RioPiracicaba
x = independently organized TED event

Theme: O Rio de Ideias

This event occurred on
May 5, 2018
1:15pm - 7:30pm -03
(UTC -3hrs)
Piracicaba, São Paulo
Brazil

Qual a força de uma ideia?

Em sua fonte ela contempla toda a possibilidade dentro de si, ainda que frágil ou inicial.

Em seu caminho tortuoso, as experiências se adicionam avolumando este rio de ideias, dando forma e concretude.

O rio torna-se único em seu curso, dos campos às cidades.

Cada um que toma contato com a ideia sai transformado deste mergulho.

Nem o rio, nem o indivíduo são os mesmos de antes.

Quando a ideia se torna maior que o criador, o leito já não comporta o volume das águas do rio: é preciso chegar à foz e compartilhar com o mundo, vasto como o oceano, a riqueza de um sonho que se tornou realidade.

Vem com a gente mergulhar neste rio de ideias!

Auditório Antonio Perecin - ACIPI
R. do Rosário, 700, Centro
Piracicaba, São Paulo, 13400-183
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Rio­Piracicaba events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Daniela Leite

Desperdício de Alimentos
Daniela Leite, já estudou e estuda muito (de física a direito, de braile a meditação), trabalhou em grandes empresas nas áreas jurídica e editorial, deu aula em pós graduação, faz palestras, escreve artigos e, sendo mãe, aprende diariamente com o seu filho a querer um mundo melhor e mais humano. Idealizadora do Comida Invisível, vê no projeto uma forma de olhar para dentro de si e investigar como podemos sair das classificações padrão da sociedade e nos direcionar para um caminho melhor.

Leandro do Carmo

Patrimônio Alimentar
Biólogo com Pós-graduação em Controle de Qualidade dos Alimentos (ESALQ/USP), membro do Slow Food Brasil desde 2010, trabalhou com grandes indústrias de sucos e agora aplica seu know-how com os pequenos agricultores, caiçaras, quilombolas, produtores ou extrativistas de frutas nativas da Mata Atlântica (juçara, cambuci, araçá, uvai e etc). Incentivando não só a produção de polpas das frutas dos nossos biomas com seu alto potencial nutricional e gastronômico, mas também a produção de sementes para reflorestamento, enriquecimento florestal, transformando os fragmentos florestais em fonte de renda para agricultores e comunidades. Sócio e fundador da empresa Muriqui Polpa de Fruta localizada em Piracicaba-SP, que potencializa essa cadeia produtiva.

Luiz Felipe Lins

Educação
Com o incentivo que recebeu da tia em estudar, encontrou na educação um agente de transformação. Decidiu se tornar professor: Graduado em Matemática pela UERJ, Pós-graduado em Educação Matemática pela PUC/RJ, Mestre em Matemática pela UNIRIO. Atua como professor de Matemática no ensino básico de escolas públicas e particulares há 23 anos. Tem como destaque o ensino criativo de matemática através de jogos que transformam alunos em supercampeões nas olimpíadas de matemática. Indicado ao prêmio Extraordinários do Jornal Extra na Categoria Educação em 2015.

Mayra Camargo

Comunidade
Piracicabana, negra, atriz e promotora legal popular. Funcionária pública municipal há 20 anos na área da educação infantil. Dança e toca nos grupos de Batuque de Umbigada Casa de Batuqueiro e no Samba de Lenço Mestre Antonio Carlos Ferraz em Piracicaba-SP. Conselheira do Conselho Municipal da Mulher. É uma das organizadoras do Festival Curau e voluntária da Casa do Hip-Hop. Faz parte do Ocupe o Largo, do Coletivo Marias de Luta e também do ResPira (Rede de Economia Solidária de Piracicaba). É uma das idealizadoras do CineBarranco que acontece na região oeste da cidade de Piracicaba-SP.

Renato Morgado

Projeto de Nação
Ele sempre acreditou que a mobilização e a participação social são capazes de transformar a realidade das nossas cidades e do nosso país! Renato é gestor ambiental pela ESALQ/USP, mestre em ciência ambiental e especialista em democracia participativa. Atua há 10 anos no terceiro setor, em projetos e iniciativas voltadas para a promoção da participação social da transparência pública e para a construção de políticas públicas que ajudem a construir uma sociedade mais justa, sustentável e democrática. É membro fundador do Observatório Social de Piracicaba.

Ricardo Corrêa

Mobilidade Afetiva
Trabalhou e viajou de bicicleta e viveu em diversas no Brasil. Arquiteto e Urbanista, mestre em planejamento urbano e regional, com MBA em gestão e estratégia na FEA/USP e pai de uma menina de 3,5 anos. Sócio Fundador ao lado de Juliana Campos (esposa), da TcUrbes (Transformação Cultural Urbana) primeira empresa de planejamento urbano no Brasil com o selo B, que certifica seu impacto sócio ambiental. A TcUrbes recebeu diversos prêmios, além de ter sido convidada a apresentar seu trabalho na Bienal de urbanismo de Roterdã/Holanda e participar do documentário longa metragem Sueco/Holandês Bikes vs Carros. Criador da marca Urbana Bicicletas, que tem por objetivo desenvolver diferentes bicicletas para o ciclista das cidades brasileiras, hoje com o foco corporativo. É coautor do livro A Bicicleta e as Cidades, autor do livro A Bicicleta no Planejamento Urbano.

Rita Mendonça

A natureza como fundamento da vida
Educadora naturalista, facilitadora de processos de aprendizagem com a natureza, mentora de conexão com a natureza, tem grande experiência na área de educação ambiental vivencial, com diversos artigos publicados e os livros: Atividades em áreas naturais, Meio Ambiente e Natureza, Conservar e criar-Natureza, cultura e complexidade, A Natureza como educadora-transdisciplinaridade e educação ambiental em atividades extra-classe, Como cuidar do seu meio ambiente. É considerada uma referência na área de educação experiencial. É professora na Escola Schumacher Brasil, co-fundadora e membro da Rede Instituto Romã de vivências com a natureza e coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide. É bióloga formada pela USP-SP e Socióloga pela École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Tem estudado fenomenologia goetheana com Craig Holdrege, Alan Kaplan e Ricardo Ghelman, entre outros.

Rose Meusburger

Economia Local
Youtuber, Empreendedora Social, palestrante, consultora e mentora para empreendimentos criativos. Habilitada pelo MinC-Senac (2013/2015) e pela Universidade Nacional de Córdoba (2014/2015 - Argentina) em Gestão de Empreendimentos Criativos. Responsável por capacitação de agentes culturais, sociais, artesãos e gestores públicos. Youtuber responsável pelo conteúdo do canal Elaborando Projetos Sociais e Culturais. Diretora-executiva da Gaia Brasil Gestão Cultural e Economia Criativa desde 2003. Presidente da Rede de Economia Criativa – Brasil e Membro do Conselho Consultivo da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê. Membro da Comissão Gestora da Câmara Temática Alto Tietê Criativo – REC-BRASIL (desde 2012).

Organizing team

Ana Carolina
Pinheiro

Piracicaba, Brazil
Organizer
  • Adriana Lúcia Silva
    Production
  • Andressa Berto
    Production
  • Jeferson Tornisielo
    Marketing/Communications
  • Nayere Ruas
    Curation