FCTUNL
x = independently organized TED event

Theme: Criatividade

This event occurred on
June 2, 2017
9:00am - 6:00pm WEST
(UTC +1hr)
Almada, Setúbal
Portugal

Seguindo o espírito de divulgar ideias inspiradoras, a organização TED criou o programa TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. Este programa pretende dar às comunidades, organizações e indivíduos a oportunidade de estimular o diálogo e partilhar experiências através de eventos tipo TED a nível local. A organização TED fornece um guia de procedimentos com normas, características e orientações para os eventos TEDx, mas cada evento TEDx tem autonomia organizacional.

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Almada, Setúbal, 2829-516 Caparica
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­F­C­T­U­N­L events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

anTUNiA

Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A anTUNiA nasceu aos 23 dias do mês de Novembro do ano de 1993. Após mais de duas décadas de existência, possui uma forte tradição musical no universo das tunas apostando na mudança do seu estilo musical, ao enveredar por caminhos inovadores.

Cristina Rodrigues

Artista Plástica
Cristina Rodrigues é uma artista plástica e arquiteta portuguesa nascida no Porto em 1980. Licenciada em Arquitetura (2004), Mestre em História Medieval e do Renascimento (2007) e Doutora em Art & Design, pela MSA - Manchester School of Art (2016). Em 2008, foi viver para a cidade de Manchester, no Reino Unido, onde trabalhou como docente universitária e obteve uma bolsa de doutoramento na MSA - Manchester School of Art. Em 2011, a artista foi premiada com uma bolsa de investigação do Arts and Humanities Research Council, e é nesta altura que começa a criar algumas das suas mais significativas obras de arte contemporânea. Em 2014, a exposição de Cristina Rodrigues intitulada “Women From My Country”, que esteve patente na Catedral de Manchester, foi premiada pelo Arts Council of England. Esta exposição recebeu mais de 200 mil visitantes de Julho a Setembro de 2014.

Filipe Graça

Marketing e Publicidade
Formado em Marketing e Publicidade, pelo Instituto de Artes Visuais e Marketing (IADE), iniciou a sua carreira de copywriter em 2004, no departamento criativo da multinacional FCB. Após alguns anos e alguns prémios em festivais de criatividade, rumou à multinacional McCann Erickson onde esteve durante 2 anos. Seguiu-se uma passagem pelo grupo de comunicação Ativism e, em 2012, passou a integrar a equipa criativa do Grupo Executive, onde desde então desenvolve campanhas de publicidade para marcas presentes no mercado angolano, moçambicano e português. Durante o seu percurso profissional, já realizou campanhas de publicidade para marcas como: Coca-Cola, Nestlé, Nivea, Banco Espírito Santo, Banco Português de Investimento, TAP, EDP, TMN, Diário de Notícias, Opel e Toyota.

Filipe Monteiro

Ilusionista
Filipe L. S. Monteiro é licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro desde 1988. Durante mais de vinte anos desenvolveu a sua atividade profissional na indústria, onde exerceu várias funções (área de Controlo da Qualidade, Direção de Produção, Desenvolvimento de Novos Produtos e Tecnologias e apoio na Certificação da Qualidade e Ambiente da empresa. Em finais de 2009 trocou essa atividade por outras paixões: o ilusionismo, a divulgação da ciência e a escrita.

Hema Sesicante

Dançarina
Nome de origem indiana, nascida em Moçambique e criada em Portugal. Hema esteve sempre ligada à Comunidade Hindu de Portugal, tendo participado desde tenra idade em espetáculos relacionados com a Índia. O interesse pela dança Bollywood já se fazia notar desde essa altura, uma vez que sempre foi apaixonada pelos filmes Bollywood. Hema conta com uma experiência muito vasta em aulas de vários tipos de dança indiana quer em Lisboa quer nas suas sete viagens que fez à Índia, eventos onde atuou e workshops nos quais participou (Portugal a Dançar, Intendente em Festa, ComidaConvida, entre outros). Hema Sesicante considera que a dança é uma paixão que transmite muita alegria. Alegria essa que se faz contagiar através das aulas que dá.

Isabel Stilwell

Escritora e Jornalista
Escritora e jornalista, desde que começou aos 21 anos no Diário de Notícias que Isabel Stilwell contribui de forma essencial para o jornalismo português: fundou revistas e dirigiu revistas, foi diretora de jornais, e colabora mensalmente com artigos para revistas e crónicas para jornais. Diariamente, vira os “Dias do Avesso” com Eduardo Sá, na Antena 1. Paralelamente à sua atividade jornalística, escreveu vários livros de ficção, contos e histórias para crianças, mas a sua grande paixão por romances históricos revelou-se em 2007, com o bestseller Filipa de Lencastre, seguido por Catarina de Bragança, D. Amélia, D. Maria II, Ínclita Geração (sobre a filha de Filipa de Lencastre: Isabel de Avis, duquesa de Borgonha) e D. Teresa, mãe do primeiro rei de Portugal. Devido a este crescente sucesso, D. Maria II teve uma edição especial para o Brasil e Filipa de Lencastre foi traduzido para inglês.

João Ribeiro

Artista Visual
Lisboa, 1955. Licenciatura em Pintura / FBAUL. Mestrado em Artes Visuais / Ensino / ULHT. Expõe desde 1984, individual e coletivamente, em Portugal, e no estrangeiro (Argentina, Espanha, Bélgica, EUA e Canadá), em várias galerias e instituições. Principais exposições individuais 2016 - A Santidade da Água / SPGL / Lx / Portugal 2015 - Whispers / Galeria Perve / Lx / Portugal 2009 - Oklahoma / Teatro Municipal de Almada / Portugal 2007 - Deuses de Jardim / Biblioteca UNL / Caparica / Portugal Prémio Espírito Santo Esteves / I Bienal de Chaves / Portugal / 1985 2009 - Tórun / Polónia no SKYWAY 09, Instalação/projeção «Lágrimas de São Lourenço», curadoria de Mário Caeiro. 2011 - «Vicente», Instalação com desenho, projeto coletivo na Galeria Ermida de Nossa Senhora de Belém, curadoria de Mário Caeiro, Lisboa. 2012 - Guimarães, Capital da Cultura, com a VOARTE, autor do libreto do Bailado «O Nada».

Luís Moniz Pereira

Investigador
Luís Moniz Pereira é o investigador português com mais publicações científicas e projetos de Inteligência Artificial, ao longo de 40 anos. Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, doutorou-se em Cibernética em 1974 pela U. Brunel, foi Research Fellow na U. Edimburgo e obteve em 1980 a Agregação em Inteligência Artificial pela UNL. Doutor honoris causa pela U. Dresden. Considerado um dos fundadores da Programação em Lógica. Fundou e presidiu a Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial. Prémio Ciência da Fundação Gulbenkian em 1984, Prémio Boa Esperança em 1994 e Prémio Estímulo à Ciência em 2005. Fellow do Comité Coordenador Europeu para a Inteligência Artificial. Presentemente é professor catedrático e investigador do "NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics" da UNL, aposentado, e membro do conselho científico do IMDEA, Madrid.

Marco Rodrigues

Estudante
Marco Rodrigues é aluno do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias na FCT/UNL, onde tem vindo a desenvolver conhecimento nas áreas mais diversas, embora o seu foco esteja neste momento direcionado para a Microeletrónica. Fora do seu percurso académico tem desenvolvido algumas atividades de voluntariado. Atualmente faz voluntariado na Refood sediada na Freguesia de Santa Maria Maior em Lisboa. Em 2015, foi, através da AIESEC para Argel na Argélia, onde fez voluntariado nos hospitais, exercendo tarefas de entretenimento. Foi desde pequeno habituado a viajar e desenvolveu um gosto especial por África, para onde se tenta deslocar sempre que tem oportunidade. Em 2016, efetuou um estágio nas empresas LEDs&Chips e MILL– Makers in Little Lisbon. A criatividade foi a razão que o levou a procurar estas empresas para estagiar, pois teve conhecimento de trabalhos produzidos nestas que lhe suscitaram interesse acrescido e que se relacionavam com a sua forma de ser.

Maria do Céu Santo

Médica ginecologista e obstetra
Médica ginecologista e obstetra, publicamente conhecida pelas suas intervenções em programas de televisão e conferências em que tem tratado o tema da sexualidade de forma inovadora, simples, didática e direta, como se falasse do tema mais natural do mundo, apesar dos tabus, das diferenças culturais e geracionais que ainda envolvem as questões sexuais. Como ginecologistas e obstetra percebeu a importância de estudar e abordar a sexualidade na vida das mulheres desde a adolescência até à menopausa e terceira idade, como algo que deve fazer parte das suas vidas, sem reservas. Por razões culturais, a sexualidade e a forma como nos relacionamos afetivamente são matérias geralmente omissas da formação, do ensino e da transmissão das experiências, obrigando cada um à aprendizagem por tentativa e erro, quando poderia ser ensinado como muitas outras matérias.

Miguel Oliveira

Professor
Miguel de Oliveira, licenciado em Ensino de Física e Química – Ramo Química pela Universidade de Évora desde 2005, dotado de um espírito empreendedor e um enorme gosto pelo ensino da ciência experimental aliada à criatividade, cujo interesse por questões ambientais permitiu que, em 2014, fundasse a Centrifuga – Aprender Ciência.

Naeem Keshavjee

Dançarino
Dançarino de Bollywood desde os 13 anos, Naeem atualmente é o membro masculino do grupo de dança iDesiDance, do qual faz parte desde 2013. Naeem é um jovem apaixonado por dança e sempre cresceu no meio da música. O seu pai tocava um instrumento indiano designado por tablas, a sua mãe era coreógrafa e a sua irmã era dançarina, de quem acabou por herdar este gosto pelos animados ritmos da dança Bollywood. A par do grupo de dança ao qual pertence atualmente, Naeem tem partilhado o palco com dançarinos de outros grupos de Bollywood criando, assim, pontes intercomunitárias em prol de uma paixão em comum.

Pedro Madaleno

Músico
Pedro Madaleno é considerado um dos músicos de "Jazz" /Música Improvisada mais ativos em Portugal, um compositor inovador e prolífico e um excelente professor, tendo ensinado grande parte da geração de músicos atuais portugueses.

Pedro Oliveira

Professor
Fundador e Project Leader da Patient Innovation (https://patient-innovation.com) que em 2016 foi considerada "Non-Profit Start-up of the Year" e reconhecida pelo então Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Professor Associado e Diretor para a Investigação e para o Desenvolvimento dos Professores na Católica-Lisbon School of Business and Economics, onde é também Diretor da Unidade de Investigação (CUBE - Católica Lisbon Research Unit in Business and Economics), e coordenador de vários programas de executivos. Anteriormente foi Diretor Académico do The LisbonMBA (em parceria com NovaSBE e MIT-Sloan), e Diretor do Doutoramento em Technological Change and Entrepreneurship (em parceria com IST e Carnegie Mellon University), International Faculty Fellow do MIT Sloan Management School e Project Leader dos Creative Commons. Foi também Co-fundador do PPL – Crowdfunding Portugal.

Rita Rivotti

Design
Fundadora e CEO da primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos – Rita Rivotti, Wine Branding e Design – e que nos últimos 13 anos revolucionou a imagem dos vinhos portugueses. Licenciada em Engenharia Agrícola (UTAD), mestrado em Marketing e Gestão de Marcas (ISCTE) e o grau 2 do WSET (Wine & Spirit Education Trust). Leciona Branding de Vinhos e Comunicação da Marca na Pós Graduação Wine Marketing & Events no ISLA. O seu trabalho vai além da criação da imagem e do nome para as marcas de vinho. Pela sua formação, experiência, e profundo conhecimento do mercado, cria para cada projecto um conceito forte e relevante, a partir do qual se constrói uma narrativa visual pondo assim a arte ao serviço do marketing.

Organizing team

Jose Paulo
Santos

Lisboa, Portugal
Organizer

josé
moura

Caparica, Portugal
Co-organizer
  • Diana Fonseca
    Team member
  • Ricardo Pereira
    Team member