Youth@ColégioMilitarSchool
x = independently organized TED event

This event occurred on
February 17, 2018
Lisboa, Lisboa
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório do Colégio Militar
Largo da Luz
Lisboa, Lisboa, 1600-496 Lisboa
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Colégio­Militar­School events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ângelo Felgueiras

Piloto de Aviação
nasceu em 15 de Janeiro de 1964 Natural de Lisboa. Estudou no Colégio Militar e no Liceu Pedro Nunes. Piloto da Força Aérea Portuguesa entre 1984 e 1988. Piloto da TAP desde 1988. Atualmente Comandante de Airbus 330 e 340. Subiu as montanhas mais altas dos sete continents. Casado há 26 anos e pai de três filhos, que o acompanham, sempre que possível no início das expedições. Em 2010 foram ao Campo Base do Everest. Na época, a Teresa com 7, o Francisco com 9 e o Manuel com 14 anos, andaram 130Km entre os 2200m e os 5300m. É piloto por opção e aventureiro por vocação. É muitas vezes convidado para palestras em empresas e escolas, onde através da sua experiência, motiva, forma e prova que ser pai de três filhos, marido e Comandante da TAP, não é incompatível com a realização dos nossos sonhos e ambições. Em Abril de 2013 alcançou o Pólo Norte. A 14 de Janeiro de 2018 alcançou o Pólo Sul depois de esquiar 1200Km durante 57 dias.

Carlos Gaudi

Artista Circense
É um artista performático multifacetado. Aspira em inspirar e provocar emoções através do movimento e técnicas circenses, especialmente através dos seus Arcos. Ele ja trabalhou pela Europa como artista de circo, diretor de movimento/coreógrafo, Actor, dançarino e pedagogo durante um ano na Noruega. O range das suas técnicas e experiencia passa por aéreos e técnicas de equilíbrio (como cadeiras chinesas e trapézio), malabarismo e manipulação, dança e acrobacia a combates cénicos e direção coreográfica.Chegou a ser finalista em 2015 do Got Talent Portugal e já fez colaborações com companhias profissionais em diferentes áreas da performance, incluindo Jeff Peddersen (Teatro/Noruega), David Zadig (Fotografia/Noruega), Jorge Carvalho (Circo/Portugal,Espanha) e Laura Heinecke (Dança/Alemanha).

Elvira Fortunato

Cientista na área da Nanotecnologia
Professora Catedrática no Dep de Ciência dos Materiais da FCT da UL. É Diretora do CENIMAT do Laboratório Associado Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação. Pioneira na investigação europeia sobre a electrónica transparente, nomeadamente os transístores de película fina baseados em óxidos semicondutores.Ganha uma Bolsa Avançada do ERC (08) com o projeto "Invisível". Diretora do Programa de Doutoramento em Engenharia de Micro e Nanotecnologias. Membro da Academia de Engenharia. Vários prémios nacionais e internacionais, Doutor Honoris Causa em 2009 Universidade de Gallati, grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique atribuído pelo Presidente da República de Portugal em 2010 e a Medalha Blaise Pascal para a Ciência dos Materiais atribuída pela Academia Europeia de Ciências em 2016 e em 2017 o prémio Czochralski concedido pela Academia Polaca de Ciências. Integra o Grupo de Alto Nível do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia desde 16.

Francisco Araújo

Estudante de Direito
Nasceu em setembro de 1997 Foi aluno de Colégio Militar desde 2017 Fui da Escolta, fui da esgrima, nunca fui da classe (sabe-se lá porquê), tirei o curso de paraquedismo, fiz duas meias maratonas, ... Em 2015 entrei na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Estou atualmente no 3ºano da licenciatura Estudo Alemão no Goethe Institut Estive na Alemanha este ano onde tirei dois cursos na JUSTIG LIEBIG UNIVERSITÄT GIESSEN Comparative Constitutional Law International Economic Law and Business Transactions Frequentei o XVIII curso de Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional Cursos intensivos: International Law-“Property and sovereignty", Professor Martti Koskenniemi; Introduction to North-American Law, Professor Ryan Hugg É Gestor de alojamento local no centro histórico de Lisboa

Johnson Semedo

Treinador de Futsal
Fundou a Associação Academia Johnson Semedo, atualmente com 45 anos de idade, nacionalidade portuguesa, criado na Cova da Moura, onde ainda vive. Um duro percurso de vida, marcado por comportamentos desviantes, levou-o a cumprir pena de prisão durante 10 anos. Porém foi também essa prova que o fez acreditar que podia mudar de rumo e ser um exemplo para outros jovens com vidas adversas. Há 15 anos que aplica a sua experiência pessoal na prevenção de comportamentos de risco, tendo já trabalhado em associações que o encaminharam para um projeto de reabilitação social inovador. Completou o 12º Ano e detém o Curso de Empreendedorismo Social pelo IERS|INSEAD. Fundou a Academia do Johnson em abril de 2014 com o objetivo de, a partir da sua experiência de vida, atuar na prevenção de situações de risco intervindo diariamente com jovens dos bairros em redor do concelho da Amadora.

Pedro Afonso

CEO, AXIANS PORTUGAL
CEO, AXIANS PORTUGAL Strategic Comittée South Europe, AXIANS Board Member, VINCI ENERGIES Tem a seu cargo a liderança e a estratégia de desenvolvimento das operações Axians em Portugal, Angola, Moçambique, e em alguns mercados europeus (Comissão Europeia e Instituições Europeias e Internacionais). Com um percurso de 18 anos no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação, Tem 41 anos, 3 filhos, casado. Antigo aluno do Colégio Militar Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores, com especialização em Sistemas Computacionais pelo Instituto Superior Técnico. - Advanced Management Program pela Universidade Católica Portuguesa - Formação em Entrepreneurship for Venture Capital e Design Thinking pela Universidade de Stanford, Califórnia

Pedro Lima

Investigador na área da Robótica
Professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), onde se licenciou e concluiu também o Mestrado pré-Bolonha em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Doutorou-se em Electrical Engineering no Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, New York, USA, em 1994. É investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR/IST), onde coordena o grupo de Robôs e Sistemas Inteligentes. É Trustee da RoboCup Federation. Foi presidente e membro fundador do Sociedade Portuguesa de Robótica, Delegado Nacional para os programas da UE e da ESA em Robótica Espacial e distinguido com uma Cátedra de Excelência na Universidad Carlos III de Madrid em 2010. Coordenou um projeto europeu (RoCKIn) de 2013 a 2015, coordenador das competições da European Robotics League relativas a robôs domésticos de serviços, e membro do Technical Advisory Board da Mohamed Bin Zayed International Robotics Challenge (MBZIRC), que teve lugar nos EAU em Março de 2017.

Rodrigo Melo

Investigador na área da Educação
Rodrigo Queiroz e Melo é Director Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É Secretário-geral do European Council of National Associations of Independent Schools (ECNAIS), presidente do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE) e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi Chefe de Gabinete da Ministra da Educação. Publicou artigos e partes de livros sobre o sistema educativo português, avaliação e gestão de escolas e liberdade de educação. É licenciado em Direito e Doutorado em Ciências da Educação.

Organizing team

Domingos
Fradinho

Lisboa, Portugal
Organizer