Almada
x = independently organized TED event

Theme: Diversidade, Diversity

This event occurred on
January 20, 2018
Almada, Setúbal
Portugal

A Associação Almada Mundo realiza o seu primeiro evento TEDxAlmada, no dia 20 de janeiro de 2018, subordinado ao tema “Diversidade”, defendendo a ideia de que “a diversidade é simultaneamente um desafio e uma fonte de inesgotável riqueza", nas várias vertentes geológica, biológica, humana, educacional, social e cultural, eixos paradigmáticos em Almada e que o programa concretiza através da apresentação de um conjunto de filmes selecionados, palestras ao vivo, exposições, performances e momentos musicais.
The Almada Mundo Association holds its first TEDxAlmada event, on January 20, 2018, under the theme of "Diversity", curatinging the idea: "diversity is both a challenge and a source of inexhaustible wealth", in the various geological aspects , biological, human, educational, social and cultural, paradigmatic axes in Almada and that the program shows through the presentation of a set of selected films, live lectures, exhibitions, performances and musical moments.

TEDxAlmada
Rua Capitão Leitão, nº 64 2800-068
Almada, Setúbal, 2800-068
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Almada events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Silva

Professor Assistente de Paleontologia/Assistant Professor of Palaeontology
Lisboeta por nascimento (1961), almadense por vias de facto. Paleontólogo, diplomado em Geologia pela Universidade Estatal de Moscovo, M.V. Lomonóssov (1986) e doutorado em Paleontologia pela Universidade de Lisboa (2002). É Professor Auxiliar do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde coordena a disciplina de Paleontologia. A sua área de investigação mais convencional é a Paleozoologia dos Moluscos Gastrópodes Neogénicos marinhos da região Atlanto-Mediterrânica. Tem particular apreço pela divulgação científica da Paleontologia e da geodiversidade, sobretudo dos aspectos que extravasam a Geologia, com implicações na sociedade e na cultura. Membro do Centro de Arqueologia de Almada desde 1977. Tem uma paixão – de resto, nem sempre correspondida − por fotografia, sobretudo pela fotografia de viagem, entusiasmo esse alimentado pelo seu gosto de viajar. (...)

Cecília Henriques

Professora e Contadora de Histórias/Teacher and Storyteller
Licenciada em Comunicação Social e Cultural e em Educação Básica, mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com pós-graduação em Arte de Contar Estórias. Professora e contadora de estórias, dedica-se a explorar o papel que o universo do maravilhoso e do simbólico podem desempenhar na formação integral do ser humano e no modo como nos vemos a nós próprios e ao mundo. Desenvolve actualmente o projecto Natureza Contada, com duas colegas, o qual concilia a arte de contar estórias com a educação ambiental. Natural de Lisboa, chega a Almada através da formação Efabuladores – Contadores de Estórias – do Contexto Escolar à Comunidade, leccionada por Joaninha Duarte, contadora de estórias, sua professora e fundadora do projecto eFabularia – uma Comunidade de Contadores de Estórias, sediado na Almada Mundo Associação Internacional, o qual integra.

Gonçalo Costa

Psicólogo/Psychologist
Licenciado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa, frequentou a Università degli Studi di Padova em Itália (4.ºano). Desde Novembro de 2007 que exerce funções como Psicólogo na Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, sendo Coordenador do Projecto +XL-Programa Escolhas 5ª e 6ª Geração desde 2013. Entre 2010 e 2013 integrou a Comissão Restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada, membro cooptado através da ASDL. No seu percurso académico, foi membro da direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e um dos membros fundadores do novo grupo de Teatro “Ultimacto” da mesma Instituição. Psicólogo, Benfiquista, actor amador, viajante, cidadão por afecto a Almada nos últimos 10 anos e apaixonado pela educação não-formal de crianças e jovens em risco de exclusão social, aqui e no Mundo.

João Couvaneiro

Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP/Member of the Board of Directors of ANQEP
Possui licenciatura, mestrado e doutoramento em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo investigador do Centro de História da mesma universidade. Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Almada, onde lecionou desde 1996, em numerosos cursos, com destaque para os de formação de educadores e professores. Destaca-se como autor de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Integra a equipa editorial do "Dicionário de Historiadores Portugueses" e tem colaborado como revisor com diversas publicações. Em 2015 foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2016 foi integrado, pela Varkey Foundation, no ranking dos 50 melhores professores de entre mais de 20.000 candidaturas provenientes de mais de 179 países, estando nomeado para o prémio que é considerado o “Nobel da Educação”.

Jorge Arrimar

Professor e Escritor/Teacher and Writer
Nasceu em S. Pedro da Chibia, no Planalto da Huíla, em Angola, em 1953. Na década de 70 foi um dos fundadores do GRUCUHUÍLA (Grupo Cultural da Huíla) e dirigiu um suplemento literário no Jornal da Huíla, no qual publicou os seus primeiros poemas. Licenciado em História, Doutorado em História Moderna (2007) e em Ciências Documentais (2013). De inspiração angolana é autor dos seguintes livros: Ovatyilongo (1975); Poemas (1979); 20 poemas de savana (1981); Murilaonde (1990); O planalto dos pássaros (2002); Os infortúnios de Juvêncio (2003); O planalto do salalé (2012); O planalto do kissonde (2013). Encontra-se referenciado em: Bibliografia das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa de Gerald Moser e Manuel Ferreira; Poetry and Fiction from lusophone borderlands: from Agostinho Neto to Jorge Arrimar and José Eduardo Agualusa e A angolanidade em viagem: a ficção histórica de Jorge Arrimar de autoria de David Brookshaw. É membro da União dos Escritores Angolanos.

Leonor Arrimar

Música/Musician
Maria Leonor Braga Arrimar nasceu a 25 de Junho de 1999 na freguesia da Foz do Douro, Porto. É aluna da Licenciatura em Som e Imagem da Universidade Católica do Porto e aluna do Conservatório de Música do Porto. Possui o 8º grau do Curso Secundário Supletivo na variante de Canto e o 5° do Curso Básico Articulado na variante de Piano, pela Academia de Música de Almada. Jovem Talento de Almada em 2012, devido à sua componente artística em diversas áreas (música, escrita, desenho, produção audiovisual) e Jovem em Foco de Almada em 2015, Leonor Arrimar junta o gosto pela música erudita ao da música rock, tendo feito parte da banda Cursed Cliff, cujos elementos foram recentemente considerados Jovens em Foco de Almada 2017.

Luís Cruz

Designer gráfico/Graphic designer
“Designer gráfico por defeito e muitas outras coisas por feitio” Luís Carlos Dias da Cruz, nasceu no ano de 1971 em Almada. Estudou em Almada e começou a vida profissional em 1990 na direção de arte do Jornal Skateportugal. De 1991 a 2004 foi designer gráfico nas seguintes agências: Artevisão, Young & Rubicam, @gência e, por fim, a Publicis. Para além de designer gráfico por conta de outrem, desde sempre desenvolveu trabalhos e projetos pessoais em várias áreas. Como freelancer e desde 2004 tem desenvolvido alguns projetos com marcas como: Buraca Som Sistema, Orelha negra, Fogo-fogo, Octa push, Máquina de Estados, Johnnie Walker, Caixa Geral de Depósitos, Ogilvy Design, Grupo CRH, Abundanza, Museu do Chiado, Museu Berardo, Feel Woman, Cruz Vermelha Portuguesa, ANPC - protecção civil, ANA - aeroportos, Anatomicals - personal care, Faith&Sons - Manchester, Micro Distillery, Converse, Afirma skate shop, entre outras. Em conjunto com o Nuno Quartilho, desde 2003, criaram a Conspira.

Luís Quinta

Fotógrafo e Realizador de História Natural/Natural History Photographer and Filmmaker
O multipremiado fotógrafo e realizador de história natural é colaborador regular da National Geographic Magazine e da revista Visão. Publicou mais de um milhar de artigos e reportagens na imprensa nacional. Diversos artigos e imagens publicadas na imprensa internacional. Autor de vários livros. Formador na área da fotografia e cinegrafia de natureza em ambiente terrestre e subaquático. Integrou o "Dream Team" do projecto fotográfico sobre "Wild Wonders of Europe". Vários prémios de grande destaque em concursos de fotografia de natureza em Portugal e no Mundo. Muitas das suas imagens tem sido usadas para várias publicações científicas e suporte pedagógico. Ao longo de 30 anos de carreira realizou inúmeras exposições de fotografia e colaborou em muitas outras, em Portugal e pelo Mundo. Co-autor dos filmes de história natural para TV - SIC: "Arrábida da serra ao mar" 2013 - 50' "Almada entre o rio e o mar" 2014 - 50' " Reino Maravilhoso - Por terras do Alvão e do Marão" 2016 - 50'

Luísa Bexo

Professora/Teacher
Frequentou o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio. Trabalho deste 1986 no Externato Zazzo onde leciona desenvolvendo o seu trabalho em áreas Artísticas e de Artesanato Participando anualmente em concursos de arte com os trabalhos dos seus alunos, obtendo estes na sua maioria resultados muito positivos. Atualmente desenvolve um projeto de sala que visa a exploração da Arte como veiculo de inclusão. O mesmo trabalho tem vindo a ser desenvolvido com alunos com NEE’S das Escolas com quem o nosso CRI mantém apoio.

Luísa Janeirinho

Membro da Cátedra da UNESCO/Member of the UNESCO Chair
Membro da Cátedra da UNESCO, - “Educação Cidadania e Diversidade Cultural” - da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e colaboradora da Cátedra da UNESCO “Saber fazer tradicional e Património Imaterial”, da Universidade de Évora. Fundadora do projeto “Museu do Mundo” (2008), que tem como missão promover a diversidade cultural como património da Humanidade e coordenadora da Rede das Cidades-Mundo (2010). Professora, socióloga, museóloga, diplomada em Estudos Avançados em Educação Sustentável, doutorada em património e educação e a realizar o pós doutoramento em educação, património e desenvolvimento, colabora em diversos projetos que envolvem as comunidades de Portugal e de outros paises de lingua portuguesa e desenvolve o seu trabalho num paradigma de investigação/ação e de envolvimento direto com as comunidades – situação que valeu o Alto Patrocínio da CPLP, o Apoio da UNESCO e o título de Cidadã Honorária da Cidade Velha (Cabo Verde).

Maria Paula Diogo

Professora Catedrática, Ciências Sociais Aplicadas/Full Professor, Applied Social Sciences
Licenciada em História, Mestre em Demografia Histórica, Doutora em Epistemologia das Ciências - História da Ciência e Agregada em História da Tecnologia. Professora Catedrática. Presentemente é Presidente do Departamento de Ciências Socais Aplicadaa e Coordenadora do Pólo UNL do Centro Interuniversitário de História das Ciência e da Tecnologia. Tendo sido pioneira da área da História da Tecnologia em Portugal, a sua investigação centra-se na História da Tecnologia e Engenharia em Portugal e Colónias (séculos XVIII-XX);História da Ciência em Portugal (séculos XVIII, XIX e XX);Processos de Globalização/Mundialização da Ciência e da Tecnologia (transferência de conhecimentos, redes, relações centro(s)/periferia(s). Coordena projectos de investigação e é membro de diversas redes de investigação internacionais e ocupa cargos de direcção em revistas e organizações nacionais e internacionais, nomedamente na Society for the History of Technology (SHOT).

Mário Campos

Psicólogo e Fotógrafo/Psychologist and Photographer
Mário Rainha Campos nasceu em 1974. É Psicólogo Educacional e Fotógrafo, com pós-graduação em Educação em Museus, sendo responsável pelo Serviço Educativo da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Almada desde 2011. Participou em vários projetos de intervenção social através da Arte, em colaboração com diversas entidades de que se destacam o Centro de Arte Moderna da F. C. Gulbenkian com “Heróis e Vilões” e “Moradas Coletivas”. Integrou a equipa de conceção e dinamização do portal digital Dialugares, sobre os diversos espaços culturais de Almada. Em parceria com a autora Margarida Botelho criou o projeto intercultural de arte-educação “Encontros” e a coleção de livros “Poka Pokani”. Foi o coordenador do Planisfério da Interculturalidade - Projeto Educativo de Coesão Social em Ambiente Escolar com Participação Voluntária, que radicou no Monumento à Multiculturalidade.

Paula Sousa

Diretora do Departamento de Educação e Juventude/Director of the Department of Education and Youth of Almada Municipality
Paula Sousa é licenciada em História e tem o Curso de Pós Graduação em Ciências de Educação, Universidade Aberta, bem como a Especialização em Relações Interculturais, Universidade Aberta. Foi Docente do Ensino Básico ( 1985 a 1994) e na Câmara Municipal de Almada ( 1994 a ….) é Técnica Superior (Chefe da Divisão de Educação e Juventude – 1998 a 2016) e Diretora do Departamento de Educação e Juventude – 2016 a 2018. É Representante Técnica designada pela Câmara Municipal de Almada na Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 1999

Teresa Pombo

Docente de Português/Teacher of Portuguese
Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas. Entre 2010 e agosto de 2017 colaborou a tempo parcial com a Direção-Geral da Educação onde desenvolveu diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e da educação para os media (blogues educativos e jornais escolares, co-autoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014). Entre 2008 e o início de 2018, desenvolveu, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo é providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais criados com ferramentas Google (Google Earth, Google Meus Mapas, Google Tour Builder, Google Drive e Youtube). Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente (...)

Organizing team

Ana Paula
Silva

Almada, Portugal
Organizer
  • Alexandrina Águas
    Team member
  • João Mouro
    Marketing/Communications
  • Madalena Mendes
    Team member