nas cidades. Atualmente está à frente do Talking City e é professora no IED-SP e na Faculdades Rio Branco.

Daniel Levy

Daniel Levy é entusiasta e praticante de novos modelos de liderança e gestão apropriados para a Era Digital e para a Nova Economia. Formado em Engenharia de Produção com especialização em Holocracia pela HolacracyOne, Inovação e Mudança com Teoria U pelo MIT, Aceleração Digital pela Hyper Island, Coaching Integral pelo Integral Coaching Canada e Facilitação e Transformação Organizacional pela MetaIntegral. Atualmente é facilitador, designer de sistemas organizacionais, coach, mentor, palestrante e eterno aprendiz. É presidente do Comitê de Gestores da Amcham Porto Alegre, conselheiro da start-up DosAnjos e, desde 2002, voluntário e mentor da Endeavor.

Denise Dora

Denise Dourado Dora é advogada, ativista feminista, e gaúcha. Possui Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra, e em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi coordenadora de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil, e é integrante do Conselho do Fundo Brasil de Direitos Humanos, da organização Terra de Direitos, e da THEMIS –Gênero Justiça e Direitos Humanos. Tem publicações em direitos das mulheres e direitos humanos, e atualmente é sócia do Dora, Azambuja & Oliveira, escritório de advocacia especializado em direitos das organizações da sociedade civil, discriminação e direito socioambiental. É mãe de um filho e uma filha, tem quatro afilhadas e adora caminhar.

Fabiane Kuhn

Cientista, empreendedora, programadora e estudante de ciência da computação. Ainda no ensino médio, descobriu sua paixão por pesquisas científicas e seu desejo de mudar o mundo. Através de um projeto para otimizar os processos de irrigação, recebeu diversas premiações e encontrou sua motivação: gerar impacto social e ambiental, sendo protagonista de mudanças na sociedade. Em 2017 fundou a Raks - Tecnologia Agrícola e foi a primeira mulher a representar o Brasil na maior competição de empreendedorismo universitário do mundo, o GSEA.

Fausto Vanin

Fausto Vanin é pai da Cecília, da Anabela e do Henrique e profissional da Transformação Digital e da Inovação. Com mestrado em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management, desenvolve negócios que exploram tecnologia e geração de impacto positivo.

Flávia Durante

Flávia Durante, 41 anos, é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012, produz o Pop Plus, feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo, com média de público de 12 mil pessoas por edição. Ao longo destes seis anos tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vêm ouvindo há décadas em relação à moda.

Francisco Kaiut

Em 1998, após ter passado dois anos em Londres estudando saúde natural e métodos de yoga ocorrentes na Europa da época, Francisco Kaiut incorporou a Teoria da Polaridade em seus procedimentos e iniciou uma pesquisa mesclando os fundamentos do yoga clássico com sua prática clínica, culminando com a abertura de sua primeira escola de yoga, em 1999, onde aplicava seu método próprio, o Método Kaiut. Em março de 2015, foi um dos cinco yogues escolhidos pela revista americana Yoga Journal, em uma reportagem que mostrava métodos revolucionários de yoga pelo planeta.

Joanna Burigo

Joanna Burigo é fundadora da Casa da Mãe Joanna, projeto feminista de comunicação e educação sobre gênero. Atuou no mercado de publicidade e marketing no Brasil e no Reino Unido, onde também trabalhou como professora. Desde que completou seu mestrado em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics, vem se dedicando a uma série de empreendimentos feministas sobre gênero e suas intersecções.

Júlia Rocha

Júlia Rocha é médica de família e comunidade, cantora, compositora e doula. Há cerca de 3 anos, começou a compartilhar na internet relatos de suas vivências no consultório. Em cada história, tentava trazer a humanidade dos encontros com seus pacientes e o seu engajamento pela humanização do atendimento, principalmente para a população que vive em maior vulnerabilidade social. Esses relatos se espalharam por incontáveis compartilhamentos, reportagens, portais e revistas médicas, até que a médica mineira passou a ser convidada para compartilhar suas histórias com estudantes de medicina de diversas cidades do país.

Julio Ritta

Julio Ritta é o idealizador do Cozinheiros do Bem-Food Fighters, coletivo independente sem ligações políticas ou religiosas que mais ajuda pessoas em situação de rua no Brasil. Em 2016, foi eleito pela Google e pela Pirelli entre os 15 brasileiros que mudaram para melhor o País no projeto Braços Abertos. Julio vendeu seu restaurante em 2016 para tocar o projeto que hoje distribui mais de 15 toneladas por mês para pessoas em situação de rua, além de apadrinhar 5 instituições com mais 10 toneladas de alimentos por mês. Adepto à filosofia africana UBUNTU (sou quem sou porque somos todos nós), Julio hoje viaja o país palestrando e levando a solução para o combate à fome mundial para escolas e universidades.

Liane Collares

Quando Liane Collares era criança, a maioria das escolas regulares não aceitava pessoas com síndrome de Down em suas classes. Isso não impediu que ela cursasse uma escola pública comum e que ela superasse outras barreiras ao longo da vida. Liane já deu palestras em congressos, inclusive internacionais, e escreveu um livro sobre sua condição, além de ser atriz. De janeiro/2015 a março/2016, assumiu o cargo de Assessora Técnica na Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, sendo a primeira pessoa com algum tipo de deficiência intelectual a assumir um posto no órgão.

Liliane R L de Oliveira Moraes

Liliana R L de Oliveira Moraes é graduanda em psicologia e idealizadora do projeto Maraia's Bonecas de Pano, que transforma personagens do imaginário infantil em bonecas de pano negras, um projeto voltado, principalmente, ao público infantil, mas que tem encantado adultos de todas as idades. As bonecas negras constituem importantes ferramentas de combate ao racismo dirigidas às pessoas desde a infância, pois atuam positivamente na capacidade de compreensão da criança, na medida em que mostram que a figura humana pode ser linda, digna de carinho e afeição indiferentemente da cor de sua pele, ou etnia.

MC Martina

Poeta, Rapper e Produtora Cultural Nascida e criada no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, é Idealizadora do Slam Laje, batalha de poesia que acontece mensalmente no Alemão. Martina também é uma das fundadoras dos Poetas Favelados, coletivo que realiza “Ataques Poéticos” em transportes e espaços públicos pela cidade. Também Integra o Movimentos, grupo de jovens de varias periferias do Rio que discutem e acreditam em uma nova política de drogas.

Rafael Dragaud

Rafael Dragaud é diretor artístico de "Lazinho com Você" , com Lázaro Ramos, "Segredos de Justiça" e "Criança Esperança", e roteirista de "5x Favela". Criou a empresa Toca Produções, que administra a carreira de jovens talentos musicais que brotam nas favelas do Rio, como os dançarinos do Dream Team do Passinho.

Renan Ferreirinha

Renan Ferreirinha é cofundador do O Formigueiro, a primeira plataforma de financiamento coletivo no Brasil para educação, do Mapa Educação, movimento que tem como missão lutar por uma educação de qualidade para todos os brasileiros, tornando-a prioridade na agenda política nacional e fazendo do jovem o protagonista dessa mudança. Atualmente, está no último semestre de Economia e Ciências Políticas em Harvard, onde, dentre diversas atividades, é embaixador brasileiro pelo David Rockefeller Center for Latin America Studies, ex-presidente e board member da Associação Brasileira (HUBA), diretor da Youth Leadership Initiative e membro fundador da Brazil Conference. É atual fellow da Fundação Estudar, da Fundação Lemann e do Harvard Safra Center for Ethics.

Roberto Crema

Roberto Crema é psicólogo, antropólogo e mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Formação em diversas escolas humanistícas e transpessoais, criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Reitor da Universidade Internacional da Paz - Rede UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros.

Spartakus Santiago

Spartakus Santiago é youtuber e também publicitário, formado em Comunicação pela UFF e em Direção de Arte pela Miami Ad School. Com seu vlog, busca descomplicar temas complexos, utilizando ganchos de acontecimentos da mídia. Assim, tenta aumentar o entendimento sobre questões importantes na internet como racismo e LGBTfobia. Atualmente, tem mais de 400 mil seguidores no facebook e mais de 50 milhões de views no total, além de aparições nos principais canais de TV e jornais do país.

Vitória Cuervo

Vitória Cuervo (de Azevedo Moura), 36 anos, natural de Porto Alegre. Tem uma marca que leva seu nome desde 2004 após vencer o concurso do Mix Bazaar com o tema Fome Zero. É estilista formada pela Universidade Feevale e trabalha com Moda Inclusiva desde 2009, quando escolheu este tema para seu Trabalho de Conclusão do curso de Moda. Pioneira no Rio Grande do Sul a trabalhar nesse segmento, foi em 2010, durante o desfile da coleção Caleidoscópio (roupas feitas com tecidos africanos) no Donna Fashion Iguatemi que uma cadeirante desfilou pra sua marca pela primeira vez. Em 2011, tirou segundo lugar na terceira edição do Concurso Moda Inclusiva realizado pelo estado de São Paulo. Sempre inclui em suas coleções peças adaptadas e em 2017 lançou sua última coleção, Plastic (com estampas feitas a partir da coleta de resíduos plásticos encontrados nas praias), na XX Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre no Santander Cultural onde modelos com e sem deficiência desfilaram para a marca, que tem como conceito a moda para todos.

Vocal 5

Vocal5 é um sexteto vocal a capella de Porto Alegre, com um repertório de MPB e pop nacional e internacional. Foi campeão do quadro ACapella do programa Domingão do Faustão.

Organizing team

Ana
Goelzer

Porto Alegre, Rs, Brazil
Organizer
  • Claudia Sander
    Production