Mauá
x = independently organized TED event

Theme: Desconstruir para Construir

This event occurred on
May 27, 2017
São Caetano do Sul, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Instituto Mauá de Tecnologia
Campus de São Caetano do Sul Praça Mauá 1 - São Caetano do Sul - SÃO PAULO - Brasil CEP: 09580 900
São Caetano do Sul, São Paulo, 09580 900
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Mauá events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

ANDERSON RAMOS

Sócio fundador e CTO da Flipside e Roadsec
Anderson Ramos é sócio fundador e CTO da Flipside e idealizador de alguns dos mais importantes eventos sobre hacking e segurança da informação do país, incluindo o Roadsec, maior conferência do gênero na América Latina. Estudou Administração e Sistemas de Informação na London School of Economics, mas largou no 2º ano para empreender. Na adolescência teve uma banda punk e trabalhou como chapeiro de buteco, limpador de piscina e designer, até firmar carreira na área de tecnologia. Em seus quase 20 anos de experiência, trabalhou como consultor e instrutor, tendo ministrado aulas em dezenas de países. Foi organizador e co-autor dos livros Security Officer 1 e 2, ambos esgotados, e contribuiu com um capítulo para o Information Security Management Handbook, publicado nos EUA, e para o Trilhas em Segurança da Informação.

ANDRÉ BARRENCE

Diretor do Google Campus São Paulo
André Barrence é o diretor do Google Campus São Paulo e lidera o Google for Entrepreneurs no Brasil para fortalecer uma vibrante comunidade de startups e inovadores. Possui formação em Direito e Administração Pública, além de mestrado pela London School of Economics and Political Science. André conhece intimamente muitos aspectos do ecossistema de startups e atuou em quase todas as etapas da jornada de um empreendedor. Foi cofundador e diretor do Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, um dos mais bem-sucedidos programas de aceleração do País, e sócio-diretor da Geekie, uma startup de educação e aprendizado personalizado. Também é um defensor ativo de novas políticas públicas para empresas em estágio de crescimento, além de mentor e empreendedor. Em 2014, foi vencedor do prêmio da revista Veja como um dos jovens líderes inspiradores para o futuro do Brasil.

EDSON PAVONI

D3 founder
Edson fundou a D3 quando estava no colegial, com 16 anos. Hoje ele tem 33 anos e sua empresa é uma das mais bem-sucedidas do Brasil em soluções inovadoras através de tecnologia – “Tecnologia, design e poesia para reimaginar os produtos e serviços do mundo conectado”. Edson conta sobre um de seus projetos, o Aura Pendants, um app em que as pessoas contam histórias de amor e a tecnologia desenvolvida é capaz de captar as ondas da voz e os batimentos cardíacos através do smartphone, transformando em seguida esses elementos em uma joia impressa em 3D; ou seja, é a materialização de um sentimento!

ELISA KOZASA

fellow do Mind and Life Institute, bióloga pela USP com pós-doutorado pela Unifesp, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, pesquisadora do Instituto do Cérebro
É fellow do Mind and Life Institute, bióloga pela USP com pós-doutorado pela Unifesp, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, pesquisadora do Instituto do Cérebro - Hospital Israelita Albert e professora afiliada do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. É uma das pesquisadoras pioneiras da América Latina nos efeitos da meditação, especialmente no campo da neuroimagem e das práticas contemplativas. Em 2006 e 2011, foi convidada para participar de mesas-redondas com o Dalai Lama sobre práticas contemplativas e ciências.

GABRIEL GUERRER

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Gabriel é Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Estudou a física de partículas elementares e participou do experimento LHCb no acelerador de partículas do laboratório CERN. Atualmente faz pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP, pesquisando experimentalmente a possibilidade de a mente influenciar a matéria a distância. Ele vem ao TEDx Mauá 2017 falar sobre a questão da consciência e a possibilidade de investigar o tema em laboratório, bem como compartilhar as experiências pessoais que o conduziram a esse caminho.

IZA DEZON

Diretora de Business Development no Brasil para a Peclers Paris
Iza Dezon é a diretora de Business Development no Brasil para a Peclers Paris, uma empresa que estuda tendências de mercado e as materializa em produtos e serviços para marcas e empresas. Iza veio ao TEDxMauá 2017 falar a respeito de um estudo recente da consultoria, sobre “Economia da emoção”, que é o resultado dos drivers que irão reger o consumo nos próximos anos, e a ética envolvida nesse processo.

LIDIA ZUIN

Jornalista, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp, especialista em cyberpunk.
Lidia Zuin. Jornalista, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Trabalhou para a Rockstar Games e hoje escreve para os sites americanos Kill Screen e Versions sobre games, tecnologia e cultura. É apresentadora do programa de rádio online Hexcast e publicou textos na coluna Morte Sem Tabu da Folha de S. Paulo. Tem contos de ficção científica publicados em coletâneas, especializando-se no gênero cyberpunk. Lidia fala sobre como a ficção científica surgiu da capacidade humana de vislumbrar o futuro. Júlio Verne foi capaz de prever invenções como submarinos, satélites e viagens espaciais. Arthur C. Clarke escreveu sobre estações orbitais, tablets e inteligência artificial muito antes de isso se tornar realidade. Como podemos nos valer da ficção como metodologia para antever o futuro e nos preparar para os avanços científicos?

MATEUS LANA

Engenheiro e criador do SmarttBot
Mateus é mineiro, engenheiro e criador do SmarttBot, uma plataforma para criação, teste e operação real de estratégias automatizadas de investimento para a bolsa de valores, ou seja, robôs que investem na bolsa de valores para pessoas físicas. Além disso, permitem que investidores adotem estratégias sofisticadas utilizando inteligência artificial. Vem ao TEDxMauá 2017 falar sobre os famosos Bots, como funcionam e como podem facilitar o dia a dia das pessoas automatizando tarefas repetitivas.

MÓRRIS LITVAK

Empreendedor social e fundador da plataforma online MaturiJobs
Mórris Litvak é empreendedor social e fundador da plataforma online MaturiJobs, um novo serviço que ajudará pessoas acima de 50 anos a encontrarem uma nova ocupação ou recolocação – tanto profissional quanto de forma autônoma. Veio ao TEDxMauá 2017 falar sobre o novo paradigma da idade, previdência, e as mais de 5 mil pessoas no país cadastradas na plataforma, que começa a testar o Freela 50+ para que as pessoas possam, além de buscar trabalho no site, oferecer serviços pontuais para empresas e pessoas físicas.

RAJ RANI

Expert de Inovação na Cia. de Talentos/Grupo DMRH e professor de Inovação Social no Amani Institute.
Cidadão do mundo desde criança e de origem indiana e colombiana, já morou no Paraguai, Inglaterra, EUA, Libéria, Tanzânia e Quênia. Começou sua jornada profissional com passagens pela indústria de bens de consumo e de microfinanças. É economista e cientista político pela University of Michigan e Service Designer pela Hive (ex-EISE). Atua como expert de Inovação na Cia. de Talentos/Grupo DMRH e professor de Inovação Social no Amani Institute. Veio ao TEDxMauá 2017 falar sobre como acompanhamos o surgimento de um novo modelo mental em que o valor dos recursos se deslocou da posse para a experiência, do individual para o coletivo e da centralização para o compartilhamento. Já é possível notar o despontar de uma nova economia. Mas e a nossa relação com o trabalho e a carreira nisso, como fica?

RONALDO GAZEL

Especialista em tecnologias emergentes
Especialista em tecnologias emergentes, Gazel planeja e prototipa experiências interativas e novos modelos de interface para realidade mista e outras plataformas comunicacionais. Como produtor de jogos e aplicativos, já atendeu a alguns dos maiores players do mercado nacional. Veio ao TEDxMauá 2017 apresentar uma reflexão sobre Realidade Mista, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Dispositivos de Controle num contexto multiusuário e o impacto dessas tecnologias nas mais diversas atividades humanas, tais como educação, saúde, política, gestão pública e privada, arte, design, marketing, acessibilidade, qualidade de vida e entretenimento, que modificarão de forma radical os modelos relacionais, as ferramentas cognitivas, psicomotoras e a maneira de viver.

STEFANY MAZON

Developer Advocate na IBM Brasil
Stéfany Mazon, apaixonada por inovação IA e IoT, atua como Developer Advocate na IBM Brasil. Está sempre buscando novos conhecimentos, para criar projetos e ideais de transformação. Desenvolveu um sistema de transcrição e tradução de LIBRAS em sua Iniciação Científica na faculdade. Fez parte do time de Research da IBM, no qual trabalhou em projetos sobre a intersecção entre tecnologia e saúde. Participou ainda do lançamento do THINKLab no Brasil (área de conexão entre clientes e inovações da IBM) e também desenvolveu três patentes na área de machine learning. Veio ao TEDx Mauá 2017 falar sobre “Inteligência Artificial e o empoderamento do ser humano”, contando sobre os avanços nos estudos de Inteligência Artificial, sua trajetória de trabalho com IBM Watson e a necessidade de transformação dos seres humanos para lidar com as novas tecnologias do mercado.

Organizing team

Daniela
Klaiman

São Paulo, Brazil
Organizer