Funchal
x = independently organized TED event

Theme: FREESPIRIT

This event occurred on
October 28, 2017
9:00am - 7:00pm WEST
(UTC +1hr)
Funchal, Região Autónoma da Madeira
Portugal

Uma ilha, por definição, é uma porção de terra rodeada por água, por mar. Para um ilhéu, conhecer o Mundo é vencer esse mar que o separa do resto do Mundo.

Ao longo de quase 6 séculos da sua história, a Madeira e o Funchal foram ponto de passagem e de ligação entre continentes e entre mundos. Muitos pensadores livres passaram por cá. Cristóvão Colombo, Bernard Shaw e Winston Churchill partilharam com os ilhéus as suas ideias inovadoras, que inspiraram muitos dos que os ouviam. Seguindo os exemplos destes, também alguns Madeirenses levantaram as suas amarras e partiram além mar. O poeta Herberto Hélder ou os artistas plásticos Henrique e Francisco Franco são exemplo. Mas também pessoas simples como João Fernandes, que no século XIX, emigrou para o Hawaii levando consigo a tradicional braguinha, que passados alguns anos se tornou no mundialmente famoso ukulele.

Em pleno século XXI, são muitos os Madeirenses que conquistam o Mundo, nas mais diversas áreas do conhecimento e da arte. Madeirenses que, vivendo e trabalhando na ilha, puseram em práticas as suas ideias, os seus sonhos, ganhando asas. Madeirenses que, desenvolvendo o seu trabalho fora da ilha, conquistaram o seu lugar por direito e mérito próprio, Mundo fora. São heróis do mar, para quem este não foi uma barreira intransponível mas sim um desafio a superar.

É este desejo de ser maior que a ilha, de olhar o mundo para além da linha do horizonte, que queremos celebrar na primeira TEDxFunchal. Queremos dar voz a Espíritos Livres que vivem de acordo com as suas vontades e crenças, sem estarem agrilhoados às convenções socialmente estabelecidas. São inconformistas por natureza.

Ideias diferentes, inovadoras, que merecem ser partilhadas, e que não ficarão fechadas numa ilha no meio do Atlântico. São ideias resultantes de um Pensamento Livre… de um Espírito Livre… de um FREESPIRIT!

Escola da APEL
Caminho dos Saltos
Funchal, Região Autónoma da Madeira, 9000
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Funchal events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Umbelino

Ultramaratonista
A Ana é velejadora, gestora, consultora, coach e mãe de 3 filhos. Foi atleta de alta competição e fez parte da equipa pré-olímpica da Federação Portuguesa de Vela em 1995 e 1996. É licenciada em engenharia e gestão industrial pelo Instituto Superior Técnico e actualmente trabalha como consultora de gestão, implementando programas de team building, dinamização de equipas e coaching para executivos e atletas. Apaixonada por desafios e pela auto-superação, em 2016 participou na mítica Marathon des Sables, uma prova de corrida por etapas no deserto do Saara, em Marrocos, na qual os participantes têm de percorrer cerca de 250km ao longo de 7 dias, em autonomia total: transportam consigo a roupa, saco-cama e alimentação para toda a semana.

André Leonardo

Empreendedor em série, autor, palestrante e apresentador de televisão
Fundador da “Faz Acontecer”, André Leonardo foi eleito em 2016 como um dos “sete jovens que estão a transformar o Mundo” pela Pangea (Madrid, Espanha). Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, é especializado em empreendedorismo e criação de empresas. Dedicou-se a desenvolver projetos que pretendem promover o espírito empreendedor em Portugal e no mundo. Organizou eventos internacionais para centenas de pessoas, gerou milhares de euros para propósitos sociais, ajudou empreendedores a iniciarem os seus negócios e falou com mais de duas centenas de empreendedores e CEO´s de topo nas suas expedições. Aos 24 anos, vendeu o que tinha, recolhei patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à volta do Mundo que passaria por 23 países. O seu objetivo: procurar energia e ânimo para além da «crise» e da «dívida», estabelecer contacto com pessoas positivas, deixar-se contagiar por empreendedores, tanto nos negócios como na vida, aprender com gente que faz acontecer

António Jesus

Professor
António Alberto da Silva de Jesus nasceu no Funchal em 1943. Estudou no Liceu Nacional do Funchal e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e de Coimbra. Após o cumprimento do serviço militar obrigatório iniciou a sua atividade docente, como professor de Matemática, no Liceu Nacional do Funchal, hoje Escola Secundária Jaime Moniz. Em 1972, transferiu-se para a Escola Industrial e Comercial do Funchal, hoje Escola secundária Francisco Franco. Em consequência do 25 de Abril de 1974 foi convidado para integrar a Comissão Instaladora da Câmara Municipal do Funchal. Como independente, colaborou com o Governo Regional, resultante das eleições legislativas de 1976, ocupando o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Regional da Educação. Pediu a demissão do cargo em 1978 e regressou ao ensino, passando a integrar, por convite, o quadro de professores da Escola da APEL, onde se manteve até a aposentação, tornando-se uma referência da mesma.

Carlos Coelho

Construtor e Gestor de Marcas
Uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, ao longo de 32 anos. É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, das quais se destaca o estudo de organização tipológica – Ivity Brand Types. É activista sobre as causas e as marcas de Portugal, e autor do livro ” Portugal Genial” e coautor do livro “Brand Taboos”. É professor, colunista, comentador de televisão, foi autor e apresentador do programa de TV “Imaginação” e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias. É, desde Janeiro de 2007, fundador e presidente da Ivity Brand Corp. e da Associação Portugal Genial. Como conferencista proferiu nos últimos anos mais de 200 palestras.

Carlos de Andrade

Gestor e Mentor
Carlos de Andrade, nascido no dia 01 de julho 1967, era um menino com sonhos de uma vida melhor e mais feliz. Português, moçambicano de nascença, madeirense por assimilação. O Carlos de Andrade de hoje é o resultado de um conjunto de experiências e histórias do passado com impacto no presente e no futuro dos que o rodeiam, desde as origens em África, à fuga e pobreza provocada pela guerra; foi refugiado, atleta, estudante, professor, mentor, empresário, funcionário público e é sem dúvida um risk taker e um free spirit. Hoje, é mentor para muitos que procuram um caminho para a felicidade; excelente pai, querido amigo, líder e membro dedicado às suas equipas, que segue inspirando e orientando, sem nunca faltar o dom para o discurso, a boa disposição, a assertividade, a confiança, o bom senso, um bom ouvido e a vontade de mais alcançar e aprender todos os dias, passando pela luta para encontrar uma vida melhor para si e para aqueles que lhe são queridos.

Francisco Câmara

Engenheiro Aerospacial
Francisco Câmara nasceu na Ilha da Madeira em 1979 e desde criança que sonhava com aviões, aspirando a ser piloto de caças na Força Aérea Portuguesa. Este sonho acabou por ficar de lado, ao descobrir uma falha mínima na sua visão nos testes de aptidão realizados. Foi então que decidiu voar da Madeira para Lisboa, integrando o curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico em 1997 com a melhor média (19,2 valores). A descoberta da Engenharia Aeroespacial levou-o a Delft, na Holanda, em contexto de Erasmus. Para concluir a sua tese de Mestrado, arrumou a sua bagagem e partiu para a Alemanha em 2002. Em Bremen integrou a Airbus Defense and Space, no Departamento de Flight Dynamics. O fascínio pelos aviões mantinha-se, tanto que, e sempre que podia, assistia à aterragem do estranho Beluga na pista de Bremen. Regressou a Portugal, onde co-fundou uma empresa de Engenharia Aeroespacial portuguesa, a Spin.Works SA, onde lidera actualmente a equipa de Engenharia.

Leonardo Gonçalves

WebCoach
“Sonha grande. Começa pequeno. Pés na terra. Cabeça nas estrelas” É nosso dom pessoal sonhar. A nossa responsabilidade é proteger esse sonho. A nossa missão é coloca-lo em prática. O melhor momento para termos um mapa é antes de entrarmos na floresta. Quando descobrimos O QUE queremos o COMO surgirá. Se tens um sonho, protege-o! Leonardo Gonçalves é Empreendedor e WebCoach Internacional que ajuda as pessoas a colocarem a sua voz no mundo através da tecnologia. A sua missão é ajudar a materializar sonhos. A sua vida assenta sobre 3 princípios: Vive Intensamente, Acredita Infinitamente, Partilha Incondicionalmente.

Luísa Sousa

Peregrina e Voluntária
Luísa Sousa, 34 anos, licenciada em Ciências Sociais na Universidade Aberta e artesã de profissão, chega-nos com pés de peregrina e sorriso tímido, mas nunca parte sem deixar pegadas de simplicidade e dádiva. Tem uma marcada predileção pela natureza, talvez por sempre ter estado rodeada pela mais bela fauna e flora da sua terra natal, a ilha da Madeira. Desenganem-se pelo seu ar falsamente frágil, a sua fibra é da qualidade do Carvalho que envelhece o vinho do Porto, cidade por onde passou na sua vida académica. Dona duma escrita simples, atual, viva e envolvente. Acredita no que escreve, porém isso nada mais é que o seu processo diário de contemplação transposto para algo físico e inteligível. Facilmente nos vemos num mundo diferente, esse mundo que pelos seus olhos se torna melhor. Pessoa prática e sem grandes rodeios vai trazendo a arte nas suas diversas formas para a vida de quem se deixa por ela tocar.

Maria João Gonçalves

Cake Designer
Sou licenciada em Enfermagem e em 2011 concluí a Pós-graduação em Arte-Terapia, um caminho que cada vez faz mais sentido nesta jornada! Com formação académica na área da saúde, mantive, embora adormecida, a minha grande paixão pelas artes. Desde pequenina que a arte esteve sempre presente na minha vida. Desde o ballet ao piano, passando pela pintura, pela dança, pelo canto e por outras variantes artísticas, a arte foi, desde sempre, minha companheira inseparável, embora nunca tivesse desempenhado o papel principal. Em meados de Junho de 2006, enquanto assistia a um programa de televisão, descobri uma outra forma de arte: modelar o açúcar. Desde então, percebi com grande clareza que estava a chegar o momento de seguir (finalmente) um caminho que me trouxesse mais felicidade e mais realização profissional, abraçando assim essa grande paixão pelas artes, de corpo e alma!

Nini Andrade

Designer de Interiores
Nini Andrade Silva é uma das mais prestigiadas designers de interiores do mundo. Nascida no Funchal, Nini formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional em Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul ou Dinamarca. Contando com uma impressionante obra além-fronteiras, Nini viu o seu trabalho a ser distinguido por várias instituições, bem como tornar-se presença assídua em prestigiadas publicações de todo o Mundo, tais como: The New York Times, Financial Times, El Pais, Wallpaper, Condé Nast Traveller, Sleeper Magazine, Harrods, Architectural Digest, Andrew Martin’s World Leading Guides, Rolls Royce, Excelence Guide, entre tantas outras. Paralelamente à sua reconhecida carreira na área da arquitectura e design de interiores, Nini é também autora de diferentes linhas de mobiliário e, da versatilidade da sua obra, destaca-se ainda a sua grande paixão pela pintura.

Onésimo Teotónio Almeida

Professor Catedrático
Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University (Providence, Rhode Island, EUA), é doutorado em Filosofia por aquela universidade, onde também lecciona no Wayland Collegium for Liberal Learning e no Renaissance and Early Modern Studies Program. Açoriano (de S. Miguel), publicou já inúmeros livros. Dirige a revista Gávea-Brown – a journal of Portuguese American Letters and Studies e co-dirige as revistas Pessoa Plural e e-Journal for Portuguese History. Colaborador regular do Jornal de Letras, foi membro da Direcção do Rhode Island Council for the Humanities e também da PACUS – Portuguese-American Leadership Council of the United States, e é membro do Board of Trustees do New Bedford Whaling Museum. Recebeu um doutoramento Honoris Causa na Universidade de Aveiro. Foi eleito para a Academia Internacional de Cultura Portuguesa, para a Academia da Marinha e para a Academia das Ciências de Lisboa.

Paula Lourenço

Formadora, Apresentadora de Televisão, Produtora, Realizadora
Criativa, sensitiva, com um coração do tamanho do mundo. Uma mulher à frente do seu tempo, acelerada por natureza, por isso vive e agarra a Vida intensamente, que comunica como ninguém, desde a forma como fala à forma com nos olha, a informação que nos passa é recebida de uma forma tão natural e eficaz, que mais parece que estamos a fazer um download direto para o nosso cérebro. Enquanto realizadora, a sua criatividade e disponibilidade para a equipa são incomparáveis, acredita sempre no nosso valor, é só nos deixar levar, é como se fosse a nossa mãe que está sempre ali a dizer: vai tu consegues… Como amiga, a Paula traz consigo o calor o calor do Namibe, terra que a viu nascer, generosa e sempre pronta a ajudar. Sempre de sorriso estampado no rosto inspira que nós, tal como ela perante as adversidades da vida (que ela também as tem) consigamos sempre dar a volta, até como a própria diz se acreditarmos conseguimos tudo.

Vanessa Aires

Psicóloga, Voluntária, Empreendedora Social
A Vanessa, uma eterna amante da humanidade, vai percorrendo diversas culturas sempre com o olhar atento da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, vendo o mundo de uma perspectiva “esquece a caixa!” – ampla e abertamente. A sede por novas culturas já a levou a vários destinos em viagens a solo e a viver em comunidade em países como a Suiça, a Itália e o Nepal, tendo mergulhado sempre mais profundamente a cada viagem. A pulga do voluntariado mordiscou com os episódios de 2001 em Timor ou os de 2004 na Indonésia, tendo sido posteriormente, com o ano de 2013 e o Serviço Voluntário Europeu que a sua paixão se tornou a sua missão de vida: cooperar nacional e internacionalmente para o desenvolvimento das comunidades, em geral, e das suas infâncias, em particular. A sua grande paixão é dar esperança às crianças e jovens, incentivando-os a sonhar constantemente e a seguir os seus desejos, encorajando-os a trabalharem arduamente para os alcançar.

Organizing team

Lúcio
Moniz

Funchal, Portugal
Organizer

Luís
Gomes

Funchal, Portugal
Co-organizer
  • Susana Caldeira
    Curation