USP
x = independently organized TED event

Theme: Interações

This event occurred on
October 27, 2017
5:00pm - 10:00pm -02
(UTC -2hrs)
São Paulo, São Paulo
Brazil

Crise de financiamento, metodologia de ensino defasada, pouco diálogo com a sociedade, gestão precária, falta de acesso. Os problemas enfrentados pelas universidades brasileiras, sobretudo as públicas, são alardeados a todo momento pela imprensa, pela classe científica e pelos estudantes.

Novos caminhos podem surgir por meio da interação entre sociedade, governo, empresas, artes e instituições estrangeiras. No TEDxUSP deste ano, daremos voz a estas diferentes esferas para pensar soluções inovadoras aos problemas universitários.

Auditório do CDI - USP
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, s/n°, Cidade Universitária
São Paulo, São Paulo, 05508020
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­S­P events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

André Souza

Cientista cognitivo
cientista cognitivo e um dos responsáveis pelos experimentos e pesquisas quantitativas realizadas pelo time do Android na sede do Google na Califórnia. Interessado na interface entre cognição, tecnologia e tomada de decisão, ele participa ativamente do time de Ciência do Nerdcast, podcast sobre cultura pop do Jovem Nerd, e escreve esporadicamente sobre ciência, tecnologia e comportamento no Medium.

Atila Iamarino

Biólogo e comunicador científico
Biólogo que quase se tornou pesquisador, mas acabou virando comunicador científico, interessado em comunicação e educação científica online. Foi cocriador do scienceblogsbrasil, braço em português da maior rede de blogs científicos do mundo. Hoje escreve e apresenta o Canal Nerdologia, o maior canal de divulgação científica no YouTube Brasil com quase 2 milhões de assinantes.

Banda Kick Bucket

Banda experimenta elementos do Rock, Soul, House, Jazz e Hip Hop a fim de popularizar a música instrumental
Banda Kick Bucket

Carlos Orsi

Escritor, jornalista e divulgador científico
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes - ECA USP e escritor, autor de obras de divulgação científica e de diversos livros de ficção científica, terror e mistério. Integrante da equipe que implantou, na década de 90, a produção de conteúdo exclusivo para internet no Grupo Estado, criou, em 1997, a seção online de divulgação científica “Ano 2000”, uma iniciativa pioneira no Brasil. Atualmente, escreve em seu blog "Carlos Orsi".

Hugo Aguilaniu

Biólogo e pesquisador
Biólogo, estuda as bases genéticas dos processos de envelhecimento e é presidente do Instituto Serrapilheira, instituição privada de fomento à pesquisa e membro do National Scientific Research Council (França). Foi diretor de um laboratório na École normale supérieure em Lyon e ama muito os Caenorhabditis elegans.Já trabalhou na USP como Pesquisador Visitante Especial e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.

Matthew Shirts

Brasilianista, jornalista, colunista e ex-editor da National Geographic
Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Berkeley e pós-graduado em História pela Universidade de Stanford. Veio ao Brasil pela primeira vez para cursar o terceiro colegial como aluno intercambista na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Durante a graduação, voltou como aluno de intercâmbio da Universidade de São Paulo e mudou-se definitivamente para a capital paulista nos anos 80. Foi editor da revista Super Game Power, redator-chefe da revista National Geographic, editor da Folha de S.Paulo, cronista do Estadão e da Veja São Paulo e coordenador do site Planeta Sustentável. É autor dos livros de crônicas "O Jeitinho Americano? - 99 Crônicas" e "Feijoada Completa" e é editor do "Manual de Etiqueta Sobre Sustentabilidade". Atualmente tem um programa na Rádio BandNews FM chamado "São Paulo para Paulistanos" e escreve sobre ciência para vários veículos de comunicação.

Mayra Castro

Advogada e diretora do escritório São Paulo da swissnex Brazil
Diretora do escritório São Paulo da swissnex Brazil, instituição Suíça para cooperação em educação, pesquisa e inovação. É advogada, mestre em Direito Europeu e Internacional pela Universidade de Genebra. Trabalhou nas Nações Unidas em projetos relacionados a desarmamento nuclear e educação em direitos humanos. Na swissnex, coordena projetos para propiciar parcerias entre instituições, pesquisadores, empreendedores, educadores e artistas brasileiros e suíços, colaborando para o aumento do intercâmbio e conhecimento mútuo entre os países.

Natália Pasternak

Bióloga e diretora no Brasil do festival "Pint of Science"
Bióloga, PhD com pós-doutorado em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias. Sócia fundadora do blog de divulgação científica Café Na Bancada. Fundadora da iniciativa "Cientistas Explicam", que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, Universidades, museus e institutos de pesquisa. Diretora brasileira do festival internacional de divulgação científica Pint of Science/ Pint of Science Brasil, no qual coordena palestras científicas em bares por mais de 50 cidades do país. Atualmente tentando conciliar a vida de pesquisadora com o trabalho de divulgação e popularização da ciência.

Pedro Kayatt

Engenheiro e CEO da VR Monkey
Mestre em Engenharia da Computação pelo Politecnico de Milano e pela Poli/USP. Foi campeão do The Next Web – Hack Battle Latin America (projeto premiado pela Amazon e revelação pela Nokia em 2012), premiado na Intel Perceptual Challenge Brazil em 2013, finalista do AppCircus pela Microsoft em 2014 e o primeiro brasileiro a fazer parte do programa "Innovators" da Intel, em 2014. É CEO da VRMonkey, uma empresa de desenvolvimento de conteúdos de realidade virtual de alta qualidade e que hoje é referência no Brasil.

Sabine Righetti

Jornalista, consultora em política científica e organizadora do Ranking Universitário Folha
Jornalista especialista em jornalismo científico, com mestrado e doutorado em política científica e tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, onde atua como pesquisadora associada. Foi repórter da Folha de S.Paulo cobrindo ciência e educação por seis anos e, hoje, mantém um blog sobre educação no jornal chamado Abecedário e organiza o Ranking Universitário Folha, uma proposta inédita de classificação do ensino superior brasileiro publicada desde 2012.

Organizing team

Paulo
Almeida

São Paulo, Brazil
Organizer

Rebeca
Camarotto

São Paulo, Brazil
Co-organizer
  • Mariana Fioravanti
    Marketing/Communications